Disciplina: Atualidades 2 Curtidas

O governo iniciou a revisão da política de demarcações de terras

Atualizado em 29/02/2024

O governo iniciou a revisão da política de demarcações de terras indígenas. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, se reuniu com os ministros Augusto Heleno (Segurança Institucional), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).
Eles trataram sobre a criação de conselho interministerial que vai analisar demarcação fundiária em caso de terra indígena.
A reunião foi ontem (8) à tarde. De acordo com a Fundação Nacional do Índio, atualmente existem 462 terras indígenas regularizadas em todo o país. Essas áreas totalizam mais de 1 milhão de quilômetros quadrados (maior que a área do estado de Mato Grosso) e equivalem a de 12,2% do território nacional. Pouco mais de 50% das áreas estão localizadas na Região Norte (54%).

Com base nesse trecho, analise as afirmativas a seguir:
I - O reconhecimento do povo indígena, de seus costumes, tradições e crenças, além do direito à terra é assegurado pela Constituição Federal de 1988.
II - A luta pela sobrevivência física e cultural do povo indígena não se limita a demarcação de terra, mas, também, contra a pobreza, as violações de seus direitos e as invasões de suas terras.
III - A tentativa de expropriação dos indígenas é embasada em argumentos compostos por estereótipos, como: “índio tem muita terra”, “índio deveria trabalhar para comprar suas terras”, “índio é preguiçoso”.

É correto o que se afirma em:

a) II e III, apenas. b) I, II e III. c) I e II, apenas. d) I, apenas. e) I e III, apenas.


Solução

Alternativa correta: B) I, II e III. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Indígenas, Demarcações

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar