Voltar para Questões Diversas

Saúde

Foram encontradas 867 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

Respiração: Para se obter a respiração do paciente conte a quantidade

Saúde

Respiração: Para se obter a respiração do paciente conte a quantidade em 1 minuto mas sem avisar que está verificando. Um adulto possui o valor de _____ a ____ respirações por minuto, mas já uma criança chega a ter até ____ respirações por minuto. O padrão deve ser uniforme, regular e coordenado.

A hipernatremia no ambiente de terapia intensiva é um problema comum

Saúde

A hipernatremia no ambiente de terapia intensiva é um problema comum, com prevalência que pode chegar a 25%. Está associada a maior tempo de internação hospitalar e é um fator de risco independente para mortalidade. Representa um déficit de água em relação à quantidade de sódio corporal, podendo ocorrer devido à perda de água livre de eletrólitos e/ou ao ganho de sódio. A perda de água livre secundária à diurese osmótica frequentemente resulta de elevadas concentrações de glicose ou ureia na urina ou pelo uso de medicação para promover a diurese (manitol).

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. O volume e a osmolaridade do líquido extracelular estão diretamente relacionados com a manutenção da água e sódio.
II. Quando há ingestão de muito sal, a osmolaridade do líquido extracelular aumenta, por isso a água se movimenta para fora da célula.
III. Os rins atuam de forma rápida no processo de manutenção do equilíbrio hídrico e eletrolítico, pois os rins liberam hormônios através de células endócrinas do córtex renal.
IV. Na ingestão de muita água, a osmolaridade do líquido extracelular aumenta, assim a água se movimenta para dentro da célula.

Ovários normais e sadios geralmente não podem ser palpados através

Saúde

Ovários normais e sadios geralmente não podem ser palpados através dos exames vaginal ou abdominal. Contudo, se os ovários estiverem inchados ou deslocados, são palpáveis pela vagina. Há muitos tipos de tumores não malignos dos ovários, a maioria dos quais causa aumento e um pouco de dor localizada.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos eventos do sistema reprodutor feminino Coluna A com suas descrições na Coluna B.

COLUNA A
I. Ciclo menstrual.
II. Gravidez.
III. Gametogênese.
IV. Menopausa.

COLUNA B

1. Período em que os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual.
2. Processo de produção de espermatozoides e ovócitos.
3. Período de 38 a 40 semanas que se inicia após a fecundação e implantação de um óvulo no útero até o nascimento.
4. Período entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro da menstruação seguinte, num intervalo entre 28 a 30 dias.

As perdas auditivas acometem a orelha externa, média e/ou interna, bem

Saúde

"As perdas auditivas acometem a orelha externa, média e/ou interna, bem como podem derivar de alterações no tronco cerebral, regiōes subcorticais e córtex cerebral. Nesse sentido, qualquer razão que seja a surdez ela não impede o desenvolvimento da linguagem oral que se dá pelos órgãos fonadores. Evidentemente, por não ouvirem os outros e a si mesmos a fala oral não se desenvolve naturalmente e apresenta pouco significado aos surdos. No entanto, os surdos podem desenvolver a fala oral e podem se comunicar através da Libras, tendo duas línguas para se expressarem, e é importante destacar que termos como _________ são um equivoco."
(BUZAR e PAIVA. 2022. p. 64)

De acordo com a NANDA, apresenta como característica definidora:

Saúde

De acordo com a NANDA, apresenta como característica definidora: aumento da taxa metabólica, pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) aumentada e pressão parcial de oxigênio (PO2) diminuída e como fator relacionado: alteração no metabolismo e fadiga da musculatura respiratória.
Dentre os diagnósticos de enfermagem, quais destes apresenta característica definidora e fator relacionado apresentados no texto:

Dentro da abordagem da saúde o aspecto psicológico desempenha um papel

Saúde

Dentro da abordagem da saúde o aspecto psicológico desempenha um papel fundamental. A psicologia busca a melhoria da saúde a prevenção e o tratamento de doenças muitas praticas clinicas buscam modificar o ambiente da pessoa e suas respostas a estimulos e a mudancas de seus pensamentos crenças sentimentos e atitudes em relação a saúde.

A coluna vertebral observada a partir do plano frontal (Figura 1-A)

Saúde

A coluna vertebral observada a partir do plano frontal (Figura 1-A) deve apresentar corretamente as vértebras umas sobre as outras sem nenhuma curvatura. Já se observada no plano sagital (Figura 1 B-C-D) pode-se notar que a coluna vertebral normal apresenta 4 curvaturas diferentes de acordo com a região. O aumento ou a diminuição (retificação) das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral podem ocasionar prejuízos posturais aumentando a sobrecarga sobre as vértebras.

Figura 1

desvios posturais

SARRO, (2010).

Os movimentos globais da coluna vertebral são conhecidos como

Saúde

Os movimentos globais da coluna vertebral são conhecidos como movimentos do tronco. O tronco pode realizar certa variedade de movimentos como pode-se observar na Figura 1. Figura 1 Movimentos Anatomicos SARRO, (2010).

"O modelo convencional de saúde surgiu a partir da influência

Saúde

"O modelo convencional de saúde surgiu a partir da influência da teoria mecanicista segundo a qual tudo se explica pelos efeitos e suas causalidades. Na filosofia o mecanicismo é defendido pelo deísmo, que sustenta que o universo é um mecanismo, no campo da biologia, mecanicismo afirma que tudo que ocorre no ser vivo está determinado."

(COSTA, 2007 apud PINHEIRO, S.B.. Atenção em saúde: Modelo biomédico biopsicossocial, uma breve trajetória. Rev. Longeviver, Ano III, n. 9, Jan/Fev/Mar. São Paulo, 2021: ISSN 2596-027X).

Acerca dos modelos de atenção utilizados na área da saúde, relacione as colunas a seguir:

(1) Modelo Biomédico.
(2) Modelo Biopsicossocial.

( ) Considera o sujeito de maneira integral.
( ) Compreende o homem como uma espécie de máquina.
( ) Esse modelo foca na especialização e fragmentação do sujeito.
( ) Traz um conceito de "ser" integrado na sociedade em que faz parte.
( ) Entende a saúde como sendo a ausência de doenças.
( ) Leva em conta os aspectos emocionais e psicológicos, além do contexto social de cada um.

Segundo o IBGE, cerca de 65% dos municípios situados em áreas remotas

Saúde

Segundo o IBGE, cerca de 65% dos municípios situados em áreas remotas se localizam nas Regiões Norte e Centro-Oeste do país. Por outro lado, o estudo Demografia Médica no Brasil relatou significativa desigualdade na distribuição dos médicos, que predominam nos grandes aglomerados urbanos das Regiões Sul e Sudeste, onde se encontra também o maior número de especialistas, com menor densidade médico/habitante nas Regiões Norte e Nordeste. Se olharmos ainda pela ótica da assistência, por intermédio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde, observamos maior concentração da atividade médica nas Regiões Sudeste e Sul. É importante mencionar, ainda, que há menor concentração de redes ligadas por fibras ópticas em municípios da Região Norte, e que a cobertura de telefonia celular móvel para a população brasileira situa-se entre 98 e 99%, com maior concentração nos centros urbanos do Sudeste e Sul.

LOPES, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga; OLIVEIRA, Gláucia Maria Moraes de; MAIA, Luciano Mariz. Saúde digital, direito de todos, dever do Estado?. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 3, p. 429-434, 2019.

Considerando o contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- Desse modo, poderíamos imaginar a Telemedicina como uma ferramenta complementar útil para permitir equidade de acesso a saúde integral para todos os brasileiros, independente de etnia, sexo, status socioeconômico e localização no território nacional.

PORQUE

II- Se considerarmos a dimensão continental do Brasil, poderíamos supor que as populações que vivem em áreas remotas seriam beneficiadas pelo investimento do Estado na disseminação da saúde digital.

Analise as assertivas a respeito da articulação do cotovelo.

Saúde

Analise as assertivas a respeito da articulação do cotovelo.

I - É considerada uma articulação sinovial do tipo gínglimo, composta pela articulação umeroulnar e articulação umerorradial.
II -As articulações umeroulnar e umerorradial permitem os movimentos de inversão e eversão do antebraço.
III - Outras duas articulações, chamadas articulação radioulnar proximal e articulação radioulnar distal, podem ser encontradas na região do cotovelo. Elas se encontram fora da cápsula articular e são estruturalmente classificadas como sinoviais, do tipo tricoidea, e funcionalmente como diartrose.
IV -A articulação do cotovelo é bastante estável e isso se deve à união entre as faces articulares do úmero e da ulna (evitam movimentos de abdução, adução e rotação) e também à presença de uma cápsula articular espessa e reforçada pela presença de ligamentos, como: colateral ulnar, colateral radial e anular do rádio.

Apesar das reviravoltas dos últimos anos que mostram incertezas sobre

Saúde

Apesar das reviravoltas dos últimos anos que mostram incertezas sobre onde inserir a promoção de direitos humanos no Poder Executivo federal, o processo de institucionalização da temática dos direitos humanos na administração pública federal passou por um período de paulatina evolução. A existência de um órgão específico e de hierarquia administrativa superior na área federal (status de Ministério e vinculado à Presidência da República), voltado especificamente para a temática dos direitos humanos, é recente na história do País. Até o início dos anos 90 do século passado, a temática era de atribuição do Ministério da Justiça. O crescimento da importância da temática (e, em especial, a adesão brasileira ao crescente processo de internacionalização dos direitos humanos) fez a matéria sair do Ministério da Justiça e ganhar corpo próprio.

Analise as correlações entre os Níveis de Atenção à Saúde e assinale

Saúde

Analise as correlações entre os Níveis de Atenção à Saúde e assinale a alternativa correta.

Além de proteger o embrião contra choques mecânicos, o _____________

Saúde

Além de proteger o embrião contra choques mecânicos, o _____________ também impede a transposição de impurezas e a contaminação por micro-organismos patogênicos, bem como auxilia na manutenção da nutrição, uma vez que atua formando a placenta e o cordão umbilical.

Além das características biológicas, com a concepção da vida inicia-se

Saúde

Além das características biológicas, com a concepção da vida inicia-se também a construção da vida psíquica. Tais aspectos se manifestarão em um contexto social com cultura e valores específicos.

Adriano viajou de trem na classe econômica durante 12 horas.

Saúde

Adriano viajou de trem na classe econômica durante 12 horas. Quando chegou a deu destino, estava passando muito mal, com fortes dores nas pernas. Com base nestas informações, qual patologia pode desenvolver caso este trombo movimente-se?

O ciclo cardíaco é definido como o início de um batimento cardíaco até

Saúde

O ciclo cardíaco é definido como o início de um batimento cardíaco até o início do batimento cardíaco seguinte. É originado através de uma geração espontânea de um potencial de ação no nodo sinusal, propagando este estímulo para o restante do coração.

Considere os seguintes casos: - Paciente A: histórico familiar

Saúde

Considere os seguintes casos:

- Paciente A: histórico familiar de câncer de pele, exposição à luz solar sempre com protetor solar, 40 anos de idade;

- Paciente B: sem histórico familiar de câncer de pele, exposição à luz solar sem proteção, 41 anos de idade;

Ambos os pacientes foram diagnosticados com câncer de pele.

Meninas com idade a partir de 9 anos e mulheres de até 45 anos

Saúde

Meninas com idade a partir de 9 anos e mulheres de até 45 anos de idade têm direito a receber gratuitamente a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a aplicação da vacina, a população do sexo feminino que pertence a essa faixa etária tem um aliado no combate ao HPV, vírus transmitido por contato sexual e principal causa do câncer do colo de útero. A vacinação contra o HPV é feita com a introdução de proteínas do envoltório desse vírus no organismo, insuficientes para causar a doença, mas capazes de induzir o organismo a produzir:

A utilização de medicamentos é um processo complexo com múltiplos

Saúde

A utilização de medicamentos é um processo complexo com múltiplos determinantes e envolve diferentes atores. As diretrizes farmacoterápicas adequadas para a condição clínica do indivíduo são elementos essenciais para a determinação do emprego dos medicamentos. Entretanto, é importante ressaltar que a prescrição e o uso de medicamentos são influenciados por fatores de natureza cultural, social, econômica e política. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A morbimortalidade relacionada a medicamentos é um grande problema de saúde pública.

II. O profissional que atua em atenção farmacêutica assume a responsabilidade pelos resultados da terapia medicamentosa e pela qualidade de vida do paciente.

III. As internações relacionadas a medicamentos podem ser atribuídas a fatores intrínsecos à atividade do fármaco, falhas terapêuticas, não adesão ao tratamento e eventos adversos.

IV. A atenção farmacêutica, centrada no paciente, é uma alternativa que busca melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos para alcançar resultados concretos.

A ultracentrifugação separa as lipoproteínas com base em suas

Saúde

A ultracentrifugação separa as lipoproteínas com base em suas densidades e utiliza a densidade relativa de cada lipoproteína para sua classificação.

A transmissão da Doença de Chagas ocorre pela picada dos insetos

Saúde

A transmissão da Doença de Chagas ocorre pela picada dos insetos triatomídeos, que são hemípteros, hematófagos, silvestres, de hábitos noturnos, da família Reduviidae e da subfamília Triatominae.

Carla é uma senhora de 60 anos que apresenta hipertensão arterial há

Saúde

Carla é uma senhora de 60 anos que apresenta hipertensão arterial há mais de 20 anos, período durante o qual vem fazendo uso de fármacos anti-hipertensivos. Com base nessas informações, indique a alternativa que contém as finalidades desses fármacos:

Quais os dois tipos principais de imunização existentes?

Saúde

Quais os dois tipos principais de imunização existentes?

Quais as etapas da cicatrização?

Saúde

Quais as etapas da cicatrização?

Sobre a produção de vacinas, marque (V) para verdadeiro e (F) para

Saúde

Sobre a produção de vacinas, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Contém antígenos inativados ou atenuados e podem ter sua origem de outros hospedeiros que não homem.
( ) Contém toxinas purificadas e inativadas polissacarídeos purificados.
( ) São denominadas de vacinas de DNA ou g que contêm a informação genética do patógeno, responsável pela codificação de proteínas qu representem antígenos relevantes para a proteção.

Sr. Antonio Oliveira, 78 anos, internado há 15 dias devido quadro de

Saúde

Sr. Antonio Oliveira, 78 anos, internado há 15 dias devido quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica. Emagrecido, apático, pouco comunicativo, deambula com auxílio da acompanhante. Apresenta manchas pelo braço. Acesso venoso difícil. Apenas um enfermeiro conseguiu encontrar o acesso venoso do paciente numa primeira tentativa. Acompanhante questionou a grande rotatividade dos enfermeiros.

Tabela: Opinião dos enfermeiros sobre indicadores que avaliam a qualidade da assistência.

Indicadores

Muito pertinente (%)
Pouco pertinente (%)

Incidência de queda do paciente 100 0
Incidência de úlcera por pressão 100 0
Incidência de Flebite 96 0
Perda de sonda nasogastroenteral 76 4
Incidência de extubação não programada 87 0
Taxa de infecção hospitalar 88 0
Taxa de mortalidade 45,5 4,5
Taxa de rotatividade de enfermagem 47,6 9,5

Fonte: Adaptado de GABRIEL, C. Utilização de indicadores de desempenho em serviço de enfermagem de hospital público. Rev. Latino-Am. Enfermagem v. 19, n. 5. Ribeirão Preto, 2011.

Diante desse caso clínico, o enfermeiro da unidade resolve elencar alguns indicadores de enfermagem, para auxiliá-lo no programa de melhorias desse setor.

Quais poderiam ser os indicadores assistências que devem ser levantados de acordo com a tabela?

Analise as sentenças a seguir:

I. Incidência de úlcera por pressão e taxa de mortalidade.
II. Incidência de queda do paciente e taxa de infecção hospitalar.
III. Incidência de Flebite e Incidência de extubação não programada.
IV. Incidência de Flebite e Taxa de rotatividade de enfermagem.
V. Incidência de queda do paciente e perda de sonda nasogastroenteral.

A incidência de doenças respiratórias aumenta acentuadamente

Saúde

A incidência de doenças respiratórias aumenta acentuadamente no inverno especialmente pelas menores temperaturas, umidade e dispersão de poluente que pioram a qualidade do ar associado à tendência de aglomerações em locais fechados por estas condições climáticas.

A asma é uma das doenças crônicas mais frequentes na população

Saúde

A asma é uma das doenças crônicas mais frequentes na população pediátrica em nível mundial, sendo considerada uma enfermidade de baixa letalidade, mas com altos índices de morbidades, o que a torna um sério problema de saúde pública. Seus acometimentos são elevados a ponto de ser uma das principias doenças em termos de visitas a emergências em unidades de pronto atendimento e internações hospitalares. Sua prevalência vem aumentando constantemente na população pediátrica e, apesar dos avanços no manejo e no tratamento da doença, os altos índices de morbimortalidade são preocupantes.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. É caracterizada por uma infecção crônica e recorrente das vias respiratórias, levando à hiper-responsividade das vias aéreas, aumento da produção de muco e obstrução do fluxo de ar.
II. Um dos fatores que provocam a obstrução da via aérea é a produção excessiva de muco.
III. A avaliação clínica inicial de uma criança com mal asmático deve se concentrar em sistemas deficientes e identificar sinais e sintomas precocemente para possível progressão para a insuficiência respiratória.
IV. O tratamento do paciente com asma consiste basicamente no suporte de hidratação, broncodilatador, inalação com solução salina hipertônica, corticosteroides sistêmicos, antibioticoterapia e suporte respiratório.

A acetilcolina é a substância colinérgica mais atuante no organismo

Saúde

A acetilcolina é a substância colinérgica mais atuante no organismo e as drogas anticolinérgicas são aquelas que inibem a acetilcolina e seus análogos, assim é correto afirmar que:

Fármacos que atuam como inibidores de colinesterases resultam em:

I. Dilatação da pupila.
II. Constrição da pupila.
III. Contração da musculatura esquelética.
IV. Constipação intestinal.
V. Broncodilatação.

A prática de cuidar de dentes e dos males da boca na antiguidade

Saúde

A prática de cuidar de dentes e dos males da boca na antiguidade, teve início, não como uma profissão embasada nos princípios da __________, mas sim como características laborais e artesanais. O desenvolvimento do “trabalho odontológico”, da época, ocorreu, associado a alta e evolução do consumo do _________.

A terapia intravenosa tornou-se um poderoso recurso terapêutico

Saúde

A terapia intravenosa tornou-se um poderoso recurso terapêutico difundido em todo o mundo e utilizada na maioria dos pacientes hospitalizados.

Em nosso cérebro temos uma região chamada hipotálamo, que regula

Saúde

Em nosso cérebro temos uma região chamada hipotálamo, que regula a temperatura corporal. Desta forma, é correto afirmar que:

I. A febre é uma reação do organismo que reage contra um determinado antígeno, e pode ser interpretada como um sinal benéfico;
II. A febre pode vir de um processo inflamatório e outro infeccioso;
III. Valores acima de 39oC é considerado estado febril;
IV. A febre não é considerada uma doença, porém apresenta um sintoma com função de defesa orgânica;

Quais são os principais neurotransmissores excitatórios?

Saúde

Quais são os principais neurotransmissores excitatórios?

Os medicamentos usados no diabetes tipo 2 são: I - Biguanidas que

Saúde

Os medicamentos usados no diabetes tipo 2 são:
I - Biguanidas que atuam na diminuição da glicemia pela redução da produção de glicose hepática (gliconeogênese);
II - Inibidores da Alfa-glicosidase (acarbose, miglitol) que diminuem a velocidade de absorção da glicose vinda dos alimentos, no caso, carboidratos absorvidos pelo intestino;
III - Tiazolidinadionas agem na diminuição da resistência para a ação da insulina no músculo esquelético e no tecido adiposo, esses medicamentos requererem dose única diária;
IV - Sulfonilureias: medicamentos que atuam diretamente nas células alfa, as responsáveis pela produção de insulina no pâncreas.
V - Glinidas: são os inibidores da enzima alfa-glicosidase que permitem a absorção de glicose no sangue. São medicamentos que atuam no intestino delgado, onde são decompostos e absorvidos os amidos e ou moléculas de açúcar.

Em algumas DSTs, como AIDS, clamídia, gonorreia, hepatite B, herpes

Saúde

Em algumas DSTs, como AIDS, clamídia, gonorreia, hepatite B, herpes genital e sífilis, pode haver transmissão da doença da mãe infectada para o filho durante a gestação ou durante o parto. Esta transmissão é denominada de transmissão vertical.

Quanto à evolução da gestação em adolescentes, é importante ressaltar

Saúde

Quanto à evolução da gestação em adolescentes, é importante ressaltar que existem referências de complicações que podem ocorrer com maior probabilidade em gestantes nesta fase da vida. Estas referências dizem respeito a:

I- gripe gestacional;
II- complicações no puerpério;
III- anemia materna;
IV- desproporção céfalo-pélvica.

O exercício físico oferece melhorias fisiológicas, estéticas, mentais

Saúde

O exercício físico oferece melhorias fisiológicas, estéticas, mentais, psicológicas e sociais. Para falar sobre isso, o Saúde sem Complicações entrevistou o professor Carlos Roberto Bueno Júnior, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) e coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde, Genética e Educação Física (Nesgef), ambos da USP. De acordo com o professor, a população conhece os benefícios, mas não pratica exercício físico. No Brasil, cerca de 30% das pessoas atingem o mínimo recomendado de 150 minutos semanais de atividades físicas. “Penso que o grande desafio é as pessoas verem o sentido nessa prática, que tenham prazer e mantenham o hábito saudável”, afirma. (….) Doenças como diabete, hipertensão arterial, dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol no sangue) e obesidade podem ser evitadas com a prática de exercícios físicos. “E também a depressão e ansiedade, além da liberação dos hormônios, os benefícios aparecem na melhora da autoestima em relação ao corpo e nas interações sociais que o exercício pode proporcionar”, avalia. (…) O professor fala sobre as dietas que fazem sucesso na internet e alerta para aquelas que não funcionam a longo prazo. “Diminuir a quantidade de alimento não significa emagrecer, já que esse emagrecimento pode estar ligado à perda da massa muscular e não de gordura.

A respeito das informações contidas no texto sobre a prática de exercícios físicos e vida saudável, marque V para Verdadeiro e F para Falso:

( ) O Brasil ainda não possui uma prática de exercícios físicos ideal pela população devido a questões comportamentais das pessoas, o que pode ser considerado um problema de saúde publica.
( ) A falta de prática de exercícios físicos pela população brasileira é a principal causa para a incidência de doenças cardíacas e mentais.
( ) Dietas rigorosas, sem a presença de carboidratos são consideradas eficientes para o combate a obesidade e diabetes.
( ) A prática de exercícios físicos são responsáveis para o aumento de peso das pessoas, devido ao maior ganho de musculatura pelo corpo.
( ) Doenças mentais e comportamentais como depressão e ansiedade podem ser tratadas apenas com exercícios físicos e alimentação saudável.

A secreção vaginal fisiológica, considerada como um corrimento normal

Saúde

A secreção vaginal fisiológica, considerada como um corrimento normal, claro e transparente, propicia a lubrificação do órgão sexual, ficando mais espessa e abundante durante o período da ovulação. A secreção ou corrimento amarelado pode estar associado a DST. As DSTs clamídia, gonorreia e sífilis, podem afetar regiões íntimas e também causar infecções na boca, garganta, olhos e sistema nervoso central.

Solventes ou Inalantes são drogas derivadas de esmaltes, colas, tintas

Saúde

Solventes ou Inalantes são drogas derivadas de esmaltes, colas, tintas, thinners, propelentes, gasolina, removedores, vernizes entre outros. Após a aspiração destas substâncias, o usuário sente os efeitos em segundos e duram de 15 a 40 minutos no máximo. O aparecimento dos efeitos, após a inalação, para melhor compreensão no estudo, foi dividido em quatros fases.

Relacione as fases com os efeitos característicos de cada uma delas.

1. Primeira Fase.
2. Segunda Fase.
3. Terceira Fase.
4. Quarta Fase.

( ) A depressão se aprofunda com acentuada redução de alerta, incoordenação ocular, incoordenação motora com marcha vacilante, fala enrolada e reflexos deprimidos.

( ) Chamada Fase de Excitação – Levando o usuário a ficar eufórico, aparentemente excitado, ocorrendo tonturas e perturbações auditivas e visuais.

( ) O Sistema Nervoso Central começa a entrar em depressão levando o usuário a ficar confuso, desorientado, a ter a voz meio pastosa, visão embaçada, perda do auto controle, dor de cabeça, palidez e o usuário começar a ter ilusões visuais e auditivas.

( ) O usuário pode ter nesta fase depressão tardia, podendo levar a inconsciência, queda de pressão, sonhos estranhos, surtos de convulsões, coma e até mesmo a morte.

Com relação aos exames de imagens de coluna, coloque verdadeiro (V) ou

Saúde

Com relação aos exames de imagens de coluna, coloque verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) O exame de raio x em perfil neutro, em flexão e em extensão, permite a visualização da hérnia discal.
( ) O exame de raio x em perfil neutro permite a visualização da espondilolistese.
( ) O exame de raio x na posição obliqua, é a incidência mais indicada para suspeita de espondilólise.
( ) O exame de raio x não permite a visualização da espondilite anquilosante.

Os erros podem ser cometidos por qualquer profissional e em qualquer

Saúde

Os erros podem ser cometidos por qualquer profissional e em qualquer profissão, e por profissionais da saúde, ou especificamente por profissional da enfermagem, pois os erros podem acontecer em qualquer tipo de atividade, inclusive na assistência à saúde, assim, é importante assumir tal situação e modificar a visão punitiva. O conceito abaixo está relacionado aos erros de enfermagem:


______________ define a falta de cuidado, ou falta de atenção numa determinada situação, tarefa ou ocorrência, não tomando as devidas precauções, com ausência de reflexão necessária, inação do sujeito, apresentando indolência, inércia e passividade, agir com irresponsabilidade.

A imagem a seguir ilustra dois tipos de pessoas, com dois hábitos

Saúde

A imagem a seguir ilustra dois tipos de pessoas, com dois hábitos de vida diferentes.

Associe os hábitos de vida (coluna da esquerda) aos tipos de pessoas (pessoa n°1 ou pessoa n°2) presentes na imagem (coluna da direita).

I. Hábito de vida sedentária.
II. Grande consumo de alimentos naturais: frutas, legumes e verduras. I
II. Prática de atividades físicas regulares, todos os dias.
IV. Grande consumo de alimentos industrializados: chocolates, refrigerantes e lanches.
V. Ausência de prática de exercícios físicos regulares.
VI. Hábito de vida saudável.

1. Pessoa n°1 2. Pessoa n°2

Em relação ao ambiente de trabalho, o que se sabe é que a equipe de

Saúde

Em relação ao ambiente de trabalho, o que se sabe é que a equipe de saúde se refere ao contexto e aos espaços na área de saúde e pode ter seu trabalho estruturado e composto de algumas formas. Com relação a interdisciplinaridade, o que é correto afirmar?

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença

Saúde

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença provocada por um vírus que penetra no organismo. Quando o vírus alcança a corrente sanguínea e chega ao cérebro, ele destrói os neurônios motores, provocando paralisia flácida em um dos membros. Com base nessas informações, quando a poliomielite pode ser fatal?

Em um hospital movimentado, um médico prescreveu um novo medicamento

Saúde

Em um hospital movimentado, um médico prescreveu um novo medicamento para um paciente, mas a prescrição não foi comunicada corretamente à equipe de enfermagem. Durante a troca de turno, a informação sobre a nova medicação foi realizada e a enfermeira responsável não estava ciente da atualização da prescrição. Como resultado, o medicamento anterior foi administrado novamente, o que causou uma reação alérgica no paciente. A falta de comunicação entre os membros da equipe resultou em uma administração incorreta de medicamentos, colocando em risco a segurança do paciente. A situação apresentada descreve:

Uma estratégia eficaz que tem demonstrado resultados é denominada

Saúde

Uma estratégia eficaz que tem demonstrado resultados é denominada "bundles" ou "pacotes de medidas". Essa abordagem engloba uma hierarquia de ações para a realização de procedimentos específicos. Por exemplo, na inserção de um cateter venoso central, é fundamental que o profissional de saúde siga um protocolo específico:

I. Da importância da higiene das mãos na prevenção de infecção.
II. Da necessidade da paramentação completa (touca, máscara cirúrgica, luva estéril e avental cirúrgico).
III. Antissepsia correta (aplicar clorexidina aquosa 10% na região da inserção do cateter por um tempo superior a 30 segundos e deixar secar por 2 minutos).

A Aliança Mundial pela Segurança do Paciente, lançada pela OMS em 2004

Saúde

A Aliança Mundial pela Segurança do Paciente, lançada pela OMS em 2004, está disponível globalmente como o Desafio Global para Segurança do Paciente. Desafios foram divulgados, abordando questões específicas baseadas em estudos epidemiológicos sobre os principais problemas de segurança do paciente em todo o mundo. São eles:

I.Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS).
II.Cirurgia segura.
III.Segurança na utilização dos medicamentos.
IV.Prevenção de flebite.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) concebeu a Classificação

Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) concebeu a Classificação Internacional de Segurança do Paciente (ICPS - International Classification for Patient Safety). Os conceitos fundamentais desse sistema foram traduzidos pelo Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente.

Considerando a importância dos conceitos clássicos, analise as afirmativas a seguir:

I. Dano: comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
II. Near miss: incidente que atingiu o paciente.
III. Risco: probabilidade de um incidente ocorrer.
IV. Segurança do paciente: reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

O sono trata-se de um estado de consciência em que existe um repouso

Saúde

O sono trata-se de um estado de consciência em que existe um repouso, caracterizado pela suspensão temporária das atividades, isto é, um descanso para o corpo e para a mente. Este ocorre a cada 24 horas com uma média de 8 horas de duração. Já o repouso é um estado onde ocorre uma diminuição dos esforços de maneira consciente. Alguns fatores podem influenciar o sono e sua qualidade.

O processo de enfermagem deve ser sistemático porque envolve uma

Saúde

O processo de enfermagem deve ser sistemático porque envolve uma abordagem organizada para alcançar seus propósitos, portanto a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro que através de métodos e estratégias de trabalho realiza a identificação das situações que trarão subsídios para a prescrição e implementação das ações de enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, de sua família e comunidade.

Essa abordagem requer olhar de interesse e habilidade em conhecer o paciente como indivíduo, o que requer uma visão individual do enfermeiro e coletiva da Equipe Multidisciplinar. A partir da avaliação das necessidades do paciente é que o enfermeiro poderá planejar a assistência a ser implementada.

A Lei nº 7.498/1986, que trata do Exercício Profissional da Enfermagem (COFEN, 1987), estabelece que cabe ao enfermeiro planejar as atribuições da equipe de enfermagem e delegar ações aos profissionais de nível técnico e médio. “Tem o objetivo de identificar as queixas, os hábitos individuais e biopsicossociais, riscos, necessidades, problemas, preocupações e as reações a estes fatores, visando a adaptação do paciente ao tratamento, entendendo sua inserção na família e comunidade a qual pertence, para adaptar as necessidades reais aos tratamentos que melhor se enquadrem.”

A neuroplasticidade se dá por meio de intervenções fisioterapêuticas

Saúde

A neuroplasticidade se dá por meio de intervenções fisioterapêuticas que atuam sobre a capacidade adaptativa, estrutural e funcional do encéfalo. Essa possibilidade é muito utilizada na reabilitação neurológica por meio de métodos de trabalho comportamentais do movimento humano.

Sob essa ótica analise a asserção-razão a seguir:

I – Um método terapêutico clássico que pode ser utilizado é a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.

PORQUE

II – Essa abordagem é baseada na oferta de estímulos que objetivam restaurar ou aprimorar os padrões musculares sinérgicos desejáveis para o reestabelecimento das habilidades funcionais.

Caso Clínico: Paciente do sexo masculino, 22 anos, chega na drogaria

Saúde

Caso Clínico: Paciente do sexo masculino, 22 anos, chega na drogaria para atendimento, solicita falar com o farmacêutico em particular. No consultório farmacêutico o paciente revela que no mês anterior conheceu uma linda jovem em uma festa, ela tinha 18 anos, bem educada, tímida (famosa cara de santinha) e de família nobre na cidade em que vive. Tiveram um breve relacionamento, no qual fizeram sexo sem preservativo.

Aproximadamente 5 dias após a relação, o paciente relata que começou a sentir uma ardência ao urinar, e no dia seguinte começou a sair da uretra uma secreção amarelada leitosa, e algumas vesículas rosas ao redor da glande, com intensa coceira. Desesperado ele perguntou a um amigo o que poderia ser, e o amigo deu-lhe um medicamento para tomar de uma vez só e uma pomada para aplicar 5 vezes ao dia por 15 dias, dizendo que em dois dias ele estaria melhor. Ele seguiu a indicação do amigo e após dois dias ele melhorou, sumindo a secreção e reduzindo as vesículas, que sumiram totalmente em 5 dias.

Ele relata que esse caso aconteceu a 3 semanas atrás, e que agora surgiu um caroço em seu pênis, não dói, mas ele tem medo de ser algo irreversível. O farmacêutico indica ao rapaz que vá a um serviço de saúde se consultar com um médico, pois o medicamento que ele precisa utilizar necessita de prescrição médica.

Secretário: Antes de iniciar a discussão das questões norteadoras, verificar com o grupo se existe algum termo ou contexto não entendido por todos, se houver, esse deverá ser o primeiro ponto de discussão. Isso é válido para todos os encontros.

Um paciente entrou no hospital com um quadro de distúrbios

Saúde

Um paciente entrou no hospital com um quadro de distúrbios neurológicos. Após exames clínicos, foi constato um quadro de anemia perniciosa.

A ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode

Saúde

A ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme, a derme, o tecido subcutâneo, a fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas. Em relação às feridas, analise as assertivas abaixo e assinale:

( ) A ferida contaminada é decorrente de algum trauma recente, com presença de inflamação não purulenta, com possibilidade de haver sujidades na ferida.

( ) Fibrina é o tecido inviável de consistência delgada, mucóide e macia.

( ) Tecido de granulação é considerado um tecido inviável composto por pequenos vasos sanguíneos e tecido conectivo que preenchem as feridas.

Leia o texto a seguir. Os afro-brasileiros, embora pela diáspora

Saúde

Leia o texto a seguir.

Os afro-brasileiros, embora pela diáspora, tenham tido uma história diversa quanto à separação em grupos étnicos, também têm uma identidade que os identifica como tal. De alguma forma foram preservadas suas culturas, seus modos de falar, de viver sua religião, de presenciar a vida e a morte, de contar suas histórias.

(PREVITELLI; VIEIRA, 2017, p. 109-110).

Para assistir integral a criança se faz necessário a implementação do

Saúde

Para assistir integral a criança se faz necessário a implementação do Processo de Enfermagem, por meio das 5 etapas: Coleta de dados: anamnese e exame físico, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação de enfermagem e avaliação de enfermagem. Assim, ao implementar Processo de Enfermagem é possível gerenciar a assistência, fundamentada nas necessidades reais apresentadas pela criança e intervir de forma eficaz e efetiva no problema apresentado.

A palavra fármaco é originada do grego e significa veneno ou remédio.

Saúde

A palavra fármaco é originada do grego e significa veneno ou remédio. Existem registros que comprovam que desde o homem pré-histórico já se conhecia os efeitos benéficos ou tóxicos de substâncias de origem vegetal e animal, descritos na China e no Egito. Miguel passou por uma série de problemas particulares. Perdeu o seu pai vítima de câncer, no começo do ano perdeu a sua mulher e o seu filho em um acidente de carro e há um mês devido a crise que o país está atravessando foi demitido da empresa que trabalhava a mais de 15 anos.

A OMS definiu uma estratégia global na tentativa de reduzir danos

Saúde

A OMS definiu uma estratégia global na tentativa de reduzir danos graves e evitáveis associados a medicamentos em todos os países nos próximos cinco anos, chamada, em inglês, de Global Patient Safety Challenge on Medication Safety. Com o objetivo de recomendar propostas de práticas não medicalizantes, foram elencadas populações que estão mais susceptíveis a sofrer o processo da medicalização. No caso do uso de psicofármacos no sistema escolar, atenção deve ser dada ao uso de medicamentos para o tratamento do Transtorno de Deficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDA e TDAH). Desde os anos 2000, o uso do metilfenidato cresceu em todo o mundo, acompanhado das discussões sobre o seu mau uso. Em 2014, foram fabricadas 62 toneladas desse fármaco, e em 2016, esse número aumentou para 74 toneladas, a maior taxa já observada.

A obtenção de células-tronco é um procedimento difícil de ser

Saúde

A obtenção de células-tronco é um procedimento difícil de ser realizado, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto vista ético. As células-tronco de adulto são raras no organismo e não apresentam características que permitam sua fácil identificação. As células-tronco embrionárias necessitam da destruição do embrião, processo controverso em vários aspectos éticos e religiosos. Recentemente os pesquisadores conseguiram produzir em laboratório as células de pluripotência induzidas, ou seja, a partir de uma célula somática obtém-se uma célula-tronco pluripotente. Esse procedimento é essencial para o futuro das pesquisas na área.

Analise as informações a seguir:

I. As células pluripotentes são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta.

II. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem mais versáteis que as embrionárias e encontram-se principalmente na medula óssea.

III. As células-tronco multiplicam-se através do processo de divisão celular chamado mitose.

IV. As células-tronco de adultos são originárias apenas de organismos adultos.

Hoje, os profissionais da saúde estão enfrentando terríveis dilemas

Saúde

Hoje, os profissionais da saúde estão enfrentando terríveis dilemas morais, sobretudo no enfrentamento da Covid-19 com a saturação dos hospitais. Sabemos que alguns princípios são mportantíssimos nessa circunstância, entre eles, o princípio do direito ao tratamento igual a todos os pacientes. Nessa circunstância, todas ações desses profissionais evidenciam:

A morfina é um opiáceo (substância naturalmente encontrada no ópio)

Saúde

A morfina é um opiáceo (substância naturalmente encontrada no ópio) e seus efeitos são semelhantes aos dos opioides endógenos (endorfinas e encefalinas), ligantes naturais dos receptores opioides. Assim como os demais opioides, a morfina promove um efeito de bem estar, sedação e diminuição da dor, por isso é muito utilizada na clínica médica como analgésico e sedativo pré-anestésico. Entretanto, o uso crônico destas substâncias provoca acentuada tolerância e doses cada vez maiores são necessárias para se conseguir euforia e bem-estar.

Sobre respostas celulares, é CORRETO afirmar

Saúde

Sobre respostas celulares, é CORRETO afirmar

Uma característica dos pulmões é a sua tendência ao colapso, na doença

Saúde

É correto o que se afirma em:

A anatomia esquelética estuda a estrutura, composição e função dos

Saúde

A anatomia esquelética estuda a estrutura, composição e função dos ossos, fundamentais para o suporte e proteção do corpo humano. O conhecimento da anatomia humana esquelética é essencial para estudantes de tecnologia em radiologia.

A radiografia de tórax é um exame de imagem comumente utilizado para

Saúde

A radiografia de tórax é um exame de imagem comumente utilizado para avaliar as estruturas torácicas, como os pulmões, o coração, os vasos sanguíneos e os ossos. Quando se trata de posicionamento radiológico do tórax, um dos posicionamentos mais utilizados é o chamado "PA" (posteroanterior) e "AP" (anteroposterior).

A evolução do câncer depende de vários fatores, entre os quais estão:

Saúde

A evolução do câncer depende de vários fatores, entre os quais estão: velocidade de crescimento, localização, fatores constitucionais do indivíduo acometido, fatores ambientais. Sendo assim, ele pode ser detectado em diferentes fases, na pré-neoplásica, na pré-clínica (ou microscópica) - na qual ainda não há sintomas – e na clínica, quando já existem sintomas. O câncer de colo de útero é um dos que mais acometem as mulheres e tem como fator etiológico o vírus HPV, apresenta sua classificação em NIC que significa neoplasia intraepitelial cervical, quanto maior o NIC mais grave é o câncer.

Os princípios éticos norteiam não apenas a prática da atividade

Saúde

Os princípios éticos norteiam não apenas a prática da atividade científica, mas também a atividade médica, pois levam aos médicos e pesquisadores a reflexão sobre a importância de todos os envolvidos numa pesquisa médica. O princípio ético humanista, por exemplo, enfatiza que a prática médica deve ser vista como destituída de motivações financeiras, de modo que seu foco é centrado no bem-estar, e não no lucro comercial.

Observe a figura abaixo, que representa os órgãos internos do aparelho

Saúde

Observe a figura abaixo, que representa os órgãos internos do aparelho reprodutor feminino.

Questão 02 - Enem 2020

O Sr. Antonio tem 65 anos e todos os anos vai ao seu clínico geral

Saúde

O Sr. Antonio tem 65 anos e todos os anos vai ao seu clínico geral para fazer check-up médico. Em sua última consulta, seu médico constatou uma massa anormal na região abdominal do Sr. Antonio e acha que essa massa pode ser um tumor e pede mais exames. Com base em suas informações a respeito de neoplasias, tumor e câncer podemos afirmar que

Existe um local de contato entre uma fibra nervosa e o músculo

Saúde

Existe um local de contato entre uma fibra nervosa e o músculo, que possibilita então a contração muscular, sem este contato seria impossível que ocorresse a contração muscular. Qual é o nome deste local?

Laboratórios de análises clínicas recebem frequentemente materiais

Saúde

Laboratórios de análises clínicas recebem frequentemente materiais biológicos para preparo de esfregaço em lâminas após ser submetido à técnica de coloração. Entre as opções relacionadas ao preparo e fixação do esfregaço, qual é o procedimento correto?

Como organismos unicelulares, as bactérias precisam realizar diversas

Saúde

Como organismos unicelulares, as bactérias precisam realizar diversas atividades metabólicas para obter energia, sintetizar componentes celulares e eliminar resíduos.

Sobre o metabolismo bacteriano, analise as afirmativas a seguir:

I. As bactérias autótrofas utilizam o dióxido de carbono como sua única fonte de carbono.
II. A grande maioria das bactérias é heterótrofa.
III. Nas bactérias autótrofas podemos encontrar dois grupos: as dependentes de fotossíntese e aquelas que dependem de substâncias químicas, como fonte de energia.
IV. As bactérias fotoeterotróficas utilizam a luz como fonte de energia, enquanto as quimio-heterotróficas utilizam substâncias químicas como fonte de energia.

Sobre as leptospiras, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como

Saúde

Assinale a alternativa correta:

Em 1994, foi criado o Programa Saúde da Família para substituir

Saúde

Em 1994, foi criado o Programa Saúde da Família para substituir o modelo curativo, centrado na assistência médica hospitalar. Embora ele seja denominado como um programa, sempre foi considerado pelo Ministério da Saúde uma importante estratégia, passando em 2000 por uma ampliação e tornando-se conhecido como Estratégia Saúde da Família, que tem como proposta reorganizar a atenção primária no país, trabalhar com territórios delimitados, enfrentar e resolver problemas identificados.

Observe as assertivas e analise.

I. Atuação em territórios delimitados para primeiros socorros e assistência especializada.
II. Atuação junto aos indivíduos, família e comunidade em Unidade Básica de Saúde.
III. Atuação generalista, multidisciplinar e em todos ciclos de vida.

As neoplasias podem ser causadas por diversos fatores, sendo ele

Saúde

As neoplasias podem ser causadas por diversos fatores, sendo ele internos, externos ou a interação entre eles. As causas externas estão relacionadas com o meio ambiente e são consideradas como fatores de risco ambiental. Muitos dos fatores de risco podem ser modificáveis, ou seja, caso o indivíduo diminua ou evite o contato com tal fator de risco, as chances de desenvolver neoplasias diminuem.

A agressão tecidual por diversas etiologias leva as alterações nas

Saúde

A agressão tecidual por diversas etiologias leva as alterações nas estruturas do tecido como vasos e nervos. Quanto maior a extensão dessa agressão, um maior número de estruturas será lesionado. Como resposta a essa agressão, o organismo inicia um complexo processo de reparação tecidual composto por etapas interdependentes envolvendo fenômenos físicos, químicos e biológicos. A cicatrização de feridas envolve uma complexa interação entre epiderme e células da derme, matriz extracelular, controlado por angiogênese e proteínas derivadas do plasma – tudo coordenado pelo grupo de citocinas e fatores de crescimento. Qualquer falha ou prolongamento em uma fase do processo de cicatrização pode resultar em retardo ou ausência de fechamento da ferida. Com base na adaptação celular frente a um agente agressor, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A metaplasia é uma condição onde as células sofrem um desvio e se diferenciam em outro tipo celular diferente da original, mantendo a mesma linhagem tecidual.

PORQUE

II. Ocorre uma repressão de alguns genes da diferenciação originária e desrepressão de outros que vão condicionar o novo tipo de diferenciação.

A ________ é considerada uma barreira natural contra o câncer

Saúde

A ________ é considerada uma barreira natural contra o câncer, pois impede que células defeituosas se proliferem no organismo. Todavia, os tumores conseguem escapam desse mecanismo de defesa aumentando.

Quando se inicia a formação do dente permanente, seu germe dentário

Saúde

Quando se inicia a formação do dente permanente, seu germe dentário está dentro do osso. Conforme a coroa do dente vai se formando, o germe faz movimentos suaves de acomodação causando a reabsorção óssea. Nesse momento o germe do dente permanente em questão se encontra dentro da:

Na figura a seguir, temos um paciente realizando um exercício para

Saúde

Na figura a seguir, temos um paciente realizando um exercício para fortalecimento muscular devido as sequelas de um acidente de bicicleta. Seu fisioterapeuta orientou para que realizasse o exercício para melhoria de seu quadro clínico.

Questão 02 - Enem 2020

O raio-X de joelho é uma ferramenta crucial na medicina ortopédica

Saúde

O raio-X de joelho é uma ferramenta crucial na medicina ortopédica. Ele é usado para diagnosticar fraturas, lesões ligamentares, doenças articulares, e para planejar cirurgias e monitorar a recuperação. Sua rapidez e acessibilidade o tornam valioso em situações de emergência, e ele muitas vezes serve como base para exames mais avançados. Em resumo, o raio-X de joelho desempenha um papel essencial na avaliação e no tratamento das condições relacionadas ao joelho, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Durante uma radiografia de joelho, um técnico de radiologia realizou um posicionamento no paciente em que o raio-X foi direcionado lateralmente para capturar uma imagem de perfil do joelho. Esse posicionamento específico é conhecido como incidência lateral de joelho.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que auxilia

Saúde

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que auxilia na regulação e controle dos níveis de glicose no sangue. Assinale a alternativa que indique onde o excedente de glicose circulante no sangue será processado e em qual molécula será convertida.

Há duas formas de classificação de anemias, uma delas é pela

Saúde

Há duas formas de classificação de anemias, uma delas é pela morfologia e a outra é por meio dos mecanismos em que a anemia se desenvolve. Quanto à classificação morfológica, o que significa dizer que a anemia é microcítica e normocrômica?

Os registros a respeito de tumores datam da civilização

Saúde

Os registros a respeito de tumores datam da civilização egípcia, mostrando que essa doença é bastante antiga no mundo e, ainda hoje é bastante prevalente. Com relação a neoplasia ou câncer, analise as seguintes afirmativas.
I. A neoplasia benigna apresenta crescimento lento, desorganizado, mas com limites nítidos.

II. A neoplasia maligna apresenta crescimento rápido, ordenado e com formação de cápsula.

III. Enquanto a neoplasia benigna não apresenta capacidade de invasão a tecidos vizinhos, na neoplasia maligna há infiltração progressiva nos tecidos adjacentes.

O processo inflamatório é uma resposta complexa do corpo a lesões

Saúde

O processo inflamatório é uma resposta complexa do corpo a lesões, infecções ou irritações, que visa proteger o organismo, eliminar o agente agressor e iniciar o processo de reparo. A respeito da inflamação crônica, analise as seguintes afirmativas.
I. Tem duração curta de horas a dias.
II. É caracterizada por aumento de permeabilidade vascular.
III. Os sinais cardinais, quando presentes, são bem brandos ou mesmo ausentes.

Em ambos os sexos, o câncer passa a ser culpado por menos de 30% das

Saúde

Em ambos os sexos, o câncer passa a ser culpado por menos de 30% das mortes após os 70 anos. E cai para menos de 25% após oito décadas de vida.É que o principal vilão na terceira idade é outro: o sistema circulatório. Doenças desse tipo acabamcom a vida de quase 30% da população de idosos. Mas não são as únicas vítimas fatais dessas doenças. Mortes por complicações circulatórias começam a aumentar a partir dos 20 anos – e nunca mais param de crescer entre as citações mais comuns nos atestados de óbitos. No geral, esses dois tipos de doenças acabam com a vida de mais da metade da população. Câncer mata 22% das pessoas, enquanto doenças circulatórias respondem por 33% das mortalidades”.

(CASTRO, Carol. Risco de morrer de câncer diminui após os 70 anos. Superinteressante: ciência, 26 fev. 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2016.)

O desenvolvimento das Tecnologias da Informação (TIs)

Saúde

O desenvolvimento das Tecnologias da Informação (TIs) tem proporcionado mudanças e avanços nas práticas profissionais e na educação, propiciando alterações nas propostas organizacionais e acadêmicas através da “linguagem digital”, que permite informar, comunicar, interagir e aprender.
Considerando o contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- A telessaúde é o uso das modernas tecnologias da informação e comunicação para atividades à distância relacionadas à saúde em seus diversos níveis (primário, secundário e terciário).

PORQUE

II- Possibilita a interação entre profissionais da saúde ou entre estes e seus pacientes, bem como a acessibilidade a recursos de apoio diagnósticos ou até mesmo terapêuticos, atuando também como ponto de apoio e logística do sistema de saúde.

O leucograma é um exame laboratorial fundamental para avaliar

Saúde

O leucograma é um exame laboratorial fundamental para avaliar a contagem e a proporção das diferentes células brancas do sangue, conhecidas como leucócitos. Essas células desempenham um papel crucial no sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções e outras condições patológicas. O leucograma é geralmente apresentado como uma contagem diferencial, que destaca os principais tipos de leucócitos: neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos. Cada tipo desempenha funções específicas na defesa do corpo. Alterações no leucograma podem fornecer informações importantes sobre a saúde do paciente. Com base no contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. O aumento de neutrófilos pode indicar uma infecção bacteriana, enquanto o aumento de linfócitos pode estar associado a infecções virais.

II. A eosinopenia é parte importante da resposta imunológica às parasitoses, além disso, nos eventos cotidianos de estresse e no início de doenças infecciosas também pode-se observar eosinopenia.

III. No início de uma infecção viral, principalmente em crianças, pode haver um período em que a contagem de neutrófilos está abaixo do valor de referência.

Leucemias são um grupo de doenças caracterizadas pelo acúmulo

Saúde

Leucemias são um grupo de doenças caracterizadas pelo acúmulo de leucócitos malignos na medula óssea e no sangue. Essas células anormais causam sintomas por: insuficiência da medula óssea (i.e., anemia, neutropenia, trombocitopenia); e infiltração de órgãos (p. ex., fígado, baço, linfonodos, meninges, cérebro, pele ou testículos).

O acúmulo de gordura subcutânea ou de gordura visceral pode resultar

Saúde

O acúmulo de gordura subcutânea ou de gordura visceral pode resultar em uma desordem estética, tanto em homens quanto em mulheres. Vários tratamentos, associados ou não, invasivos ou não, vêm sendo utilizados para a melhoria do contorno corporal. Um destes tratamentos é a elterolipolise também chamado de eletrolipoforese.

Segundo Zubioli (2004), a terminologia ética é muito complexa

Saúde

Segundo Zubioli (2004), a terminologia ética é muito complexa, provavelmente por envolver vários aspectos, dentre eles o modo de viver, agir e pensar de cada um, o que não deixa de ser bastante variado. Por isso é necessário analisaremos a prática cotidiana: Dr. Farmacêutico atua como Responsável Técnico pelo estabelecimento Drogaria X. Foi realizada inspeção fiscal do CRF no estabelecimento e o profissional declarou que estava com muita dificuldade em realizar treinamento com sua equipe de trabalho, pois não era respeitado, uma vez que os funcionários recebiam comissão por meta de venda de medicamentos. Informou ainda que para complementar sua renda estava sendo “obrigado” a também cumprir metas, pois o seu salário era muito baixo. No ato da inspeção, o farmacêutico foi orientado pelo fiscal do CRF sobre a irregularidade. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A conduta do profissional está em desacordo com a Lei Federal nº 13.021/2014 que Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas.

II. A conduta do profissional está de acordo com as leis do comércio e da indústria farmacêutica, que visam o lucro.

III. A conduta do profissional está em desacordo com a RDC Anvisa nº 44/2009 que Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos.

IV. A conduta do profissional está de acordo com as práticas atuais de venda de medicamentos, onde se preconizam números e não qualidade de saúde.

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla

Saúde

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. (. ) Texto 2 A regulação da glicemia no organismo depende basicamente de dois hormônios, o glucagon e a insulina. A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis. Com isso, eles promovem o ajuste, minuto a minuto, da homeostasia da glicose. (. ) Baseado no que foi estudado sobre membranas plasmáticas e nos textos 1 e 2

O sistema nervoso autonômico influencia túnica e reflexamente

Saúde

O sistema nervoso autonômico influencia túnica e reflexamente o sistema cardiovascular, uma vez que, tanto a noradrenalina como a acetilcolina liberadas no coração, modificam o débito cardíaco por alterar a força de contração das fibras miocárdicas e a frequência cardíaca. Nos vasos de resistência da circulação sistêmica, a liberação de noradrenalina modifica o estado contrátil do músculo liso vascular e, assim, a resistência vascular periférica. Além disto, o simpático pode exercer efeito trófico sobre as células musculares lisas e miocárdicas.

Imunização é o processo em que o organismo adquire a capacidade

Saúde

Imunização é o processo em que o organismo adquire a capacidade de se defender contra doenças infecciosas, tornando-se imune. A respeito das imunizações, assinale a alternativa correta:

Ao estudarmos o exame das Glândulas Salivares, podemos afirmar

Saúde

Ao estudarmos o exame das Glândulas Salivares, podemos afirmar que:

I- Este exame não tem por objetivo avaliar quaisquer alterações que possam ocorrer nas glândulas salivares.
II- Sua função é detectar a presença de inflamações, cistos, nódulos sólidos e cálculos nas glândulas: parótida e submandibular.
III- O tempo de duração do exame varia aproximadamente dez minutos dependendo do paciente.
IV- A realização do exame ocorre de forma bem simples, o transdutor é deslizado com o auxílio do gel, entre a região cervical e o mento do paciente.

A fibromatose gengival é caracterizada pelo aumento do tecido gengival

Saúde

A fibromatose gengival é caracterizada pelo aumento do tecido gengival e geralmente se apresenta com aspecto nodular, coloração normal e consistência firme à palpação. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta em relação as características histológicas da fibromatose gengival:

A febre reumática é uma complicação não supurativa

Saúde

A febre reumática é uma complicação não supurativa da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e decorre de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas.

Os registros a respeito de tumores datam da civilização egípcia

Saúde

Os registros a respeito de tumores datam da civilização egípcia, mostrando que essa doença é bastante antiga no mundo e, ainda hoje é bastante prevalente. Com relação a neoplasia ou câncer, analise as seguintes afirmativas.

I. A neoplasia benigna apresenta crescimento lento, desorganizado, mas com limites nítidos.
II. A neoplasia maligna apresenta crescimento rápido, ordenado e com formação de cápsula.
III. Enquanto a neoplasia benigna não apresenta capacidade de invasão a tecidos vizinhos, na neoplasia maligna há infiltração progressiva nos tecidos adjacentes.

O câncer é uma doença complexa e impactante que afeta milhões

Saúde

O câncer é uma doença complexa e impactante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Seus impactos são abrangentes e podem se manifestar em várias áreas, incluindo aspectos físicos, emocionais, sociais e econômicos. Quando se fala de câncer, muito se ouve sobre metástase. A respeito da metástase, analise as seguintes afirmativas.

I. É a disseminação de células cancerosas malignas para outros órgãos, com crescimento adjacente ao tumor primário e com continuidade com o mesmo.
II. Uma das vias de disseminação da metástase é a via hematogênica, na qual as células neoplásicas alcançam a corrente sanguínea e podem chegar a qualquer outro órgão do organismo.
III. Uma das vias de disseminação da metástase é a via linfática, a mais comum para os carcinomas, na qual as células neoplásicas seguem as vias naturais da drenagem linfática.

A imunização é o processo pelo qual o organismo adquire a capacidade

Saúde

A imunização é o processo pelo qual o organismo adquire a capacidade de se defender contra doenças infecciosas e se torna imune. Com relação à imunização, analise as seguintes afirmativas.

I. A imunização artificial é decorrente da administração de vacinas e soros hiperimunes.
II. Imunização ativa ocorre quando o sistema imune de um indivíduo entra em contato com o antígeno e responde por meio de ativação de anticorpos e de linfócitos.
III. Na imunização passiva o organismo recebe anticorpos prontos e desenvolve memória imunológica.