Disciplina: Direito Tributário 0 Curtidas

OAB - O Município M, ao realizar a opção constitucionalmente prevista,

Atualizado em 13/05/2024

O Município M, ao realizar a opção constitucionalmente prevista, fiscalizou e cobrou Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR), incidente sobre as propriedades rurais localizadas fora da sua área urbana. Em função desse fato, o Município M recebeu 50% (cinquenta por cento) do produto do imposto da União sobre a propriedade rural, relativo aos imóveis nele situados.

Diante dessa situação, sobre a fiscalização e a cobrança do ITR pelo Município M, assinale a afirmativa correta.

  1. Não são possíveis, por se tratar de imposto de competência da União.

  2. São possíveis, sendo igualmente correta a atribuição de 50% (cinquenta por cento) do produto da arrecadação do imposto a ele.

  3. São possíveis, porém, nesse caso, a totalidade do produto da arrecadação do imposto pertence ao Município.

  4. São possíveis, porém, nesse caso, 25% (vinte e cinco por cento) do produto da arrecadação do imposto pertence ao Município.


Solução

Alternativa Correta: C) São possíveis, porém, nesse caso, a totalidade do produto da arrecadação do imposto pertence ao Município.

De acordo com o art. 153, 4o , III, da Constituição, o ITR será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.

Nesse caso, o município faz jus à totalidade das receitas arrecadadas com esse imposto em seu território, com base no art. 158, II, da Constituição, não tem direito apenas à 50%. A previsão é da Emenda Constitucional 42/2003.

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: Edição XXV

Ano do Exame: 2018

Assuntos: Tributos Federais

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora