Pedagogia
Exibindo questões de 1 a 100.
O avanço da tecnologia trouxe soluções que permitem a concepção de
PedagogiaAssinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
)A boa comunicação é uma das condições para a constituição da imagem,
Pedagogia)A boa comunicação é uma das condições para a constituição da imagem, da marca, dos produtos, dos serviços, do atendimento, do pessoal, colocando a instituição num patamar de destaque. Neste sentido, sobre o trabalho das relações públicas e do jornalista junto aos públicos verifica-se que:
I- Os públicos interno e externo devem merecer igual atenção e interesse por parte das relações públicas e do jornalista.
II- Cada empresa, seguindo suas razões estratégicas, define em que deve enfatizar o trabalho das relações públicas e do jornalista.
III- Cabe, exclusivamente, às relações públicas a responsabilidade de garantir a qualidade da imagem institucional.
IV- Instituições privadas e governamentais estão, potencialmente, entre os públicos com que lidam as relações públicas e jornalistas.
MOURÃO, Luciana. Oportunidades de qualificação profissional no Brasil:
PedagogiaMOURÃO, Luciana. Oportunidades de qualificação profissional no Brasil: reflexões a partir de um panorama quantitativo. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 1, p. 136-153, 2009. Neste contexto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas. A formação contínua envolve um processo de constante ____________ e um esforço contínuo de ____________ dos saberes necessários à área de atuação profissional. Para ser um ____________ profissional é necessário estar atento a atualização do conhecimento aprendido
"A intencionalidade do/a educador/a, que caracteriza a sua intervenção
Pedagogia"A intencionalidade do/a educador/a, que caracteriza a sua intervenção profissional, exige-lhe que reflita sobre as conceções e valores subjacentes às finalidades da sua prática: papel profissional, imagem de criança, o que valoriza no que as crianças sabem e fazem e no modo como aprendem. Esta intencionalidade permite-lhe atribuir sentido à sua ação, ter um propósito, saber o porquê do que faz e o que pretende alcançar".
Com base no significado da intencionalidade educativa (ou pedagógica), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A intencionalidade educativa é diretamente ligada ao plano de aula, sendo ele o principal instrumento do professor para atingir os conteúdos estipulados no currículo escolar, bem como o livro didático.
PORQUE
II. O professor deve agir com base em suas reflexões construídas no cotidiano escolar, sobretudo com apoio das aprendizagens essenciais trazidas pela BNCC, focando sua atuação de maneira rigorosa, buscando seguir cada etapa na execução das atividades e cumprimento dos conteúdos.
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Referenciais Curriculares
PedagogiaDiretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Referenciais Curriculares Nacional (RCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tantos outros documentos normativos objetivam orientar a organização dos currículos em todo território nacional. A partir destas propostas o professor e a instituição que representa devem organizar suas ações. Nenhum documento apresenta lista de conteúdos, mas sim, aprendizagens, ações e considerações sobre a criança em desenvolvimento, que devem ser consideradas.
"O cinema se tornou uma tecnologia com grande potencial expressivo e,
Pedagogia"O cinema se tornou uma tecnologia com grande potencial expressivo e, por essa razão, é considerado uma forma de arte. Simultaneamente, apresenta elevado valor lúdico, prova pelo recente sucesso de obras como "Coringa" e "Vingadores: Ultimato". Infelizmente, no contexto brasileiro, nem todos têm amplo acesso a tal maravilha."
A partir da leitura do trecho, avalie as afirmativas.
I. No trecho há exemplo de comprovação de argumentação por meio de testemunho.
II. No trecho há exemplo de comprovação de argumentação por meio de dados estatísticos.
III. No trecho há exemplo de comprovação de argumentação por meio de exemplo.
Os estudos da área da psicologia indicam a possibilidade de analisar a
PedagogiaOs estudos da área da psicologia indicam a possibilidade de analisar a personalidade humana tendo por base cinco dimensões. Conhecida como Teoria Big Five, atribuída ao pesquisador Gordon Allport e colegas, a teoria organiza as competências socioemocionais em cinco dimensões: Abertura a novas experiências, Consciência, Extroversão, Amabilidade e Estabilidade emocional. Tomando como referência o contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) Abertura a novas experiências trata-se de uma dimensão com foco na tendência a ser aberto a novas experiências estéticas, culturais e intelectuais. ( ) A Consciência busca salientar a orientação de interesses e energia em direção ao mundo externo, pessoas e coisas. ( ) A Extroversão tem como foco a inclinação a ser organizado, esforçado e responsável. ( ) Amabilidade busca a tendência a agir de modo cooperativo e não egoísta. ( ) Estabilidade emocional apresenta a previsibilidade e consistência de reações emocionais, sem mudanças bruscas de humor
O desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula tem
PedagogiaO desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula tem como premissa a boa formação do professor, que será o agente responsável pela transformação, provocando no aluno estímulos que convirjam para a melhoria de sua aprendizagem. As competências do professor, nesse contexto, são muito importantes, visto que servirão de base e modelo aos seus alunos que, a partir da observação e vivência, passam a copiar suas atitudes, numa perspectiva baseada na reprodução da empatia vivenciada em sala de aula. Alguns estudos nos dão subsídios para apontar quais as estratégias mais relevantes para a efetividade do desenvolvimento dessas competências nos alunos em sala de aula.
Podemos listar uma série de contextos não formais
PedagogiaPodemos listar uma série de contextos não formais de práticas pedagógicas mais flexíveis, mas que são voltadas a aprendizagem de algo tais como: educação de adultos, educação para o trabalho e para a formação ocupacional, educação para o ócio, “animação sociocultural, educação em grupos com especificidades sociais especiais, educação ambiental, cívica, sanitária, pedagogia hospitalar, educação sexual, física, artística, para a manutenção do patrimônio cultural, educação em valores” (SEVERO, 2015, p. 567), brinquedotecas, ONGs, projetos sociais/práticas socioeducativas, projetos educativos para exilados e refugiados, educação corporativa, aprendizagem organizacional etc. Sobre isso, analise as afirmações a seguir: I. Nesses locais não escolares, o conhecimento pedagógico pode, deve e é aplicado, a partir de ideias pedagogicamente sistematizadas. II. A aplicação do conhecimento pedagógico em espaços não escolares se dá por meio da fundamentação e da reflexão direcionada e organizada em princípios e leis. III. O conhecimento pedagógico em espaços não escolares precisa servir para que se intervenha nas realidades e para que as práticas sociais dos espaços sejam convertidas em práticas pedagógicas. IV. O conhecimento pedagógico revertido em práticas pedagógicas, em espaços não escolares, é fundamentado pelo conhecimento popular, para a educação humana e para o desenvolvimento social.
Os gestores escolares são os responsáveis pelo sucesso e pela
PedagogiaOs gestores escolares são os responsáveis pelo sucesso e pela sobrevivência da instituição. Eles são vistos como líderes capazes de trabalhar na facilitação de problemas em grupo, sabendo ouvir a opinião dos membros da escola, delegando autoridade e distribuindo poder. LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. V. 4. Petrópolis:
A educação nos anos iniciais precisa se direcionar à estimulação da
PedagogiaA educação nos anos iniciais precisa se direcionar à estimulação da curiosidade e busca por um desenvolvimento da compreensão da criança em relação a si mesma e sua posição em relação ao mundo. Os educadores devem ser capazes de criar um ambiente capaz de proporcionar o adequado espaço para que a criança alcance tais aspectos. Sobre as estratégias e práticas que os educadores devem se propor a fim de auxiliar a criança ao longo deste processo,
A autenticidade em sala de aula de Matemática pode ser experimentada
PedagogiaA autenticidade em sala de aula de Matemática pode ser experimentada por meio de três princípios básicos. Marque aquele item que não traz um desses princípios:
As adaptações curriculares consistem em possibilitar o caminho para o
PedagogiaAs adaptações curriculares consistem em possibilitar o caminho para o atendimento às necessidades específicas de aprendizagem dos alunos, de forma que a identificação dessas “necessidades” requerem que os sistemas educacionais modifiquem não apenas as suas atitudes e expectativas em relação a esses alunos, mas que organizem-se para construir uma real escola para todos, que dê conta dessas especificidades. Assim, considerando o que estudamos ao longo desta disciplina, foi possível compreender que as adaptações curriculares ocorrem mediante a:
I. Adaptações no nível do projeto pedagógico (currículo escolar) que devem focar principalmente, a organização escolar e os serviços de apoio, propiciando condições estruturais que possam ocorrer no nível de sala de aula e no nível individual.
II. Adaptações relativas às políticas públicas, que se referem, principalmente, à programação das atividades elaboradas para sala de aula.
III. Adaptações relativas ao currículo da classe, que se referem, principalmente, à programação das atividades elaboradas para sala de aula.
IV. Adaptações individualizadas do currículo, que focam a atuação do professor na avaliação e no atendimento a cada aluno.
V. Adaptações coletivas que focam a atuação da classe, na socialização e na cooperação de cada aluno.
De acordo com a BNCC (BRASIL, 2018), para garantir o desenvolvimento
PedagogiaDe acordo com a BNCC (BRASIL, 2018), para garantir o desenvolvimento das competências específicas, os componentes curriculares apresentam um conjunto de habilidades que se relacionam a diferentes objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) que são organizados em unidades temáticas. Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta: I. Os componentes curriculares apresentam um conjunto de habilidades que se relacionam a diferentes objetos de conhecimento. II. Os objetos de conhecimento estão relacionados aos conteúdos, conceitos e processos. III. Os objetos de conhecimento referem-se às competências que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica
É importante que o plano de aula tenha flexibilidade, pois nem sempre
PedagogiaÉ importante que o plano de aula tenha flexibilidade, pois nem sempre conseguimos realizar com precisão o que foi planejado. É conveniente, analisar cada etapa, ajustar as estratégias didáticas, a gestão do tempo e aos ritmos da turma. Leia e analise as afirmativas a seguir: I – O plano de aula deve estar contextualizado com o Projeto Político Pedagógico da escola. II – O plano de aula deve ter objetivos, a matéria que será trabalhada e o material utilizado, o que será feito e o tempo que será utilizado. III – Um plano de aula bem elaborado garante uma escola de qualidade.
“Falar em mu?ltiplas linguagens e? falar em possibilitar o
Pedagogia“Falar em mu?ltiplas linguagens e? falar em possibilitar o desenvolvimento integral da crianc?a. Atrave?s das mu?ltiplas linguagens, a crianc?a expressa, comunica, organiza, movimenta e imagina” (LAWALL; ANDRADE, 2009, p. 24).
Analise as afirmações relacionadas às múltiplas linguagens e assinale a alternativa correta:
I. As linguagens visam a padronização da comunicação e da expressão.
II. As linguagens visam padronizar o desenvolvimento das crianças.
III. As linguagens abordam diferentes dimensões, entre elas a dimensão corporal, lúdica e cognitiva.
IV. As linguagens contribuem com o desenvolvimento integral dos alunos.
Integrar as TIC ao contexto educacional requer repensar as concepções
PedagogiaIntegrar as TIC ao contexto educacional requer repensar as concepções sobre educação, formação, práticas educativas, posturas.
PORQUE
Atualmente ainda identifica-se um descompasso entre o currículo e as tecnologias de informação e comunicação.
O ceticismo científico é uma das características fundamentais da
PedagogiaO ceticismo científico é uma das características fundamentais da ciência e de toda a atividade intelectual. O astrônomo e divulgador científico Carl Sagan escreveu uma obra chamada O Mundo Assombrado Pelos Demônios (2006), em que ele descreve exemplos de aplicação do ceticismo científico na vida cotidiana. O ceticismo, argumenta Sagan, é uma ferramenta indispensável para não deixar enganar a nós mesmos. Em relação ao ceticismo científico, analise as afirmativas a seguir e indique V para verdadeiro e F para falso: ( ) É uma abordagem niilista que considera a ciência isenta de valores. ( ) Princípio segundo o qual todas as hipóteses e teorias devem ser questionadas de forma metódica, responsável e cientificamente orientada. ( ) É a negação absoluta do conhecimento científico
O Pensamento Computacional faz parte da linguagem de programação.
PedagogiaO Pensamento Computacional faz parte da linguagem de programação. Algumas dessas hab dades, dentro da programação, têm funções especificas. São
usadas também para elaborar modelos de interpretação e simulação. Defina a habilidade do Pensamento Computacional
"A liderança docente ocorre diante dos processos de ensino e de
Pedagogia"A liderança docente ocorre diante dos processos de ensino e de aprendizagem. Considerando que o ensino tem como foco a aprendizagem intencional, o papel do líder é justamente gerir essa aprendizagem. "
As teorias pedagógicas são fundamentais para a prática educacional,
PedagogiaAs teorias pedagógicas são fundamentais para a prática educacional, pois fornecem diferentes perspectivas sobre como ocorre a aprendizagem e como o ensino
mais eficaz. Entre as principais teorias destacam-se o
Behaviorismo, o Cognitivismo, o Construtivismo, o Sociointeracionismo e a Teoria Humanista. Cada uma dessa
oferece abordagens distintas para a educação, desde a
ênfase no comportamento observável e no reforço (Behaviorismo) até a valorização
da interação social e da
cultural (Sociointeracionismo).
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
1. O Behaviorismo se concentra no comportamento observável e utiliza reforços positivos e negativos para moldar o comportamento dos alunos.
II. O Cognitivismo enfatiza a importância dos processos mentais internos, como memória e percepção, e propõe que a aprendizagem ocorre através da construção a
conhecimento pelo aluno.
III. O Construtivismo, defendido por Jean Piaget, sugere que a aprendizagem é um processo ativo onde o aluno constrói conhecimento através de estágios de desenv
cognitivo.
IV. A Teoria Humanista, representada por Carl Rogers, foca na autoatualização e na autonomia do aluno, promovendo um ambiente de aprendizagem centrado no
suas necessidades individuais.
No Brasil a educação especial tem sido compreendida
PedagogiaNo Brasil a educação especial tem sido compreendida a partir de uma visão mais ampla. No entanto, um fato bastante recente na educação brasileira é a inclusão do deficiente múltiplo, que na maioria das vezes, é percebido como o educando com necessidades mais acentuadas e que possui dificuldades maiores que as do restante de seus colegas.
BRASIL. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais-Dificuldades acentuadas de aprendizagem. Deficiência múltipla. Brasília: Ministério da Educação. 2003.
Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um educando que apresenta dificuldades de locomoção decorrente da sua deficiência física e dificuldade visual devido à miopia é um típico caso de deficiência múltipla.
PORQUE
II. A deficiência múltipla é entendida como a associação de duas deficiências de base que exigem ações adaptativas para assegurar o desenvolvimento global do educando.
Ao incluir as crianças de 6 anos no ensino fundamental, lançou-se ao
PedagogiaAo incluir as crianças de 6 anos no ensino fundamental, lançou-se ao professor desse ciclo um grande desafio: ensinar em um ambiente lúdico que desperte o interesse da criança, sem impactar negativamente sua entrada nessa nova fase. O Ministério da Educação (MEC) destacou que incluir as crianças de 6 anos no ensino fundamental não significa simplesmente transferir os conteúdos e atividades da antiga primeira série, mas desenvolver uma nova estrutura de organização dos conteúdos que considere o perfil das crianças e cuide da sequência de seu desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo é que as atividades de matemática, por exemplo, integrem-se a jogos, experimentações e histórias infantis, valorizando a construção do conhecimento de forma motivadora e sem rupturas.
( ) O MEC recomenda transferir diretamente para as crianças de 6 anos os conteúdos da antiga primeira série do ensino fundamental.
( ) O processo de ensino de matemática para crianças de 6 anos deve ser feito em um ambiente lúdico, utilizando jogos, histórias infantis e atividades que motivem as crianças.
( ) Crianças de 6 anos não possuem a capacidade de participar de jogos com regras, devendo apenas realizar atividades livres.
( ) O professor deve considerar o perfil das crianças de 6 anos e planejar a sequência do processo de ensino de forma que respeite seu desenvolvimento social e cognitivo.
( ) As crianças de 6 anos já estão aptas a compreender conteúdos formais e abstrações matemáticas sem o apoio de materiais lúdicos.
Ariès (1981) nos ajuda a conhecer um pouco sobre a história de quando
PedagogiaAriès (1981) nos ajuda a conhecer um pouco sobre a história de quando começa a aparecer na iconografia os brinquedos e brincadeiras.
Podemos definir o ENEM como sendo o Exame Nacional do
PedagogiaPodemos definir o ENEM como sendo o Exame Nacional do Ensino Médio que:
A matemática, ao longo de sua história, sempre esteve presente como um
PedagogiaA matemática, ao longo de sua história, sempre esteve presente como uma ferramenta essencial para a compreensão do mundo ao nosso redor. Desde a contagem primitiva, passando pelos sistemas de numeração egipcios e babilónicos, até o desenvolvimento da álgebra e da geometria na Grécia antiga, seus conceitos foram construídos de forma gradual e contínua. Matemáticos como Tales de Mileto e Pitágoras trouxeram contribuições fundamentais para o avanço dessa ciência, que, inicialmente, estava muito ligada a problemas práticos e, com o tempo, passou a ser uma ciência mais abstrata. A compreensão da história da matemática é vital para perceber como os conceitos evoluíram e se conectam a outras áreas do saber, como a Filosofia e a História. Com base no texto apresentado, analise as assertivas a seguir: I. A matemática se desenvolveu inicialmente para resolver problemas práticos, como os relacionados à agricultura e à medição de terras, o que a torna, desde os seus primórdios, uma ciência totalmente organizada e abstrata. PORQUE II. A matemática, ao longo de sua história, evoluiu de uma ferramenta prática e empírica para uma ciência abstrata e organizada, o que permitiu o desenvolvimento de conceitos como a geometria demonstrativa, exemplificada por Tales de Mileto.
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Referenciais Curriculares Na
PedagogiaDiretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Referenciais Curriculares Nacional (RCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tantos outros documentos normativos objetivam orientar a organização dos currículos em todo território nacional. A partir destas propostas o professor e a instituição que representa devem organizar suas ações. Nenhum documento apresenta lista de conteúdos, mas sim, aprendizagens, ações e considerações sobre a criança em desenvolvimento, que devem ser consideradas.
Para Foucault, as palavras e as coisas apresentam
PedagogiaPara Foucault, as palavras e as coisas apresentam uma relação histórica, sendo esta relação repleta de construções, interpretações e perpassada por relações de poder. De acordo com o autor, o discurso não é compreendido apenas como um conteúdo representado por um sistema de signos, mas também como"[. ] práticas que formam sistematicamente os objetos de que fala [. ]" (FOUCAULT, 2012, p. 60). FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. Considerando a relação de poder e discurso, analise as afirmativas a seguir:
I - É na linguagem e por meio dela que lidamos com as tensões próprias ao modo de nos relacionarmos.
II - A instituição, o poder e a hierarquia são determinações históricas que constituem as condições de produção de todo discurso.
III - As relações de força fazem parte das disputas pelos sentidos, de fazer ouvir uma demanda e da luta para ser reconhecido.
IV - Somos sujeitos de linguagem, na formação social, ocupamos a forma-sujeito de direito.
Os jogos educativos contemplam atividades em que a criança possa
PedagogiaOs jogos educativos contemplam atividades em que a criança possa interpretar estímulos importantes para o seu desenvolvimento, como os orais, visuais, táteis, auditivos e os de coordenação ou ações motoras, que possibilitam o movimento corporal [...]"
(BIANCHINE; ARRUDA; GOMES, 2015, p. 188).
Há diferentes modalidades de avaliação que podem acontecer em
PedagogiaHá diferentes modalidades de avaliação que podem acontecer em diferentes momentos dos processos de ensino e aprendizagem. O fundamental é que esses instrumentos sejam utilizados para que os processos sejam aprimorados e que o estudante compreenda seu percurso. Nesse sentido, a __________________ pode ser realizada no início de um processo educativo (curso, disciplina, graduação etc.). Em geral, uma prova ou um exame é aplicado. Com isso, os professores terão condições de compreender quais são as competências e as habilidades que os estudantes possuem previamente. Outro tipo de prova realizada no contexto da _______________, em geral, é realizada ao final do curso. Nesse caso, sua função é determinar de que maneira os estudantes chegaram em um determinado ponto. A mais abrangente e processual modalidade avaliativa seria mesmo a __________________, uma vez que tem por objetivo avaliar o processo como um todo com base em uma diversidade de instrumentos.
Leia o texto a seguir e complete as lacunas: O ser humano é, por
PedagogiaLeia o texto a seguir e complete as lacunas: O ser humano é, por natureza, curioso e investigativo, sentimos a necessidade de ________. Esse conhecimento é algo ________, ou seja, está em constante movimento e em constante transformação. Esses saberes que adquirimos ao longo de nossas vidas sofrem influências sociais, culturais, econômicas, políticas e _______ na sua constituição
Quando falamos sobre personalização da aprendizagem, apresentamos dois
PedagogiaQuando falamos sobre personalização da aprendizagem, apresentamos dois conceitos importantes que permitem a
operacionalização do ensino no âmbito dos recursos digitais que são a aprendizagem adaptativa e design de
aprendizagem. A Plataforma Adaptativa pode, de qualquer maneira ser classificada como uma inovação, dado todo o
aparato tecnológico digital que sustenta e pela possibilidade da personalização do ensino.
A corrupção em Cuba se transformou em um problema generalizado, que
PedagogiaA corrupção em Cuba se transformou em um problema generalizado, que atinge tanto a cúpula do Partido Comunista como profissionais de fora da política, segundo os documentos do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana divulgados pelo Wikileaks.
Os novos dados revelados mostram que as práticas corruptas "reinam" em um regime empobrecido, assinala o jornal "El País".
Segundo os documentos, "essas práticas incluem suborno, desvio de recursos públicos e fraudes contábeis".
As mensagens do escritório americano ressaltam que o roubo e a corrupção é generalizada na Polícia, no setor turístico, no de transporte, no de construção e no de distribuição de alimentos.
Segundo os papéis do Wikileaks, as autoridades cubanas toleram as corrupções até certo ponto, mas podem atuar com contundência e severidade quando os desvios de dinheiro são muito grandes, daí as constantes destituições de ministros e altos cargos da Administração".
Identifique o conceito de Ensino: Como aprendido no livro de estudos
PedagogiaIdentifique o conceito de Ensino:
Como aprendido no livro de estudos, existe uma diferença entre ensino e aprendizado.
Substancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel
PedagogiaSubstancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel interpreta o mundo de cabeça para baixo: é ideologia. Hegel raciocina como se as instituições existentes, como por exemplo, a herança, derivassem de puras necessidades racionais, legitimando assim a ordem existente. A realidade é que, segundo Marx, Hegel transforma em verdades filosóficas dados que são puros fatos históricos e empíricos. E, assim, “por toda parte Hegel cai do seu espiritualismo político para o mais crasso materialismo”. (REALE e ANTISERI, 2005, p. 173).
Segundo a concepção de educação adotada pela Unesco, o aluno deve ser
PedagogiaSegundo a concepção de educação adotada pela Unesco, o aluno deve ser
formado em sua integralidade, isto é, com uma base conceitual e cultural
consolidada, mas também como um cidadão capaz de intervir no mundo em que
vive.
“A gestão escolar se assenta sobre a mobilização dinâmica
Pedagogia“A gestão escolar se assenta sobre a mobilização dinâmica do elemento humano, sua energia e talento, coletivamente organizados, voltados para a constituição de ambiente escolar efetivo na promoção de aprendizagem e formação dos alunos.” (LUCK, 2008, p. 27)
Funcionamento da educação brasileira e políticas públicas
PedagogiaFuncionamento da educação brasileira e políticas públicas
Em todas as ciências e em todas as ____________, o alvo é o ____________; e o maior dos bens acha-se principalmente naquela dentre todas as ciências que é a mais elevada: essa ciência é a ____________ e o bem da justiça é a política, isto é a utilidade geral [...] (ARISTÓTELES, 2002, p.64)
Segundo Moreira 2020 a biofilia é um termo definido em 1984 pelo
PedagogiaSegundo Moreira 2020 a biofilia é um termo definido em 1984 pelo ecólogo americano Eduardo Wilson e se refere ao apego que temos ao mundo natural e seus seres A Busca Pela sensação de bem-estar e que a extinção das experiências no ambiente natural leva uma desconexão da natureza análise as afirmativas determinando V para as verdadeiras e F para as falsas
( ) O jardim da infância de Froebel era um ambiente adequado à criança, desde o mobiliário no tamanho delas, passando pelos brinquedos desenvolvidos para educar, pelo contato e pelo convívio com a natureza.
( ) Para Froebel (2001), jogos e brincadeiras infantis eram vistos com a seriedade com que se vê um trabalho para adultos.
( ) Em seus trabalhos, Froebel indicou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.
As brinquedotecas têm uma origem curiosa, conforme vimos nessa seção,
PedagogiaAs brinquedotecas têm uma origem curiosa, conforme vimos nessa seção, e ganharam muita relevância nos últimos anos no Brasil devido aos seus benefícios para as crianças. Na brinquedoteca, o pedagogo pode explorar outras habilidades que não tem espaço no período de uma aula regular. Observe os tipos de brinquedoteca descritos abaixo e relacione-os com sua descrição correta.
I. Brinquedoteca hospitalar
II. Brinquedoteca comunitária
III. Brinquedoteca escolar
IV. Brinquedoteca para crianças com deficiência
( ) inseridas em instituições escolares, com materiais necessários às atividades pedagógicas e de lazer
( ) Ajudam a amenizar os traumas do processo de internação de crianças.
( ) Especializada em brinquedos adaptados a algum tipo de deficiência.
( ) Localizada em comunidades onde não há espaço para o lazer e são organizadas por ONGs ou pela própria comunidade
Ao longo do curso de Pedagogia somos apresentados a várias
PedagogiaAo longo do curso de Pedagogia somos apresentados a várias modalidades organizativas para o trabalho com determinados conteúdos e o projeto é um deles. O trabalho com projetos é bastante válido porque permite que o professor deixe de ser o centro do ensino e coloque o aluno como protagonista do seu desenvolvimento. Os projetos funcionam com todas as disciplinas do currículo e são de grande valia também em espaços não-escolares.
Quando falamos da superação do paradigma tradicional, devemos recordar
PedagogiaQuando falamos da superação do paradigma tradicional, devemos recordar do novo paradigma que surgiu com os avanços da ciência no início do século XX, principalmente com Albert Einstein. O conhecimento não foi mais encarado como fragmentado e isolado em áreas específicas, mas como uma teia de relações que precisa de um contexto e de complementaridades importantes para existir. Da ciência para a educação, o aluno passa a construir seu próprio conhecimento tendo o professor como um mediador. (CONTIN, Ailton Alex. PINTO, Rosângela de Oliveira. Educação e tecnologias. Londrina
Vygotsky (1991) afirma que a brincadeira é uma representação que a
PedagogiaVygotsky (1991) afirma que a brincadeira é uma representação que a criança faz das relações sociais que vivencia cotidianamente.
Sutton-Smith (1986) considera que, por se tratar de um produto de uma
PedagogiaSutton-Smith (1986) considera que, por se tratar de um produto de uma sociedade e objeto da infância, o brinquedo possui funções sociais.
Segundo Malheiros (2012) é correto afirmar que a formação docente
PedagogiaSegundo Malheiros (2012) é correto afirmar que a formação docente se direciona a três aspectos, nos quais temos
Para a autora Vera Candau (2012), a Didática possui três dimensões. É
PedagogiaPara a autora Vera Candau (2012), a Didática possui três dimensões.
“A Educação não-formal designa um processo com várias dimensões, tais
Pedagogia“A Educação não-formal designa um processo com várias dimensões, tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ ou desenvolvimento de potencialidade...”
Considerando a trajetória histórica da EJA no Brasil, o ano de 1925 é
PedagogiaConsiderando a trajetória histórica da EJA no Brasil, o ano de 1925 é um marco, pois foi quando aconteceu a Reforma João Luiz Alves (conhecida por Lei Rocha Vaz), que possibilitou a criação das escolas noturnas para os adultos. Contudo, vale destacar que o inicio do atendimento à população jovem e adulta se deu através da ação dos movimentos populares e das campanhas de alfabetização, visando à superação do analfabetismo. É somente em 1988, com a Constituição Federal do Brasil que o direito à educação passa a ser entendido como um direito de todos, posteriormente regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/1996.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I – No decorrer do século XX, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) organizou campanhas de alfabetização destinadas aos adolescentes e adultos não alfabetizados visando o desenvolvimento do país e a superação do analfabetismo.
II – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN n.º 9.394/96) que a EJA é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria e deve incluir jovens e adultos no processo educacional garantindo-lhes o direito à educação.
III - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional direciona a EJA para aqueles não tiveram acesso aos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”, devendo dar oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do educando, os seus interesses e suas condições de vida e de trabalho.
A diretora de uma escola, negou a matrícula de uma
PedagogiaA diretora de uma escola, negou a matrícula de uma criança com necessidades especiais, encaminhando-a para um escola pólo, onde conseguiria um atendimento específico para sua deficiência. A família entendeu que, participando das turmas com Atendimento Educacional Especializado (AEE) a criança não precisaria frequentar as aulas na sala regular.
"_______ é alguma característica sobre a qual temos pouco (ou nenhum)
Pedagogia"_______ é alguma característica sobre a qual temos pouco (ou nenhum) controle e que pode afetar (principalmente de maneira não benéfica) o desempenho de alguma ação ou meta planejada, podendo prejudicar os resultados esperados. "
Embora pensemos separadamente a educação formal e a educação
PedagogiaEmbora pensemos separadamente a educação formal e a educação não formal e esses contextos também aconteçam de forma independente, sabemos que eles são complementares, ou seja, o ser humano mobiliza todo o seu conhecimento e as suas aprendizagens acumuladas em todos os seus processos de aprender, em qualquer situação, seja ela na educação escolar, na não escolar e em sua rotina. Isso, em determinadas situações acontece de forma mais intencional e pensada, e em outras, de forma mais livre e informal.
Em nosso contexto atual, cada vez mais buscamos na educação formal e não formal desenvolver o ser humano para que seja capaz de ter boas _________________ e ___________________ para viver, interagir e _________________ as diferentes situações e desafios. Se antigamente o foco da aprendizagem estava em acumular conhecimento, por meio de conteúdos vastos, hoje nos preocupamos mais em como __________________ esses conteúdos para vivenciar as nossas situações.
A expressão “educação básica” é relativamente nova, remetendo-nos a
PedagogiaA expressão “educação básica” é relativamente nova, remetendo-nos a algum momento entre a década de oitenta e noventa, quando começaram a ser veiculadas ideias relativas à “educação para todos”, de modo específico a partir da Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em março de 1990.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I - A partir da Conferência elaborou-se documento denominado “Declaração Mundial sobre Educação para Todos”, que incluiu entre seus objetivos a “expansão do enfoque em educação”;
II - Participaram da “Conferência Mundial de Educação para Todos” a UNESCO e a UNICEF, com apoio do Banco Mundial.
III - Em decorrência de compromisso assumido na Conferência de Jomtien, foi elaborado no Brasil o Plano Decenal de Educação para Todos, cujo foco está na universalização da educação fundamental e erradicação do analfabetismo.
Dos quatro princípios fundamentais da Psicologia do Desenvolvimento,
PedagogiaDos quatro princípios fundamentais da Psicologia do Desenvolvimento, um deles é a plasticidade.
De acordo com Reis et al. (2012), o termo que denomina esse formato
PedagogiaDe acordo com Reis et al. (2012), o termo que denomina esse formato, podcast, foi criado em 2004, quando Adam Cury, um apresentador da MTV (Music Television) e Dave Winter, um produtor de softwares, desenvolveram um programa para baixar transmissões de rádios através da internet para os iPods, dispositivo de execução de música da Apple. O termo podcast vem da junção do nome do dispositivo, iPod, com a palavra Broadcast (transmissão). Considerando o uso de podcasts em sala de aula, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. Um professor que tem alunos com dificuldades na prática oral na língua-alvo, pode usar da escuta de podcasts para motivar os alunos a aperfeiçoarem essa habilidade.
PORQUE
II. A prática auditiva também pode contribuir com o desenvolvimento da prática oral, considerando que o aluno tem contato com a pronúncia das palavras e a entonação das frases, além de apresentar modelos para futuras produções dos próprios alunos.
Entre as várias categorias de materiais autênticos, pode-se destacar
PedagogiaEntre as várias categorias de materiais autênticos, pode-se destacar o podcast, que se propõe a apresentar informações, reflexões e discussões. Diferentemente do programa de rádio, que o precede, o podcast possibilita seu ouvinte a retornar, pausar e retomar a escuta do episódio, conforme a necessidade.
O livro didático sofreu grande evolução ao longo dos anos, e mesmo
PedagogiaO livro didático sofreu grande evolução ao longo dos anos, e mesmo atualmente, tem sido um recurso norteador para os professores, sendo uma ferramenta de ensino amplamente utilizada. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I - Os objetivos e conteúdos de língua estrangeira que serão trabalhados nas aulas devem ser mapeados, considerando os interesses dos educandos.
II - Os recursos e equipamentos necessários para ministrar os conteúdos fazem parte do planejamento, mas não precisam estar contemplados no material didático.
III - Devemos observar se há um bom manual do professor e se as atividades podem ser adaptadas de acordo com as necessidades dos estudantes.
IV - É preciso também observar se as variedades linguísticas são contempladas, pois a questão cultural é essencial para ser tratada pelo material didático.
Nunan (2004) define materiais autênticos como dados de linguagem
PedagogiaNunan (2004) define materiais autênticos como dados de linguagem escrita ou falada que foram produzidos em comunicação real e não com o propósito de ensino de línguas. Tomando como referência o material autêntico, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os materiais autênticos não são feitos com o propósito de ensinar uma língua, porém, é possível utilizá-los para esse fim.
( ) Em algumas línguas, como o inglês e espanhol, é fácil encontrar materiais realmente autênticos e portanto, podemos usar qualquer vídeo, filme, série, música.
( ) Os estudantes vão lidando com a língua “real” e não “adaptada” para seu entendimento, e isso contribui para que compreendam os contextos reais de aprendizagem.
( ) A tarefa com materiais autênticos pode ser desafiadora para os estudantes, uma vez que controlar a língua é tarefa difícil, pois ela ocorre de forma natural.
As aulas de língua estrangeira podem trazer alguns desafios
PedagogiaAs aulas de língua estrangeira podem trazer alguns desafios relacionados a algumas práticas pedagógicas: como dar instruções, estimular a participação e corrigir os erros da comunicação em língua estrangeira. Portanto, a compreensão e expressão oral são habilidades importantes, porém desafiadoras, tanto a estudantes como educadores. Para os professores, dar instruções também se torna complexo devido a alguns desafios.
Tomando como referência os desafios das instruções em língua estrangeira, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Se os alunos não tiverem um nível de proficiência suficiente na língua que está sendo ensinada, pode ser difícil para eles entenderem as instruções.
( ) Os diferentes estilos de aprendizagem não impactam na compreensão das instruções.
( ) Caso o contexto não seja familiar ao estudante, pode ser difícil entender a atividade, e isso pode levar a uma falta de engajamento na atividade.
( ) O tempo limitado que os educadores possuem para realizar as atividades em sala de aula pode causar uma pressão de tempo que impacta a clareza das instruções.
O gerenciamento de sala de aula em uma aula de Língua Estrangeira (LE)
PedagogiaO gerenciamento de sala de aula em uma aula de Língua Estrangeira (LE) é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor, seguro e que facilite a comunicação e interação entre os alunos. O professor precisa iniciar o semestre discutindo expectativas de aprendizagem e conhecimento e deixando as regras claras, para que desde o início o clima seja de cooperação, colaboração, respeito e empatia. Todos os estudantes precisam estar cientes de como esse esquema vai funcionar. Tomando como referência o gerenciamento de sala de aula de LE, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O educador deve estabelecer uma rotina, para que possa inspirar segurança e confiança nos alunos. Isso inclui compartilhar os objetivos de cada aula, além das atividades de aquecimento (warm-up) e outras (de saída, em grupos etc.).
( ) Não é recomendável monitorar o tempo de cada atividade, é melhor deixar os alunos livres para interagirem, mantendo-os engajados, envolvidos e motivados.
( ) O professor deve organizar o espaço físico, de maneira que a interação e participação ativa dos estudantes seja favorecida. As mesas e cadeiras devem ser organizadas para atividades em grupo, e todos os recursos visíveis.
( ) Utilizar o reforço positivo, reconhecendo o bom comportamento e esforço dos alunos, de forma a motivar sua participação. Importante fornecer feedback individual a cada aluno, monitorando seu progresso e dificuldades.
As orientações curriculares para o ensino de LE no ensino médio
PedagogiaAs orientações curriculares para o ensino de LE no ensino médio possuem o objetivo de promover a reflexão sobre a função de ensinar LE para esse público, além de ressaltar a relevância e importância da aprendizagem de LE;
reforçar o conceito de cidadania e como o ensino de LE abarca essa noção;
compartilhar as teorias sobre a linguagem e suas novas tecnologias (multimodalidade, multiletramentos, hipertexto) e trazer sugestões sobre a prática do ensino de LE.
Com base no documento que traz as orientações curriculares para o ensino médio, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A LE tem um papel importante na formação de estudantes jovens e adultos, ampliando a compreensão do mundo em que se vive, refletindo sobre ele e empoderando o indivíduo para agir sobre esse mundo, promovendo mudanças, fazendo a diferença.
( ) O ensino de LE para jovens e adultos desempenha, também, uma função interdisciplinar, promovendo a consciência sobre a realidade social, política e econômica, construindo a noção de cidadania.
( ) O ensino de LE não traz nenhuma menção nas orientações curriculares sobre o debate da exclusão no ensino.
( ) Os professores de LE, segundo os documentos, precisam utilizar a língua-alvo o tempo todo, para promover uma imersão na LE.
Na abordagem tradicional da educação, o relacionamento entre o
PedagogiaNa abordagem tradicional da educação, o relacionamento entre o professor e o aluno ocorre de forma autoritária. Haja vista que somente o docente é o detentor do conhecimento, hierarquizando não apenas as relações sociais, mas a própria lógica de construção do conhecimento
I) A avaliação é um mecanismo externo ao aluno, que deve ser capaz de reproduzir os ensinamentos do professor de forma fidedigna, o que implica em uma perspectiva de avaliação classificatória, seletiva e excludente.
II) O aluno é compreendido como um destinatário ativo dos conteúdos e saberes do professor.
III) O saber prévio do aluno é desconsiderado desse processo, pois a condução da aprendizagem está centrada na autoridade do professor.
A concepção de educação adotada pela Unesco, que envolve o "Aprender a
PedagogiaA concepção de educação adotada pela Unesco, que envolve o "Aprender a Aprender", pressupõe que a educação seja envolvida por quatro pilares: "Aprender a ser"; "Aprender a conviver"; "Aprender a fazer" e "Aprender a conhecer"
Coluna A Coluna B 1. Aprender 1. Se caracterizaria por uma aprendizagem continuada, a qual torne o indivíduo apto para enfrentar numerosas situações, além de facilitar o trabalho em equipe. a ser II. Aprender a conviver 2. Exige um olhar para o outro, o desenvolvimento de um sentimento plural para a concepção de alteridade, em que o respeito aos outros, às suas diferentes formas de cultura, tradições e espiritualidade seja capaz de forjar uma cultura de paz. III. Aprender 3. Exige uma nova forma de lidar com o patrimônio cultural de nossos saberes acumulados a fazer ao longo da história da humanidade. 4. Além de se preocupar com a formação do indivíduo como um ser humano pleno, implica IV. Aprender desenvolver sua autonomia e seu discernimento para a consolidação da responsabilidade a conhecer pessoal na realização de um destino coletivo, bem como não deixar inexplorado nenhum dos talentos que à semelhança de tesouros, estão soterrados no interior de cada ser humano.
Quando a comunicação de um orador é desengajante, as pessoas ficam
PedagogiaQuando a comunicação de um orador é desengajante, as pessoas ficam entediadas, torcendo para que ele termine logo seu discurso e desconectam-se do assunto que está sendo comunicado. Existem ações que desengajam os participantes durante uma apresentação e prejudicam o resultado de um ato comunicacional.
( ) Usar um tom de voz monotônico, sem ênfases, variações de ritmo, intensidade ou tonalidade da voz, como a voz robotizada de uma inteligência artificial;
( ) Fazer piada sobre as pessoas da plateia e usar sarcasmo de maneira divertida;
( ) Fazer perguntas para provocar a participação da plateia ao invés de discursar e ensinar diretamente o que precisa ser ensinado;
( ) Falar bastante sobre si próprio, contar histórias sobre seu sucesso, habilidades, talentos, dores, desafios e superações.
Considerando as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais
PedagogiaConsiderando as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, de 2010, é fundamental que os projetos políticos pedagógicos levem em conta as situações, os perfis e as faixas etárias dos adolescentes, jovens e adultos, viabilizando um modelo pedagógico que valorize os conhecimentos e experiências de seu público, adequando-se as suas necessidades educativas.
I - A EJA, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2010) deve partir daquilo que o educando sabe, o que traz de sua vivência, experiências e participações nos espaços sociais.
II - A EJA, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2010) deve seguir a educação promovida no ensino regular para crianças e adolescentes, de modo a permitir a igualdade de tratamento a jovens e adultos;
III – A EJA, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2010) deve realizar atividades e vivências socializadoras, culturais, recreativas e esportivas, geradoras de enriquecimento do percurso formativo dos estudantes.
O termo “Política” se origina da palavra grega “polis” que significa
PedagogiaO termo “Política” se origina da palavra grega “polis” que significa cidade, contudo, também era sinônimo de cidade-Estado. A vida na polis podia ter duas esferas: uma privada (ligada aos assuntos particulares da casa) e uma pública (expresso pelo espaço urbano público e político e suas instituições). A política era a forma de normalizar a convivência entre os habitantes das cidades e cidades-estados vizinhas.
Considerando o pensamento filosófico da Grécia Antiga, especificamente, a visão aristotélica acerca da Política, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Em todas as ciências e em todas as ____________, o alvo é o ____________; e o maior dos bens acha-se principalmente naquela dentre todas as ciências que é a mais elevada: essa ciência é a ____________ e o bem da justiça é a política, isto é a utilidade geral [...] (ARISTÓTELES, 2002, p.64)
De acordo Christensen (2013). o ensino híbrido está localizado entre o
PedagogiaDe acordo Christensen (2013). o ensino híbrido está localizado entre o ensino presencial e o ensino a distância. Um das modalidades do modelo de rotação combina atividades realizadas de forma presencial e virtual, sendo que, nesta última, há momentos síncronos e assíncronos. A rotação ocorre entre a prática supervisionada presencial pelo professor (ou trabalhos) na escola e a residência ou outra localidade fora da escola para a aplicação do conteúdo e lições online. Vale ressaltar que o aluno pode controlar variáveis como: tempo, lugar, caminho e /ou ritmo porque o modelo permite escolher onde receber o conteúdo.
Leia o trecho a seguir, relativo à educação escrito pelo autor
PedagogiaLeia o trecho a seguir, relativo à educação escrito pelo autor Brandão (2002, p.7):
“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela”
Leia o trecho a seguir, relativo à educação escrito pelo autor Brandão
PedagogiaLeia o trecho a seguir, relativo à educação escrito pelo autor Brandão (2002, p.7):
“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela”
"As DCNs, enquanto normas obrigatórias, são utilizadas no planejamento
Pedagogia"As DCNs, enquanto normas obrigatórias, são utilizadas no planejamento e organização dos currículos e
deve ser usada em conjunto com os outros documentos, incluindo o que se propõe na BNCC" (PALMEN,
2021. p. 08).
Fonte: PALMEN. Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas.
Londrina Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2021.
Sabemos o papel das Diretrizes Curriculares Nacionais para a estruturação da educação brasileira. Nesse
contexto, observamos a relevância de considerar seus princípios. Com relação aos princípios estéticos,
avalie as afirmativas a seguin
150 principio estético inclui o cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade.
O principio estético visa o enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade.
O principio estético inclui a valorização das diferentes manifestações culturais especialmente as da
cultura brasileira
I. Os princípios estéticos, dentro das Diretrizes Curriculares Nacionais não envolvem a racionalidade, visto que as manifestações artísticas propostas são contrárias ao racionalismo.
II.Os princípios estéticos tem como base o enriquecimento das formas de expressão, as quais são manifestadas através do exercício da criatividade.
III.Os princípios estéticos estão baseados nas ênfase das diferentes manifestações culturais, como uma forma de se valorizar ainda mais a diversidade brasileira em nossa sociedade.
Alguns professores utilizam as avaliações como ações pontuais e
PedagogiaAlguns professores utilizam as avaliações como ações pontuais e que sejam reflexos de sua autoridade sobre os alunos. Neste sentido, os resultados obtidos focalizavam a capacidade do aluno em
Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem grande
PedagogiaDentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem grande influência, sendo eles os responsáveis por fortalecer um comportamento. Os estímulos reforçadores podem ser divididos em reforços positivos e negativos, cada qual possui sua aplicação específica e consequências derivantes. Da mesma forma que existe um reforço, existem os punidores.
( ) É chamada de punição de remoção, quando existe a retirada de consequências agradáveis ao sujeito.
( ) Quando envolve uma cobrança aos sujeitos que se comportam de forma inadequada podemos chamar de custo de resposta.
( ) A retirada do sujeito do local a qual apresentou um comportamento inadequado para outro local, assim fazendo com que o mesmo reflita sobre seu comportamento, sozinho, por algum tempo, pode ser considerado uma punição.
( ) Alterar atividades agradáveis com menos agradáveis, fazendo que a participação das atividades agradáveis dependa da conclusão das atividades menos agradáveis é um punidor.
Sobre o desenvolvimento humano em crianças de 6 a 12 anos,
PedagogiaSobre o desenvolvimento humano em crianças de 6 a 12 anos, alguns autores apontam essa fase como sendo chamada de terceira infância
Para Haydt (2006, p. 148) "o professor deve ter perante a didática um
PedagogiaPara Haydt (2006, p. 148) "o professor deve ter perante a didática uma atitude crítica. Por isso, deve refletir sobre a melhor forma de ajudar seus alunos no processo de reconstrução do conhecimento e sobre a eficácia de sua ação didática, expressa nos resultados da avaliação do aproveitamento do aluno. A prática pedagógica deve ser analisada e repensada continuamente pela reflexão". Logo, Pilleti (2010, p. 137) afirma que "a escolha adequada dos métodos e técnicas didáticas é uma etapa importante do planejamento de ensino. O professor deve seguir alguns critérios, como: objetivos educacionais, estrutura do assunto e tipo de aprendizagem envolvido, tempo disponível, condições físicas, tipo de aluno, experiência didática do professor".
"Como ensinar? ", provavelmente é uma das questões mais contundentes
Pedagogia"Como ensinar? ", provavelmente é uma das questões mais contundentes quando pensamos na Didática como o segmento da Pedagogia que buscar compreender os processos de construção do conhecimento e, consequentemente de ensino-aprendizagem. A Didática, portanto, reflete sobre o complexo processo da formação docente
A Didática em sua dimensão técnica refere-se aos instrumentos que
PedagogiaA Didática em sua dimensão técnica refere-se aos instrumentos que compõe o ato educativo.
Sendo instrumentos de planejamento da política educacional, os Planos
PedagogiaSendo instrumentos de planejamento da política educacional, os Planos de Educação devem estar de acordo com a legislação, os demais planos de médio e longo prazos e leis orçamentárias referentes ao nível governamental em que estão vinculados, para que suas metas sejam possíveis e viáveis de serem alcançadas no período previsto
O discurso sobre o currículo reflete nossa prática pedagógica, uma vez
PedagogiaO discurso sobre o currículo reflete nossa prática pedagógica, uma vez que estes processos são reflexos, ou seja, uma proposta pedagógica autoritária vincula-se a uma determinada concepção de saber, aluno e professor, por conseguinte, também implica em uma determinada práxis sobre a construção e assimilação destes conhecimentos. assinale a alternativa que indica corretamente uma característica sobre o currículo
O Estado age por meio das Políticas Públicas visando atender as
PedagogiaO Estado age por meio das Políticas Públicas visando atender as demandas sociais em termos de distribuição de bens e serviços sociais, podendo sua abrangência acontecer no âmbito federal, estadual e municipal. Quando falarmos em Políticas Públicas temos que recuperar que as mesmas são constituídas por etapas, ou seja, no processo de formulação das Políticas existe um ciclo composto por fases, como: Formação da agenda, formulação da política, tomada de decisão, a implementação da política e a avaliação da Política. (HAM & HILL, 1993).
I – A primeira fase das Políticas é a formação da agenda que se caracteriza pelo planejamento e percepção dos problemas que merecem maior atenção.
II - A formulação da política, é a última fase, onde se organiza e desenha a Política com o objetivo de resolver o problema em questão e os resultados que visa alcançar, elencando as estratégias utilizadas.
III - A implementação da política é o momento em que se põe os planos em prática, se direciona os recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos para executar a política e por fim a avaliação, que contribui para o acompanhamento da Política visando o sucesso da ação.
O indivíduo se desenvolve ao longo de toda a sua vida. Porém
PedagogiaO indivíduo se desenvolve ao longo de toda a sua vida. Porém existem períodos mais significativos para que este desenvolvimento vire uma estrutura da aprendizagem. Existe um termo usado para exemplificar justamente esse momento, quando a aprendizagem não acontece, ou acontece fora de hora: Janela de oportunidades que são períodos importantes, que o cérebro responde aos estímulos para consolidar conexões nervosas relacionadas a aprendizagem. Existe um momento certo para que a criança possa treinar suas habilidades e com isso amenizar as dificuldades no processo do desenvolvimento da aprendizagem. Algumas funções precisam ser desenvolvidas durante um período específico para sustentar as habilidades necessárias para o desenvolvimento da criança
Coluna B. COLUNA A COLUNA B I. Visão
I. Do nascimento até 12 anos de idade
II. Controle emocional 2. De 1 ano aos 10 anos de idade
III. Linguagem (transformar sons em palavras) 3. Do nascimento aos 6 anos de idade
IV. Conhecimento Lógico Matemático 4. Dos 9 meses aos 6 anos de idade
V. Segundo idioma 5.
Complete com o termo adequado a afirmação abaixo: O plano de aula é um
PedagogiaComplete com o termo adequado a afirmação abaixo:
O plano de aula é um instrumento pedagógico de planejamento da atividade docente que materializa___________.
“A Pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as
Pedagogia“A Pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. ”
Afirmação II
“Enquanto a Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino” (HAYDT, 2006, p. 13).
Observe a asserção a seguir e complete as lacunas com os termos em sua
PedagogiaObserve a asserção a seguir e complete as lacunas com os termos adequados.
O termo _____________ foi instituído por ___________ em sua obra __________(1657), e originalmente significa ______________.
Adilson é um educador social que há mais de 20 anos pedagogia
PedagogiaAdilson é um educador social que há mais de 20 anos desenvolve práticas educativas dentro do centro comunitário de um bairro localizado na periferia da sua cidade um dia conversando com uma das suas colegas Adilson expressou a sua opinião sobre a escola"A escola está completamente obsoleta eu acho que ela deveria ser substituída pela educação em espaços informais ou não formais tais como esse centro comunitário depois de tudo nada do que se aprende na escola tem utilidade na vida dos jovens com os quais eu trabalho"
I) Adilson está correto na sua opinião. De fato, as práticas educativas não formais orientadas a crianças e jovens das classes baixas deveriam ser as únicas as quais eles deveriam estar expostos.
II) De fato, as únicas práticas educativas de caráter realmente significativo para os jovens e crianças das classes baixas são aquelas desenvolvidas dentro dos muros da escola.
III) Adilson não está correto na sua opinião. De fato, o desafio é procurar e desenvolver oportunidades pelas quais a escola possa ser articulada com as práticas educativas não formais.
O ensino adaptativo surge como estratégia de otimização do processo de
PedagogiaO ensino adaptativo surge como estratégia de otimização do processo de aprendizagem, ajudando os alunos na elaboração de percursos de aprendizagem por meio de recursos tecnológicos. Um exemplo de metodologia do ensino adaptativo
Dadas as características particulares da Educação não escolar, os
PedagogiaDadas as características particulares da Educação não escolar, os educadores que atuam nessa modalidade precisam contar com um complexo conjunto de saberes que engloba conceitos, procedimentos, habilidades, atitudes e valores. Assim, esses profissionais precisam possuir certas competências para desenvolver seu trabalho de maneira efetiva. Considerando seus conhecimentos sobre as competências que precisam mobilizar esses profissionais e sua relação com as competências dos professores da educação escolar, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
As competências docentes específicas estabelecidas nas Diretrizes Curriculares para a formação inicial de professores para a Educação Básica envolvem, entre outras, a compreensão dos conhecimentos historicamente construídos para ensinar a realidade, a reflexão e análise para organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, além do incentivo às manifestações artísticas e culturais e o exercício da empatia e o diálogo. Um profissional que tenha desenvolvido tais competências na sua formação inicial contará com _____________ ferramentas para se desempenhar em entornos educativos não escolares. Contudo, existem, ademais, um conjunto de competências ___________ que o profissional precisa adquirir para atuar na educação não escolar. Elas decorrem do fato de que, nesses entornos, as práticas não possuem um currículo imposto como acontece na educação escolar. O profissional da educação não escolar deve ser capaz de ____________ os conteúdos trabalhados considerando a realidade e necessidade de seus educandos. Ser capaz de tomar essas decisões requer uma formação ____________ que lhe proporcione ferramentas teórico-metodológicas para desenvolver uma atuação autônoma e responsável.
Caride 2017 coloca dois grandes estímulos para a educação nao escolar
PedagogiaCaride 2017 coloca dois grandes estímulos para a educação nao escolar na atualidade educar para a vida a parti da propria vida e educar em e para a cidadania em uma sociedade em rede
( ) educar para a vida a parti da propria vida se refere a necessidade de que as açoes educativas desenvolvidas em espaço nao escolares promovam saberes copetencias e valores que estejam associados ao deenvolvimento sustentavel
( ) educar em e para a cidadania em uma sociedade em uma sociedae em rede refere-se a conciliar os direito individuais e o vinculo que cada pessoa estabelece com a comunidade
( ) a eduçaçao nao escolar possui o desavio de oferecer oportunidades nas quais os educandos possam tecer laçoes entre as responsabilidades que eles tem como o membro de redes sociais mais amplas
Vimos nessa seção que um dos espaços onde o pedagogo pode atuar são as
PedagogiaVimos nessa seção que um dos espaços onde o pedagogo pode atuar são as ONGs (Organizações não-governamentais). Uma pesquisa feita pelo IPEA em 2017 aponta que o Brasil já conta com aproximadamente 820 mil ONGs que oferecem serviços diversificados e muitas delas têm como objetivo melhorar a oferta educacional no país. Algumas dessas ONGs são muito conhecidas nacionalmente, como a Abrinq, o Instituto Ayrton Senna e Todos pela Educação.
I. trabalha-se com um modelo sistematizado de educação, seguindo o currículo oficial do MEC.
II. pode-se articular saberes e preparar o cidadão para o exercício da cidadania.
III. é exercida a docência, uma vez que as ONGs são espaços escolares.
IV. leva-se em consideração a comunidade onde a ONG está inserida ao elaborar suas propostas.
"Mudar a educação em um mundo em mudança, transformando os desafios da
Pedagogia"Mudar a educação em um mundo em mudança, transformando os desafios da educação em desafios da
sociedade. Essa é a encruzilhada onde temos que procurar respostas para dotar ao mundo de modelos
econômicos, sociais e ecológicos mais sustentáveis no marco de uma sociedade mais equitativa e
integrada. Uma mudança no olhar que introduza no coração dos atos educativos os problemas da
sociedade [...] fomentando a responsabilidade coletiva e potenciando o caráter transformador e libertário
I.Um dos desafios das práticas educativas em âmbitos não escolares é o desenvolvimento de um
diagnóstico efetivo do contexto e das necessidades formativas dos interessados.
II.A coleta de informações que permite analisar a situação da população à ser atendida é desnecessária no
contexto da educação não escolar, visto que o trabalho a ser desenvolvido é completamente livre, isto é,
nem objetivos possui.
III.O desenvolvimento de um diagnóstico certeiro e detalhado envolve negociar e articular as expectativas
dos diversos agentes participantes envolvidos nas práticas educativas
Adriana é uma educadora que trabalha há 5 anos com populações
PedagogiaAdriana é uma educadora que trabalha há 5 anos com populações em situação de extrema vulnerabilidade social. Como profissional, ao longo
desses anos ela tem presenciado e enfrentado situações conflitivas, lamentáveis e injustas. Assim, Adriana se sente cada vez mais estressada e
deprimida em relação a seu trabalho.
A educação sempre foi alvo de muitas discussões, e entre elas há
PedagogiaA educação sempre foi alvo de muitas discussões, e entre elas há o significado das aprendizagens, fazendo sentido para o dia a dia dos estudantes e podendo ser usada para melhoria de diversos contextos. Dessa forma, amplia-se o conceito de educação 5. 0, em que há o protagonismo social sendo evidenciado. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A educação 5. 0 tem relação com a web 5. 0, em que as aprendizagens possibilitam intervenções positivas no dia a dia das pessoas.
( ) A educação 5. 0 desenvolve aprendizagens para que, mediados pelos recursos tecnológicos, os estudantes possam intervir em situações reais.
( ) A web 5. 0 propõe o uso de uma tecnologia mais moderna, com ampliação das redes de conexão.
( ) A web 5. 0 traz a ideia de democratização e universalização do uso das redes de comunicação.
A tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser caracterizada
PedagogiaA tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser caracterizada como uma atividade matemática:
De acordo com os autores mencionados no texto, a autenticidade em sala
PedagogiaDe acordo com os autores mencionados no texto, a autenticidade em sala de aula de Matemática pode ser experimentada por meio de três princípios básicos.
A tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser usada
PedagogiaA tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser usada nos seguintes contextos de sala de aula de Matemática:
Um ambiente de aprendizagem deve ser planejado para engajar os alunos
PedagogiaUm ambiente de aprendizagem deve ser planejado para engajar os alunos nas suas descobertas. As ações desenvolvidas não estão pautadas apenas na transmissão da informação, mas na construção do conhecimento. Para isso, inúmeros são os recursos e diversas são as propostas que podem ser organizadas.
Pensando no que caracteriza e define um ambiente de aprendizagem, analise as sentenças que seguem:
I. Um jardim pode ser um ambiente de aprendizagem da mesma forma que a sala de aula é.
II. Quando temos um recurso tecnológico sendo usado é que podemos caracterizar um ambiente de aprendizagem.
III. A presença do professor é elemento-chave para identificar um ambiente com função de aprendizagem.
A Constituição de 1988, conhecida também como a constituição cidadã é
PedagogiaA Constituição de 1988, conhecida também como a constituição cidadã é um marco importante da nossa democracia. O Brasil se reencontrava com a democracia, e o debate político, interrompido em 1964, ressurgia com vigor. Em relação aos princípios aprovados na Constituição de 1988, analise as afirmações a seguir:
I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
III - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais aos estudantes de baixa renda.
Analise as afirmativas sobre a atuação do psicólogo escolar
PedagogiaAnalise as afirmativas sobre a atuação do psicólogo escolar:
I. Atua, no âmbito da educação, realizando diagnósticos e intervenção restaurando as condutas consideradas inadequadas, buscando a partir dos comportamentos apresentados, uma explicação do evento e melhor adequação à lógica da organização escolar.
II. Procede ao estudo dos educadores e ao comportamento do aluno em relação ao sistema educacional, às técnicas de ensino empregadas e aquelas a serem adotadas, baseando-se no conhecimento dos programas de aprendizagem e das diferenças individuais para colaborar no planejamento de currículos escolares e na definição de técnicas de educação mais eficazes para melhorar o aproveitamento do aluno e a sua autorrealização.
III. Elabora e aplica princípios e técnicas psicológicas, empregando conhecimentos dos vários ramos da psicologia, para apropriar o desenvolvimento intelectual, social e emocional do indivíduo.
IV. Estuda sistemas de motivação da aprendizagem, métodos novos de planejamento pedagógico, treinamento, ensino e avaliação, baseando-se no conhecimento dos processos de aprendizagem da natureza e causa das diferenças individuais para ajudá-lo.
O desenvolvimento gráfico do desenho infantil passa por algumas etapas
PedagogiaO desenvolvimento gráfico do desenho infantil passa por algumas etapas, sendo que serão descritos cinco estágios de evolução embasado nas terias diversos autores, os quais, apesar de utilizarem nomenclaturas distintas, se assemelham nas características de cada etapa. Dentre os autores temos: George Henri Luquet; Levy Vygotstky; Vicktor Lowenfeld; e Jean Piaget.
Em relação ao segundo estágio do desenvolvimento da grafia, relacione a coluna A com a coluna B:
COLUNA A
I. George Henri Luquet
II. Vicktor Lowenfeld
III. Levy Vygotsky
IV. Jean Piaget
COLUNA B
Relação entre o desenho, pensamento e realidade, no entanto é visto dificuldade na correspondência de cores.
Fase pré-operatório, sendo que o desenho, o pensamento e a realidade são associados, no entanto, a cor é escolhida pela emoção e não baseada no objeto.
O objeto e a realidade são relacionados, sendo o desenho mais elaborado.
Presença de relação entre a forma e objeto, entretanto os desenhos são realizados com exagero ou omissão de partes. Há coordenação motora ainda não totalmente desenvolvida.
Leia o trecho a seguir. "A escola que faz a inclusão de alunos com
PedagogiaLeia o trecho a seguir.
"A escola que faz a inclusão de alunos com diferentes particularidades precisa reconhecer e responder às necessidades de cada aluno de maneira singularizada, garantindo que todos tenham educação de qualidade, com currículos apropriados, mudanças organizacionais e estratégias de ensino específicas [...] Grande parte das escolas "tradicionais" é estruturada inicialmente a partir da premissa de que todos os seus alunos aprendem da mesma forma, em um mesmo ritmo."
E o evento de Salamanca, em 1994, de certo modo ocorreu para
PedagogiaE o evento de Salamanca, em 1994, de certo modo ocorreu para evidenciar a exclusão da inclusão das necessidades educacionais especiais de tantos e tantos alunos que precisam, definitivamente, constar das políticas educacionais e das práticas pedagógicas de todas as escolas. Não por apelos sentimentais, por respeito às diferenças e muito menos por tolerância.
Sobre o contexto apresentado, considere as afirmativas a seguir.
I - A Declaração de Salamanca ressalta que a educação inclusiva é específica para educandos com alguma deficiência física, sensorial ou cognitiva.
II - A Declaração de Salamanca ocorre após a Declaração de Dakar com o intuito de dar mais especificidade para ações no âmbito da educação especial.
III - As linhas de ação da Declaração de Salamanca possuem como eixo a proposta de universalização das escolas regulares.
Leia o trecho a seguir: Uma iniciativa que caracterizava o paradigma
PedagogiaLeia o trecho a seguir:
Uma iniciativa que caracterizava o paradigma _________ foi a criação de classes especiais para pessoas com deficiências, que funcionavam em escolas comuns. Este paradigma, também localizava no sujeito o foco da mudança, e as reais dificuldades encontradas no processo de busca de "normalização" da pessoa com deficiência. Por exemplo, o aluno surdo teria que aprender a falar para se comunicar com os colegas e professores, ou seja, o aluno deveria de adaptar à escola, e não o contrário.
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