Disciplina: Direito Internacional 0 Curtidas

FGV/OAB - Existem disputas sobre parcelas de territórios entre países

Atualizado em 13/05/2024

Existem disputas sobre parcelas de territórios entre países da América Latina. O Brasil e o Uruguai, por exemplo, possuem uma disputa em torno da chamada “ilha brasileira”, na foz do Rio Uruguai. Na hipótese de o Uruguai vir a reivindicar formalmente esse território, questionando a divisa estabelecida no tratado internacional de 1851, assinale a opção que indica o tribunal internacional ao qual ele deveria endereçar o pleito.

  1. Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

  2. Corte Internacional de Justiça.

  3. Tribunal Penal Internacional.

  4. Tribunal Internacional do Direito do Mar.


Solução

Alternativa Correta: B) Corte Internacional de Justiça.

A) O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, nos termos do Protocolo de Olivos, tem competência para resolver questões relacionadas aos Tratados constituintes do Mercosul, aos tratados celebrados no âmbito do Mercosul e às decisões de órgãos do Mercosul. Portanto, ele é incompetente neste caso.

B) A Corte Internacional é competente para esta questão. Como a competência da Corte é extensa, o meio mais fácil de solução da questão seria pela eliminação das demais alternativas.

C) A competência do Tribunal Penal internacional está restrita a um rol taxativo e limitado de crimes (p. ex.: genocídio).

D) O Tribunal Internacional do Mar tem competência decorrente da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, a qual não trata do território continental. De qualquer forma, a competência do Tribunal Internacional do Mar não é exclusiva, de modo que as partes podem submeter disputas sobre direito do mar à própria Corte Internacional de Justiça ou a um Tribunal Arbitral (Art. 287 da Convenção).

Fonte: Lenza, P. (2020). OAB primeira fase: volume único. Saraiva Educação SA.

Edição do Exame: Edição XXVIII

Ano do Exame: 2019

Assuntos: Direito Internacional Público

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora