Pedagogia
Exibindo questões de 1 a 100.
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, e
PedagogiaLeia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS.
Coluna A
1. Identidade coletiva
2. Identidade individual
Coluna B
I – Consiste na significação e na percepção que o sujeito tem do seu próprio trabalho e está relacionada com a maneira peculiar como o sujeito interpreta os retornos de suas ações no coletivo.
II – Há modelos sociais considerados válidos, que fornecem elementos de interpretação e que facilitam a incorporação de papéis que, supostamente, respondem ao que é esperado como perfil docente.
III – Há o corporativismo, que garante a construção de um protótipo da população docente e assegura a aceitação e o sentido de pertencimento no contexto em que milita.
IV – O sujeito observa os efeitos de sua ação docente e constrói, em seu imaginário, hipóteses, teorias, elementos de julgamento e valorização para o seu processo de ensinar, sobre a escola, alunos e todos os elementos implicados no autorreconhecimento e, principalmente, na sua diferenciação quanto aos demais professores.
Observe a asserção a seguir e complete as lacunas com os termos adequa
PedagogiaObserve a asserção a seguir e complete as lacunas com os termos adequados.
O termo _____________ foi instituído por ___________ em sua obra __________(1657), e originalmente significa ______________.
Compreendendo a didática como uma prática indutora do processo de e
PedagogiaCompreendendo a didática como uma prática indutora do processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar que:
Um aspecto importante no processo de ensino e de aprendizagem é que o
PedagogiaUm aspecto importante no processo de ensino e de aprendizagem é que o desejo de saber não é apenas dos alunos, mas uma
marca fundamental da função docente, pois tudo o que se estuda no curso de formação, e deverá ser estudado para o resto da vida,
tem implicações e relações com a vida da sala de aula. Essa relação com o conhecimento é fundamental para o bom desempenho
do professor" (MARIN 2011, p. 28)
MARINA 2 Didática geral in UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Caderno de formação formação de professores didática dos
Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
LÉ possivel afirmar que o ciclo docente é formado por três elementos ou fases, que são considerados, intensamente, articulados
entre si
PORQUE
It Os docentes apresentam familiaridade e facilidade com os conteúdos a serem lecionados, assim como conseguem reconhecer as
dificuldades dos alunos
É com tristeza que nós, educadores, constatamos estar a escola em
PedagogiaÉ com tristeza que nós, educadores, constatamos estar a escola em crise: ela não consegue desempenhar com eficácia a função de informar e, muito menos, a função formadora. Inúmeras tentativas já foram feitas no intuito de superar esta crise e melhorar a qualidade do ensino. Para tanto, os objetivos foram redefinidos, conteúdos mais atualizados foram acrescidos ao currículo, enquanto o antigo acervo de técnicas didáticas foi revisto, com novas estratégias de ação sendo sucessivamente implantadas. Mas isto não resolveu o problema. (HAYDT, 2006, p. 45).
A atividade de classificação significa que alguns conceitos são rela
PedagogiaA atividade de classificação significa que alguns conceitos são relacionados com o seu significado mais amplo e outros com o seu significado mais específico ou temático. Outro importante trabalho a ser realizado com os conceitos é a sua definição. Para que os alunos possam construir a sua definição de um conceito, é importante que saibam expressar o seu significado e consigam diferenciá-lo dos demais conceitos. Segundo Trepart (1995), os conceitos podem ser definidos de diferentes maneiras.
Leia os textos a seguir. Texto 1 "Apesar dos excelentes resultados (ou
PedagogiaLeia os textos a seguir. Texto 1 "Apesar dos excelentes resultados (ou talvez por causa deles), a Finlândia pretende continuar repensando e aprimorando seu sistema educacional. Não é apenas Helsinki, mas toda a Finlândia que irá abraçar a mudança”, afirma Marjo Kyllonen, gerente educacional de Helsinki. “Nós realmente precisamos repensar a educação e reprojetar nosso sistema, para que ele prepare nossas crianças para o futuro com as competências que são necessárias para o hoje e o amanhã. Nós ainda temos escolas ensinando à moda antiga, que foi proveitosa no início dos anos 1900 – mas as necessidades não são mais as mesmas e nós precisamos de algo adequado ao Século 21”. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2018. Texto 2 "O modelo de sucesso implantado pela Coreia do Sul combina um dos mais elevados investimentos governamentais do mundo - com 7,6% do PIB destinado à educação - com a determinação das famílias do país de garantir um aprendizado de alto nível para crianças e adolescentes. Para isso, os pais costumam se envolver na gestão dos colégios. Os educadores, que são bem pagos e trabalham em escolas com excelente infraestrutura, são auxiliados e monitorados pelos pais dos alunos, em um dos maiores diferenciais do modelo coreano. Lá, as famílias ajudam a organizar as escolas". Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2018. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. PORQUE II. Em interação com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
“O que parece importante considerar é que a educação não-formal, como
Pedagogia“O que parece importante considerar é que a educação não-formal, como área do conhecimento pedagógico, passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos relevantes da área educacional. Outros jeitos de se “fazer” educação foram percebidos como válidos e, a partir de então, ganharam espaço e status de uma nova área educacional, por oposição ao que estava (e está) em crise. Parece ser esse o momento do nascimento não da ação da educação não-formal, mas desta como área conceitual”.
Um possível significado de educação, dado por Libâneo (2010),
PedagogiaUm possível significado de educação, dado por Libâneo (2010), contribui para o entendimento da Pedagogia que acontece em espaços escolares e em espaços não escolares, e, também, em espaços informais ou extraescolares:
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a única prática, e o professor profissional não é o único praticante (LIBÂNEO, 2010, p. 26).
A partir dessa definição, podemos compreender que educação implica
Segundo GOHN (2006), a educação não formal designa um processo com
PedagogiaSegundo GOHN (2006), a educação não formal designa um processo com várias dimensões. São elas
I - a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos;
II - a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades;
III - a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos individuais, voltadas para a fomentação de problemas pessoais cotidianos;
IV - a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor.
Segundo a noção de competência, um profissional pode
PedagogiaSegundo a noção de competência, um profissional pode ser considerado como competente se, perante situações desafiadoras da sua prática, ele consegue mobilizar três tipos de saberes: o saber – vinculado com os conteúdos relevantes da sua prática – o saber fazer – relacionado ao conhecimento dos procedimentos adequados para cada situação – e o saber ser – vinculado com os valores e atitudes necessárias na prática profissional.
Imagine que você observa a Ana Maria, uma educadora muito competente, encarregada de uma oficina de teatro destinada a jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das tarefas desenvolvidas por Ana Maria descritas na Coluna A com os diversos saberes envolvidos na sua competência profissional, apresentados na Coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. Eu sei qual é o meu papel na vida dos jovens que participam da oficina e sei que preciso me mostrar otimista perante eles, principalmente nos momentos em que eles refletem sobre seus projetos de vida.
1. Saber.
II. Durante os encontros sempre tento valorizar os aportes de cada jovem, de maneira a favorecer a confiança de cada um. Para isso, é necessário dizer coisas como: “muito bem!” ou “essa é uma boa ideia”. Contudo, também é importante saber ouvir e criar um ambiente onde cada um se sinta confortável para expressar sua opinião.
2. Saber ser
III. Conheço vários autores brasileiros que elaboraram peças de teatro que retratam situações próximas daquelas que meus alunos já viveram. Esse conhecimento me ajuda a escolher peças que possam ser significativas para eles.
3. Saber fazer
"Uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa quando, a
Pedagogia"Uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa quando, além de suas funções tradicionais econômica, social, política e de prestação de serviços exerce uma nova função cujo objetivo é a formação para e pela cidadania" (GADOTTI, 2006, p. 134). GADOTTI, Moacir. A escola na cidade que educa. In: Cadernos Cenpec, 2006. Leia as afirmações apresentadas, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta: ( ) Um dos desafios que uma cidade que quer se tornar educadora deve enfrentar é a promoção de um equilíbrio que respeite a diversidade. () As modificações relacionadas ao planejamento urbano da cidade apresentam uma repercussão mínima na vida das pessoas que nela habitam. () Para que uma cidade seja considerada como educadora ela precisa desenvolver políticas de inclusão que garantam o exercício do direito à igualdade
Ana é uma professora que está participando de uma
PedagogiaAna é uma professora que está participando de uma palestra organizada pela Associação Internacional de Cidades Educadoras. Ao finalizar a fala do especialista encarregado da palestra, Ana questiona: “Então, podemos dizer que uma cidade pode ser considerada educadora quando desenvolve um conjunto de ações para garantir que ela se transforme em um espaço de cultura e desenvolvimento?”
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. O palestrante deveria responder: “Não é exatamente isso. Uma cidade se torna educadora quando privilegia o desenvolvimento de ações educativas dentro dos espaços de educação formal”.
II. O palestrante deveria responder: “Essa é uma boa forma de resumir a noção de cidade educadora, visto que ela busca destacar que as cidades podem tornar-se, intencionalmente, espaços educadores para seus habitantes”.
III. O palestrante deveria responder: “Bom, embora é importante que as cidades desenvolvam ações educativas, a noção de cidade educadora destaca, principalmente, que as cidades são, espontaneamente, educadoras.
Adilson é um educador social que há mais de 20 anos desenvolve prática
PedagogiaAdilson é um educador social que há mais de 20 anos desenvolve práticas educativas dentro do centro comunitário de um bairro localizado na periferia da sua cidade. Um dia, conversando com uma das suas colegas, Adilson expressou a sua opinião sobre a escola: “a escola está completamente obsoleta. Eu acho que ela deveria ser substituída pela educação em espaços informais ou não formais, tais como esse centro comunitário. Depois de tudo, nada do que se aprende na escola tem utilidade na vida dos jovens com os quais eu trabalho”. Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir: I. Adilson está correto na sua opinião. De fato, as práticas educativas não formais orientadas a crianças e jovens das classes baixas deveriam ser as únicas as quais eles deveriam estar expostos. II. De fato, as únicas práticas educativas de caráter realmente significativo para os jovens e crianças das classes baixas são aquelas desenvolvidas dentro dos muros da escola. III. Adilson não está correto na sua opinião. De fato, o desafio é procurar e desenvolver oportunidades pelas quais a escola possa ser articulada com as práticas educativas não formais
Visando atender aos numerosos jovens em situação de rua dentro de um
PedagogiaVisando atender aos numerosos jovens em situação de rua dentro de um bairro, o centro comunitário, a escola do bairro e a secretaria de educação decidiram desenvolver um projeto que chamaram “Escola aberta”. O projeto surgiu da constatação do fato de que a crianc¸a que esta´ na rua pode ter dificuldade de cumprir hora´rios, de fazer higiene pessoal, de ter e manter material escolar, de centrar-se em uma tarefa especi´fica por muito tempo etc. Foi criada, assim, a Escola Aberta, que passou a funcionar em alguns salões do centro comunitário. Ela oferece um sistema de ensino flexível e adaptado à rotina de quem vive na rua. Para além da aprendizagem acade^mica, ela é um espac¸o de desenvolvimento social e pessoal, prestando assiste^ncia para a crianc¸a e em alguns casos, para a fami´lia desta. Ela também propicia a preparac¸a~o para o trabalho, atrave´s de oficinas e conve^nios com empresas do bairro. Uma das suas principais finalidades é a de ser um elemento interveniente na construção do projecto de vida dos seus integrantes. A escola aberta passou a ser um importante espaço na transição para o (re)ingresso na escola formal porque, ao oferecer actividades que apresentam interesse para estas crianças, despertaram o interesse e o desejo de continuação dos seus estudos assim como fortaleceram sua autoestima.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. O projeto descrito é um exemplo de construção de uma rede de proteção pessoal e social para crianças e adolescentes em situação de rua.
II. O projeto descrito é um exemplo de como a escola deve ser substituída por outros espaços quando se trata do trabalho com crianças e adolescentes em situação de rua.
III. O projeto descrito é um exemplo de como as redes de proteção pessoais e sociais devem privilegiar unicamente a participação das crianças e jovens em situação de rua na educação formal.
O trabalho pedagógico com crianças e jovens em situação de vulnerabili
PedagogiaO trabalho pedagógico com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade deve privilegiar as ac¸o~es educativas dialo´gicas baseadas em metodologias participativas e no reconhecimento e acolhimento das dimenso~es sociais, econo^micas, culturais e subjetivas que compo~em suas vidas
Com base nesta perspectiva, avalie as seguintes asserc¸o~es e a relac¸a~o proposta entre elas.
I. Educar em espaços de vulnerabilidade não deve visar a homogeneização das crianças e jovens.
PORQUE
II. O objetivo do trabalho com essas populações é a reflexão e o diálogo transformador em torno da realidade de cada um deles, considerando-os como os principais interventores das suas vidas.
Érica é a professora encarregada de uma oficina de fotografia desenvo
PedagogiaÉrica é a professora encarregada de uma oficina de fotografia desenvolvida num centro comunitário em um bairro de periferia. Conversando com o educador encarregado das atividades educativas de todo o centro, Érica expressa suas preocupações: “Fico tão frustrada! Eles não estão conseguindo dominar algumas das técnicas que eu estou passando para eles. Já expliquei para eles milhões de vezes como fazer o Light Painting, a Dupla exposição, o jogo de zoom, e o trabalho na contraluz, mas ele não consegue! Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir: I. O educador coordenador do centro poderia responder que, no trabalho com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, embora a competência técnica seja importante, eles já estão aprendendo muito ao estar em grupo, ao conviver e ao discutir sobre fotografias que mostram sua realidade. II. O educador coordenador do centro poderia responder que, no trabalho com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, o importante é conseguir reconhecer aqueles que estão especialmente dotados para a fotografia e trabalhar principalmente com eles. III. O educador coordenador do centro poderia responder que, no trabalho com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, o mais importante é que os alunos desenvolvam competências técnicas, portanto, Erica precisa imaginar estratégias pedagógicas mais efetivas.
“O tratamento da oralidade exige do analista não somente manejo de da
Pedagogia“O tratamento da oralidade exige do analista não somente manejo de dados como também perspicácia para a compreensão da situação discursiva que envolve os interactantes. Tal expressão, na realidade, é um “baú” que abriga aspectos psicológicos, sociais, cognitivos e culturais de todos os envolvidos nas interações; por isso, o dado provindo de situações de oralidade deve ser examinado a partir de uma visão de 360º que capte, com base no que é visível e audível, tudo o que é inerente à interação, não somente o posto, pressuposto e subtendido, mas também o que condiciona formas, conteúdos e propicia a estabilidade, ou instabilidade, da interação.
Portanto, uma aula só se torna uma prática pedagógica quando ela se o
PedagogiaPortanto, uma aula só se torna uma prática pedagógica quando ela se organiza em torno: de intencionalidades, de práticas que dão sentido às intencionalidades; de reflexão contínua para avaliar se a intencionalidade está atingindo todos; de acertos contínuos de rota e de meios para se atingir os fins propostos pelas intencionalidades. Configura-se sempre como uma ação consciente e participativa" (FRANCO, 2015. p.605). FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui.. São Paulo, v. 41, n. 3. p. 601-614, jul./set. 2015. Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta: 1. Uma das características mais marcantes e difundidas da educação não escolar é a sua flexibilidade. II. A burocratização é uma das principais características da educação não escolar. III. As ações conduzidas pelos profissionais que atuam em ambientes não escolares também estão pautadas em objetivos que lhes dão sentido.
O planejamento pode envolver diferentes abrangências e complexidades,
PedagogiaO planejamento pode envolver diferentes abrangências e complexidades, pois ocorre em diversificadas
esteros do contexto cducacional
. Para sua efervação, os sujeitos do processo se reúnem e pensam
sobre as acces. || Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera
burocracia é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam
Tuntos para repensar a escola e sua missko.
Frente ao exposto, indique a que se refere cada planejamento, assinalando a resposta correta.
(D) Plangamento do sistema educacional
(2) Pongamento da escola
3) Plano smonto didático ou do ensino
Plano de aula
Envolve pensar em seus valores e principios, por isso exige uma interface com o Projeto Politico
Pedagógico, o que, por outro lado, implica ser uma atividade que está presente no cotidiano da escola e
articulado com todo o coletivo escolar. Ele orienta e confere significado às préscas pedagógicas e
didáucas, portantoexige que toda a comunidade seja mobilizada para alcançar seu cbjetivo maior de
formacio para a cidadania,
Envolve a dimensio macro da educação, ou seja, é o mais abrangente, à medida que se relaciona
com as escalas nacional estadual ou municipal, portanto, elas assumirão as características especficas
de cada sistema.
O E a materialização do trabalho realizado cotidianamente pelo professor, ou seja, é a operacionalização
do que será engendrado em termos de desenvolvimento dos conteúdos que derem ser aprendidos
pdos alunos cascsvatégias e recursos necessórios para que isto possa ocorrer.
() e realizado pela equipe docente em consonancia com a equipe gestora, mais especificamente com o
coordenador pedagógico Sua característica é definir os objetivos a serem alcançados com o processo de
Existem alguns documentos internacionais que norteiam a discussão da e
PedagogiaExistem alguns documentos internacionais que norteiam a discussão da educação inclusiva até hoje. Um destes documentos, o qual vários países sul americanos são signatários, inclusive o Brasil, foi elaborado na Convenção da Guatemala em 1999. O foco foi a eliminação da discriminação contra as pessoas com deficiência. Esse documento dispõe que as pessoas com deficiência não podem receber tratamentos diferenciados que impliquem exclusão ou restrição ao exercício dos mesmos direitos que as demais pessoas têm. Esses documentos fortaleceram, no âmbito internacional e nacional, o debate sobre o conceito de educação inclusiva.
A multidimensionalidade da didática ocorre quando pensamos em um pro
PedagogiaA multidimensionalidade da didática ocorre quando pensamos em um processo que envolve a articulação dos três elementos: humano, técnico e político-social. Se focalizarmos nosso planejamento em apenas uma dessas dimensões, o processo será incompleto e, consequentemente, ineficiente.No que se refere à dimensão técnica, implica em o professor.
O professor deve atentar se este elemento se reflete no plano de aula,
PedagogiaO professor deve atentar se este elemento se reflete no plano de aula,nas necessidades de aprendizagem dos alunos,nós conteúdos selecionados,nas metodologias escolhidas e ainda,na avaliação de aprendizagem por direcionar toda avaliação docente.
A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemá
PedagogiaA pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como fundamentos básicos da configuração da atividade humana. Por sua vez, a Pedagogia social é uma ciência que propicia a criação de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematização, reorganização e a transmissão de conhecimentos. (TORQUATO; COSTA; OLIVEIRA, 2015, p.21179).
Leia as afirmações relacionadas à pedagogia social e assinale a alternativa correta:
I.Na Pedagogia social o pedagogo atua como mediador de conflitos e estabelece as relações necessárias a fim de que os educandos recebam apoio educacional.
II.Na Pedagogia social, o pedagogo deve ser preparado para analisar e interpretar os fatos sociais que constituem a individualidade dos sujeitos e também para conviver com diferentes culturas e modos de perceber a vida.
III.A pedagogia social deve amparar-se na não violência, mas não possui qualquer vínculo sobre os interesses das minorias.
Ao convidar o estudante de graduação a pensar neste conceito de forma
PedagogiaAo convidar o estudante de graduação a pensar neste conceito de formação continuada estamos definindo uma conceituação coletiva. Por isto, as observações que serão feitas são importantes para a definição desta formação integrada. Podemos dizer que todo professor precisa reconhecer a sua incompletude e que a formação continuada é inerente a nossa prática.
Além da formação inicial, o professor precisa estudar continuamente;
PedagogiaAlém da formação inicial, o professor precisa estudar continuamente; por isso, precisa de formação continuada, permanente e também em serviço.
O atendimento educacional especializado (AEE) se refere a atividades
PedagogiaO atendimento educacional especializado (AEE) se refere a atividades complementares à escolarização
dos alunos público da educação especial (PAEE), nas classes regulares. O AEE previsto na Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) está organizado para
Sobre o plano de aula, assinale a alternativa INCORRETA. Alternativas
PedagogiaSobre o plano de aula, assinale a alternativa INCORRETA.
O autor cita diversos métodos como globalizadores: os centros de
PedagogiaO autor cita diversos métodos como globalizadores: os centros de interesse, estudo do meio, o método de projetos de Kilpatrick e os projetos de trabalho globais
O planejamento é um processo reflexivo que antecipa a intervenção na
PedagogiaO planejamento é um processo reflexivo que antecipa a intervenção na realidade. Enquanto docentes é preciso considerar a realidade do nosso aluno e o contexto no qual está inserido.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O planejamento deve ser flexível e adaptado à realidade de nossos alunos.
( ) O planejamento uma vez elaborado não deve apresentar alterações.
( ) O planejamento tem como objetivo orientar e aprimorar a função docente e gestora em termos didáticos.
É possível perceber que a proposta multidisciplinar se refere a uma
PedagogiaÉ possível perceber que a proposta multidisciplinar se refere a uma forma clássica de organização e sistematização dos saberes em que o tema proposto é comum as diferentes disciplinas, contudo não é imprescindível que elas se relacionem.
"A corrupção em Cuba se transformou em um problema generalizado, que a
Pedagogia"A corrupção em Cuba se transformou em um problema generalizado, que atinge tanto a cúpula do Partido Comunista como profissionais de fora da política, segundo os documentos do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana divulgados pelo Wikileaks.
Os novos dados revelados mostram que as práticas corruptas "reinam" em um regime empobrecido, assinala o jornal "El País".
Segundo os documentos, "essas práticas incluem suborno, desvio de recursos públicos e fraudes contábeis".
As mensagens do escritório americano ressaltam que o roubo e a corrupção é generalizada na Polícia, no setor turístico, no de transporte, no de construção e no de distribuição de alimentos.
Segundo os papéis do Wikileaks, as autoridades cubanas toleram as corrupções até certo ponto, mas podem atuar com contundência e severidade quando os desvios de dinheiro são muito grandes, daí as constantes destituições de ministros e altos cargos da Administração".
Considerando esse trecho sobre a corrupção, analise as afirmativas a seguir:
I - O Wikileaks é uma organização que se tornou famoso ao expor documentos sigilosos que comprovavam que casos de corrupção estavam centrados nos governos e não nas grandes empresas.
II - Apesar da esfera pública ser o holofote da corrupção em instituições, empresas e funcionários regidos pela norma pública, a corrupção também é identificada na esfera privada com o favoritismo, apropriação indébita e concorrência desleal.
III - No Brasil, o desvio de dinheiro é uma prática realizada em um esquema de rede que envolve políticos, empresários, funcionários públicos, doleiros e "laranjas", já identificados por inúmeros escândalos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
PedagogiaA Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece no seu artigo 3º que o ensino será ministrado com base em alguns princípios, entre os quais temos como exemplo:
_________________, ________________ e garantia de um padrão de qualidade.
Considerando o acesso, a permanência, a qualidade e a inclusão, podemos dizer que os princípios que completam corretamente as lacunas são:
A Secretaria de Educação Especial do MEC, considerando a necessidade
PedagogiaA Secretaria de Educação Especial do MEC, considerando a necessidade de colaborar para a formação continuada, publicou o material intitulado “Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais”, visando proporcionar momentos de reflexão e condições para que o professor possa desenvolver sua prática pedagógica, atendendo à diversidade das necessidades apresentadas por seus alunos.
No capítulo “Educação Para Todos” (BRASIL, 2003, p.24), a Secretaria de Educação Especial cita que “o êxito da integração escolar depende, dentre outros fatores, da eficiência no atendimento à diversidade da população estudantil”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: 2003. p.24 Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2019.
Nesse sentido, a Secretaria de Educação Especial sugere, nesse documento, para atendimento à diversidade da população estudantil, dentre outras medidas:
style="text-align: justify;">
I. Adotar uma metodologia padrão, para todas as escolas públicas do ensino regular.
II. Reconhecer todos os tipos de capacidades presentes na escola e separar por níveis de capacidade.
III. Sequenciar conteúdos e adequá-los aos diferentes ritmos de aprendizagem dos educandos.
style="text-align: justify;">
IV. Elaborar propostas pedagógicas baseadas na integração com os alunos, desde a concepção dos objetivos.
V. Avaliar os educandos numa abordagem processual e emancipadora, em função do seu progresso e do que poderá vir a conquistar.
E o evento de Salamanca, em 1994, de certo modo ocorreu para evidencia
PedagogiaE o evento de Salamanca, em 1994, de certo modo ocorreu para evidenciar a exclusão da inclusão das necessidades educacionais especiais de tantos e tantos alunos que precisam, definitivamente, constar das políticas educacionais e das práticas pedagógicas de todas as escolas. Não por apelos sentimentais, por respeito às diferenças e muito menos por tolerância. CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: do que estamos falando? Revista do Centro de Educação, n. 26, 2005. Sobre o contexto apresentado, considere as afirmativas a seguir. I - A Declaração de Salamanca ressalta que a educação inclusiva é específica para educandos com alguma deficiência física, sensorial ou cognitiva. II - A Declaração de Salamanca ocorre após a Declaração de Dakar com o intuito de dar mais especificidade para ações no âmbito da educação especial. III - As linhas de ação da Declaração de Salamanca possuem como eixo a proposta de universalização das escolas regulares.
Leia o trecho a seguir. “A escola que faz a inclusão de alunos com
PedagogiaLeia o trecho a seguir. “A escola que faz a inclusão de alunos com diferentes particularidades precisa reconhecer e responder às necessidades de cada aluno de maneira singularizada, garantindo que todos tenham educação de qualidade, com currículos apropriados, mudanças organizacionais e estratégias de ensino específicas [...] Grande parte das escolas “tradicionais” é estruturada inicialmente a partir da premissa de que todos os seus alunos aprendem da mesma forma, em um mesmo ritmo.” FABRICIO, N. M. C. A inclusão é coisa séria! Como as escolas regulares estão trabalhando? Estadão. 9 març. 2017
I - O Governo faz parte do Estado e pode ser identificado pelo grupo
PedagogiaI - O Governo faz parte do Estado e pode ser identificado pelo grupo político que está no seu comando. Contudo, uma Política de Estado é regulamentada por leis e tem uma duração ampla, independente do grupo político no poder. II – O Estado age por meio das Políticas Públicas visando atender as demandas sociais em termos de distribuição de bens e serviços sociais, podendo sua abrangência acontecer no âmbito federal, estadual e municipal. III - A organização e estrutura do Estado sob três aspectos: forma de governo, sistema de governo e forma de Estado. IV - Uma Política de Governo tem longa duração, demarcando o grupo político que a criou, se perpetuando enquanto Política Pública
Para Behar (2009 p2) as concepções e modelos pedagógicos implicam em
PedagogiaPara Behar (2009 p2) as concepções e modelos pedagógicos implicam em um sistema de premissas teóricas a forma como se aborda o curriculo e que se concretizam nas práticas pedagógicas e nas intereções professor-aluno-objeto de conhecimento. Frente ao exposto, indique como verdadeiros (v) ou falso (F) os aspectos abaixo
I: No que se refere ao professor: o processo de ensino-aprendizagem está focado em uma perspectiva em que ele oportunize aos sujeitos apredenderem sempre mais.
II no que se refere ao aluno: o processo de ensino-aprendizagem precisa colocar o educando como sujeito da aprendizagem ou seja e protagonista á medida que é o centro do processo e seus conhecimento prévios são a base para a ampliação para novos saberes.
III: no que se refere oa conhecimento saber: a escola neste perspectiva cumpre a função social de difundir conteùdos que são um legado histórico e social da humanidade associando estes ás realidades vivenciadas pelo aluno.
A BNCC (BRASIL, 2018) apresenta dez Competências Gerais para o Ensino
PedagogiaA BNCC (BRASIL, 2018) apresenta dez Competências Gerais para o Ensino Fundamental, são elas: conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado. Estas competências gerais dialogam com as competências específicas que cada área do conhecimento explicita. O Ensino e Ciências precisa garantir o desenvolvimento do letramento científico e para isso apresenta oito competência. Estas competências precisam ser trabalhadas nas três Unidades Temáticas presentes na BNCC,quais sejam: Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo.
Aprendizagem Motora e Psicomotricidade Av1 - Aprendizagem Motora e
PedagogiaAprendizagem Motora e Psicomotricidade Av1 - Aprendizagem Motora e Psicomotricidade Informações Adicionais Período: 05/08/2024 00:00 à 18/11/2024 23:59 Situação: Tentativas: 0 / 3 1) O sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central compreende o encéfalo e a medula espinhal. Já o sistema nervoso periférico compreende os gânglios e os nervos. Os nervos são responsáveis por levarem informações para o sistema nervoso ou enviar informações para os músculos e glândulas. Sobre o SNP, analise as afirmativas abaixo: I. Os nervos provenientes do encéfalo são chamados de nervos cranianos e os nervos provenientes da medula, são chamados nervos espinhais. II. Os nervos mistos são aqueles que levam a informação para o SNC e, também transmites a informação do SNC ao órgão efetor. III. São 31 nervos cranianos e 12 nervos espinhais.
A responsabilidade da educaçao e cuidados da primeira infância surgem
PedagogiaA responsabilidade da educaçao e cuidados da primeira infância surgem como prioridade na reuniao do Fórum de Dacar encontrado no texto base de nossas leitura. Nesse movimento é considerado uma ajuda necessária. Assinale verdadeiro ou falso.
A infância é um processo social e cultural e seu processo de aprendiza
PedagogiaA infância é um processo social e cultural e seu processo de aprendizagem se materializa no tempo e espaço como produtores significativos das brincadeiras e interações. Desse modo, as crianças estão em contextos educativos.
O processo de valorização sobre os direitos das crianças em sua
PedagogiaO processo de valorização sobre os direitos das crianças em sua dimensão global e econômica, colaborou com o envolvimento de que a prática educativa pudesse ser compreendido na forma de legislação e de direitos universais as crianças.
A educação das crianças pequenas possui dimensões sociais educativas
PedagogiaA educação das crianças pequenas possui dimensões sociais educativas nos eixos cuidar e educar nas perspectivas do brincar e interagir nos espaços educativos. Nessa dimensão da origem da qualidade na infância. ( in Andrade, Kuhlmann Júnior (2001, p. 73) nos apresenta que "durante muito tempo a educação da criança pequena foi considerada então responsabilidade da família ou do grupo social ao qual pertencia". A partir dessas informações apresentadas, avalie as afirmativas. I. A educação infantil permaneceu até o século XXI com a intencionalidade de manter no vínculo familiar os cuidados com as crianças. II. A perspectiva apresentada por um período da história da infância, a criança foi nula na sociedade as mantendo neutras de ações educativas. III. Na perspectiva apresentada as famílias e a própria sociedade sempre se preocuparam com as crianças as não deixando nulas como diz o texto da aula
"Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei,
Pedagogia"Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação" (BRASIL, 1996).
Em consonância ao que temos estabelecido na LDB e demais Políticas Públicas que tratam do assunto, podemos dizer que:
Leias asserções, julgando a possível relação entre elas: A
PedagogiaLeias asserções, julgando a possível relação entre elas: A multidimensionalidade da didática implica em pensarmos em um processo efetivo de articulação dos três elementos: humano, técnico e político-social. LOGO, Se focalizarmos nosso planejamento em apenas uma destas dimensões, o processo será incompleto e, consequentemente, ineficiente.
Observe a asserção a seguir e complete as lacunas
PedagogiaObserve a asserção a seguir e complete as lacunas com os termos adequados.
O termo _____________ foi instituído por ___________ em sua obra __________(1657), e originalmente significa ______________.
De acordo com a LDB: "Art. 58. Entende-se por educação
PedagogiaDe acordo com a LDB: "Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação" (BRASIL, 1996). Em consonância ao que temos estabelecido na LDB e demais Políticas Públicas que tratam do assunto, podemos dizer que
Ao explicar o movimento gerador da realidade, Hegel desenvolve uma dia
PedagogiaAo explicar o movimento gerador da realidade, Hegel desenvolve uma dialética idealista: a racionalidade não é mais um modelo a se aplicar, mas é o próprio tecido do real e do pensamento. Na Filosofia do Direito, Hegel diz que o mundo é a manifestação da ideia: “o real é racional e o racional é real”. A verdade, nesse caso, deixa de ser um fato para ser um resultado do desenvolvimento do espírito. (ARANHA, 2009, p. 186).
Segundo Hegel, o único método em grau de
PedagogiaSegundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto, e de elevar assim a filosofia a ciência, é o método dialético, em virtude do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade; ele se remete aqui à dialética clássica, conferindo movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, contudo, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética torna-se assim o movimento, e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico. (REALE E ANTISERI, 2005, p. 99-100).A dialética de Hegel, propunha, portanto, três momentos que, de acordo com o trecho acima, marcavam o ritmo triádico.
Para o professor, conhecer as competências na educação infantil
PedagogiaPara o professor, conhecer as competências na educação infantil favorecem a construção de práticas de educação e cuidados precoces a fim de garantir uma educação de alta qualidade
A formação docente é uma forma de valorização dos
PedagogiaA formação docente é uma forma de valorização dos profissionais da educação. Pensando no aprofundamento do saber da disciplina e potencializando o saber da experiência. Entre as ações temos a BNC-formação.
Compreendendo a didática como uma prática indutora do processo de
PedagogiaCompreendendo a didática como uma prática indutora do processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar que: selecione uma alternativa:
No que se refere à avaliação diagnóstica é correto
PedagogiaNo que se refere à avaliação diagnóstica é correto afirmar que ela deve ocorrer
: O professor Fábio ministra um curso de Gestão Ambiental e apresenta
Pedagogia: O professor Fábio ministra um curso de Gestão Ambiental e apresenta o caso da Usina São Marco e o desastre da barragem na cidade de Mariana. Ele solicita que os alunos promovam um debate sobre os riscos ambientais e as vantagens econômicas geradas por uma usina. Pensando nesta proposta é correto afirmar que o professor privilegiou o conteúdo de tipo
A prática educativa exige que o professor seja capaz de dominar difere
PedagogiaA prática educativa exige que o professor seja capaz de dominar diferentes metodologias, comunicar-se de forma que o aluno se sinta acolhido e motivado, mas também é importante criar um ambiente favorável a aprendizagem.
O termo "Política" se origina da palavra grega "polis"
PedagogiaO termo "Política" se origina da palavra grega "polis" que significa cidade, contudo, também era sinônimo de cidade-Estado. A vida na polis podia ter duas esferas: uma privada (ligada aos assuntos particulares da casa) e uma pública (expresso pelo espaço urbano público e político e suas instituições). A política era a forma de normalizar a convivência entre os habitantes das cidades e cidades-estados vizinhas.
Considerando o pensamento filosófico da Grécia Antiga, especificamente, a visão aristotélica acerca da Política, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Em todas as ciências e em todas as ____________, o alvo é o ____________; e o maior dos bens acha-se principalmente naquela dentre todas as ciências que é a mais elevada: essa ciência é a ____________ e o bem da justiça é a política, isto é a utilidade geral [...] (ARISTÓTELES, 2002, p.64)
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Artigo 2. especifica
PedagogiaNa Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Artigo 2. especifica que: 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. (Declaração Universal dos Direitos Humanos. De acordo com esse artigo os Direitos Humanos não discriminarão por questões de I. raça; II. religião III. Cor. IV. Sex Dos itens acima mencionados assinale a alternativa que é verdadeira.
E foi em janeiro de 1848 que ele ditou, juntamente com Engels, o
PedagogiaE foi em janeiro de 1848 que ele ditou, juntamente com Engels, o famoso Manifesto do partido comunista, a pedido da "Liga dos comunistas. [...] Na Inglaterra, se estabeleceu em Londres, onde, entre dificuldades de toda sorte, conseguiu, com a ajuda financeira do seu amigo Engels, levar a bom termo todas aquelas pesquisas de economia, história, sociologia e política que constituem a base de O capital [...]. (Adaptado de REALE e ANTISERI, 2005, p. 172).
Libâneo (2010), um autor que fala sobre pedagogia,
PedagogiaLibâneo (2010), um autor que fala sobre pedagogia, didática e educação, traz um significado possível para o conceito de educação, que contribui para o entendimento da Pedagogia em espaços escolares e em espaços não escolares, e, também, em espaços informais ou extraescolares, conforme suas palavras a seguir:
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a única prática, e o professor profissional não é o único praticante (LIBÂNEO, 2010, p. 26).
A partir dessa definição, analise as afirmações a seguir, considerando as ideias do autor.
I. A educação implica em processos sistematizados e não sistematizados, intencionais e não intencionais, acontecendo nas mais variadas situações, envolvendo os mais diferentes indivíduos.
II. Se a educação é o grande objeto de interesse da Pedagogia, todos os espaços de processos educativos, escolares e não escolares, também devem ser de seu interesse, conhecimento e apropriação.
III. A Pedagogia é diferente da Didática porque a primeira se dedica à educação como um todo e a segunda se dedica apenas ao processo preparar atividades pedagógicas.
IV. A Didática é a mãe da Pedagogia uma vez que ela sistematiza os processos de ensinar e aprender, determinando o planejamento de ensino educacional.
De acordo com Gohn (2006). existem metodologias, que precisam ser
PedagogiaDe acordo com Gohn (2006). existem metodologias, que precisam ser desenvolvidas, codificadas, ainda
que com alto grau de provisoriedade pois o dinamismo, a mudança, o movimento da realidade segundo o
desenrolar dos acontecimentos, são as marcas que singularizam a educação não formal (GOHN, 2006, p.
32)
Leia a afirmação apresentada e assinale a alternativa correta:
LAo escolher o caminho metodológico a ser adotado é preciso considerar os indivíduos envolvidos no
processo educacional, ou seja, as suas visões de mundo, seus anseios e os seus conhecimentos serão o
ponto de partida e o de chegada de qualquer prática pedagógica que vise ao desenvolvimento
contextualizado
II. O trabalho a ser desenvolvido na educação não formal acontece sempre da mesma maneira por isso
podemos afirmar que a educação é neutra nesses contextos.
III.A educação não formal está a todo tempo se ajustando aos contextos, mostrando-se flexível para
atender às necessidades imediatas, circunstanciais e que podem mudar a qualquer momento.
Leia com atenção a seguinte descrição do trabalho
PedagogiaLeia com atenção a seguinte descrição do trabalho desenvolvido por uma escola no estado de Rio de Janeiro:
A Escola Municipal Profa. Irene da Silva Oliveira usa o quintal de uma moradora do bairro para fazer oficinas de educação ambiental. A Márcia, dona do quintal, acabou se envolvendo tanto que passou a desempenhar papel de educadora e não de “emprestadora de quintal”. Outra coisa interessante é que, a cada dois meses, os pais vivenciam um dia de oficina, igualzinho ao de seus filhos
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras contribuem com a formação integral de seus habitantes.
II. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras promovem oportunidades para estabelecer diálogos entre gerações.
III. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras promovem oportunidades de aprendizagem orientadas somente as dimensões cognitivas de seus habitantes.
Aparecida é professora do Ensino Fundamental. A sua escola iniciou um
PedagogiaAparecida é professora do Ensino Fundamental. A sua escola iniciou um projeto que visa desenvolver ações educativas com o centro comunitário, o posto de saúde e a biblioteca popular do bairro. Numa das primeiras reuniões, Aparecida comenta: “Na minha opinião só se aprende na escola. O que se aprende na escola é o que vale”.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Aparecida não está considerando que, embora as aprendizagens escolares sejam importantes, as pessoas também aprendem múltiplas coisas participando de outros espaços não escolares, tais como o centro comunitário e a biblioteca do bairro.
II. Aparecida não está considerando que, visto que aquilo que se aprende na escola não possui aplicação direta na vida das pessoas, as únicas aprendizagens válidas são aquelas produzidas em espaços não escolares, tais como o centro comunitário e a biblioteca do bairro.
III. Aparecida está correta na sua opinião, visto que as aprendizagens desenvolvidas nas instituições de educação formal são as únicas que valem na vida das pessoas.
Leia com atenção a seguinte descrição do trabalho desenvolvido por uma
PedagogiaLeia com atenção a seguinte descrição do trabalho desenvolvido por uma escola no estado de Rio de Janeiro:
A Escola Municipal Profa. Irene da Silva Oliveira usa o quintal de uma moradora do bairro para fazer oficinas de educação ambiental. A Márcia, dona do quintal, acabou se envolvendo tanto que passou a desempenhar papel de educadora e não de “emprestadora de quintal”. Outra coisa interessante é que, a cada dois meses, os pais vivenciam um dia de oficina, igualzinho ao de seus filhos
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras contribuem com a formação integral de seus habitantes.
II. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras promovem oportunidades para estabelecer diálogos entre gerações.
III. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras promovem oportunidades de aprendizagem orientadas somente as dimensões cognitivas de seus habitantes.
"Para que uma cidade seja considerada como educadora é necessario que
Pedagogia"Para que uma cidade seja considerada como educadora é necessario que ela oportunize situações de aprendizagem com pessoas de idades diferentes para que assim, seja possivel combinar a experiência dos adultos, a sabedoria dos velhos, a curiosidade da infância, a força de vida da juventude (MORAES. 2006, p. 85). Analise as afirmações apresentadas relacionadas a temática em questão e assinale a alternativa correta: LA cidade pode colaborar na formação integral dos individuos quando oferece espaços que oportunizem a troca de experiencias e a reflexão! ILA cidade favorece a formação integral de seus habitantes quando promove a educação para a saude e as práticas de desenvolvimento sustentável. IL A cidade favorece a formação integral de seus habitantes quando estimula a convivència em especos públicos
Os significados dos termos exclusão não é um consenso entre
PedagogiaOs significados dos termos exclusão não é um consenso entre intelectuais é alvo de diferentes ações sobre esta categoria leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta estudos atuais entendem que a exclusão como uma tendência do sujeito estará Magna sociedade mais percebendo que ele não está fora do sistema social a um consenso nas Ciências Sociais e que o excluído está fora da sociedade a exclusão social pode estar relacionada com a condição de pobreza embora não seja a única condição que implica em exclusãoI - Estudos atuais entendem a exclusão como uma tendência do sujeito a estar à margem da sociedade, mas percebendo que ele não está fora do sistema social.
II - Há um consenso nas ciências sociais de que o "excluído" está fora da sociedade.
III - A exclusão social pode estar relacionada com a condição de pobreza, embora esta não seja a única condição que implique em exclusão.
Conforme citado no documento – Política Nacional de Educação Especial
PedagogiaConforme citado no documento – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (BRASIL, 2018), “[...] o Decreto nº 6.094/2007 estabelece dentre as diretrizes do Compromisso Todos pela Educação, a garantia do acesso e permanência no ensino regular e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas”.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2018.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das necessidades especiais dos alunos, apresentados na Coluna A, com os atendimentos educacionais especializados, apresentados na Coluna B.
Associação de Colunas.2.Atendimento Educacional Especializado
Três importantes movimentos ou chamados de fases contribuíram para os
PedagogiaTrês importantes movimentos ou chamados de fases contribuíram para os fundamentos históricos e estéticos do Modernismo Português: o Futurismo, o Orfismo e o Presencismo (Moisés, 2008). Em conjunto, esses movimentos contribuíram para a rica tapeçaria do Modernismo Português, refletindo as mudanças sociais e culturais da época e destacando a necessidade de se expressar de maneira autêntica e inovadora. Eles influenciaram não apenas as artes visuais e a literatura, mas também moldaram a forma como os portugueses viam a si mesmos e seu país em um mundo em rápida transformação.
Com base nas informações apresentadas e, considerando o Modernismo em Portugal, avalie as afirmativas a seguir:
I. O Futurismo introduziu conceitos como abstração, geometrização, simultaneidade e fragmentação na arte e na literatura, explorando temas relacionados à modernidade, tecnologia e industrialização.
II. O Presencismo enfatizou a adesão a princípios como a imitação do passado na produção literária, sendo que Mário de Sá Carneiro e Guilherme de Santa Rita foram os fundadores dessa corrente vanguardista em Portugal.
III. Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro emergiram como figuras de destaque no movimento Orfista em Portugal, contribuindo significativamente para a disseminação das ideias desse movimento artístico no país.
A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e as
PedagogiaA Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e as dificuldades que podem ocorrer nesse processo, caso a construção de conhecimento não ocorra nos padrões evolutivos esperados. Sobre o objeto de estudo da Psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) A Psicopedagogia é uma área de conhecimento que estuda as aplicações da Pedagogia sobre a aprendizagem. ( ) A Psicopedagogia procura entender o processo de aprendizagem e o sujeito do conhecimento. ( ) A Psicopedagogia é a área que se preocupa em compreender as alterações que ocorrem no processo de aprendizagem ( ) O enfoque preventivo da Psicopedagogia se restringe aos estudos sobre a escola. ( ) O enfoque terapêutico estuda a identificação, análise, diagnóstico e tratamento de dificuldades, de forma individualizada
1 ) Leia a cantiga abaixo: Tão grave dia (D. Afonso Sanches)
PedagogiaAcerca do poema abaixo podemos classificá-lo em
Alternativas:1 ) Leia a cantiga abaixo:
Tão grave dia
(D. Afonso Sanches)
Tam grave dia que vos conhoci
por quanto mal me vem por vós, senhor!
Ca ma vem coita, nunca vi mayor,
sem outro bem, por vós, senhor, des i
por este mal que mh’a mim por vós vem,
como se fosse bem, vem-me por em
gran mal a quem nunca o mereci
Ca, mia senhor, porque vos eu servi,
sempre digo que sode’la milhor
do mund’e trobo polo vosso amor,
que me fazedes gram bem e assy
veedd’ora mha senhor do bom sen,
este bem tal se cumpre em mi rrem,
senon, se valedes vós mays per y.
Mais eu, senhor, em mal dia naci,
del que non tem, nem é conhecedor
do vosso bem, a que non fez valor
Deus de lho dar, que lhy fezo bem y,
per, senhor, assy me venha bem,
deste gram bem, que El por bem non tem,
muy pouco Del seria grand’a mi.
Como consequência da evolução das tecnologias digitais, os recursos
PedagogiaComo consequência da evolução das tecnologias digitais, os recursos digitais passaram a ter alta capacidade de processamento e de armazenamento de dados. Muitas das leituras feitas em materiais impressos podem ser vistas nas telas de computadores e celulares. Diante desse contexto, novos gêneros textuais estão surgindo com propósitos muito distintos. Esses gêneros são conhecidos como digitais.
(DALBEN, A. Inovação educacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020. p. 156-157.)
Diante disso, os gêneros digitais:
I. Estão em constante evolução e, por isso, podem ter sua estrutura mutável e adaptável para aplicação em diferentes mídias.
II. Em sua forma de linguagem, podem expressar as ideias da maneira mais curta e mais breve possível.
III. Podem incorporar a forma de expressão característica da oralidade e o uso de imagens para a expressão de sentimentos.
IV. Podem estabelecer formatos para uma comunicação síncrona ou assíncrona.
A elaboração da monografia ou do TCC em um sentido amplo, tem o
Av2A elaboração da monografia ou do TCC em um sentido amplo, tem o objetivo de satisfazer um dos requisitos necessários para a obtenção de grau, título ou avaliação acadêmica em nível de graduação ou pós-graduação.
A respeito desse assunto, julgue as asserções a seguir marcando V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) O objeto de pesquisa precisa ser relevante cientificamente e não apenas para o pesquisador.
( ) A pergunta de pesquisa é o ponto de chegada de todos os estudos científicos pois ela expressa a dúvida, inquietação e incerteza do pesquisador.
( ) Nem todas as pesquisas formulam hipóteses. A formulação de hipóteses é dada apenas em estudos correlacionais ou explicativos, isto é, que preveem um dado acerca do fenômeno analisado.
( ) A justificativa da pesquisa é o momento que se apresenta para o leitor o referencial teórico da pesquisa que está sendo feita.
A (O) ____ é a estrutura mais ampla que informa como a pesquisa será
Av2A (O) _____________ é a estrutura mais ampla que informa como a pesquisa será realizada, enquanto o (a) _________ refere-se aos detalhes práticos e técnicos de como cada parte da pesquisa será concluída. Ambos são essenciais para garantir a __________ e a validade de um estudo.
O ____ pode ser entendido como um planejamento que vai ___ o
Av2Leia atentamente a frase a seguir: O ______________________ pode ser entendido como um planejamento que vai ____________ o desenvolvimento da pesquisa. É um ____________ elaborado para direcionar, nortear o desenvolvimento da pesquisa.
A avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação,
PedagogiaA avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação, pois serve como um mecanismo de medição do progresso dos alunos, da aquisição de conhecimento e das habilidades ao longo do tempo. Ela é uma ferramenta essencial para professores e alunos, fornecendo feedback valioso sobre o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação não deve ser vista apenas como uma maneira de apresentar notas, mas como uma oportunidade de compreender o que os alunos aprenderam e como podem melhorar.
O processo de pensar e agir, por parte dos professores pedagogia
PedagogiaO processo de pensar e agir, por parte dos professores é uma das tarefas mais exigidas durante toda a formação, pois uma das ações que é extremamente realizada no decorrer do processo é compreender o que está funcionando ou não na própria prática pedagógica. Digamos que essa ação tem nome e sobrenome e está intimamente ligada a reflexão. Desse modo, entende-se que quando o professor faz o movimento de parar, pensar, dialogar e assim decidir como será o desenvolvimento das tarefas e/ou atividades, garante que suas práticas estejam em consonância com o pensar educativo, ou seja, ele mesmo fará o processo reflexivo e com isso, poderá conduzir e trazer melhores condições de apresentar o conhecimento (DEWEY, 1979).
Vários tipos de trabalho podem ser apresentados com base em uma
Av2Vários tipos de trabalho podem ser apresentados com base em uma pesquisa científica. Um destes tipos de trabalho é o artigo científico. Portanto, conhecer as características e definição de artigo científico possibilita a sua correta elaboração.
A respeito desse assunto, julgue as asserções a seguir marcando V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) Um artigo científico constitui parte de estudo, pois, apresenta apenas fragmentos de uma pesquisa científica.
( ) Um artigo científico pode ser definido como um pequeno estudo, porém completo, pois, apresenta tanto a metodologia quanto os resultados da pesquisa.
( ) Um artigo científico constitui um tipo de resenha cuja principal função é a análise crítica de uma pesquisa científica.
( ) Um artigo científico pode ser definido como um resumo de um projeto de pesquisa, cuja função é arrecadar recursos para a realização da pesquisa.
Adriana é uma educadora que trabalha há 5 anos com
PedagogiaAdriana é uma educadora que trabalha há 5 anos com populações em situação de extrema vulnerabilidade social. Como profissional, ao longo
desses anos ela tem presenciado e enfrentado situações conflitivas, lamentáveis e injustas. Assim, Adriana se sente cada vez mais estressada e
deprimida em relação a seu trabalho.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
O caso de Adriana destaca a importância de os profissionais da educação não escolar desenvolverem a competência de planejar ações
Daços Não Escolares 3) Sobre a educação não formal atender a
PedagogiaDaços Não Escolares 3) Sobre a educação não formal atender a necessidades que se apresentam na sociedade, podemos exemplificar, como aquelas que auxiliam o bem comum e público: a) investimentos em projetos sociais de valorização e promoção da cultura e da cidadania; b) projetos educativos ambientais; c) projetos que incentivam a capacitação e a profissionalização de classes sociais menos favorecidas e com poucas oportunidades; d) projetos envolvendo planejamento financeiro e de consumo; e) projetos de conscientização política; dentre tantas outras iniciativas. Todos esses projetos voltados para a comunidade em geral tendem a melhorar a qualidade da vida das pessoas e trazer bons retornos sociais. Sobre exemplos de projetos de bem comum, mas privados, considere as opções a seguir: 1. Projetos de capacitação interna em empresas, que visem melhorias profissionais em geral. II. Projetos de empresas, porém, voltados a atendimento da população. III. Projetos de saúde para funcionários de empresas, dentre outras inciativas. IV. Projetos de fornecimento de material escolar para escolas privadas de ensino.
John Dewey (1859–1952), foi um professor e filósofo americano que
PedagogiaJohn Dewey (1859–1952), foi um professor e filósofo americano que defendia que os conteúdos ensinados são assimilados de forma mais fácil quando associados às tarefas cotidianas realizadas pelos alunos. No Brasil, temos uma série de mudanças e discussões pedagógicas que vão se constituindo a partir da década de 1920, influenciadas pelas ideias de John Dewey, como o movimento da "Escola Nova".
A respeito do movimento da "Escola Nova" no Brasil, influenciado pelas ideias de John Dewey, e sua relação com as transformações econômicas, políticas e sociais na década de 1920, análise as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O escolanovismo no Brasil não teve influência das ideias de John Dewey, sendo moldado por pensadores locais.
( ) As mudanças econômicas e políticas a partir da década de 1920 no Brasil tiveram impacto significativo nas discussões educacionais e no escolanovismo.
( ) A expansão da cultura cafeeira e o processo de urbanização não foram fatores relevantes para as transformações na educação brasileira durante o movimento da "Escola Nova".
( ) Apesar das contribuições notáveis de John Dewey, para as discussões levantadas no movimento, foi Paulo Freire, na época, que mais contribuiu com a consolidação do "Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova".
Quais das afirmativas a seguir podem ser consideradas corretas quando
PedagogiaO diagnóstico participativo é um momento importante da gestão, no qual, o/a diretor/a escolar se reúne com a equipe de professores para compreender como está a situação da escola. Nesse momento, a percepção do grupo será o suficiente para traçar o cenário educacional da Instituição. O diagnóstico participativo conta com um grupo de trabalho composto de representantes da equipe da Secretaria da Educação. Eventualmente, pode contar com a presença de alguns convidados da escola para participar de uma reunião ou outra. No momento do diagnóstico é proposta uma roda de conversa para identificar as justificativas dos problemas da escola e do município, e as impressões do grupo serão o suficiente para desenhar o cenário. O diagnóstico participativo conta com um grupo de trabalho composto de representantes de diversos segmentos da comunidade escolar. Sugere-se, também, envolver lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e representantes dos adolescentes. O diagnóstico faz parte dos processos da gestão e pressupõe a coleta de informações quantitativas e qualitativas, de forma a desenhar o cenário com base nos dados
Durante a história cada sociedade possui uma maneira peculiar de
PedagogiaDurante a história cada sociedade possui uma maneira peculiar de considerar e relacionar-se com a
natureza. Na atualidade, as crianças dividem o tempo da sua primeira infância entre o lar e as escolas de
educação infantil. Segundo Damasceno (2020), é essencial que os adultos reflitam sobre a visão que tem
em relação à criança, natureza e ao brincar livre.
Analise as afirmativas e a relação entre elas
1- A partir da Revolução Francesa (final do século XVIII) e da Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX).
observamos uma mudança na interpretação de termos como criança e direitos.
Il-Precisamos ter fortalecida a ideia de que conceitos sociais são relativos a um determinado contexto e,
para compreendermos a criança, precisamos tê-la em seu ambiente cotidiano e refletir sobre a forma como
ela interage com seu entorno e como ela o explora e decifra.
De acordo com as cinco disciplinas de Peter Senge, os modelos mentais
PedagogiaDe acordo com as cinco disciplinas de Peter Senge, os modelos mentais correspondem aos paradigmas, pressupostos e modelos de pensamento, que definem como as pessoas em uma organização interpretam a realidade.
A educação nos anos iniciais precisa se direcionar a educaçao
PedagogiaA educação nos anos iniciais precisa se direcionar à estimulação da curiosidade e busca por um desenvolvimento da compreensão da criança em relação a si mesma e sua posição em relação ao mundo. Os educadores devem ser capazes de criar um ambiente capaz de proporcionar o adequado espaço para que a criança alcance tais aspectos. Sobre as estratégias e práticas que os educadores devem se propor a fim de auxiliar a criança ao longo deste processo, pode-se dizer que:
É importante que o educador não utilize estratégias de gratificação e reconhecimento das conquistas da criança, a fim de não as tornar habituadas à necessidade de recompensa e gratificação no processo de aprendizagem.
É importante que o educador possa utilizar estratégias de gratificação a fim de reconhecer as conquistas e avanços da criança, a fim de gerar engajamento e motivação no processo de aprendizagem.
É importante que o educador, desde os primeiros anos, possa estimular um ambiente competitivo em sala de aula a fim de estimular as crianças a buscarem sempre o seu melhor.
É importante que o educador utilize práticas punitivas e de castigo, a fim de corrigir os erros e problemas apresentados pelas crianças no processo de aprendizagem.
É importante que o educador se abstenha e seja o mais neutro possível na sua relação com a criança, pois faz parte do papel dos cuidadores estimular e reforçar as conquistas e avanços da criança no processo de aprendizagem.
O canal de Youtube chamado “O tradutor de Engenharia
PedagogiaO canal de Youtube chamado “O tradutor de Engenharia” foi criado por um aluno de engenharia elétrica que tinha interesse em constituir um espaço onde alunos universitários do mundo todo pudessem compartilhar suas dúvidas aprendendo matemáticas universitárias e encontrar recursos que os ajudassem a superá-las. Assim, o criador do canal tem produzido diversos vídeos a partir das dúvidas colocadas pelos subscritores. Em algum deles, ele mesmo atua como professor enquanto em outros ele tem recorrido a ajuda de professores universitários. Os vídeos são de livre acesso e já contam com mais de 500.000 subscritores.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. O canal de Youtube descrito pode ser considerado um espaço de educação não formal visto que ele apresenta situações relevantes para atender os problemas, necessidades, interesses e aspirac¸o~es dos seus participantes, neste caso, alunos que aprendem matemática na universidade.
II. O canal de Youtube descrito pode ser considerado um espaço de educação não formal visto que ele tem flexibilidade para adaptar o seu conteúdo às necessidades dos participantes.
III. O canal de Youtube descrito pode ser considerado um espaço de educação formal visto que as matemáticas são uma disciplina acadêmica e os alunos estão estudando na universidade que é, sem lugar a dúvidas, um espaço de educação formal.
O processo de pensar e agir, por parte dos professores é uma das
PedagogiaO processo de pensar e agir, por parte dos professores é uma das tarefas mais exigidas durante toda a formação, pois uma das ações que é extremamente realizada no decorrer do processo é compreender o que está funcionando ou não na própria prática pedagógica. Digamos que essa ação tem nome e sobrenome e está intimamente ligada a reflexão. Desse modo, entende-se que quando o professor faz o movimento de parar, pensar, dialogar e assim decidir como será o desenvolvimento das tarefas e/ou atividades, garante que suas práticas estejam em consonância com o pensar educativo, ou seja, ele mesmo fará o processo reflexivo e com isso, poderá conduzir e trazer melhores condições de apresentar o conhecimento (DEWEY, 1979).
Haydt (2006, p. 75) afirma que a aprendizagem "ocorre quando o aluno
PedagogiaHaydt (2006, p. 75) afirma que a aprendizagem “ocorre quando o aluno está interessado e se mostra empenhado em aprender, isto é, quando está motivado. É a motivação interior do aluno que impulsiona e vitaliza o ato de estudar e aprender. Daí a importância da motivação no processo ensino-aprendizagem”. A relação docente e discente deve ser marcada pela motivação, de ambas as partes, entretanto, o docente é o profissional que estuda para que consiga aprimorar essa relação a todo o momento.
Ao compreender o que se sabe sobre o assunto, precisamos entender e
PedagogiaAo compreender o que se sabe sobre o assunto, precisamos entender e visitar um dos filósofos da época de 1910, o qual pesquisou em sua essência o significado do que seria o pensar reflexivo. Desta forma, surge na criação da sua obra nominada How we think, a ideia de que o aprendizado somente faria sentido se nós, sujeito refletíssemos sobre o que estaríamos aprendendo.
A coerência dá textura à sequência linguística
PedagogiaA coerência dá textura à sequência linguística – entende-se como “textura” ou “textualidade” aquilo que transforma uma sequência linguística em texto, e não em um amontoado de palavras.
Conforme Piovesan et al. (2018) a aprendizagem se torna importante
PedagogiaConforme Piovesan et al. (2018) a aprendizagem se torna importante para nós, pois ela permite a ativação de processos internos de desenvolvimento em consonância com as relações estabelecidas. Isso significa que, embora exista um caminho de desenvolvimento determinado individualmente pelo processo de maturação de cada organismo, é através da aprendizagem que esses processos são impulsionados.
PIOVESAN, Josieli, et al. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 1. ed. Santa Maria, RS:UFSM, NTE, UAB, 2018.
A avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação
AV1A avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação, pois serve como um mecanismo de medição do progresso dos alunos, da aquisição de conhecimento e das habilidades ao longo do tempo. Ela é uma ferramenta essencial para professores e alunos, fornecendo feedback valioso sobre o processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação não deve ser vista apenas como uma maneira de apresentar notas, mas como uma oportunidade de compreender o que os alunos aprenderam e como podem melhorar. Ela pode assumir várias formas, desde testes e avaliações escritas até projetos práticos, apresentações e análises em sala de aula. O importante é que seja adaptado ao objetivo de aprendizagem e às necessidades dos alunos.
Além disso, a avaliação da aprendizagem também desempenha um papel na promoção da equidade na educação, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de demonstrar seu conhecimento, independentemente de suas diferenças individuais.
Em resumo, a avaliação da aprendizagem é uma parte fundamental do processo educacional, que fornece informações valiosas para melhorar o ensino, promover a aprendizagem dos alunos e garantir a equidade na educação.
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Luckesi (1995) entende a avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão.
Shulman, Tardif e Gauthier, apesar de suas diferentes perspectivas e
AV1Shulman, Tardif e Gauthier, apesar de suas diferentes perspectivas e abordagens, contribuem para a compreensão da complexidade dos saberes docentes. Ao trazer esses teóricos para um diálogo conjunto, é possível traçar conexões entre suas abordagens e, assim, obter uma visão mais abrangente e integrada sobre a prática docente.
Considerando o processo de construção da identidade docente, analise
AV1Considerando o processo de construção da identidade docente, analise ao citação a seguir. Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem à inovações porque prenhe de saberes válidos às necessidades da realidade. Do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas à luz das teorias existentes, da construção de novas teorias. Constrói-se também, pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor, confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus valores, do seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de suas angústias e anseios, do sentido que tem em sua vida o seu professor. Assim como a partir de sua rede de relações com outros professores, nas escolas, nos sindicatos e em outros agrupamentos.
Considerando o processo de construção da identidade docente, analise as afirmativas a seguir:
I. Identidade é um processo de construção social em que o sujeito se constrói a partir da referência que recebe dos demais.
II. O processo de construção da identidade é capaz de levar o indivíduo a se autoconhecer.
III. O processo de construção da identidade promove a compreensão do que seja o diferente de si.
IV. O processo de construção da identidade é solitário e faz com que o sujeito se desvincule dos demais.
A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre
AV1A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre por vários anos. Autores como Tardif (2013); Gauthier et al (1998), dentre outros, têm discutido acerca dos saberes docentes, todavia, ainda mal conseguimos identificar os atos do professor que, na sala de aula, têm influência concreta sobre a aprendizagem dos alunos.
A discussão acerca dos saberes necessários a ação docente gerou distintas tipologias que balizam os diferentes tipos de conhecimentos que o professor mobiliza ao realizar sua ação docente.
Deste modo, evidenciar esses saberes denota reconhecer a existência de um alicerce de conhecimentos referentes ao ensino e a profissão, valorizando o saber estabelecido/socializado pelos professores, em sua prática docente, sinalizando direções tanto para a formação docente quanto para sua profissionalização.
A reforma pombalina, que resultou na ruptura com a educação jesuítica
AV1A reforma pombalina, que resultou na ruptura com a educação jesuítica no Brasil colônia, teve um significativo impacto no processo de profissionalização docente.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto relevante dessa ruptura:
I. A reforma pombalina reforçou a ênfase na formação religiosa dos professores, mantendo a tradição jesuítica de considerar a docência como um sacerdócio.
II. A reforma pombalina introduziu a necessidade de formação educacional específica para os professores, contribuindo para a profissionalização docente.
III. A reforma pombalina enfatizou a manutenção do sistema de ensino jesuítico, priorizando a continuidade das práticas educacionais estabelecidas religiosas.
IV. A reforma pombalina estabeleceu que a docência requereria qualificação formal de confissão católica, excluindo do magistério os não católicos.
Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação
AV1Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui para a construção de uma sociedade pensante. Entretanto, para que isso seja possível, o docente precisa assumir seu verdadeiro compromisso e encarar o caminho do aprender a ensinar. Evidentemente, ensinar é uma responsabilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida. Um educador precisa sempre, a cada dia, renovar sua forma pedagógica para, da melhor maneira, atender a seus alunos, pois é por meio do comprometimento e da “paixão” pela profissão e pela educação que o educador pode, verdadeiramente, assumir o seu papel e se interessar em realmente aprender a ensinar.
Conforme publicado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL,
PedagogiaConforme publicado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL, "Patrícia Rodrigues de Campos Rocha, 33, mãe do Guilherme, 7, diagnosticado com autismo, conta que ouviu muito "não" até conseguir matricular o filho em uma escola de ensino regular. Patrícia conta que escutou "diversas desculpas": "não estamos preparados para recebê-lo"’, "aqui tem muitas escadas e pode ser perigoso", "ele usa cadeira de rodas?", "só podemos aceitá-lo se você pagar uma profissional para cuidar dele por fora". MONZANI, Mariana. Educação: Ouvi muito "não" até conseguir matricular meu filho, conta mãe de menino autista. UOL: São Paulo, 30 set.2012. Disponível em: < https://bit.ly/2GvtLFY >. Acesso em: 8 fev. 2019. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir. I. As escolas não são obrigadas a matricular aluno cadeirante, caso elas não possuam infraestrutura adequada, como, por exemplo, rampa de acesso às salas de aula, ao invés de escadas. II. A rede pública de ensino deve cobrar dos pais pela contratação do profissional que irá cuidar pessoalmente do filho com deficiência, pois a escola já oferece o professor para atender a todos os alunos em sala de aula. III. Pessoa autista deve estudar em escola especializada e não em escola de ensino regular. IV. A escola é um direito de todos, seja em situação de inclusão ou não.
Observa-se, no campo das ações direcionadas à infância e à juventude
PedagogiaObserva-se, no campo das ações direcionadas à infância e à juventude de grupos populares, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, uma sobreposição da atenção infantil à juventude, ou seja, um grande número de projetos voltados para aquela população, desenvolvidos, majoritariamente, por organizações não governamentais, já que os avanços em defesa da população jovem e em sua assistência são recentes
Avaliar a aprendizagem é uma atividade intencional e deve ser, como
PedagogiaAvaliar a aprendizagem é uma atividade intencional e deve ser, como todo o processo de ensino, planejada pelo professor. Parte do planejamento da avaliação envolve a definição de critérios para avaliar. Tais critérios devem levar em consideração:
I – Rigor junto aos alunos, porque avaliar demanda que o professor se utilize desse atributo na elaboração dos critérios.
II – Os critérios de avaliação devem estar relacionados com a função que a avaliação desempenha, para que sejam coerentes com o uso que se pretende fazer dos resultados.
III - Os critérios de avaliação serão definidos, em um primeiro momento, a partir dos objetivos estabelecidos para o ensino no planejamento didático.
IV - Os critérios de avaliação são os referenciais, os parâmetros, os norteadores da aprovação ou reptovação do aluno.
V – Os critérios de avaliação servem para a amparar a atribuição dos resultados aos alunos, aos professores, à escola e às famílias dos estudantes.
O estudo das funções psicológicas superiores, realizado pela
PedagogiaO estudo das funções psicológicas superiores, realizado pela psicologia infantil, requer que se considere a pré-história de tais funções, das raízes biológicas e das formas culturais básicas do comportamento. Para tanto, Vigotski (2001b, v. 3, p. 18) afirma que é na idade de bebê que se torna possível tal investigação, por ser neste período do desenvolvimento infantil, momento em que são identificadas a influência do emprego de ferramentas e a apropriação da linguagem humana. Fonte: BERNARDES, M. E. M. ; ASBAHR, F. F. S. Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Perspectiva, v. 25, n. 2, p. 315-342, 2007. . Considerando o texto e as informações sobre as funções psicológicas superiores, avalie as afirmativas: I. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre como comportamento individual, limitada a ordem biológica. II. As funções psicológicas superiores são educáveis, porém não depende da realidade social da criança para ser melhor desenvolvida. III. As funções psicológicas superiores quando não acontece de maneira satisfatória, é sinal que a criança não vivenciou de maneira positiva a influência do meio ambiente. IV. As funções psicológicas superiores são caracterizadas pela mediação semiótica, ou seja, pela presença de símbolos e signos, e são constituídas por meio das interações socioculturais
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