Língua Portuguesa
Exibindo questões de 1 a 100.
O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as
Língua PortuguesaO Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta uma informação adequada sobre o
Língua PortuguesaAssinale a alternativa que apresenta uma informação adequada sobre o desenvolvimento dos estudos linguísticos.
As três concepções de Linguagem estudadas são: a linguagem como
Língua PortuguesaAs três concepções de Linguagem estudadas são: a linguagem como expressão do pensamento; a linguagem como instrumento de comunicação e a linguagem como interação. Elas apresentam-se como formas diferentes de entender a natureza da linguagem e seu papel na comunicação e na interação humana.
Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) A linguagem é um instrumento de comunicação, e a língua, um sistema de regras e convenções fechado, uma estrutura concreta que pode ser analisada internamente, tal como o Estruturalismo define.
( ) A linguagem como forma de interação passa a ser difundida a partir das ideias de Vygotsky, quando possibilita um contato com o mundo, e de Bakhtin, que considera um olhar dialógico sobre a linguagem.
( ) A linguagem como instrumento de comunicação é influenciada pelas circunstâncias, e a comunicação efetiva requer que os falantes entendam as nuances culturais e sociais da linguagem para se comunicarem efetivamente.
( ) A linguagem como expressão do pensamento, tem ênfase no psiquismo individual e defende que a escola deve “ensinar a falar" e a escrita é relegada a um segundo plano. O enfoque é na gramática normativa/prescritiva.
Leia o trecho a seguir: “Os alunos foram expulsados da sala pelo
Língua PortuguesaLeia o trecho a seguir:
“Os alunos foram expulsados da sala pelo professor (I). Eles tinham omitido a informação de onde outro aluno estava (II). Ele foi preso no banheiro pelos mesmos alunos (III).”
Sabemos que a proposta dos PCN para o ensino de Língua Portuguesa, nos
Língua PortuguesaSabemos que a proposta dos PCN para o ensino de Língua Portuguesa, nos diferentes níveis, é trabalhar a leitura e a escrita a partir dos gêneros discursivos. Nesse sentido, leia e analise o texto a seguir para responder à questão:
Apelo
(Dalton Trevisan)
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
"No capítulo 7, fizemos a análise interna da oração. Examinamos, aí, o
Língua Portuguesa"No capítulo 7, fizemos a análise interna da oração. Examinamos, aí, os seus termos essenciais, integrantes e acessórios; e, para tal estudo, servimo-nos sobretudo de períodos simples, isto é, de períodos constituídos de uma só oração, chamada absoluta. Incidentemente, porém, mostramos que os termos essenciais, integrantes e acessórios de uma oração podem ser representados por outra oração."
Os autores da Gramática citada anteriormente dizem que uma oração pode ser ABSOLUTA, do mesmo modo que falam que os termos podem vir a ser representados por orações com relação a outras orações. Esta representação por orações é o que chamamos de:
Leia a charge a seguir para responder à questão: PRONOMES NA VIDA Ivan
Língua PortuguesaLeia a charge a seguir para responder à questão: PRONOMES NA VIDA Ivan Cabral. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2015. O título é uma pista importante para o entendimento de um texto. No cartum, o título “Pronomes na vida”
Leia o trecho do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias: Minha
Língua PortuguesaLeia o trecho do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias:
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.”
Ela saltou no meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as
Língua PortuguesaEla saltou no meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca encontra fundo. depois, como se voltasse à vida soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, titilando. (azevedo, aluísio. o cortiço, 25. e
d. são paulo: ática, 1992, p. 72-3.) no trecho acima, há uma descrição da personagem rita baiana, dançando com agilidad
e. para representar esse movimento, o autor utiliza várias formas verbais no gerúndio. assinale a alternativa que traz a intencionalidade em usar essas formas verbais, e que tipo de implícito isso provoc
Gravidez Precoce A gravidez precoce é considerada como um problema de
Língua PortuguesaGravidez Precoce
A gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil e em outros países. No Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Estas meninas que não são mais crianças, nem tão pouco adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães. O papel de criança que brinca de boneca e de mãe na vida real, confundem-se e na hora do parto é onde tudo acontece. A fantasia deixa de existir para dar lugar à realidade. É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição.
As adolescentes grávidas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez. Estas transformações corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante a aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais.
A escola muitas vezes não dispõe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grávida. O resultado é que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, trazendo consequências gravíssimas para o seu futuro profissional. Os riscos de complicações para a mãe e a criança são consideráveis quando o atendimento médico pré-natal é insatisfatório. Isto ocorre porque, normalmente, a adolescente costuma esconder a gravidez até a fase mais adiantada, impedindo uma assistência pré-natal desde o início da gestação. É muito comum também o uso de bebidas alcoólicas e cigarros o que aumenta os riscos de surgimento de problemas.
Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2016.
Ao ler o texto, percebe-se a ausência de exemplos para reforçar as práticas discursivas na sustentação das intencionalidades da autora. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa da não citação de exemplo específico.
O tópico frasal é a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, um
Língua PortuguesaO tópico frasal é a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, uma espécie de resumo do ponto a ser explorado no parágrafo que segue. Cada parágrafo tem um tópico frasal próprio, o que equivale a dizer que não se deve escrever parágrafos com mais de uma ideia nuclear. Além disso, cada ideia nuclear determina a criação de um parágrafo próprio. Normalmente, o tópico frasal é expresso em uma única frase, podendo, eventualmente, ser constituído de até duas frases curtas” (ESCRITA ACADÊMICA, 2016, p. 1).
Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:
I. O tópico frasal pode ser explicitado logo no início do parágrafo, garantindo maior clareza e coerência ao texto e facilitando a leitura. Nesse caso, ele se dá através de uma declaração inicial – uma afirmação ou negação que será seguida de explicação, fundamentação, exemplos, evidências etc.
II. Outra possibilidade de apresentar o tópico frasal é a partir de uma divisão, ou seja, quando o autor expõe que dado assunto se divide em X partes. Dependendo da quantidade de conteúdo dessas partes, elas podem ser incorporadas no mesmo parágrafo ou receber um parágrafo individualizado por parte da divisão.
III. Dessa forma, pode partir para outra ideia central sem se desenvolver primeiramente a ideia anterior.
IV. De qualquer modo, é fundamental ter em mente que cada tópico frasal não pode ser meramente apresentado; o mesmo precisa ser apropriadamente explorado, comentado, explicado, demonstrado pelo(a) autor(a).
Assinale o item em que não aparece pronome relativo. a) O que queres
Língua PortuguesaAssinale o item em que não aparece pronome relativo
Variações situacionais linguísticas são manifestações que ocorrem de
Língua PortuguesaVariações situacionais linguísticas são manifestações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal, mais prestigiado e culto, usado quando não há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações que requerem maior seriedade. Há outros em que é utilizado um registro informal, usado quando há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações descontraídas.
Fragmento adaptado em parte da matéria: Variações Linguísticas, publicada no website: Norma Culta, disponível on line em: Acesso aos 20-10-2017.
Acerca do breve texto ora apresentado, observe com atenção as afirmações que seguem e aponte dentre elas a única alternativa correta.
O Brasil recebeu de seus colonizadores a Língua Portuguesa e hoje,
Língua PortuguesaO Brasil recebeu de seus colonizadores a Língua Portuguesa e hoje, segundo o IBGE (2015) - Instituto brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 200 milhões de brasileiros falam esse idioma, já temperado com dezenas de variedades, o que enriquece nossa língua há 512 anos (SANTANA; NEVES, 2015, p. 76). SANTANA, Jessé; NEVES, Maria. As variações linguísticas e suas implicações na prática docente. Millenium, 48, jan/jun, p. 75-93, 2015. Língua Portuguesa Fonte: . Acesso em: 11 dez. 2016. As variantes ou variedades linguísticas podem ser de diversos tipos
Leia o trecho abaixo para resolver a questão: Aos olhos
Língua PortuguesaLeia o trecho abaixo para resolver a questão: Aos olhos dos linguistas, querer impedir o outro de falar, ou querer dizer ao outro o que ele pode falar, e isso inclui não usar palavras de outras línguas, revelava uma atitude alimentada por crenças puristas e xenófobas em total desacordo com os conhecimentos advindo da (Sócio) Linguística nos últimos 40 anos, definindo que toda língua viva é aberta a influências externas, à variação, à mistura. (Assis-Peterson, 2008, p.325). (ASSIS-PETTERSON, Ana Antônia de. Como ser feliz no meio de anglicismos: processos transglóssicos e transculturais. In. MAHER, T.M. Trabalho de Linguística Aplicada, Campinas, 47(2), p. 393-407, jul./dez.2008.) Levando em consideração as informações do texto e em relação ao trabalho do professor de língua portuguesa como língua materna na contemporaneidade
( ) O professor deve discutir sobre anglicismos com o objetivo de ensinar aos alunos a necessidade de evitar o uso de palavras estrangeiras.
( ) O trabalho com a língua portuguesa deve considerar o repertório linguístico e cultural do aluno.
( ) O professor de língua portuguesa tem entre suas responsabilidades, o objetivo de desenvolver habilidades de compreensão e produção oral.
( ) O professor deve manter os métodos de ensino consagrados e insistir para que os jovens se adaptem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência:
Leia, a seguir, o trecho de um poema, de Vinícius de Moraes: Mensagem
Língua PortuguesaLeia, a seguir, o trecho de um poema, de Vinícius de Moraes: Mensagem à Poesia Não posso Não é possível Digam-lhe que é totalmente impossível Agora não pode ser É impossível Não posso. Digam-lhe que estou tristíssimo, mas não posso ir esta noite ao seu encontro. Contem-lhe que há milhões de corpos a enterrar Muitas cidades a reerguer, muita pobreza pelo mundo. Contem-lhe que há uma criança chorando em alguma parte do mundo E as mulheres estão ficando loucas, e há legiões delas carpindo A saudade de seus homens; contem-lhe que há um vácuo Nos olhos dos párias, e sua magreza é extrema; contem-lhe Que a vergonha, a desonra, o suicídio rondam os lares, e é preciso reconquistar a vida Façam-lhe ver que é preciso eu estar alerta, voltado para todos os caminhos Pronto a socorrer, a amar, a mentir, a morrer se for preciso. Vinicius de Moraes, Antologia Poética.
As variantes ou variedades linguísticas podem ser de diversos tipos
Língua PortuguesaAs variantes ou variedades linguísticas podem ser de diversos tipos
Observe o texto a seguir: "A linguística é o estudo científico da
Língua PortuguesaObserve o texto a seguir: "A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Desde a antiguidade clássica até o início do século XIX a pesquisa linguística estava inserida em outras ciências, tais como a lógica, psicologia e filosofia, não sendo reconhecida como ciência autônoma. Em 1916 Ferdinand Saussure publica seu Curso de Linguística Geral e a linguística passa a ser estudada como ciência autônoma, tendo como objeto de estudo a langue. "
I) Os romanos antigos não se interessaram pelas línguas vizinhas, pois asconsideravam inferiores.
II) Entre os romanos, merece destaque o gramático Varrão, que, no século Ia.C., além de definir a gramática ao mesmo tempo como ciência e comoarte, também "vislumbrou" o valor da oposição de aspectos no sistema doverbo".
III) A primeira gramática de uma língua de que se tem conhecimento foi produzida em Roma, tendo a religião como maior motivação.
Observe abaixo o trecho do poema canção para não morrer, de ferreira
Língua PortuguesaObserve abaixo o trecho do poema canção para não morrer, de ferreira gullar: "quando você for embora, moça branca como a neve, me lev
e." a oração que inicia o poema "quando você for embora" é classificada como uma oração subordinada adverbial d
Sabemos que estudar gramática não se restringe
Língua PortuguesaSabemos que estudar gramática não se restringe às atividades metalinguísticas, inúmeras críticas tecidas ao longo dos últimos anos demonstraram isso com primor. Contudo, é preciso não desprezar que a gramática se constitui um conteúdo extremamente relevante nas aulas de língua portuguesa e, por essa razão, não pode ser abandonada.
Sobre o papel da gramática no ensino da língua portuguesa, analise cada afirmação a seguir e identifique se corresponde a Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Críticas ao ensino da gramática se intensificaram no século XX e defendiam o abandono do ensino da norma padrão na escola.
( ) A tarefa do professor de língua portuguesa é ensinar os alunos a utilizarem os recursos da língua nos mais diversos contextos linguísticos.
( ) A gramática tenta fixar a língua em determinadas regras e padrões, mas a língua é viva e as transformações ocorrem inevitavelmente.
( ) Críticas ao ensino centralizado na gramática defendem o uso de textos para o ensino de regras gramaticais)
A Associação Americana de Retardo Mental (American Association
Língua PortuguesaA Associação Americana de Retardo Mental (American Association on Mental Retardation – AAMR) foi fundada em 1876, sendo considerada a sociedade interdisciplinar mais antiga para o estudo da deficiência intelectual. O primeiro manual de classificação da associação foi publicado em 1910.
I. Em 2002, a AAMR apresentou um modelo de diagnóstico da deficiência intelectual que levava em conta diversas dimensões e a consideração bioecológica da deficiência, que ficou conhecido como sistema 2002.
II. Essa classificação é inovadora e traz vantagens em comparação com as outras existentes, como a CID (Classificação Internacional de Doenças). Esse modelo ainda é pouco divulgado no Brasil.
III. Em 2010, foi publicada a 11ª edição, trazendo algumas atualizações ao sistema 2002. Essa edição também anunciou a mudança de nome da associação, passando a chamar-se Associação Americana sobre Inteligência e Deficiências do Desenvolvimento – AAIDD (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities), seguindo a atualização do termo deficiência intelectua
As árvores sintáticas podem apresentar ramificações e barras que dizem
Língua PortuguesaAs árvores sintáticas podem apresentar ramificações e barras que dizem espeito à forma como os sintagmas se organizam em uma frase. Observe a imagem abaixo e julgue as asserções a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
árvore sintática
( ) A duplicação de um núcleo ocorre quando ele possuir mais de uma relação sintática.
( ) A presença de especificador e de complemento pode exigir a duplicação do núcleo.
( ) A presença de veros bitransitivos é um exemplo de possibilidade de duplicação do núcleo.
( ) Se o núcleo for o único constituinte do sintagma, é preciso recorrer à representação com barra (').
Considerando-se o conceito e a classificação dos adjuntos adverbiais
Língua PortuguesaConsiderando-se o conceito e a classificação dos adjuntos adverbiais nas gramáticas normativas e pedagógicas, apresentam-se, a seguir, alguns exemplos de como esse fenômeno linguístico vem sendo tratado pelos gramáticos. Embora muito criticado por ser tradicionalista, radical e autoritário com relação à língua portuguesa, Napoleão Mendes de Almeida foi um dos mais significativos e atuantes gramáticos e filólogos da língua portuguesa no século XX. Segundo Almeida (1988, p. 432), "o adjunto adverbial, portanto, não é exigido pelo verbo; é um complemento acidental, e, não essencial; é, enfim, um termo acessório da oração, que modifica o verbo, o adjetivo ou o próprio advérbio. Numa palavra, adjunto adverbial é, em análise sintática, o que é o advérbio ou locução adverbial na morfologia".
Para realizarmos análises sintáticas, devemos realizar cortes nos
Língua PortuguesaPara realizarmos análises sintáticas, devemos realizar cortes nos períodos para compreendermos suas estruturas. Ao fazê-lo, buscamos entender não só o funcionamento da língua, mas também as equivalências de sentido com a gramática ou com algum trecho da língua.
(UFMG, adaptada) Quando, no período, há orações que dependem sintatica
Língua Portuguesa(UFMG, adaptada) Quando, no período, há orações que dependem sintaticamente de outras, dizemos que trata-se de um Período Composto por Subordinação.
Veja as orações abaixo:
I. Casimiro Lopes pergunta se me falta alguma coisa / oração subordinada adverbial condicional.
II. Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / oração subordinada substantiva objetiva direta.
III. Tudo que possuímos vem desses cem mil réis / oração subordinada adjetiva restritiva.
IV. Via-se muito que D. Glória era alcoviteira / oração subordinada substantiva subjetiva.
V. A ideia é tão santa que não está mal no santuário / oração subordinada adverbial consecutiva.
O que priorizar: vida pessoal ou profissional? Muitas pessoas
Língua PortuguesaO que priorizar: vida pessoal ou profissional? Muitas pessoas questionam o que deve ser considerado mais importante: a vida pessoal ou a profissional? Esse é um tema que deve ser levado em consideração por todos aqueles que valorizam a carreira [...]. A resposta para isso é muito simples, mesmo que nem sempre seja fácil ou óbvio de implementar: foque primeiro em você. Isso porque, quando nos preocupamos demais conosco, tudo ao nosso redor melhora. Não adianta nada se dedicar apenas ao profissional, isso só resultaria em mais trabalho, estresse e cansaço. Ou seja, isso limita a energia, interfere no sono, e os finais de semana se tornam mais corridos. Em alguns casos, a pessoa infeliz com a vida abre mão dos hobbies e das atividades que proporcionam prazer. No livro “Mais tempo, mais dinheiro”, que escrevi em parceria com o meu sócio Gustavo Cerbasi, falamos do ciclo da sobrevivência. Determinadas pessoas se afundam em um ciclo e, com isso, acabam se enterrando no próprio problema. [...] Em outras palavras, quando focam demais na empresa, prejudicam a vida pessoal e, por consequência, não conseguem evoluir em nenhum dos aspectos da vida. Esse é o pior caminho que alguém pode escolher! Aprenda a ter mais produtividade e mais tempo, pois essa é a base para tudo. A minha sugestão é que as pessoas criem um conceito de “Mindset Produtivo”, que consiste em desenvolver um modelo mental com estratégias para ser mais produtivo. A proposta é que isso seja aplicado em qualquer área da sua vida, para ter mais energia, disposição, resultados e equilíbrio. É preciso elaborar um plano que aconteça de verdade, pois essa é a melhor forma de blindar a mente. [...] Por isso, aprenda a ser mais produtivo, foque mais em si mesmo e cuide da pessoa mais importante para o seu desenvolvimento: você! A partir do momento em que a pessoa não tem tempo para ela, não sobra tempo para mais nada. Essa é a base para criar uma mentalidade produtiva na rotina
A charge a seguir mostra duas pessoas conversando. É o primeiro dia de
Língua PortuguesaA charge a seguir mostra duas pessoas conversando. É o primeiro dia de uma empregada doméstica na residência. Leia a conversa e veja o que acontece com as personagens.
Disponível em:
No capítulo 7, fizemos a análise interna da oração. Examinamos, aí, os
Língua Portuguesa"No capítulo 7, fizemos a análise interna da oração. Examinamos, aí, os seus termos essenciais, integrantes e acessórios; e, para tal estudo, servimo-nos sobretudo de períodos simples, isto é, de períodos constituídos de uma só oração, chamada absoluta. Incidentemente, porém, mostramos que os termos essenciais, integrantes e acessórios de uma oração podem ser representados por outra oração."
Os autores da Gramática citada anteriormente dizem que uma oração pode ser ABSOLUTA, do mesmo modo que falam que os termos podem vir a ser representados por orações com relação a outras orações.
A regência pode ser dividida entre nominal e verbal. Na língua
Língua PortuguesaA regência pode ser dividida entre nominal e verbal. Na língua portuguesa, a regência, quando respeitada, é o preenchimento adequado dos argumentos internos e externos de um verbo - ou, no caso nominal, de sua completude argumental dentro do DP.
A norma culta, por sua vez, é uma questão de domínio linguístico que deve adequação a processos como escrever uma redação para vestibular, ou mesmo para uma entrevista de emprego, mas que ela não pode ser o elemento de segregação ou preconceito linguístico, já que há várias variantes e que todas têm seus momentos de adequação de uso - inclusive a forma culta.
Leia o excerto: Com produção executiva de Tatiana Issa e Guto Barra
Língua PortuguesaLeia o excerto:
Com produção executiva de Tatiana Issa e Guto Barra, que assinam a direção de Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez, e direção também de Issa e Paula Buarque, a produção mostra como o enraizado machismo brasileiro é passado às novas gerações, como o que é hoje reconhecido como “masculinidade tóxica”, em 11 famílias brasileiras. (...) Coisa de Menino traz essas 11 histórias, bem distintas, buscando compreender não só as raízes desse problema, mas também como isso se apresenta ao longo das gerações. No primeiro episódio, por exemplo, são dois pais: um que não tolera “nada diferente”, e outro com criação difícil, mas que tenta não reproduzir os erros com os filhos.
DAMETTO, Matheus Mans. ‘Coisa de Menino’ mostra como o machismo é passado a novas gerações. O Estado de São Paulo, São Paulo, 9 maio 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/series/coisa-de-menino-mostra-como-o-machismo-e-passado-a-novas-geracoes/. Acesso em: 14 maio 2023.
Considerando a tirinha apresentada, analise as afirmativas a seguir:
Língua PortuguesaLeia a tirinha:
WATERSON, Bill. O melhor do Calvin. O Estado de São Paulo, 8 maio 2023. Tirinha. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/quadrinhos/?date=2023-5-8&limit=1. Acesso em: 14 maio 2023.
Segundo Malheiros (2012) é correto afirmar que a formação docente se
Língua PortuguesaSegundo Malheiros (2012) é
Etimologicamente a palavra epidemiologia significa: epi = sobre,
Língua PortuguesaEtimologicamente a palavra epidemiologia significa: epi = sobre, demos = povo e logos = estudo ou conhecimento, logo é a ciência que se propõe a conhecer ou estudar o que se abate sobre o povo. A epidemiologia é um dos eixos da saúde-pública que estuda o processo saúde-doença e a distribuição das doenças na sociedade ou grupos populacionais de humanos específicos.
I) A epidemiologia descreve a distribuição e magnitude de problemas relacionados à saúde em diferentes populações humanas e animais.
II) A epidemiologia levanta evidências que subsidiam o planejamento, implementação e avaliação de ações de controle e tratamento para as doenças.
III) A epidemiologia fornece dados sobre as formas de transmissão, aparecimento da doença e padrões de distribuição geográfica para formulação de medidas de enfrentamento.
Ao analisarmos a oração "Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança
Língua PortuguesaAo analisarmos a oração "Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática.", como se classifica a função sintática da expressão "a potência”?
No texto, é possível ler um discurso direto do pesquisador André Diz
Língua PortuguesaNo texto, é possível ler um discurso direto do pesquisador André Diz em defesa da vantagem competitiva do agronegócio brasileiro, qual é a causa que embasa esse posicionamento do pesquisador?
Tamanho do agronegócio na economia brasileira ajuda a explicar desempenho do PIB
Por Jornal Nacional, 05/12/2023 21h15
Com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no primeiro trimestre. Nos três
meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta.
No interior do país, o produtor rural segue o tempo da terra, que só em setembro desperta para o plantio. E a plantação
cresce sem saber que dá ritmo à atividade econômica. Na cidade grande, uma massa de trabalhadores diminuiu o passo.
Negócios estacionaram e comerciantes empataram as contas no terceiro trimestre do ano.
Pode-se observar que com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no
primeiro trimestre. Nos três meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta. Com a entresafra, o setor tinha
pouco a entregar: queda de 3,3% no terceiro trimestre.
Existe um grande mercado no Brasil - com representantes da indústria e dos serviços - que vive do dinamismo e dos frutos
da agropecuária. É o chamado agronegócio, que passou de 18,6% a 24,3% do Produto Interno Bruto nos últimos dez anos.
É por isso que quando é época de entressafra no campo, a economia também colhe pouco resultado. Ser forte na
produção de alimentos é uma vantagem competitiva, mas não colocar todos os ovos na mesma cesta, seria ainda melhor
na máxima dos economistas.
“É importante a gente pensar que essa vantagem competitiva foi construída ao longo do tempo com pesquisa agrícola, com
todo setor de inovação ali de sementes, plantio, técnicas agronômicas. Então, muito mais uma história de sucesso, uma
construção e fortalecimento de uma vantagem competitiva que os outros setores não conseguiram construir. Isso que
reflete esse diferencial de competitividade”, afirma André Diz, pesquisador da FGV Agro.
Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática. “Na Argentina, o efeito climático foi catastrófico esse ano e esse
é um risco crescente para o Brasil. O Brasil precisa entrar, como está entrando, com força nessa discussão de mudança
climática até por ameaça ao seu próprio negócio, porque as mudanças climáticas representam um risco considerável para
o agronegócio brasileiro”, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.
Um desafio desse tamanho, o produtor rural não vence sozinho. “A parte da gente, a gente tem que fazer o mais assertivo
possível e bem feito. Só que o clima a gente não controla”, diz o produtor rural Sidney Flach.
Qual é a relação sintática estabelecida pela conjunção "Se" na frase
Língua PortuguesaQual é a relação sintática estabelecida pela conjunção "Se" na frase "Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática."?
Observa-se uma retomada pronominal na seguinte passagem do texto: "Um
Língua PortuguesaObserva-se uma retomada pronominal na seguinte passagem do texto: "Um desafio desse tamanho, o produtor rural não vence sozinho.". Assinale a alternativa que melhor apresenta a função dessa retomada feita pelo autor.
Considerando o uso de pronomes para a progressão textual, na oração
Língua PortuguesaConsiderando o uso de pronomes para a progressão textual, na oração "É por isso que quando é época de entressafra no
campo, a economia também colhe pouco resultado.", a que termo o pronome "isso" se refere?
Quanto à funcionalidade discursiva, o trecho "No interior do país
Língua PortuguesaQuanto à funcionalidade discursiva, o trecho "No interior do país, o produtor rural segue o tempo da terra, que só em
setembro desperta para o plantio" pode ser classificado como:
De acordo com o texto, qual é a relação entre a atividade econômica na
Língua PortuguesaDe acordo com o texto, qual é a relação entre a atividade econômica na cidade e a temporada agrícola no interior do país?
Tamanho do agronegócio na economia brasileira ajuda a explicar desempenho do PIB
Por Jornal Nacional, 05/12/2023 21h15
Com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no primeiro trimestre. Nos três
meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta.
No interior do país, o produtor rural segue o tempo da terra, que só em setembro desperta para o plantio. E a plantação
cresce sem saber que dá ritmo à atividade econômica. Na cidade grande, uma massa de trabalhadores diminuiu o passo.
Negócios estacionaram e comerciantes empataram as contas no terceiro trimestre do ano.
Pode-se observar que com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no
primeiro trimestre. Nos três meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta. Com a entresafra, o setor tinha
pouco a entregar: queda de 3,3% no terceiro trimestre.
Existe um grande mercado no Brasil - com representantes da indústria e dos serviços - que vive do dinamismo e dos frutos
da agropecuária. É o chamado agronegócio, que passou de 18,6% a 24,3% do Produto Interno Bruto nos últimos dez anos.
É por isso que quando é época de entressafra no campo, a economia também colhe pouco resultado. Ser forte na
produção de alimentos é uma vantagem competitiva, mas não colocar todos os ovos na mesma cesta, seria ainda melhor
na máxima dos economistas.
“É importante a gente pensar que essa vantagem competitiva foi construída ao longo do tempo com pesquisa agrícola, com
todo setor de inovação ali de sementes, plantio, técnicas agronômicas. Então, muito mais uma história de sucesso, uma
construção e fortalecimento de uma vantagem competitiva que os outros setores não conseguiram construir. Isso que
reflete esse diferencial de competitividade”, afirma André Diz, pesquisador da FGV Agro.
Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática. “Na Argentina, o efeito climático foi catastrófico esse ano e esse
é um risco crescente para o Brasil. O Brasil precisa entrar, como está entrando, com força nessa discussão de mudança
climática até por ameaça ao seu próprio negócio, porque as mudanças climáticas representam um risco considerável para
o agronegócio brasileiro”, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.
Um desafio desse tamanho, o produtor rural não vence sozinho. “A parte da gente, a gente tem que fazer o mais assertivo
possível e bem feito. Só que o clima a gente não controla”, diz o produtor rural Sidney Flach.
O texto apresenta uma reportagem sobre o desempenho do agronegócio em
Língua PortuguesaO texto apresenta uma reportagem sobre o desempenho do agronegócio em 2023. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que corretamente explicita o impacto da entressafra no setor agropecuário.
Tamanho do agronegócio na economia brasileira ajuda a explicar desempenho do PIB
Por Jornal Nacional, 05/12/2023 21h15
Com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no primeiro trimestre. Nos três
meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta.
No interior do país, o produtor rural segue o tempo da terra, que só em setembro desperta para o plantio. E a plantação
cresce sem saber que dá ritmo à atividade econômica. Na cidade grande, uma massa de trabalhadores diminuiu o passo.
Negócios estacionaram e comerciantes empataram as contas no terceiro trimestre do ano.
Pode-se observar que com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no
primeiro trimestre. Nos três meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta. Com a entresafra, o setor tinha
pouco a entregar: queda de 3,3% no terceiro trimestre.
Existe um grande mercado no Brasil - com representantes da indústria e dos serviços - que vive do dinamismo e dos frutos
da agropecuária. É o chamado agronegócio, que passou de 18,6% a 24,3% do Produto Interno Bruto nos últimos dez anos.
É por isso que quando é época de entressafra no campo, a economia também colhe pouco resultado. Ser forte na
produção de alimentos é uma vantagem competitiva, mas não colocar todos os ovos na mesma cesta, seria ainda melhor
na máxima dos economistas.
“É importante a gente pensar que essa vantagem competitiva foi construída ao longo do tempo com pesquisa agrícola, com
todo setor de inovação ali de sementes, plantio, técnicas agronômicas. Então, muito mais uma história de sucesso, uma
construção e fortalecimento de uma vantagem competitiva que os outros setores não conseguiram construir. Isso que
reflete esse diferencial de competitividade”, afirma André Diz, pesquisador da FGV Agro.
Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática. “Na Argentina, o efeito climático foi catastrófico esse ano e esse
é um risco crescente para o Brasil. O Brasil precisa entrar, como está entrando, com força nessa discussão de mudança
climática até por ameaça ao seu próprio negócio, porque as mudanças climáticas representam um risco considerável para
o agronegócio brasileiro”, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.
Um desafio desse tamanho, o produtor rural não vence sozinho. “A parte da gente, a gente tem que fazer o mais assertivo
possível e bem feito. Só que o clima a gente não controla”, diz o produtor rural Sidney Flach.
O segredo dos corpos CSI, Dexter, O silêncio dos inocentes, True
Língua PortuguesaO segredo dos corpos
CSI, Dexter, O silêncio dos inocentes, True detective. A medicina forense tem sido uma fonte constante de inspiração para grandes narrativas policiais. Uma tradição que remonta às primeiras histórias de Sherlock Holmes no século XIX. Mas será que a arte imita mesmo a vida — ou, nesse caso, a morte? O que realmente acontece em uma autópsia? Você não precisa mais morrer de curiosidade. Ler O segredo dos corpos, do Dr. Vincent Di Maio, é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula a respeito de patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol.
Disponível em:
A polícia científica de Goiás O embrião da Superintendência de
Língua PortuguesaA polícia científica de Goiás
O embrião da Superintendência de Polícia Técnico-Científica foram os Gabinetes Médico-Legal e de Identificação, criados pelo Decreto-Lei no 234, de 6 de dezembro de 1944, no governo de João Teixeira Álvares Júnior, interventor federal no estado de Goiás, o qual cria a Secretaria de Estado do Interior, Justiça e Segurança Pública.
Disponível em:
Um médico legista na literatura brasileira Afrânio Peixoto (1876
Língua PortuguesaUm médico legista na literatura brasileira
Afrânio Peixoto (1876-1947) foi um escritor, médico legista e professor brasileiro. Importante romancista, ensaísta e historiador literário, foi eleito para a cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras. Em 1897, com 21 anos de idade, formou-se em medicina na Universidade de Salvador. Sua tese intitulada Epilepsia e Crime chamou a atenção de parte da sociedade médica do País e do exterior.
FRAZÃO, Dilva. Disponível em:
Muitos psicopatas não são criminosos Nem todas as pessoas com
Língua PortuguesaMuitos psicopatas não são criminosos
Nem todas as pessoas com transtorno de personalidade antissocial são criminosas, embora exista uma forte correlação desse grupo com o comportamento criminal. Em razão da impulsividade, da falta de remorso e de outras características, elas têm maior probabilidade de envolvimento em atividades criminosas. No entanto, muitos criminosos não são psicopatas e muitos psicopatas não são criminosos.
BENEVIDES, Lucas. Disponível em:
Sala Lilás nas unidades da Polícia Técnico-Científica de Goiás A Sala
Língua PortuguesaSala Lilás nas unidades da Polícia Técnico-Científica de Goiás
A Sala Lilás é um espaço destinado a garantir atendimento de forma qualitativa a todas as mulheres e crianças vítimas de violência e a evitar a revitimização. O atendimento é feito por equipe de profissionais especializados, em um ambiente mais acolhedor, com mais privacidade e com recepção separada da geral do Instituto Médico Legal (IML), onde são recebidas as vítimas para realizar os exames de corpo de delito.
ALVES, Hosana. Disponível em:
Necrológio dos Desiludidos do Amor Os médicos estão fazendo
Língua PortuguesaNecrológio dos Desiludidos do Amor
Os médicos estão fazendo a autópsia dos desiludidos que se mataram. Que grandes corações eles possuíam.
Vísceras imensas, tripas sentimentais e um estômago cheio de poesia…
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2022, (fragmento) com adaptações.
Imagine você deitado em uma máquina que monitora seu cérebro. Aí você
Língua PortuguesaImagine você deitado em uma máquina que monitora seu cérebro. Aí você pensa para si mesmo “eu preciso tirar minha carteira de motorista”. Ao lado um computador que processa a atividade que ocorre em seu cérebro, submete a imagem da atividade cerebral a um decodificador, e na tela aparece a frase “eu ainda não aprendi a dirigir”. O que aparece na tela não é exatamente o que você pensou, mas é muito parecido. Esse é o tipo de resultado obtido com o melhor sistema de leitura de mente já produzido. Não é perfeito, mas é impressionante. Vale a pena entender como esse sistema funciona e suas implicações na privacidade do pensamento humano.
Analise as orações:
Ao lado um computador / que processa a atividade / que ocorre em seu cérebro (...)
Avalie as seguintes asserções sobre as orações destacadas e a relação proposta entre elas.
I. A ocorrência do pronome relativo "que" introduz as orações subordinadas adjetivas.
PORQUE
II. O pronome relativo tem o mesmo antecedente nas duas ocorrências.
Um dos frequentes problemas de articulação de informações
Língua PortuguesaUm dos frequentes problemas de articulação de informações em um período composto é o repetido uso da mesma estrutura. No exemplo a seguir, a pessoa repetiu quatro vezes a palavra "que" sendo que os três últimos usos é na mesma função de pronome relativo:
Muitos candidatos do ENEM revelaram QUE desconheciam totalmente a matéria QUE constava dos programas QUE foram organizados pela banca QUE os examinava.
Baseando-se no período analisado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A solução para corrigir a articulação do período analisado seria manter o primeiro "que" na função de conjunção integrante e transformar as orações seguintes. Aplicando as sugestões, teremos a seguinte possibilidade: "Muitos candidatos do ENEM revelaram que desconheciam totalmente a matéria constante dos programas organizados pela banca examinadora.
PORQUE
II. As palavras destacadas em negrito são adjetivos que substituem as orações subordinadas adjetivas.
Leia o excerto: "(...) não se distinguem hierarquicamente umas das
Língua PortuguesaLeia o excerto:
"(...) não se distinguem hierarquicamente umas das outras. Sua união as coloca lado a lado e o nexo que se estabelece entre elas é semântico, podendo ser mediado por uma conjunção ou simplesmente pela sua justaposição (...)."
Desconhecendo-se a natureza impessoal dos verbos haver e fazer
Língua PortuguesaDesconhecendo-se a natureza impessoal dos verbos haver e fazer, é comum aparecerem erradamente na 3ª pessoal do plural, quando seguidos de substantivo no plural. Isto acontece, porque o falante toma tais plurais como sujeito, quando, na realidade, não o são: verbo impessoal não tem sujeito.
Observe os verbos que formam os seguintes enunciados: I. Eu estava
Língua PortuguesaObserve os verbos que formam os seguintes enunciados:
I. Eu estava em casa.
II. Ele está bem agora.
O verbo "estar" pode configurar diferentes estruturas argumentais, a depender do contexto de uso.
As abordagens formalista e funcionalista, apesar de olhar de maneira
Língua PortuguesaAs abordagens formalista e funcionalista, apesar de olhar de maneira distinta para os fenômenos sociais e da linguagem, não devem ser excludentes, mas complementares. Nas palavras de Castro (2018, p. 11), "as duas correntes teóricas não estudam objetos diferentes, mas apenas escolhem aspectos ou fenômenos diferentes do mesmo objeto".
Kenedy e Othero (2015) catalogaram onze abordagens possíveis para
Língua PortuguesaKenedy e Othero (2015) catalogaram onze abordagens possíveis para os estudos sintáticos. Ainda que não seja viável saber profundamente sobre cada um deles, é importante termos uma ideia da ocupação de cada área em termos de análises.
Utilizando um sistema arbóreo, podemos decompor orações para
Língua PortuguesaUtilizando um sistema arbóreo, podemos decompor orações para analisá-las. Considere a frase abaixo:
Alguns estudantes tiveram aprovação no teste.
Identifique na frase abaixo retirada do relatório a oração principal
Língua PortuguesaIdentifique na frase abaixo retirada do relatório a oração principal e a subordinada.
"A efetivação dessa atividade possibilitou que os alunos associassem a teoria discutida em sala de aula com a vivência de variados equipamentos de lazer e transportes turísticos."
Considere as sentenças: I – Amazonas, o maior estado brasileiro
Língua PortuguesaConsidere as sentenças:
I – Amazonas, o maior estado brasileiro, possui um dos maiores mananciais de água do mundo.
II – O cavalo, que chegou por último, venceu a corrida passada.
III – São Paulo, que é a cidade mais populosa do país, tem vários atrativos culturais.
A argumentação apoia-se em dois elementos principais: a consistência
Língua PortuguesaA argumentação apoia-se em dois elementos principais: a consistência do raciocínio - que diz respeito à explicação e explanação da ideia - e a evidência das provas, que pode se manifestar de diversas maneiras, sendo mais comum o uso de fatos, exemplos, dados estatísticos e testemunhos.
A partir do contexto, julgue verdadeiro ou falso.
( ) Os fatos formam o elemento mais importante da argumentação, pois eles provam e convencem.
( ) Os exemplos são fatos típicos ou representativos de determinada situação.
( ) Os dados estatísticos são também fatos, porém são específicos e têm grande valor de convicção.
Observe as afirmações abaixo: Eu lhe dou a comida, já estamos
Língua PortuguesaObserve as afirmações abaixo:
Eu lhe dou a comida, já estamos atrasados.
Me dá a tolha, eu lhe enxugo.
Fique na cama, você não tem mesmo nada para fazer.
Que tal se levantar? Vamos passear um pouco.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase:
Língua PortuguesaAssinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase: "___ noite, fui ___ pé ___ biblioteca."
Assinalar a alternativa em que todas as palavras são substantivos
Língua PortuguesaAssinalar a alternativa em que todas as palavras são substantivos concretos:
Analise os períodos a seguir extraídos do Texto: I. “Já a outra
Língua PortuguesaAnalise os períodos a seguir extraídos do Texto:
I. “Já a outra amiga defendia o seu direito de postar o que quisesse, e de julgar ela mesma o que era descompostura¹...”.
II. “Naquela época, nem em meus devaneios mais premonitórios² poderia supor que o conceito de privacidade³...”.
Mas 'há' uma porcentagem da população para a qual o mundo dos sonhos é
Língua PortuguesaMas 'há' uma porcentagem da população para a qual o mundo dos sonhos é algo desconhecido.
O verbo destacado, nesta frase, comporta-se como um verbo:
Tratando-se da flexão de número dos substantivos, marque a alternativa
Língua PortuguesaTratando-se da flexão de número dos substantivos, marque a alternativa incorreta.
Estrada Esta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho
Língua PortuguesaEstrada
Esta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho,
Interessa mais que uma avenida urbana.
Nas cidades todas as pessoas se parecem.
Todo o mundo é igual. Todo o mundo é toda a gente.
Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma.
Cada criatura é única.
Até os cães.
Estes cães da roça parecem homens de negócios:
Andam sempre preocupados.
E quanta gente vem e vai!
E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar:
Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um bodezinho manhoso.
Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz dos símbolos,
Que a vida passa! Que a vida passa!
E a mocidade vai acabar.
1 O termo exclusão social antecede o conceito de vulnerabilidade
Língua Portuguesa1 O termo exclusão social antecede o conceito
de vulnerabilidade social e é amplamente utilizado
na definição de situações sociais como pobreza e
4 marginalidade. Diferentemente do que muitos pensam, o
conceito de exclusão social não deve ser concebido como
um sinônimo de pobreza. A pobreza faz parte de um
7 fenômeno econômico integrante de uma relação direta
entre capital e trabalho; a exclusão social, por sua vez,
pode ser entendida como parte das relações sociais do
10 mundo contemporâneo, expressas pela precarização do
trabalho, pela desqualificação social, pela desagregação
identitária e pela desumanização do outro.
13 O termo exclusão social, após ser utilizado
por um longo tempo, foi substituído pelo conceito de
“vulnerabilidade social”. Esse conceito foi gradativamente
16 sendo incorporado às questões sociais. Inicialmente,
estava relacionado às políticas sociais e ao papel por
elas desempenhado. Conforme a concepção foi se
19 consolidando, novos e diferentes enfoques e perspectivas
foram surgindo.
Atualmente o conceito de vulnerabilidade
22 social tem sido usado para caracterizar uma parcela
da população, cada vez maior, que se encontra em
uma situação desfavorável em relação a outros grupos
25 populacionais. Essa conceituação surgiu, principalmente,
a partir do fim do século XX e do início do século
XXI, devido às modificações trazidas pelo mercado
28 de trabalho. Dessa forma, o termo abarca tanto os
desempregados como aqueles que se encontram em
situações desfavoráveis de emprego e geração de renda.
Senna: ídolo das pistas Por Adriano Lesme Ayrton Senna da Silva
Língua PortuguesaSenna: ídolo das pistas
Por Adriano Lesme
Ayrton Senna da Silva, ou simplesmente Senna, foi um piloto de Fórmula 1 das décadas de
80 e 90 e maior ídolo brasileiro do automobilismo. Nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de
1960, e morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de
proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. Seu velório foi um dos mais marcantes da
história do Brasil, durou cerca de 22 horas e foi acompanhado por aproximadamente 240 mil
pessoas.
A ca__eira de Senna no automobilismo começou como a da maioria dos pilotos: no kart.
Aos quatro anos, Ayrton ganhou o seu primeiro kart, construído pelo seu pai. O motor foi tirado
de um cortador de grama, mas chegava aos 60 km/h, bastante veloz para uma criança.
O acidente de Senna é um dos episódios mais tristes da história do esporte, mas sua morte
foi responsável por uma revolução na segurança da Fórmula 1. Os carros ficaram muito mais
seguros e nenhum acidente fatal aconteceu por quase 20 anos.
O maior legado de Senna é o Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos que
beneficia mais de 1,5 milhão de crianças brasileiras por ano, por meio da formação de
educadores, projetos educacionais e parcerias com escolas públicas.
A trajetória de Ayrton Senna no automobilismo foi de grande suce__o, o piloto foi
tricampeão mundial da Fórmula 1, ganhando o título em 1988, 1990 e 1991. Em 2024 completa
30 anos de morte do ídolo brasileiro, um herói que segue na memória e no coração dos
brasileiros.
Redigir é comunicar ideias sobre determinado assunto, expressando
Língua PortuguesaRedigir é comunicar ideias sobre determinado assunto, expressando o ponto de vista do emissor. Há um sistema semiótico composto por vocábulos que se estruturam por meio de frases enfileiradas umas às outras, em combinações semântico-sintáticas com organização interna coerente, compondo um todo estrutural denominado parágrafo, ou seja, a unidade de compreensão textual dotada de uma ideia central na qual se juntam ideias secundárias, em torno de uma mensagem. Não há extensão rígida para um bom parágrafo: tanto pode ser composto em poucas linhas, como em toda uma página, ou até em muitas laudas, dependendo da natureza e da complexidade do assunto, do gênero da composição e do estilo do autor. Qualquer que seja a forma discursiva, três são as qualidades essenciais ao parágrafo: unidade,coerência, ênfase. Ele também deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.A técnica utilizada para desenvolver o parágrafo é mostrar diferenças, firmar oposições, e, assim,demonstrar o posicionamento do emissor diante de impressões.
(Disponível em: http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/direito/o-paragrafo-e-a-redacao-juridica-e-recursos-estilisticos-no-direito/. Acessado em 21/04/2016).
Em cada frase, o uso da vírgula tem um motivo. Assinale a alternativa
Língua PortuguesaEm cada frase, o uso da vírgula tem um motivo. Assinale a alternativa em que a vírgula é usada para intercalar:
Observe o texto predominantemente descritivo a seguir. “Depois de
Língua PortuguesaObserve o texto predominantemente descritivo a seguir.
“Depois de ter passado o sinal de trânsito da esquina, eu perdi de vista a catedral. Eu não via mais que árvores. Atrás delas apareciam as chaminés das usinas. Alguns quilômetros mais adiante, eu percebi com alívio os primeiros prédios da cidade universitária. Dois estudantes com que cruzei na estrada me olharam de forma curiosa. Tinham as mãos nos bolsos e pareciam sentir muito frio debaixo de seus pesados sobretudos.”
Identifique a frase que está expressa integralmente com palavras em
Língua PortuguesaIdentifique a frase que está expressa integralmente com palavras em sentido denotativo.
Leia atentamente os segmentos textuais abaixo e assinale aquele que
Língua PortuguesaLeia atentamente os segmentos textuais abaixo e assinale aquele que apresenta discurso indireto livre.
AO ENCONTRO DE / DE ENCONTRO A são expressões semelhantes, mas muito
Língua PortuguesaAO ENCONTRO DE / DE ENCONTRO A são expressões semelhantes, mas muito diferentes no significado. A frase abaixo em que uma dessas expressões está empregada em lugar da outra, é:
Num diálogo teatral, um dos personagens diz a seguinte frase: — Só
Língua PortuguesaNum diálogo teatral, um dos personagens diz a seguinte frase:
— Só sairei daqui amanhã de manhã.
Observe o seguinte segmento: “Respeitemos os lugares-comuns.
Língua PortuguesaObserve o seguinte segmento:
“Respeitemos os lugares-comuns. Lembremo-nos sempre de que eles já foram ideias originais”.
Observe o seguinte início de um texto argumentativo: “Não se deve
Língua PortuguesaObserve o seguinte início de um texto argumentativo: “Não se deve dirigir após ingerir bebida alcoólica...”.
Assinale a opção que indica a frase com a única forma aceitável.
Língua PortuguesaAssinale a opção que indica a frase com a única forma aceitável.
7 fatores associados à diminuição do risco de depressão Uma equipe
Língua Portuguesa7 fatores associados à diminuição do risco de depressão
Uma equipe internacional de pesquisadores analisou uma combinação de fatores, incluindo fatores de estilo de vida, genética, estrutura cerebral e sistemas imunológico e metabólico, para identificar os mecanismos associados à depressão. A pesquisa mostrou, por exemplo, que uma vida sedentária, sono de má qualidade e vícios como o álcool e o cigarro aumentam o risco da doença.
Para compreender melhor a relação entre esses fatores e a depressão, os investigadores recorreram ao UK Biobank, uma base de dados que contém informações sobre genética, estilo devida e saúde dos seus participantes. Ao examinar dados de quase 290 mil pessoas - das quais
13 mil tiveram depressão - acompanhadas ao longo de um período de nove anos, a equipe conseguiu identificar sete fatores de estilo de vida associados a um menor risco de depressão. Estes fatores foram: consumo moderado de álcool; dieta saudável; atividade física regular; sono saudável; nunca fumar; comportamento sedentário baixo a moderado; conexão social frequente.
Ainda de acordo com a pesquisa, de todos esses fatores, ter uma boa noite de sono - entre sete e nove horas por noite - fez a maior diferença, reduzindo o risco de depressão, incluindo episódios depressivos únicos e depressão resistente ao tratamento em 22%.
(Disponível em: www.catracalivre.com.br/saude-bem-estar/7-fatores-associados-a-diminuicao-do-risco-de-depressao/- texto adaptado especialmente para esta prova).
Analise a frase que segue: “O arco-íris saltou como serpente
Língua PortuguesaAnalise a frase que segue:
“O arco-íris saltou como serpente multicolor nessa piscina de desenhos delicados.”
Cecília Meireles
Sobre tal frase, analise as afirmativas a seguir.
I. Foram empregadas as seguintes figuras de linguagem: metonímia e metáfora.
II. Em "O arco-íris saltou como serpente multicolor", o sentido denotativo se destaca.
III. O adjetivo "multicolor" apresenta um prefixo latino com ideia de "vários".
IV. Em "O arco-íris saltou", há uma personificação.
V. Em tal frase, compara-se "arco-íris" com uma "serpente", mediante o uso do elemento comparativo "como".
Leia a tirinha a seguir: As palavras meio e meia foram empregadas
Língua PortuguesaLeia a tirinha a seguir:
As palavras em destaque nas sentenças fazem parte ou são um conjunto
Língua PortuguesaAs palavras em destaque nas sentenças fazem parte ou são um conjunto de algo da mesma família que recebem o nome de hiperonímia e hiponímia. Baseado nessa informação, leia as sentenças a seguir:
I – Fomos ao mercado e compramos muitas frutas.
II – As crianças adoram ver no zoológico os macacos, o leão, o urso e os pinguins.
III – As roupas que compraram eram muito grandes.
Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre
Língua PortuguesaRegência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Considerando a regência, assinale a alternativa que está de acordo com a norma culta da língua.
De acordo com Marcuschi (2002), a expressão tipologia textual refere
Língua PortuguesaDe acordo com Marcuschi (2002), a expressão tipologia textual refere-se a “uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas)”.
A partir do contexto, analise as seguintes afirmativas.
I. O texto dissertativo tem a finalidade de descrever detalhadamente algo ou alguém.
II. O Texto injuntivo tem o objetivo de instruir o leitor sobre um procedimento.
III. O Texto narrativo tem como objetivo contar uma história através de uma sequência de ações reais ou imaginárias.
As formas de se concluir um texto são muito variadas. Contudo, há
Língua PortuguesaAs formas de se concluir um texto são muito variadas. Contudo, há algumas estruturas fixas que podem ser seguidas, caso o escritor seja iniciante. Assim, associe os tipos de conclusão aos exemplos que seguem:
(1) Conclusão - resumo
(2) Conclusão - proposta
(3) Conclusão - surpresa
( ) “Como se nota pela dimensão do problema, algumas medidas fazem-se urgentes: é necessário investir em projetos de recuperação dos rios, tal como se fez na Inglaterra com o rio Tâmisa; por outro lado, devem-se desenvolver projetos que visem ao reaproveitamento dos esgotos. Ao lado disso, devem-se fazer maciças campanhas educativas para a população. Finalmente, há necessidade de uma ampla fiscalização por parte das autoridades responsáveis.”
( ) “O problema da poluição nos rios, portanto, não é tão simples quanto possa parecer. Afeta-nos diretamente e faz-se necessária uma ação conjunta que envolva toda a comunidade.”
( ) “O grande físico inglês Isaac Newton disse: ‘A natureza não faz nada em vão’. E assim, os rios vão reagindo à ação destruidora dos homens.”
( ) “Talvez possamos, no futuro, sentar à beira de um rio, beber da sua água cristalina, banhar-nos nas suas águas puras. Então descobriremos que o homem primitivo não era tão primitivo assim!”
Leia o texto a seguir: A classe gramatical de palavras invariáveis é
Língua PortuguesaLeia o texto a seguir:
A classe gramatical de palavras invariáveis é a classe de palavra ou classe gramatical que permanecem iguais, ou seja, não variam em gênero, número e grau.
Pensando a respeito das classes de palavras invariáveis, avalie as assertivas a seguir e a relação estabelecida entre elas:
I) Classes gramaticais como conjunção, preposição e advérbio são invariáveis.
PORQUE
II) Entende-se por palavras invariáveis aquelas que não acompanham o gênero e número do substantivo, como por exemplo as palavras mas, por e ali.
(Adaptado do ENADE, 2008) Quanto aos estigmas e pré-conceitos
Língua Portuguesa(Adaptado do ENADE, 2008) Quanto aos estigmas e pré-conceitos linguísticos, vários estudiosos contemporâneos julgam que a forma como observamos o "errado" traz implicações para o ensino de língua.
Leia a seguinte passagem: Apresentei a uma turma de EJA (Educação de jovens e adultos) a família do fa, fe, fi, fo, fu.
De posse desses fragmentos, pedi-lhes que formassem palavras, combinando-os de forma a encontrar nomes de pessoas ou objetos com significação conhecida. Surgiram: Fada, faca, filho, e, em meio à grande alegria de pela primeira vez escrever algo, uma das mulheres me exibiu triunfante a palavra forfi. Então, solicitei para que lesse para todos. Sem nenhum constrangimento, anunciou: "Forfi serve para o fogo do fogão."
Analise os textos a seguir para responder a questão. Texto I:
Língua PortuguesaAnalise os textos a seguir para responder a questão.
Texto I:
A valorização social de certas variedades linguísticas em detrimento de outras, em decorrência de fatores socioeconômicos ou regionais, evoca questões associadas em alguma medida, ao poder, visto que aqueles que tiveram acesso à escolaridade, à instrução, à cultura revelam mais familiaridade com os aspectos linguísticos e obtêm maior facilidade na busca de oportunidades. Isso revela que a Língua é um poderoso instrumento de ascensão social.
Texto II:
O preconceito linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentro de um mesmo idioma. De tal maneira, está associado às diferenças regionais desde dialetos, regionalismos, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo. O preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social.
Fragmento extraído do Artigo: Preconceito Linguístico, publicado no website: Toda Matéria, disponível on line em: Acesso aos 20-10-2017.
A partir da leitura dos dois textos propostos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Um dos mais recorrentes tipos de preconceito presentes na atualidade é o linguístico, o qual pode atuar também como preconceito social.
Porque
II. Os indivíduos e grupos sociais que dominam a norma culta da Língua são valorizados socialmente.
Leia um trecho do poema O apanhador de desperdícios do poeta Manoel
Língua PortuguesaLeia um trecho do poema O apanhador de desperdícios do poeta Manoel de Barros e classifique as informações a seguir em verdadeiras ou falsas.
“(...) Entendo bem o sotaque as águas Dou respeito às coisas desimportantes E aos seres desimportantes. Prezo insetos mais do que aviões Prezo a velocidade Das tartarugas mais que a dos mísseis (...)"
Fonte: BARROS, Manoel de. Memórias inventadas – A infância. São Paulo: Planeta, 2003, p. 9.
( ) A palavra “desimportantes” é formada pela adição de um sufixo e não contém prefixos.
( ) A palavra “desimportantes” é formada pela adição de um prefixo e de um sufixo que indica uma desinência de plural.
( ) Na palavra “aviões”, há um morfema que pode ser classificado como uma desinência de plural.
( ) A palavra “velocidade” é formada por um radical, uma vogal de ligação e um sufixo.
( ) A palavra “velocidade” contém uma consoante de ligação.
Pode-se estudar uma língua natural a partir de diferentes perspectivas
Língua PortuguesaPode-se estudar uma língua natural a partir de diferentes perspectivas a depender do objeto de análise. Os estudos podem envolver os sons, a palavra, a organização das palavras em sentenças, o sentido, o contexto e, até mesmo, o discurso. Nesse sentido, um estudo sobre a forma, formação e estrutura das palavras é comumente definido como um estudo:
“Faz-se a derivação prefixal acrescentando um prefixo à palavra
Língua Portuguesa“Faz-se a derivação prefixal acrescentando um prefixo à palavra primitiva. Essa operação sempre produz alguma alteração no sentido do radical. Por exemplo, após o acréscimo do prefixo des- à palavra primitiva fazer, tem-se a palavra derivada desfazer. O efeito dessa prefixação é o de negar o conteúdo semântico do verbo fazer, pois o prefixo des- traduz a ideia geral de negação”
“Palavras como guarda-chuva (guarda + chuva), luso-brasileiro
Língua Portuguesa“Palavras como guarda-chuva (guarda + chuva), luso-brasileiro (luso + brasileiro), sociolinguístico (sócio + linguístico) e agricultura (agri + cultura) são (...) formadas pela junção de duas bases, sejam estas formas presas – isto é, formas que dependem de outras para a sua ocorrência, como agri- em agricultura – ou livres, como chuva, brasileiro e assim por diante”.
Leia a notícia a seguir. Campanha incentiva pessoas a desapegar de
Língua PortuguesaLeia a notícia a seguir.
Campanha incentiva pessoas a desapegar de seus bichinhos de pelúcia
Em Belo Horizonte, três postos de recolha estão disponíveis para receber as doações até o próximo dia 10 de abril
Até o dia 10 de abril, três pontos da capital mineira, na região centro-sul, estarão abertos para receber doação de bichinhos de pelúcia. A ideia faz parte da campanha "Amor de Pelúcia", criada pelo recifense Gustavo Arruda, e tem como objetivo promover o desapego das pessoas que acabam mantendo os mimos escondidos nos guarda-roupas sem utilidade.
O publicitário, de 25 anos, conta que após terminar um relacionamento no ano passado, resolveu abrir mão de algumas coisas pessoais que remetiam à antiga namorada. "Eram presentes que tinham um significado para mim, que eu não queria apagar, mas precisava desapegar. Então, achei que o melhor caminho seria doá-los para quem pudesse aproveitar de uma forma melhor", explica Gustavo.
[...]
Considere a sugestão de um programa de gramática de Irandé Antunes:
I - Focalizando o texto (como parte da atividade discursiva);
II - Focalizando a frase;
III - Focalizando a palavra.
Leia com atenção as definições a seguir, referentes aos substantivos
Língua PortuguesaLeia com atenção as definições a seguir, referentes aos substantivos e aos adjetivos:
“Substantivo é a classe de lexema que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substâncias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura), estados (saúde, doença), processos (chegada, entrega, aceitação)” (BECHARA, 2009, p. 93).
“Adjetivo é a classe de lexema que se caracteriza por constituir a delimitação, isto é, por caracterizar as possibilidades designativas do substantivo, orientando delimitativamente a referência a uma parte ou a um aspecto do denotado”.
(BECHARA, 2009, p. 112).
Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir:
I. O Substantivo é uma classe de palavra variável, porque pode ter sua forma alterada para indicar número, gênero ou grau.
II. O substantivo é a classe de palavras que serve para nomear seres ou objetos, por isso é considerada uma classe invariável quanto à sua função.
III. No português brasileiro (PB) os substantivos apresentam diferenças de gênero e número das palavras, por isso são consideradas palavras invariáveis.
IV. Os adjetivos pertencem à classe de palavras variáveis, porque podem ser modificados quando associados ao substantivo, por exemplo, “menina bonita”.
Os pronomes se constituem como uma classe de palavras bastante
Língua PortuguesaOs pronomes se constituem como uma classe de palavras bastante versátil, com várias possibilidade de uso, eles apresentam diferentes tipos conforme suas funções. Dentre suas funções estão: se referir às pessoas do discurso, muito usado para substituir um substantivo já mencionado na frase; manifestar a posse de algo; fazer perguntas ou demonstrar a localização de objetos. Analise as frases a seguir e identifique quais tipos de pronome estão presentes.
I. Levarei alguns livros na viagem, com os quais pretendo encher o tempo.
II. Por que você está triste, algo o incomoda?
As classes de palavras invariáveis são categorias gramaticais que não
Língua PortuguesaAs classes de palavras invariáveis são categorias gramaticais que não mudam de forma para se adequarem ao gênero, número ou pessoa de um substantivo, elas mantêm a mesma forma independentemente do contexto em que são usadas. Dito de outro modo, essas classes de palavras não sofrem variações.
Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. Os artigos são palavras invariáveis que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado.
II. As conjunções ligam duas frases ou elementos de uma frase, mas não podem classificada sob o aspecto morfológico, por isso são invariáveis.
III. As preposições são palavras que estabelecem relações entre outras palavras na frase, como "em", "de", "com”, elas são classificadas como invariáveis.
A unidade linguística comunicativa básica é o(a):
Língua PortuguesaA unidade linguística comunicativa básica é o(a):
Verbos abundantes são aqueles que possuem duas ou mais formas
Língua PortuguesaVerbos abundantes são aqueles que possuem duas ou mais formas equivalentes.
Assinale a opção que apresenta a frase que mostra uma troca indevida
Língua PortuguesaAssinale a opção que apresenta a frase que mostra uma troca indevida entre parônimos.
“O consenso, na maior parte das atividades públicas, é fundamental
Língua Portuguesa“O consenso, na maior parte das atividades públicas, é fundamental à base de estrutura política. Sem qualidade de liderança não há objetivo, mas sem número de adeptos ponderável, não há o que objetivar. A fragmentação excessiva de uma filosofia básica faz com que muitos movimentos revolucionários acabem tendo mais profetas que seguidores.”
Millôr Fernandes
“No trançado da história, o que interessa, afinal, é o resultado.
Língua Portuguesa“No trançado da história, o que interessa, afinal, é o resultado. O fim acaba sempre justificando os meios desde que não esteja demasiado longe – em sacrifícios e tempo – do início.”
Millôr Fernandes.
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