Voltar para Questões Diversas

Biologia

Foram encontradas 1012 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

Na camada mais externa do rim, conhecida como cortical, encontram-se

Biologia

Na camada mais externa do rim, conhecida como cortical, encontram-se principalmente os néfrons corticais, que é constituído por túbulos coletores de menor tamanho do que os localizados próximos à região medular. Esta camada do rim, por sua vez, localiza-se no centro do órgão e é constituída, principalmente, pelos longos túbulos coletores de urina, juntando-se em túbulos maiores terminando na pelve renal. O segmento de conexão e o túbulo coletor cortical possuem em seu epitélio dois tipos de células, as células principais e as intercaladas.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. As células intercalares do tipo B são responsáveis pela reabsorção de cloreto e pela secreção de bicarbonato na membrana apical.
II. As células principais são responsáveis pela reabsorção de sódio e secreção de potássio, em taxas controladas pela aldosterona.
III. As células intercaladas do tipo A estão relacionadas com a reabsorção de água por transporte ativo por canais presente na membrana apical. IV. O túbulo coletor possui uma permeabilidade muito alta à água e íons, e se torna impermeável a água se ocorrer a ação do hormônio antidiurético.

Os vasos sanguíneos são um circuito fechado, onde o sangue contendo

Biologia

Os vasos sanguíneos são um circuito fechado, onde o sangue contendo os gases respiratórios circula do coração para todos os tecidos do nosso corpo e retorne ao coração.

De acordo com a anatomia dos vasos sanguíneos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Os capilares são os vasos sanguíneos mais estreitos e conectam as arteríolas às vênulas.
( ) As veias possuem duas túnicas, por isso são mais espessas que as artérias.
( ) As artérias suportam uma pequena pressão do sangue ejetado pelo ventrículo.
( ) Algumas veias do nosso corpo apresentam válvulas, que auxiliam no retorno do sangue ao coração.

O coração é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho

Biologia

O coração é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho (mas não com a mesma forma) de sua mão fechada. Tem aproximadamente 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em seu ponto mais amplo, e 6 cm de espessura. Pesa em média 250 g nas mulheres adultas e 300 g nos homens adultos. O coração repousa sobre o diafragma, próximo da linha mediana da cavidade torácica.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das descrições na Coluna A com as estruturas do sistema cardiovascular na Coluna B.

COLUNA A
I. Câmara que recebe sangue rico em gás carbônico das veias cavas.
II. Câmara ejeta o sangue para os pulmões.
III. Valva que fica entre o ventrículo direito e uma grande artéria.
IV. Valva que fica entre o ventrículo esquerdo e o tronco pulmonar.
V. Camada de músculo cardíaco que separa as câmaras superiores.
VI. Câmara ejeta o sangue para todo o corpo.
VII. Camada de músculo cardíaco que separa as câmaras inferiores.
VIII. Câmara que recebe sangue rico em oxigênio das veias pulmonares.
IX. Valva que fica entre os átrios e os ventrículos.
X. Estrutura localizada nos átrios em forma de bolsa enrugada.

COLUNA B
1. Átrio esquerdo.
2. Valva atrioventricular.
3. Septo interatrial.
4. Aurícula.
5. Ventrículo direito.
6. Valva da aorta.
7. Valva do tronco pulmonar.
8. Ventrículo esquerdo.
9. Septo interventricular.
10. Átrio direito.

Deglutição é dito como o ato de engolir, ou seja, o transporte

Biologia

Deglutição é dito como o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo (alimento ou saliva) da boca até o estômago. Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada. Essa sucessão de eventos é controlada pelo sistema nervoso.

De acordo com o mecanismo de deglutição, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Durante a deglutição o palato mole e a úvula palatina são levantados.
( ) A deglutição é dificultada pela secreção de saliva e muco e envolve a boca, a faringe e o esôfago.
( ) O bolo alimentar ao ser deglutido passa rápida e involuntariamente da faringe para a laringe.
( ) A deglutição é iniciada inconscientemente, depende da ingestão não ocorre durante o sono.

O processo histórico e cultural de domínio da natureza pelo homem fez

Biologia

O processo histórico e cultural de domínio da natureza pelo homem fez com que ela fosse vista como um objeto, uma coisa a ser apropriada e transformada a partir dos valores e interesses capitalistas. No entanto, são cada vez mais crescentes as atividades de lazer na natureza.

Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

() O meio ambiente pode ser caracterizado como um lugar determinado e/ou percebido, com relações dinâmicas e em constante interação dos aspectos naturais e sociais que acarretam processos de criação cultural e tecnológica, além de processos históricos e políticos de transformação da natureza e da sociedade
() As práticas de lazer na natureza podem potencializar uma nova forma de representar esse espaço, de vivenciar emoções e sentimentos, promovendo o resgate de sentimentos e laços esquecidos e esvaziados pela lógica presente na sociedade moderna e industrial.
() O lazer e a educação ambiental constituem-se em espaços privilegiados para a construção de uma nova subjetividade e a busca para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
() As aventuras nesses espaços estão ancoradas em um risco controlado, tanto pelos equipamentos e tecnologias de segurança existentes quanto pelos mais diversos procedimentos e normas de segurança que orientam tais práticas. É justamente essa junção de risco controlado em uma atividade de aventura, a (in) certeza, que possibilita uma interação com a natureza de forma lúdica e prazerosa, possibilitando a vivência de diversas atividades, emoções, sensações e valores nos momentos de lazer.

O desvio postural identificado a partir da elevação da cintura

Biologia

O desvio postural identificado a partir da elevação da cintura escapular geralmente está relacionado com o encurtamento do músculo trapézio. Uma das funções deste músculo quando atua bilateralmente é o de permitir a ação de estender o pescoço.

O sistema endócrino envolve o estudo da ação de diferentes hormônios

Biologia

O sistema endócrino envolve o estudo da ação de diferentes hormônios, substâncias liberadas na corrente sanguínea, atingindo glândulas e órgãos alvos. Maria tem um problema hormonal que os médicos não conseguem diagnosticar. Diferentes exames relatam disfunções hormonais. Sabe-se que Maria teve problemas na glândula hipófise há muito tempo.

Diante desta afirmação, é possível dizer que Maria venha a:

I- Ter problemas hormonais de tireoide, com disfunções no metabolismo corporal.
II- Não sofrer com osteoporose, pois a hipófise não tem relação com o metabolismo de células ósseas.
III- Ter alterações na secreção de aldosterona e na pressão sanguínea, por causa da relação do eixo da glândula hipotálamo-hipófise-adrenal.
IV- Sofrer com aumento de peso e dificuldades para dormir, pois o eixo hipotálamo e hipófise envolve características de fome e saciedade, ansiedade e ritmo circadiano.

Carlos estava sentindo que todos os dias, após o almoço, sentia

Biologia

Carlos estava sentindo que todos os dias, após o almoço, sentia intenso mal-estar, com peso na região abdominal. Seus exames de sangue mostravam que os níveis plasmáticos de colesterol estavam altos. Sempre precisava tomar um hepatoprotetor para sentir-se bem.

Sabendo que o fígado tem importante papel na digestão, é correto afirmar que:

I- Anatomicamente, o fígado está próximo ao estômago, abaixo do músculo diafragma.
II- O fígado está acoplado à vesícula biliar, de onde é secretada a bile.
III- O fígado é um órgão repleto de sangue, que é irrigado pelas artérias hepáticas.
IV- A vascularização é a principal via de comunicação do fígado com o corpo como um todo.
V- A bile tem a função de digerir proteínas como a pepsina.

Cleide, 40 anos, foi levada pelo seu marido a um pronto socorro após

Biologia

Cleide, 40 anos, foi levada pelo seu marido a um pronto socorro após sofrer uma queda e ter fraturado o punho, associando o ocorrido a um quadro de fraqueza muscular, cansaço excessivo, dor na região dos rins, náuseas e vômitos que já perduravam a alguns dias com perda de peso, referindo também alterações no ritmo cardíaco.

Após avaliação clínica o profissional solicitou uma radiografia, onde pôde constatar uma perda de massa óssea muito grande (acima de 30%), incompatível com a idade da paciente, realizando então os procedimentos para a redução da fratura e tendo a encaminhado a um endocrinologista, visto a somatória de sintomas referidos sugerir alterações glandulares.

Em consulta ao endocrinologista e mediante a sintomatologia apresentada, seu médico suspeitou de uma condição chamada hipercalcemia pela alteração da glândula paratireoide, podendo estar ocorrendo displasia (crescimento anormal, mas benigno da glândula), adenoma (crescimento benigno de tecido glandular) ou uma condição rara, presente em 1% dos casos, um câncer raro denominado carcinoma de paratireoide. Solicitou então vários exames laboratoriais e de imagem para a confirmação do diagnóstico, e em retorno ao profissional, e de posse dos exames solicitados, foram confirmadas na sorologia concentração total de cálcio > 10,4 mg/dL e encontrado um adenoma na glândula paratireoide diagnosticado em cintilografia de paratiroide .

Assinale (F) nas alternativas falsas e (V) nas alternativas

Biologia

Assinale (F) nas alternativas falsas e (V) nas alternativas verdadeiras:

I - Os hormônios esteroides possuem constituição lipídica em sua estrutura, atravessando a membrana plasmática e chegando ao núcleo.

II - No núcleo o hormônio esteroide se liga em receptores nucleares ou na região nuclear responsiva ao hormônio.

III - No núcleo, o hormônio esteroide ativa genes, assim como o RNA ribossômico se encarrega de realizar a síntese de proteínas.

IV - A síntese de proteínas aumenta as atividades específicas da célula.

A hiperglicemia que caracteriza o diabetes é provocada por uma

Biologia

A hiperglicemia que caracteriza o diabetes é provocada por uma insuficiência na produção e/ou na atividade da insulina. Assim permitese afirmar que:

I - A insulina é produzida pelas células alfa das ilhotas de Langerhans do pâncreas.
II - A insulina favorece a entrada da glicose que está no sangue para o interior das células do organismo.
III -O transporte de glicose do sangue para as células acontece porque existem os GLUTs (que são transportadores de glicose).
IV - A glicose não pode difundir-se através dos poros da membrana, devido ao peso molecular que é de 180, e o máximo das partículas permeáveis é cerca de 100, necessitando dos GLUTs para entrar na célula

Após a morte, a síntese de ATP começa a não ser suficiente para

Biologia

Após a morte, a síntese de ATP começa a não ser suficiente para compensar a hidrólise, a dissociação do complexo actina-miosina não acontece e o sarcômero mantém-se encurtado causando o enrijecimento muscular denominado rigor mortis. A resolução desse rigor ocorre pela ação de proteínas, como as catepsinas, que atuam sobre as fibras musculares causando seu amolecimento. Este processo pode ter duração entre 2 e 18 horas com o pico em 6 horas. Diversos fatores interferem no estabelecimento e na resolução do rigor mortis. Sobre eles é possível dizer que:

André tem sentido muitas dores e por isso tem tomado medicamentos.

Biologia

André tem sentido muitas dores e por isso tem tomado medicamentos. Ultimamente, com muita ansiedade, toma calmante, antidepressivo e antibiótico por causa de uma infecção de garganta. Com isso, André tem sentido mal-estar e acredita que possa estar se alimentando com algo que não lhe cai bem. Diante desses sintomas, sabe-se que o fígado exerce diferentes funções no organismo. Entre elas:

Analise as informações sobre o desenvolvimento embrionário

Biologia

Assinale a alternativa correspondente a sequência:

Com relação aos vírus é correto afirmar: Analise as alternativas

Biologia

Com relação aos vírus é correto afirmar:

Analise as alternativas marque V para verdadeiro e F para falso e a seguir assinale a correta.

( ) Alguns fatores podem interferir na sobrevivência dos vírus, como: a temperatura, a luz solar, a umidade, o pH e o tipo de superfície.
( ) São capazes de sobreviver em superfícies inanimadas secas.
( ) Sua estrutura como o tamanho e a ausência ou presença de envelope também influencia no tipo de ambiente que sobrevivem, além da presença de nutrientes e de outros microrganismos.
( ) os vírus podem estar presentes no ar, nas fezes, nos objetos e por serem pequenos sua dispersão é facilitada.

Algumas características intrínsecas das células-tronco as tornam

Biologia

Algumas características intrínsecas das células-tronco as tornam bastante especiais e as diferenciam das demais células do organismo. Cientistas ao redor do mundo tentam elucidar os mecanismos pelos quais essas células agem no nosso corpo. Analise as afirmações abaixo.

I. Uma célula-tronco pode, em teoria, originar milhões de células- tronco.
II. Uma célula-tronco pluripotente pode se diferenciar em uma célula muscular cardíaca ou uma célula epitelial.
III. A célula-tronco embrionária é chamada de célula multipotente, ou seja, pode originar múltiplos tipos de células diferentes.
IV. Nos dias atuais ainda não é possível retirar células-tronco embrionárias sem a destruição do embrião.

Considere os seguintes códons correspondentes a diferentes aminoácidos

Biologia

Considere os seguintes códons correspondentes a diferentes aminoácidos:

Cisteína: UGU, UGC;
Glicina: GGU, GGC,CGA, GGG;
Fenilalanina: UUU, UUC;
Glicina: GGU, GGC, CGA, GGG;
Isoleucina: AUU, AUC.

E o seguinte trecho de DNA: ACA TAG CCA AAA.

"A vida de todos os organismos pluricelulares baseia-se na comunicação

Biologia

"A vida de todos os organismos pluricelulares baseia-se na comunicação e nas interações entre as células que os compõem". Os sinais trocados entre elas são essenciais para a formação de órgãos e tecidos, importantes para coordenar o crescimento e o funcionamento de diferentes partes do corpo.

Neste contexto, analise julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A comunicação entre as células é resumida em endócrina e autócrina.
( ) As moléculas sinalizadoras podem ser proteínas sinalizadoras.
( ) Moléculas sinalizadoras são reconhecidas por receptores específicos localizados somente na superfície da célula alvo.
( ) A resposta a um sinal químico depende do tipo de substância e do receptor.

Os rearranjos estruturais resultam da quebra, recombinação ou troca

Biologia

Os rearranjos estruturais resultam da quebra, recombinação ou troca cromossômica, seguida de reconstituição em uma combinação anormal. Enquanto os rearranjos podem ocorrer de várias maneiras, eles são, em conjunto, menos comuns que a aneuploidia; em geral, as anomalias cromossômicas estão presentes em um a cada 375 recém-nascidos. Como as alterações numéricas, os rearranjos estruturais podem estar presentes em todas as células de uma pessoa ou sob a forma de mosaico.

Julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:

( ) Os isocromossomos podem ocorrer pela separação incorreta de cromátides irmãs.
( ) Os cromossomos supranumerários são formados em grande parte por eucromatina.
( ) Os cromossomos supranumerários manifestam fenótipos de modo heterogêneo.
( ) Os cromossomos pseudodicêntricos apresentam estabilidade.

O desenvolvimento da Teoria Celular envolveu um processo muito

Biologia

O desenvolvimento da Teoria Celular envolveu um processo muito complexo que se originou da ideia inicial, mas incompleta, de Schleiden e Schwann. As células dos organismos superiores não são independentes, mas interdependentes, e não existe a livre formação de células.

Tendo como referência a Teoria Celular, examine as afirmativas as seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Os vírus são considerados organismos unicelulares. ovo Uma célula se origina da multiplicação/divisão de outra.

( ) As células eucarióticas animais possuem cromossomo circular.

( ) As células são as unidades que conferem função ao organismo.

( ) Hooke é o pai da Biologia celular após descrever a célula de cortiça.

A recepção, transmissão e o processamento dos estímulos estão sob

Biologia

A recepção, transmissão e o processamento dos estímulos estão sob a responsabilidade dos neurônios, que, dessa forma, influenciam diversas atividades do nosso cotidiano. Quanto à morfologia, os neurônios apresentam três componentes principais. Assinale a alternativa que indica o nome desses componentes.

A realização de movimentos voluntários depende da contração dos

Biologia

A realização de movimentos voluntários depende da contração dos músculos esqueléticos A respeito da contração muscular, analise as seguintes afirmativas:

I - Para acontecer depende de um impulso nervoso, que estimula o retículo sarcoplasmático a liberar íons cálcio.
II - A contração isométrica é aquela em o músculo contrai, encurta, gerando força suficiente para a
ocorrência de movimento.
III - Na contração isotónica, o músculo contrai, não encurta, não gerando movimento muscular.

A proposta da Teoria Celular baseia-se em estudos realizados por

Biologia

A proposta da Teoria Celular baseia-se em estudos realizados por Schleiden (1838) e Schwann (1839), sendo a base da biologia celular. A respeito da Teoria Celular, analise as seguintes afirmativas.

I. Todas os seres vivos são formados por uma ou mais células.

II. Toda célula se origina de outra pré-existente, por um processo chamado divisão celular.

III. O funcionamento de um organismo como um todo não depende do resultado do funcionamento das unidades celulares que o formam, com exceção dos vírus.

A presença do grupo amino impede o metabolismo oxidativo do aminoácido

Biologia

A presença do grupo amino impede o metabolismo oxidativo do aminoácido para a produção de energia. Por isso, a etapa fundamental para o aproveitamento energético dos aminoácidos é a remoção do grupo amino, que pode ser reaproveitado para outras vias de biossíntese de compostos nitrogenados ou excretado do organismo na forma de amônia ou ureia. O metabolismo dos aminoácidos ocorre principalmente no fígado e músculos esqueléticos.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições na Coluna A com seus respectivos conceitos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A
1. Cetoácido
2. Alfa-cetoglutarato
3. Glutamina
4. Alanina


COLUNA B

I. Resultado da transferência do grupo amino (amônia) para o glutamato, em uma reação catalisada pela glutamina sintetase.
II. Resultado da transferência do grupo amino do glutamato para o piruvato, em uma reação catalisada pela alanina aminotransferase.
III. Recebe o grupo amino dos aminoácidos, em uma reação catalisada pelas aminotransferases, sendo convertido em glutamato.
IV. Resultado da transferência do grupo amino do aminoácido, atuando como intermediário de vias metabólicas produtoras de energia.

Durante o processo de fotossíntese, as plantas realizam a conversão

Biologia

Durante o processo de fotossíntese, as plantas realizam a conversão de energia luminosa em energia química. Qual é o pigmento responsável pela absorção da luz solar nesse processo?

O sistema circulatório humano é composto por diferentes elementos que

Biologia

O sistema circulatório humano é composto por diferentes elementos que desempenham papéis específicos. O componente sanguíneo responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo é:

A reprodução sexuada permite a variabilidade genética nas espécies.

Biologia

A reprodução sexuada permite a variabilidade genética nas espécies. Qual é a célula reprodutora masculina responsável por transportar o material genético até o óvulo durante a fecundação?

A respiração celular é o processo pelo qual as células obtêm energia

Biologia

A respiração celular é o processo pelo qual as células obtêm energia a partir da quebra de moléculas de glicose. Qual é a organela celular onde a maior parte da respiração celular ocorre?

Os seres vivos são classificados em diferentes categorias

Biologia

Os seres vivos são classificados em diferentes categorias taxonômicas, desde reino até espécie. Qual é o nível taxonômico imediatamente superior à espécie?

O Sistema Solar é composto por diversos corpos celestes, incluindo

Biologia

O Sistema Solar é composto por diversos corpos celestes, incluindo planetas, asteroides e cometas. Qual dos seguintes planetas é o mais próximo do Sol?

A água é essencial para a vida na Terra. Ela desempenha diversos

Biologia

A água é essencial para a vida na Terra. Ela desempenha diversos papéis, desde o transporte de nutrientes até a regulação da temperatura corporal. Em qual dos seguintes processos a água não está envolvida?

Marque a opção correta da definição prevista no art.3 para meio

Biologia

Marque a opção correta da definição prevista no art.3 para meio ambiente na lei Nº 6938, de 31 de agosto de 1981 da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).

A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja

Biologia

A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies. Vegetação característica da região centro-oeste do Brasil, principalmente, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Esta flora trata-se:

Assinale a opção INCORRETA em relação às características dos impactos

Biologia

Assinale a opção INCORRETA em relação às características dos impactos ambientais, devido o crescimento populacional e das grandes cidades.

“A ciência que estuda a importância de cada espécie na natureza

Biologia

“A ciência que estuda a importância de cada espécie na natureza e ajuda a compreender a necessidade de preservar os vários ambientes naturais que a Terra abriga”.

O pâncreas é composto por dois tipos de tecidos: _______________

Biologia

O pâncreas é composto por dois tipos de tecidos: _______________ (secretam sucos digestivos no duodeno) e _________________(secretam hormônios no sangue). Quando essas células diminuem o ritmo de trabalho, podem causar o _____________ que por sua vez, regulam os níveis de ____________ sanguíneos.

A mitose é um processo em que células somáticas ou diploides (2n)

Biologia

A mitose é um processo em que células somáticas ou diploides (2n) se dividem para formar duas células filhas com o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Na espécie humana, que possui 23 pares de cromossomos, esse processo é fundamental para o crescimento de um indivíduo desde o estágio embrionário até a fase adulta, além de desempenhar um papel importante na renovação e reparação de tecidos e órgãos, como pele, cabelo, pelos e ossos.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das etapas da mitose apresentadas na Coluna A com seus respectivos eventos, apresentados na Coluna B.

Coluna A
1. Desintegração do envelope nuclear.
2. Separação das cromátides-irmãs.
3. Cromossomos-filhos chegam aos polos dos fusos mitóticos.
4. Formação do fuso mitótico.
5. Formação da placa equatorial.

Coluna B
I. Prófase
II. Prometáfase
III. Metáfase
IV. Anáfase
V. Telófase

A pesquisa científica "é a que usa o método científico ou tem por

Biologia

A pesquisa científica "é a que usa o método científico ou tem por objetivo desvendar ou buscar, através dos métodos e das técnicas específicas, as soluções para os problemas do conhecimento em geral e, especificamente, das ciências".

LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografia, dissertações teses e livros). São Paulo: Idéias & Letras, 2008.

Ela propicia ao pesquisador compor o conhecimento cientifico dentro de um processo constituído por etapas. Assinale a (s) alternativa (s) abaixo que tem a ver com a pesquisa científica:

I. Ferramenta limitada às áreas física, química e biologia as quais visam eratidão e objetividade
II. O procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.
III. Aplicável em todas as áreas científicas e tecnologicas visando o aperfeiçoamento e a inovação de suas práticas.
IV. Consiste en un processo metódico de investigação com objetivo de se produzir conhecimentos aplica ndo procedimentos científicos visando a resolução de problemas.

Na coloração de Gram conseguimos distinguir as bactérias gram negativa

Biologia

Na coloração de Gram conseguimos distinguir as bactérias Gram negativas e Gram positivas estudados na unidade anterior por meio da coloração que se fixa na amostra. Para isso é necessária a utilização de algumas substâncias como:

Para crescer, todos os organismos necessitam de uma variedade

Biologia

Para crescer, todos os organismos necessitam de uma variedade de elementos químicos como nutrientes. Estes elementos são necessários tanto para a síntese como para as funções normais dos componentes celulares. Para o desenvolvimento desses microrganismos são necessários elementos como carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre, fósforo e nitrogênio.

As bactérias têm a capacidade de se adaptar e por isso conseguem

Biologia

As bactérias têm a capacidade de se adaptar e por isso conseguem sobreviver em diferentes ambientes. A espécie Bacillus cereus é uma bactéria gram-positiva, formadora de esporos, produz toxinas e é aeróbia, portanto, apresenta crescimento em meio com oxigênio. Esses seres podem contaminar alimentos e, quando ingeridos, causam sintomas como diarreia, náuseas e vômitos. Caso você compre um bolo contaminado com a bactéria Bacillus cereus, onde haverá maior concentração de toxina?

A partir da 3ª semana do desenvolvimento embrionário inicia-se

Biologia

A partir da 3ª semana do desenvolvimento embrionário inicia-se um período que é caracterizado por um rápido desenvolvimento. Três camadas germinativas primárias são estabelecidas, o que acaba determinando a base para o desenvolvimento dos órgãos nas semanas seguintes, da 4ª à 8ª semana.

A maioria dos indivíduos da população mundial, apesar de ser saudável

Biologia

A maioria dos indivíduos da população mundial, apesar de ser saudável, é portador de alguma doença hereditária. Com base em seus conhecimentos, distúrbios genéticos hereditários são identificados atualmente por qual tipo de técnica?

Uma célula com oito cromossomos sofre meiose e origina

Biologia

Uma célula com oito cromossomos sofre meiose e origina

A articulação temporomandibular (ATM) desempenha um papel fundamental

Biologia

A articulação temporomandibular (ATM) desempenha um papel fundamental na função e movimentação da mandíbula. Como parte do sistema mastigatório, a ATM está sujeita a diversas condições que podem afetar sua saúde e funcionalidade. Para uma avaliação adequada da ATM, são utilizadas incidências específicas que visam obter imagens radiográficas que auxiliam no diagnóstico e tratamento dessas condições. Na radiologia, diversas incidências são utilizadas para a avaliação da articulação temporomandibular (ATM) e das estruturas da face.

As articulações, também conhecidas como juntas, desempenham um papel

Biologia

As articulações, também conhecidas como juntas, desempenham um papel fundamental no funcionamento do sistema musculoesquelético, permitindo a conexão e o movimento entre os ossos do corpo humano. Elas são classificadas em diferentes tipos, cada uma com características distintas que influenciam seu grau de mobilidade e estabilidade.

A anatomia das mãos é uma fascinante complexidade que desempenha

Biologia

A anatomia das mãos é uma fascinante complexidade que desempenha um papel vital na nossa interação com o mundo. Composta por uma intrincada rede de ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos e nervos, as mãos são verdadeiras maravilhas biomecânicas que nos permitem realizar uma variedade impressionante de tarefas, cada mão é composta por 27 ossos pequenos, formando um intricado sistema que se divide em três grupos principais.

Considere as afirmativas abaixo:

Afirmativa 1: Os ossos metacarpais são encontrados na região da palma da mão e correspondem aos ossos que sustentam os dedos.

Afirmativa 2: A articulação do punho é composta pelo osso rádio, osso ulna e osso escafoide, e permite a flexão e extensão da mão.

Afirmativa 3: Os dedos possuem três falanges cada, exceto o polegar que possui apenas duas, permitindo maior mobilidade e destreza.

Afirmativa 4: A região conhecida como "polpa" dos dedos é rica em terminações nervosas e é responsável principalmente pela produção de suor.

Afirmativa 5: O ligamento cruzado anterior, encontrado na mão, é fundamental para a estabilidade da articulação do punho, evitando movimentos excessivos.

Atualmente, segundo estatística do OMIM, são conhecidas mais de

Biologia

Atualmente, segundo estatística do OMIM, são conhecidas mais de 20 mil características normais e patológicas que apresentam herança monogênica obedecendo às leis de Mendel (...). Mais de 90% dessas características são de herança autossômica, menos de 10% são de herança ligada ao sexo e uma pequena proporção (< 1%) é de herança mitocondrial." Os padrões de herança de genes podem ser classificados de acordo com a região ou cromossomo em que esse gene se localiza e com a relação de dominância dos alelos.

Somos descendentes de um mesmo ancestral comum, então, de onde vêm

Biologia

Somos descendentes de um mesmo ancestral comum, então, de onde vêm essas diferenças entre os indivíduos? A diversidade genética é consequência da variação biológica herdada através de anos de evolução, oriunda de trocas de genes na reprodução sexuada (crossing over), mutações nas sequências de nucleotídeos, que podem ocorrer ao acaso ou durante a replicação do DNA, entre outros processos." "Imagine que você é um cientista em um laboratório de genética e quer entender melhor o mecanismo de uma doença. Foi identificado que essa doença produz uma proteína defeituosa e você quer descobrir em que local do DNA está contida a mutação que causa esse defeito.

O genoma nuclear é composto por um número de cromossomos específico

Biologia

O genoma nuclear é composto por um número de cromossomos específico para cada espécie, sendo que um cromossomo individual contém uma dessas duplas hélices do DNA nuclear altamente espiralada. O conjunto de cromossomos de uma mesma espécie tem aspecto e número de cromossomos característicos." Sobre os cromossomos humanos podemos afirmar que:

I. Em uma célula gamética, distribuem-se em 23 pares cromossômicos.
II. A origem de replicação é o local que marca o início da replicação do DNA.
III. Cromossomos acrocêntricos são aqueles cujo centrômero se encontra em posição central, com braços cromossômicos do mesmo tamanho.

Alguns artigos referem-se aos transposons como "genes saltadores"

Biologia

Alguns artigos referem-se aos transposons como "genes saltadores", devido à sua capacidade de se movimentar pelo genoma.
Considerando os elementos transponíveis, as espécies em que está presente e suas possíveis implicações, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Os transposons estão presentes em diversos organismos, entretanto, as bactérias não estão inclusas nesse grupo, visto que não possuem elementos transponíveis.
( ) Os eucariotos possuem retrotransposons (classe I) e transposons de DNA (classe II).
( ) Os elementos semelhantes a retrovírus também podem ser chamados de transposons LTR (pois possuem repetições terminais longas) e possuem genes homólogos a retrovírus.
( ) Os retroposons são um subtipo de retrotransposons, e também foram transcritos de forma reversa do RNA para o DNA.

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica que permite gerar

Biologia

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica que permite gerar, em um tubo de ensaio, bilhões de cópias de uma determinada sequência de DNA de interesse, de maneira rápida, prática e barata. Baseada no processo natural de duplicação de DNA, essa tecnologia tem ampla aplicabilidade, desde a pesquisa básica no estudo de genes e genomas até aplicações como identificação de pessoas (...)" Além da PCR convencional, existem uma série de variações da PCR com diferentes aplicações.

Sobre a PCR, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) A PCR convencional tem como objetivo gerar várias cópias de um fragmento de DNA.
( ) Na PCR em tempo real, amplificação, detecção e quantificação do DNA são realizadas em uma única etapa.
( ) A PCR multiplex é utilizada para a análise de expressão gênica.
( ) A RT-PCR pode ser utilizada para a detecção do RNA de microrganismos infectantes

A interação entre aminoácidos distantes determina o dobramento

Biologia

A interação entre aminoácidos distantes determina o dobramento da proteína para formar a estrutura ____________ quando é formada por uma única cadeia polipeptídica ou estrutura ____________ quando há duas ou mais cadeias polipeptídicas na estrutura tridimensional. O padrão de dobramento da proteína depende de sua estrutura ____________ que, inicialmente, pelas interações entre os aminoácidos vizinhos, determina a estrutura ____________, o primeiro passo para a complexidade estrutural da proteína.

A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos

Biologia

A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações. Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

Um organismo que não necessita de oxigênio sobrevive melhor

Biologia

Um organismo que não necessita de oxigênio sobrevive melhor na ausência de oxigênio, porém ele consegue sobreviver em atmosferas que contenham um pouco de oxigênio. Como podemos classificá-lo?

A genética bacteriana transmite diversas informações, tanto sobre

Biologia

A genética bacteriana transmite diversas informações, tanto sobre as características hereditárias quanto em relação à virulência. Qual a alternativa que indica corretamente a molécula responsável por transmitir a informação relativa à virulência?

Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio (1992)

Biologia

Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio (1992), nasce a noção de que o desenvolvimento tem, além de um cerceamento ambiental, uma dimensão social. Nessa, está contida a ideia de que a pobreza é provocadora de agressões ambientais e, por isso, a sustentabilidade deve contemplar a equidade social e a qualidade de vida dessa geração e das próximas. A solidariedade com as próximas gerações introduz, de forma transversal, a dimensão ética. A ideia de sustentabilidade ganha corpo e expressão política na adjetivação do termo desenvolvimento, fruto da percepção de uma crise ambiental global. Essa percepção percorreu um longo caminho até a estruturação atual, cujas origens mais recentes estão plantadas na década de 1950, quando pela primeira vez a humanidade percebe a existência de um risco ambiental global: a poluição nuclear. Os seus indícios alertaram os seres humanos de que estamos em uma nave comum, e que problemas ambientais não estão restritos a territórios limitados.

Considerando o contexto do desenvolvimento, analise as seguintes assertivas:

I. A expressão ecodesenvolvimento é interpretada como um projeto de desenvolvimento socialmente inclusivo, ecologicamente viável e economicamente sustentado.
II. A expressão desenvolvimento sustentável estabelece o compromisso ético na disponibilidade de recursos naturais entre as presentes e as futuras gerações.
III. As expressões sustentabilidade e desenvolvimento foram associadas e atualmente são interpretadas como conjugadas ao desenvolvimento sustentável.

O sucesso das vacinas depende de vários fatores relacionados tanto

Biologia

O sucesso das vacinas depende de vários fatores relacionados tanto ao patógeno quanto à resposta imune que a induzem. As vacinas são muito mais efetivas contra micro-organismos que não estabelecem latência ou que não sofrem variação antigênica constante. Devem, ainda, ser capazes de estimular o perfil de resposta imune mais adequado para a eliminação do patógeno. Com bases nesses pontos, várias plataformas vacinais foram e têm sido desenvolvidas para melhorar ainda mais a eficiência deste método de imunização.

De acordo com o seu conhecimento sobreas diferentes plataformas vacinais, faça a associação dos termos contidos na Coluna A com suas respectivas descrições na Coluna B.

COLUNA A
1. Vacina inativada
2. Vacina atenuada
3. Vacina recombinante
4. Vacina de ácido nucleico
5. Vacina de vírus recombinante

COLUNA B

I. Utiliza um vírus vetor não citopático que expressa o antígeno de interesse.
II.Utiliza DNA plasmidial ou RNA codificadores do antígeno de interesse.
III. Utiliza micro-organismos enfraquecidos sob condições laboratoriais.
IV. Utiliza uma proteína produzida em um micro-organismo geneticamente modificado como antígeno vacinal.
V. Utiliza micro-organismos mortos por processos químicos.

As bactérias são organismos microscópicos unicelulares pertencentes

Biologia

As bactérias são organismos microscópicos unicelulares pertencentes ao reino Monera. Elas são procariontes e podem apresentar diferentes formas e arranjos. Adaptáveis e ubiquas, as bactérias podem ser encontradas em praticamente todos os ambientes da Terra, desde os locais mais extremos, como fontes termais e ambientes ácidos, até em nosso próprio corpo, onde desempenham papéis vitais na manutenção da saúde.

Sobre a parede celular bacteriana, qual das alternativas abaixo descreve corretamente sua estrutura?

Com relação às características funcionais e propriedades do sistema

Biologia

Com relação às características funcionais e propriedades do sistema circulatório, é correto afirmar que:

O esqueleto humano adulto consiste em 206 ossos, a maioria em pares

Biologia

O esqueleto humano adulto consiste em 206 ossos, a maioria em pares, divididos em esqueleto axial e apendicular. São ossos do esqueleto apendicular, exceto:

A deficiência das vitaminas lipossolúveis determina alterações

Biologia

A deficiência das vitaminas lipossolúveis determina alterações funcionais, o que pode acarretar em sérias manifestações clínicas.
Essa deficiência vitamínica pode ser decorrente de dietas, alterações na absorção dessas vitaminas, alteração da microbiota intestinal ou baixa fotoexposição. As consequências clínicas das hipovitaminoses podem ser cegueira noturna, hemorragias, osteomalácia, raquitismo e tantas outras.

Os corpos cetônicos atuam como reservatórios plasmáticos de acetil-CoA

Aap2

Os corpos cetônicos atuam como reservatórios plasmáticos de acetil-CoA para as células e, portanto, são fontes de energia, visto que o acetil-CoA pode ser oxidado no ciclo do ácido cítrico para a produção de energia.
Os corpos cetônicos são o acetoacetato, 3-hidroxibutirato (ou beta-hidroxibutirato) e acetona. Nas mitocôndrias, parte das moléculas de acetil-CoA, resultantes da beta-oxidação, é direcionada para a via metabólica da cetogênese.
Nas células, os corpos cetônicos são degradados para liberar as moléculas de acetil-CoA, em uma via catabólica chamada de cetólise. Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os três corpos cetônicos citados no texto são transportados pelo sangue para os tecidos, onde podem ser convertidos em acetil-CoA para a produção de energia pelo ciclo do ácido cítrico.
II. No jejum, o fígado oxida mais ácidos graxos, resultando na formação de grande quantidade de acetil-CoA. Ainda no fígado, essas moléculas de acetil-CoA são direcionadas para a cetogênese.
III. O acetoacetato, além de já ser um corpo cetônico, é precursor para a formação dos dois outros corpos cetônicos, a acetona e o beta-hidroxibutirato.
IV. A redução da oferta de glicose nas células, devido à hipoglicemia ou ao diabetes mellitus, não altera a cetogênese e, portanto, não resulta em cetonemia nem em cetonúria.

O período da quarta à oitava semana do desenvolvimento é marcado

Biologia

O período da quarta à oitava semana do desenvolvimento é marcado pelo processo de organogênese. Ao final da oitava semana, o embrião começa a ter aspecto humano, a maioria dos principais sistemas de órgãos já possuem um funcionamento mínimo. Tomando como referência o período de organogênese, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Período em que são formados os três folhetos embrionários.
( ) Os tecidos começam a se diferenciar dando origem aos órgãos do organismo.
( ) Na organogênese, são formados o tubo neural e a placa neural que irão formar o futuro sistema nervoso.
( ) Finalizado o processo de organogênese, o sistema cardiovascular já está em funcionamento, o coração já bombeia sangue.

A clonagem molecular é um processo usado por cientistas para

Biologia

A clonagem molecular é um processo usado por cientistas para fazer várias cópias de um determinado gene ou genes dentro de uma célula. Eles usam essa técnica para descobrir o que determinado gene faz ou como ele faz. É uma técnica realizada rotineiramente nos laboratórios nos dias atuais e envolve resumidamente três passos:

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes:

Biologia

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Por isso, cada paciente é único, pois possui uma somatória de características, desde o tipo de pele, fototipo cutâneo, hábitos de vida que interferirão no grau de envelhecimento. Pensando nisso, analise as fases de envelhecimento e seus tipos, segundo a escala de Gaglou:

I.Inicialmente, na fase I,há presença de poucas alterações de pigmentos na pele, poucas linhas de expressão.

II.No tipo II, encontramos o aspecto cansado, abatido e rugas estáticas, além de alteração de pigmentos mais evidentes na pele.

III.Já no tipo III, encontramos a melanose senil e pele mais amarelada ou acinzentada com uma discromia intensa.

A comunicação entre as células em organismos multicelulares é mediada

Biologia

A comunicação entre as células em organismos multicelulares é mediada, principalmente, por moléculas A comunicação entre as células em organismos multicelulares é mediada, principalmente, por moléculas de sinalização extracelular. Algumas delas atuam a longas distâncias, sinalizando para células distantes; outras sinalizam apenas para células vizinhas. A maioria das células em um organismo multicelular emite e recebe sinais. A recepção dos sinais depende das proteínas receptoras, geralmente (mas nem sempre) localizadas na superfície celular, às quais as moléculas de sinalização se ligam. Na sinalização celular os receptores extracelulares têm como função Escolha uma:de sinalização extracelular. Algumas delas atuam a longas distâncias, sinalizando para células distantes; outras sinalizam apenas para células vizinhas. A maioria das células em um organismo multicelular emite e recebe sinais. A recepção dos sinais depende das proteínas receptoras, geralmente (mas nem sempre) localizadas na superfície celular, às quais as moléculas de sinalização se ligam.

(. ) Vários mecanismos estão envolvidos na regulação da produção

Biologia

(. ) Vários mecanismos estão envolvidos na regulação da produção hormonal pela tireoide. Entre eles pode-se citar o TRH (hormônio liberador de tireotrofina), produzido no hipotálamo e responsável pelo estímulo à produção de TSH (hormônio tireoestimulante); o TSH, principal controlador da função tireoidiana; o T3 e o T4 também atuando nesse controle inibindo o TRH (feedback negativo). (. )

(...) A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária causada

Biologia

(...) A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Eles perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados, tomando a forma de foice - daí vem o nome da doença. Estes glóbulos alongados não conseguem passar através dos pequenos vasos sanguíneos, bloqueando a circulação do sangue em diversas partes e tecidos do corpo humano. Como resultado, os pacientes apresentam episódios de intensa dor, suscetibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, a morte precoce. (...) Baseado nas informações do texto e nos componentes que formam o citoesqueleto

Baixas condições de higiene básica juntamente com alta concentração

Biologia

Baixas condições de higiene básica juntamente com alta concentração populacional são alguns dos fatores que contribuem para o aumento de doenças causadas por parasitas. Em relação aos parasitas humanos, assinale a alternativa CORRETA:

Em muitos casos, antes que se tenha suspeitado

Biologia

Em muitos casos, antes que se tenha suspeitado da _______________, é o hemograma que orienta os exames para o diagnóstico da doença, tão sugestiva é a eosinofilia em curso.

Os efeitos do aquecimento global já se refletem numa frequência

Biologia

Os efeitos do aquecimento global já se refletem numa frequência alarmante de eventos climáticos extremos, tais como secas prolongadas que acarretam importantes perdas de produção agrícola. Além disso, com o aumento da temperatura, regiões hoje mais temperadas passarão a apresentar características propícias à proliferação de mosquitos, expandindo a sua zona de ocupação, resultando em emergência ou reemergência de enfermidades transmitidas por mosquitos em locais hoje não afetados, e um aumento de casos em regiões hoje endêmicas. Em comum, todas as previsões sugerem que as consequências podem ser gravíssimas, visto que boa parte dessas regiões é habitada por uma população sem defesas imunes originadas pela exposição prévia a esses males e sem um sistema de saúde e vigilância treinados para acompanhar, identificar e tratar essas doenças.

O parasita Schistosoma mansoni, pertencente à classe dos platelminto

Biologia

O parasita Schistosoma mansoni, pertencente à classe dos platelmintos, possui um ciclo de vida envolvendo fases larvais e mais de um hospedeiro.

A ascaridíase é causada por um nematoide cujo ciclo de vida demanda

Biologia

A ascaridíase é causada por um nematoide cujo ciclo de vida demanda dois hospedeiros: um humano e um bovino ou suíno.

A transmissão de Giardia intestinalis (Giardia lamblia) ocorre

Biologia

A transmissão de Giardia intestinalis (Giardia lamblia) ocorre exclusivamente de forma direta, ou seja, de um indivíduo para outro, geralmente em creches (e instituições similares) e na comunidade.

De acordo com os achados laboratoriais da leishmaniose, assinale

Biologia

De acordo com os achados laboratoriais da leishmaniose, assinale a alternativa correta.

A malária é uma doença tropical causada pela picada dos mosquitos

Biologia

A malária é uma doença tropical causada pela picada dos mosquitos anofelinos contaminados por espécies de Plasmodium. A forma infectante introduzida nos hospedeiros vertebrados que alcança, em minutos, as células do parênquima hepático é conhecida como:

Um dos sistemas fisiológicos constituintes do corpo humano está

Biologia

Um dos sistemas fisiológicos constituintes do corpo humano está corretamente representado pelo sistema

O eritrócito é um veículo para transporte de hemoglobina, que é produz

Biologia

O eritrócito é um veículo para transporte de hemoglobina, que é produzida nas células precursoras dos eritrócitos. Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta dos precursores dos eritrócitos.

Sobre o líquor, é correto afirmar que

Biologia

Sobre o líquor, é correto afirmar que

Dentre os conhecimentos necessários ao Agente de Necropsia, está

Biologia

Dentre os conhecimentos necessários ao Agente de Necropsia, está o conhecimento a respeito da fisiologia e da anatomia humana. Nesse sentido, tendo em vista a estrutura e a fisiologia do coração, afirma-se corretamente que

O corpo humano é uma totalidade integrada que, para fins didáticos

Biologia

O corpo humano é uma totalidade integrada que, para fins didáticos, é dividida em partes: células, tecidos, órgãos e sistemas. Os sistemas se caracterizam por serem formados por órgãos cujo funcionamento conjunto possibilita a realização de determinadas funções.

Os rins são os órgãos que produzem a urina. Internamente cada rim

Biologia

Os rins são os órgãos que produzem a urina. Internamente cada rim contém cerca de 1 milhão de tubos curvos e microscópicos chamados de néfrons. É no interior dos néfrons que a urina se forma. Isso ocorre com a filtração do sangue na região:

As características embrionárias são fundamentais para entendermos

Biologia

As características embrionárias são fundamentais para entendermos os aspectos evolutivos que comprovam o fato de que determinados grupos estão mais intimamente relacionados entre si, em uma árvore filogenética. Portanto, um grupo de organismos, que possuem como características do seu desenvolvimento embrionário uma clivagem radial, um celoma enterocélico e um esqueleto calcificado, quando presente, só podem pertencer ao grupo dos:

A fibra dietética consiste em carboidratos não digeríveis, que

Biologia

A fibra dietética consiste em carboidratos não digeríveis, que produzem efeitos fisiológicos benéficos aos seres humanos. São divididas basicamente em dois tipos, sendo as fibras solúveis e insolúveis. Os benefícios para a saúde dependem amplamente de quem consome e o tipo do que foi consumido. Todavia, numerosos estudos epidemiológicos e de intervenção associam a ingestão regular de fibras a resultados positivos nas doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, controle glicêmico, peso corporal, imunidade e alguns tipos de câncer.

Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. As fibras solúveis formam um gel com a capacidade de elevar a absorção de glicose, consequentemente, aumentar a glicemia.
II. As fibras insolúveis interferem na absorção de lipídeos ao se ligarem nos sais biliares.
III. Ácidos graxos de cadeia média são produzidos após a fermentação intestinal das fibras solúveis.
IV. O aumento do volume fecal pela absorção de água é função das fibras insolúveis.

A resposta imune humoral apresenta duas fases uma primária e outra

Biologia

A resposta imune humoral apresenta duas fases uma primária e outra secundária, a primária acontece quando tem o primeiro contato com o antígeno, é mais fraca e formada principalmente por anticorpos da classe IgM. A fase secundária ocorre somente quando há o segundo contato com o mesmo antígeno, é mais rápida e intensa, composta principalmente por anticorpos da classe IgG.Com base em seu conhecimento sobre anticorpos, assinale a alternativa que está correta na definição das células que produzem as IgG.

Uma substância de grande conhecimento entre atletas e praticantes

Biologia

Uma substância de grande conhecimento entre atletas e praticantes de modalidades de resistência aeróbica, como ciclismo de estrada e corridas de longa duração, é a eritropoetina (EPO). Relacione as colunas sobre os diferentes papeis fisiológicos atribuído a eritropoetina e seus efeitos colaterais possíveis de serem observados:

Coluna A
1 - Papel Fisiológico
2 - Efeitos colaterais

Coluna B
A - Promove o processo de diferenciação de células do sangue.
B - Produção de hemácias, importantes no processo de captação e transporte de oxigênio.
C - Alteração da viscosidade de sangue podendo causar a trombose venosa profunda.
D - Problemas de ordem cardíaca, além de um risco aumentado de acidentes vasculares encefálicos

Em relação a doença de chagas, analise as afirmativas abaixo

Biologia

Em relação a doença de chagas, analise as afirmativas abaixo:

I.É uma das consequências da infecção humana produzida pelo protozoário flagelado Trypanossoma cruzi.
II.A transmissão do Trypanossoma cruzi para o ser humano pode ocorrer por somente uma forma, a vetorial.
III.Na fase aguda acostuma aparecer 15 a 25 dias após a picada do inseto vetor.
IV.Em geral as formas crônicas da doença se manifestam mais de 10 anos após a infecção inicial.

Os principais órgãos do aparelho reprodutor feminino incluem

Biologia

Os principais órgãos do aparelho reprodutor feminino incluem os ovários, as trompas de Falópio, o útero e a vagina. A reprodução começa com o desenvolvimento dos óvulos nos ovários. Com base na fisiologia normal, podemos afirmar que:

Identifique o item com Princípios da Bioética que atuam na orientação

Biologia

Identifique o item com Princípios da Bioética que atuam na orientação das pesquisas com seres humanos e na prática de todos aqueles que se ocupam da saúde das pessoas:

A antropologia forense utiliza tabelas que relacionam medidas de parte

Biologia

A antropologia forense utiliza tabelas que relacionam medidas de partes do corpo para estimar a estatura dos indivíduos.

No exame necroscópico de um cadáver carbonizado, a presença de fuligem

Biologia

No exame necroscópico de um cadáver carbonizado, a presença de fuligem nas vias aéreas e nas vias digestivas é indicadora de inalação e deglutição de fumaça, podendo apontar que a morte ocorreu após a exposição ao fogo.

A determinação do intervalo post mortem (IPM) por meio da utilização

Biologia

A determinação do intervalo post mortem (IPM) por meio da utilização de entomologia forense implica em estabelecer intervalos de tempo mínimo e máximo, desde a exposição do corpo aos insetos até a sua descoberta.

Os intervalos de tempo mínimo e máximo, citados no texto 5A1-II, podem ser considerados coincidentes caso

Sr. José Horácio, um morador de Ipatinga, MG, flagrou uma cena curiosa

Biologia

Sr. José Horácio, um morador de Ipatinga, MG, flagrou uma cena curiosa, filmou-a e mandou-a para um telejornal. Da ponte de um lago no parque da cidade, pessoas atiravam migalhas de pão aos peixes. Um socozinho (Butorides striata), ave que se alimenta de peixes, recolhia com seu bico algumas migalhas de pão e as levava para um lugar mais calmo, à beira do lago e longe das pessoas. Atirava essas migalhas “roubadas” no lago e, quando os peixes vinham para comê-las, capturava e engolia esses peixes.

A clonagem molecular é um processo usado por cientistas para fazer

Biologia

A clonagem molecular é um processo usado por cientistas para fazer várias cópias de um determinado gene ou genes dentro de uma célula. Eles usam essa técnica para descobrir o que determinado gene faz ou como ele faz. É uma técnica realizada rotineiramente nos laboratórios nos dias atuais e envolve resumidamente três passos:

Evidências epidemiológicas e laboratoriais apontam a estreita relação

Biologia

Evidências epidemiológicas e laboratoriais apontam a estreita relação do Papiloma Vírus Humano (HPV) com o câncer do colo uterino. São observadas, nos esfregaços citológicos de pacientes infectados pelo HPV, células epiteliais escamosas específicas, abauladas, vacuolizadas e com núcleo na periferia da célula, sendo estas denominadas:

Na glicólise, que ocorre fora da mitocôndria, a molécula de glicose

Biologia

Na glicólise, que ocorre fora da mitocôndria, a molécula de glicose que possui 6 carbonos, é quebrada em outras duas moléculas que possui 3 carbonos cada uma. Essas novas moléculas formadas após a quebra da glicose recebem o nome de:

Em relação à oogênese, analise as afirmativas a seguir. I. São nas

Biologia

Em relação à oogênese, analise as afirmativas a seguir.

I. São nas células germinativas primordiais, presentes nos embriões femininos, que há produção de oogônia no início da oogênese.
II. A oogônia divide-se por mitose para gerar células que iniciam a meiose, mas param o processo em metáfase I antes do nascimento.
III. Os dois ovários juntos, dos embriões femininos, contêm milhões de oócitos secundários, que alcançam a maturação completa entre o nascimento e a puberdade.
IV. No início da puberdade, o FSH estimula, periodicamente, um pequeno grupo de folículos a retomar seu crescimento e desenvolvimento.
V. Após ser liberado na ovulação, o oócito secundário somente retoma a meiose II se for penetrado por apenas um espermatozoide.

Os movimentos dos vegetais respondem à ação de hormônios ou de fatores

Biologia

Os movimentos dos vegetais respondem à ação de hormônios ou de fatores ambientais como substâncias químicas, luz solar ou choques mecânicos. Os tropismos são movimentos orientados em relação à fonte de estímulo, e estão relacionados com a ação das auxinas. Dentre os tropismos, é conhecido o movimento orientado por um choque mecânico ou suporte mecânico, como acontece com as gavinhas de chuchu e maracujá que se enrolam quando entram em contato com algum suporte mecânico. A denominação desse movimento é:

Os caramujos do gênero Biomphalaria, que habitam brejos, lagos e poços

Biologia

Os caramujos do gênero Biomphalaria, que habitam brejos, lagos e poços, abrigam um agente etiológico que é extremamente nocivo ao homem. Esse agente etiológico recebe o nome de: