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Pedagogia

Foram encontradas 834 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

“A Pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as

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“A Pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. ”


Afirmação II

“Enquanto a Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino” (HAYDT, 2006, p. 13).

Observe a asserção a seguir e complete as lacunas com os termos em sua

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Observe a asserção a seguir e complete as lacunas com os termos adequados.
O termo _____________ foi instituído por ___________ em sua obra __________(1657), e originalmente significa ______________.

Adilson é um educador social que há mais de 20 anos pedagogia

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Adilson é um educador social que há mais de 20 anos desenvolve práticas educativas dentro do centro comunitário de um bairro localizado na periferia da sua cidade um dia conversando com uma das suas colegas Adilson expressou a sua opinião sobre a escola"A escola está completamente obsoleta eu acho que ela deveria ser substituída pela educação em espaços informais ou não formais tais como esse centro comunitário depois de tudo nada do que se aprende na escola tem utilidade na vida dos jovens com os quais eu trabalho"​

I) Adilson está correto na sua opinião. De fato, as práticas educativas não formais orientadas a crianças e jovens das classes baixas deveriam ser as únicas as quais eles deveriam estar expostos.

II) De fato, as únicas práticas educativas de caráter realmente significativo para os jovens e crianças das classes baixas são aquelas desenvolvidas dentro dos muros da escola.

III) Adilson não está correto na sua opinião. De fato, o desafio é procurar e desenvolver oportunidades pelas quais a escola possa ser articulada com as práticas educativas não formais.

O ensino adaptativo surge como estratégia de otimização do processo de

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O ensino adaptativo surge como estratégia de otimização do processo de aprendizagem, ajudando os alunos na elaboração de percursos de aprendizagem por meio de recursos tecnológicos. Um exemplo de metodologia do ensino adaptativo

Dadas as características particulares da Educação não escolar, os

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Dadas as características particulares da Educação não escolar, os educadores que atuam nessa modalidade precisam contar com um complexo conjunto de saberes que engloba conceitos, procedimentos, habilidades, atitudes e valores. Assim, esses profissionais precisam possuir certas competências para desenvolver seu trabalho de maneira efetiva. Considerando seus conhecimentos sobre as competências que precisam mobilizar esses profissionais e sua relação com as competências dos professores da educação escolar, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.


As competências docentes específicas estabelecidas nas Diretrizes Curriculares para a formação inicial de professores para a Educação Básica envolvem, entre outras, a compreensão dos conhecimentos historicamente construídos para ensinar a realidade, a reflexão e análise para organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, além do incentivo às manifestações artísticas e culturais e o exercício da empatia e o diálogo. Um profissional que tenha desenvolvido tais competências na sua formação inicial contará com _____________ ferramentas para se desempenhar em entornos educativos não escolares. Contudo, existem, ademais, um conjunto de competências ___________ que o profissional precisa adquirir para atuar na educação não escolar. Elas decorrem do fato de que, nesses entornos, as práticas não possuem um currículo imposto como acontece na educação escolar. O profissional da educação não escolar deve ser capaz de ____________ os conteúdos trabalhados considerando a realidade e necessidade de seus educandos. Ser capaz de tomar essas decisões requer uma formação ____________ que lhe proporcione ferramentas teórico-metodológicas para desenvolver uma atuação autônoma e responsável.

Caride 2017 coloca dois grandes estímulos para a educação nao escolar

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Caride 2017 coloca dois grandes estímulos para a educação nao escolar na atualidade educar para a vida a parti da propria vida e educar em e para a cidadania em uma sociedade em rede

( ) educar para a vida a parti da propria vida se refere a necessidade de que as açoes educativas desenvolvidas em espaço nao escolares promovam saberes copetencias e valores que estejam associados ao deenvolvimento sustentavel

( ) educar em e para a cidadania em uma sociedade em uma sociedae em rede refere-se a conciliar os direito individuais e o vinculo que cada pessoa estabelece com a comunidade

( ) a eduçaçao nao escolar possui o desavio de oferecer oportunidades nas quais os educandos possam tecer laçoes entre as responsabilidades que eles tem como o membro de redes sociais mais amplas

Vimos nessa seção que um dos espaços onde o pedagogo pode atuar são as

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Vimos nessa seção que um dos espaços onde o pedagogo pode atuar são as ONGs (Organizações não-governamentais). Uma pesquisa feita pelo IPEA em 2017 aponta que o Brasil já conta com aproximadamente 820 mil ONGs que oferecem serviços diversificados e muitas delas têm como objetivo melhorar a oferta educacional no país. Algumas dessas ONGs são muito conhecidas nacionalmente, como a Abrinq, o Instituto Ayrton Senna e Todos pela Educação.


I. trabalha-se com um modelo sistematizado de educação, seguindo o currículo oficial do MEC.


II. pode-se articular saberes e preparar o cidadão para o exercício da cidadania.


III. é exercida a docência, uma vez que as ONGs são espaços escolares.


IV. leva-se em consideração a comunidade onde a ONG está inserida ao elaborar suas propostas.

"Mudar a educação em um mundo em mudança, transformando os desafios da

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"Mudar a educação em um mundo em mudança, transformando os desafios da educação em desafios da
sociedade. Essa é a encruzilhada onde temos que procurar respostas para dotar ao mundo de modelos
econômicos, sociais e ecológicos mais sustentáveis no marco de uma sociedade mais equitativa e
integrada. Uma mudança no olhar que introduza no coração dos atos educativos os problemas da
sociedade [...] fomentando a responsabilidade coletiva e potenciando o caráter transformador e libertário


I.Um dos desafios das práticas educativas em âmbitos não escolares é o desenvolvimento de um
diagnóstico efetivo do contexto e das necessidades formativas dos interessados.


II.A coleta de informações que permite analisar a situação da população à ser atendida é desnecessária no
contexto da educação não escolar, visto que o trabalho a ser desenvolvido é completamente livre, isto é,
nem objetivos possui.


III.O desenvolvimento de um diagnóstico certeiro e detalhado envolve negociar e articular as expectativas
dos diversos agentes participantes envolvidos nas práticas educativas

Adriana é uma educadora que trabalha há 5 anos com populações

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Adriana é uma educadora que trabalha há 5 anos com populações em situação de extrema vulnerabilidade social. Como profissional, ao longo
desses anos ela tem presenciado e enfrentado situações conflitivas, lamentáveis e injustas. Assim, Adriana se sente cada vez mais estressada e
deprimida em relação a seu trabalho.

A educação sempre foi alvo de muitas discussões, e entre elas há

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A educação sempre foi alvo de muitas discussões, e entre elas há o significado das aprendizagens, fazendo sentido para o dia a dia dos estudantes e podendo ser usada para melhoria de diversos contextos. Dessa forma, amplia-se o conceito de educação 5. 0, em que há o protagonismo social sendo evidenciado. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A educação 5. 0 tem relação com a web 5. 0, em que as aprendizagens possibilitam intervenções positivas no dia a dia das pessoas.
( ) A educação 5. 0 desenvolve aprendizagens para que, mediados pelos recursos tecnológicos, os estudantes possam intervir em situações reais.
( ) A web 5. 0 propõe o uso de uma tecnologia mais moderna, com ampliação das redes de conexão.
( ) A web 5. 0 traz a ideia de democratização e universalização do uso das redes de comunicação.

A tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser caracterizada

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A tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser caracterizada como uma atividade matemática:

De acordo com os autores mencionados no texto, a autenticidade em sala

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De acordo com os autores mencionados no texto, a autenticidade em sala de aula de Matemática pode ser experimentada por meio de três princípios básicos.

A tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser usada

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A tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser usada nos seguintes contextos de sala de aula de Matemática:

Um ambiente de aprendizagem deve ser planejado para engajar os alunos

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Um ambiente de aprendizagem deve ser planejado para engajar os alunos nas suas descobertas. As ações desenvolvidas não estão pautadas apenas na transmissão da informação, mas na construção do conhecimento. Para isso, inúmeros são os recursos e diversas são as propostas que podem ser organizadas.

Pensando no que caracteriza e define um ambiente de aprendizagem, analise as sentenças que seguem:

I. Um jardim pode ser um ambiente de aprendizagem da mesma forma que a sala de aula é.
II. Quando temos um recurso tecnológico sendo usado é que podemos caracterizar um ambiente de aprendizagem.
III. A presença do professor é elemento-chave para identificar um ambiente com função de aprendizagem.

A Constituição de 1988, conhecida também como a constituição cidadã é

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A Constituição de 1988, conhecida também como a constituição cidadã é um marco importante da nossa democracia. O Brasil se reencontrava com a democracia, e o debate político, interrompido em 1964, ressurgia com vigor. Em relação aos princípios aprovados na Constituição de 1988, analise as afirmações a seguir:

I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
III - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais aos estudantes de baixa renda.

Analise as afirmativas sobre a atuação do psicólogo escolar

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Analise as afirmativas sobre a atuação do psicólogo escolar:

I. Atua, no âmbito da educação, realizando diagnósticos e intervenção restaurando as condutas consideradas inadequadas, buscando a partir dos comportamentos apresentados, uma explicação do evento e melhor adequação à lógica da organização escolar.

II. Procede ao estudo dos educadores e ao comportamento do aluno em relação ao sistema educacional, às técnicas de ensino empregadas e aquelas a serem adotadas, baseando-se no conhecimento dos programas de aprendizagem e das diferenças individuais para colaborar no planejamento de currículos escolares e na definição de técnicas de educação mais eficazes para melhorar o aproveitamento do aluno e a sua autorrealização.

III. Elabora e aplica princípios e técnicas psicológicas, empregando conhecimentos dos vários ramos da psicologia, para apropriar o desenvolvimento intelectual, social e emocional do indivíduo.

IV. Estuda sistemas de motivação da aprendizagem, métodos novos de planejamento pedagógico, treinamento, ensino e avaliação, baseando-se no conhecimento dos processos de aprendizagem da natureza e causa das diferenças individuais para ajudá-lo.

O desenvolvimento gráfico do desenho infantil passa por algumas etapas

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O desenvolvimento gráfico do desenho infantil passa por algumas etapas, sendo que serão descritos cinco estágios de evolução embasado nas terias diversos autores, os quais, apesar de utilizarem nomenclaturas distintas, se assemelham nas características de cada etapa. Dentre os autores temos: George Henri Luquet; Levy Vygotstky; Vicktor Lowenfeld; e Jean Piaget.

Em relação ao segundo estágio do desenvolvimento da grafia, relacione a coluna A com a coluna B:

COLUNA A
I. George Henri Luquet
II. Vicktor Lowenfeld
III. Levy Vygotsky
IV. Jean Piaget


COLUNA B
Relação entre o desenho, pensamento e realidade, no entanto é visto dificuldade na correspondência de cores.
Fase pré-operatório, sendo que o desenho, o pensamento e a realidade são associados, no entanto, a cor é escolhida pela emoção e não baseada no objeto.
O objeto e a realidade são relacionados, sendo o desenho mais elaborado.
Presença de relação entre a forma e objeto, entretanto os desenhos são realizados com exagero ou omissão de partes. Há coordenação motora ainda não totalmente desenvolvida.

Leia o trecho a seguir. "A escola que faz a inclusão de alunos com

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Leia o trecho a seguir.

"A escola que faz a inclusão de alunos com diferentes particularidades precisa reconhecer e responder às necessidades de cada aluno de maneira singularizada, garantindo que todos tenham educação de qualidade, com currículos apropriados, mudanças organizacionais e estratégias de ensino específicas [...] Grande parte das escolas "tradicionais" é estruturada inicialmente a partir da premissa de que todos os seus alunos aprendem da mesma forma, em um mesmo ritmo."

E o evento de Salamanca, em 1994, de certo modo ocorreu para

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E o evento de Salamanca, em 1994, de certo modo ocorreu para evidenciar a exclusão da inclusão das necessidades educacionais especiais de tantos e tantos alunos que precisam, definitivamente, constar das políticas educacionais e das práticas pedagógicas de todas as escolas. Não por apelos sentimentais, por respeito às diferenças e muito menos por tolerância.

Sobre o contexto apresentado, considere as afirmativas a seguir.

I - A Declaração de Salamanca ressalta que a educação inclusiva é específica para educandos com alguma deficiência física, sensorial ou cognitiva.

II - A Declaração de Salamanca ocorre após a Declaração de Dakar com o intuito de dar mais especificidade para ações no âmbito da educação especial.

III - As linhas de ação da Declaração de Salamanca possuem como eixo a proposta de universalização das escolas regulares.

Leia o trecho a seguir: Uma iniciativa que caracterizava o paradigma

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Leia o trecho a seguir:

Uma iniciativa que caracterizava o paradigma _________ foi a criação de classes especiais para pessoas com deficiências, que funcionavam em escolas comuns. Este paradigma, também localizava no sujeito o foco da mudança, e as reais dificuldades encontradas no processo de busca de "normalização" da pessoa com deficiência. Por exemplo, o aluno surdo teria que aprender a falar para se comunicar com os colegas e professores, ou seja, o aluno deveria de adaptar à escola, e não o contrário.

A LIBRAS é uma das linguagens de sinais existentes no mundo inteiro

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A LIBRAS é uma das linguagens de sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa. As linguagens de sinais não são universais, elas possuem sua própria estrutura de país pra país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local para construir suas expressões ou regionalismos."

(Fonte: ARAUJO, A.P. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O processo de globalização acelera com as novas tecnologias

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O processo de globalização acelera com as novas tecnologias, distanciando o espaço cultural. A proximidade que surge nesse processo produz uma plenitude, um fundo de práticas de vida e formas de se expressar culturais. O processo de globalização atua de modo acumulativo e condensador. Conteúdos culturais heterogêneos apinham-se em uma justaposição. Espaços culturais se sobrepõem e se atravessam. A deslimitação é válida também para o tempo. Na justaposição do diferente, não apenas diferentes lugares, mas também espaços de tempo diversos ficam distanciados. Não é a sensação do trans, inter ou multi, mas a do hiper que reproduz de maneira mais exata a espacialidade da cultura atual. As culturas estão se implodindo, ou seja, estão se distanciando em hipercultura.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A globalização trouxe diversas oportunidades no mercado de trabalho da tradução, abrindo fronteiras, ou seja, você pode trabalhar para e de várias partes do mundo.
II. Assim como a globalização trouxe aspectos positivos no mercado de trabalho, dando maior visibilidade aos tradutores, também trouxe a competitividade.
III. A globalização foi responsável pela grande tendência no mercado de tradução as ferramentas CAT, tradução com auxílio do computador, programas e aplicativos que facilitam o trabalho do tradutor por meio de controle, uniformidade e estilo.
IV. A globalização foi responsável pela integração política, econômica e cultural, porém não influenciou no trabalho ou ferramentas de tradução.

Leia o excerto seguinte. Quando falamos em comunicação, provavelme

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Leia o excerto seguinte.

Quando falamos em comunicação, provavelmente lhe vem à cabeça a imagem de duas pessoas conversando, um professor e um aluno, por exemplo. O professor fala, transmite uma mensagem, portanto é o emissor desta situação de comunicação. O aluno ouve, recebe aquela mensagem atuando como o receptor. Os papéis podem se inverter quando o aluno expõe sua dúvida ou explica o que entendeu do assunto, por exemplo.

(CONTIN, Ailton Alex. PINTO, Rosângela de Oliveira. Educação e tecnologias. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 66.)

Leia, analise e resolva: Quando falamos da superação do paradigma

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Leia, analise e resolva:

Quando falamos da superação do paradigma tradicional, devemos recordar do novo paradigma que surgiu com os avanços da ciência no início do século XX, principalmente com Albert Einstein. O conhecimento não foi mais encarado como fragmentado e isolado em áreas específicas, mas como uma teia de relações que precisa de um contexto e de complementaridades importantes para existir. Da ciência para a educação, o aluno passa a construir seu próprio conhecimento tendo o professor como um mediador.

(CONTIN, Ailton Alex. PINTO, Rosângela de Oliveira. Educação e tecnologias. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 41.)

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI

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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) partem de uma definição de currículo e apresentam princípios básicos orientadores de um trabalho pedagógico comprometido com a qualidade e a efetivação de oportunidades de desenvolvimento para todas as crianças.

Tendo como referência esses princípios básicos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil possuem eixos de trabalho que norteiam o currículo na Educação Infantil e tais eixos são as interações e as brincadeiras.
( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se amparam em três princípios norteadores: éticos, estéticos e políticos.
( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se organizam em seis áreas de conhecimento, indicando-as como parte do currículo da Educação Infantil.
( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil propõem os Campos de Experiências para orientar o trabalho pedagógico em creches e pré-escolas.

As atividades da terceira etapa da sequência didática compreendem

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As atividades da terceira etapa da sequência didática compreendem observar e analisar textos, os quais devem ser autênticos ou não, do mesmo gênero ou não. Também devem acontecer tarefas mais simples de produção textual, ou seja, pequenas produ­ções textuais que podem levar o aluno a descartar proble­mas de linguagem, por exemplo.

A partir do contexto, analise as afirmativas.

I. Na quarta e última etapa é desenvolvida a produção final do gênero es­tudado nas etapas anteriores.
II. Na primeira etapa, deve-se propor a escrita de um primeiro texto.
III. Esses módulos de atividades que são formulados a partir das especifici­dades de cada gênero.

Leia e responda: Ana Carolina é aluna da Licenciatura em Pedagogia.

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Leia e responda:

Ana Carolina é aluna da Licenciatura em Pedagogia. Seu curso é presencial, mas, a partir deste ano, a universidade permitiu que ela escolhesse dois cursos optativos na modalidade a distância para complementar a carga horaria.

Ana Carolina decidiu fazer um curso de Comunicação e Expressão a distancia oferecido pela Universidade de Coimbra e outro de Teoria Curricular, também a distancia, oferecido pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação

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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), as instituições de Educação Infantil devem garantir a todas as crianças vivências e experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança [...] (BRASIL, 2009, p. 27).

Considerando o papel das experiências para o desenvolvimento infantil, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.


A construção social de ____________ pela criança pequena depende das situações criadas pelos parceiros mais experientes para mediar suas ____________. Em outras palavras, nas interações cotidianas os parceiros emprestam à criança sua forma de selecionar e relacionar elementos, seu modo de explicar algo, recorrendo a uma fala que inclui descrições ou hipóteses, até que a própria ____________ crie um modo autônomo de apreender a tarefa comunicativa e responder as suas perguntas.

Os bebês brincam com o próprio corpo e por meio de ações sensoriais

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Os bebês brincam com o próprio corpo e por meio de ações sensoriais aprendem sobre o mundo a nossa volta, adquirindo a consciência corporal ainda no berço. O corpo não carrega consigo somente características físicas, biológicas e sociais, mas também culturais, pois desde que nascemos sofremos a influência de nossa cultura quanto à forma como nosso corpo é tratado e essa ação possibilita o desenvolvimento emocional, intelectual, afetivo, social e cognitivo.

Considerando a importância das experiências corporais no desenvolvimento infantil, analise as afirmações a seguir.

I - O campo de experiência “Corpo, Gestos e Movimentos” aborda as experiências corporais que são fundamentais para as crianças, pois, o corpo e o pensamento se relacionam na infância.

II - As crianças brincam com seu corpo, se comunicam e se expressam, por meio das suas múltiplas linguagens desde que nascem.

III- O corpo é instrumento essencial para aprendizagem, se relaciona constantemente com o estético e o sensorial.

Na Educação Infantil as crianças devem participar de atividades que

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Na Educação Infantil as crianças devem participar de atividades que envolvam o uso social e real da escrita, como por exemplo, a leitura coletiva dos bilhetes que vão para a casa; a produção de um convite para um evento da escola; entre outros, pois isso sem forçar a alfabetização. As práticas educativas devem ser lúdicas e envolventes, lembrando que a primeira expressão gráfica da criança não é a escrita em si e sim o desenho infantil.

Considerando as práticas educativas ligadas a expressão infantil enquanto um direito de aprendizagem desde a Educação Infantil, analise as afirmações a seguir.

I - A Educação Infantil deve trabalhar com práticas culturais que tenham a ver com a leitura, com a escrita, mas sem a preocupação de antecipar a alfabetização.

II - Na Educação Infantil devemos proporcionar contextos educacionais onde o desenho como expressão gráfica, a leitura de livros infantis e demais materiais impressos e com imagens estejam acessíveis a todas as crianças, ampliando seu repertório.

III - É preciso proporcionar às crianças o contato, a interação, o encantamento, a descoberta da leitura e da escrita, por meio de práticas pedagógicas que estimulem e garantam o direito das crianças de interagir com a cultura letrada.

Associe corretamente os modelos educacionais para surdos e suas

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Associe corretamente os modelos educacionais para surdos e suas orientações.

I - Orientação monolíngue.
II - Orientação bilíngue.

1 - Classes e escolas especiais para surdos sem profissionais bilíngues.
2 - Classes e escolas bilíngues para surdos.
3 - Sala regular sem a presença de intérprete de Libras.
4 - Sala regular com a presença de intérprete de Libras.

Assinale a alternativa que apresenta alguns procedimentos sugeridos

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Assinale a alternativa que apresenta alguns procedimentos sugeridos, por especialistas, para o professor estabelecer contato com todos os estudantes em sala de aula.

Assinale a alternativa que apresenta a definição adequada de

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Assinale a alternativa que apresenta a definição adequada de conhecimento de Mundo ou Enciclopédico:

O orientador educacional exerce um importante papel na escola.

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O orientador educacional exerce um importante papel na escola.

"A educação bilíngue para surdos em nosso tempo, ganha esta

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"A educação bilíngue para surdos em nosso tempo, ganha esta configuração e nome a partir das lutas pelo uso das línguas de sinais como língua nacional. A cada passo legal, iniciado há vinte anos com a conhecida "Lei de Libras" (Lei 10.436/2002), a educação bilíngue passa a se tornar realidade nas práticas institucionais."

(CARVALHO e MACHADO, 2022. p. 5)

Analise as assertivas e a relação entre elas.

I - Quando a criança é surda e filha de pais surdos fluentes em Libras, o desenvolvimento linguistico ocorrerá naturalmente e ela terá um repertório linguístico na Libras constituído ao ingressar na escola.

II - Assim como ocorre com os ouvintes, será necessário que a escola também promova a esses alunos o avanço na sua primeira língua, pois é através dela que os surdos se desenvolvem linguisticamente e cognitivamente.

Conforme citado por GIMENEZ et al. (2018), Maria, aluna da Escola

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Conforme citado por GIMENEZ et al. (2018), Maria, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Terezinha Rodrigues Kalil, em Peruíbe (SP), de sete anos, "pouco interagia com os colegas e com sua professora. Seu comportamento era marcado por estereotipias, ansiedade e por não apresentar medo do perigo.
A estudante tinha um diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual, mas as informações estavam desencontradas com o que a equipe observava no cotidiano. A escola mantinha contato com a família, mas somente por meio da mãe, o pai se mostrava bem mais distante".
Ainda, de acordo com o relato de GIMENEZ et al. (2018), Maria, aluna do 1∘ ano do ensino fundamental, "encontrava-se em processo de alfabetização inicial e formação de conceitos. Mas quando estava com sua turma, não suportava barulhos e não permanecia em sala de aula, preferindo ficar em um banco no corredor da escola. O que nos chamava a atenção era como a garota se sentava: em posição fetal. As vezes, ela pulava e tentava subir nas pilastras próximas da sala.
O choro era constante e ela sempre chamava pela mãe". Dando continuidade ao relato, GIMEZES et al. (2018), informa que, "no início do ano, um grupo formado por parte da equipe da escola e da Secretaria de Educação do município foi chamado para participar do DIVERSA presencial. O convite nos deu uma oportunidade para compartilhar aflições e acolher sugestões sobre o caso da estudante.
Com o decorrer da formação, pudemos articular a teoria da educação inclusiva com nossa prática cotidiana. Baseadas nesses princípios", foram definidas "algumas estratégias de ação". GIMENEZ et al.

Interlocução entre sala regular e AEE garante inclusão de criança com autismo. DIVERSA - Educação Inclusiva na Prática. 02 fev. 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2019.

Considerando as informações apresentadas e com relação as estratégias de ação que foram definidas pelo grupo, para a aluna Maria, analise as afirmativas a seguir:
I. Elaborar um plano de atendimento psicológico (AEE) para a garota.
II. Estabelecer interlocução com os profissionais da unidade, em todos os tempos e espaços educativos assegurando o atendimento das necessidades fisiológicas de Maria.
III. Estabelecer ações colaborativas de todos envolvidos no processo de inclusão, promovendo o apoio mútuo e o compartilhamento das responsabilidades, do planejamento das ações pedagógicas à avaliação.
IV. Revisar a proposta pedagógica dos professores (PPP) da unidade sob a perspectiva da educação exclusiva, consolidando as atribuições e ações do AEE e a atuação Inter setorial necessária para garantir o direito à educação de acordo com as prerrogativas das atuais políticas públicas.
V. Aproximar-se da família para acompanhar o caso da aluna junto aos serviços e profissionais de saúde; mantê-los cientes acerca das práticas pedagógicas adotadas no contexto escolar por meio de relatos da professora e da participação em Conselhos de avaliação interna.

Respaldada por uma gama de legislações vigentes que promovem

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Respaldada por uma gama de legislações vigentes que promovem a inclusão social e educacional do surdo, são consideradas vertentes educacionais com abordagens diferentes. Neste aspecto considere o conceito: "privilegia o uso do português oral ou do português sinalizado com a reprodução de práticas pedagógicas conservadoras que não valoriza o saber linguístico do aluno surdo".

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até

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A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no Ensino Fundamental. Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. E a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 6 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 5 anos.
Associe as colunas relacionando os documentos curriculares nacionais RCNEI, DCNEI e BNCC, com suas respectivas orientações didáticas para o ensino de Natureza e Sociedade:


I.RCNEI

A - As creches e pré-escolas, na elaboração da proposta curricular, de acordo com suas características, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas, estabelecerão modos de integração dessas experiências.

II.DCNEI

B – De 0 a 3 anos – o/a professor/a deve providenciar que as crianças sejam livres para explorar o meio, manuseando diferentes tipos de objetos.

De 4 a 6 anos – o/a professor/a deve estimular as crianças com pergunta motivadoras e não apenas explicar. É fundamental se partir dos conhecimentos prévios para a construção do conhecimento. Na experimentação, observação e intração com adultos as crianças aprendem com maior facilidade.
III.BNCC
C - Retoma as DCNEI, em seu Artigo 9º, com os eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil nas interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização, pela organização e proposição de experiências que permitam às crianças conhecer a si, ao outro e as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica.

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década

Pedagogia

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no Ensino Fundamental. Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. E a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 6 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 5 anos.

Associe os Conteúdos de Natureza e Sociedade com os documentos curriculares nacionais - RCNEI, DCNEI e BNCC:


I.RCNEI

A - Seres humanos e seres vivos em geral, relações com a natureza, o meio ambiente e a cultura, a partir dos campos de experiência:

O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

II.DCNEI

B – Em seu artigo 9º trata de Eixos e Experiências, tratando de interações, desenvolvimento de autonomia, vivências éticas e estéticas e incentivo à descoberta

III.BNCC

- 0 a 3 anos – atividades que envolvam brincar, contação de histórias, músicas e jogos, no contexto de tradições culturais. Exploração de objetos, formas e cores. Contato com animais. Conhecimento do próprio corpo e reconhecimento de suas próprias habilidades.

De 4 a 6 anos – formação de grupos de trabalho para que conheçam seus contextos sociais e os modos de ser e viver.

Descoberta de lugares e paisagens, seres vivos, fenômenos da natureza e processos de transformação

Considerando o respeito e a valorização da diversidade, é importante

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Considerando o respeito e a valorização da diversidade, é importante que o professor da Educação Infantil desenvolva tarefas pedagógicas nas quais os alunos possam abordar práticas culturais de diversas origens, passando a respeitar suas raízes culturais. Nessa direção, e com base na matriz africana e afro-brasileira, podem ser propostos três grandes eixos para o ensino de ciências: a oralidade, a ancestralidade e a corporeidade.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das distintas tarefas descritas na Coluna A com os três eixos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A
1. Eixo oralidade.
2. Eixo ancestralidade
3. Eixo corporeidade

COLUNA B

I. Contar e discutir com os alunos histórias e contos que narrem as visões da origem da vida segundo a matriz africana.
II. Propor aos a realização de danças próprias da matriz africana tais como a capoeira.
III. Convidar aos avôs dos alunos para que lhes ensinem algumas práticas nas quais sejam expertos.

Karl Kapp (2012) define gamificação como o uso das mecânicas baseadas

Pedagogia

Karl Kapp (2012) define gamificação como o uso das mecânicas baseadas em jogos, da sua estética e lógica para engajar as pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas.

Cada grupo cultural tem desenvolvido, ao longo da sua história

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Cada grupo cultural tem desenvolvido, ao longo da sua história, compreensões sobre os fenômenos naturais. Considerando a necessária formação em valores democráticos, tolerantes e cidadãos, e como articular tais ideias com os conhecimentos provenientes do fazer científico, como professores de Ciências da Educação Infantil, precisamos encontrar maneiras de ensinar que valorizem a história, a cultura e os sabres desenvolvidos pelos diversos grupos culturais dos quais nossos alunos são membros.

As ações afirmativas podem ser entendidas como o conjunto de medidas

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As ações afirmativas podem ser entendidas como o conjunto de medidas na esfera pública e/ou privada, capazes de criar condições especiais e temporárias para que os grupos sociais reconhecidamente discriminados possam alcançar emancipação.

As abordagens feitas nesse módulo, consideram que as avaliações

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As abordagens feitas nesse módulo, consideram que as avaliações possuem múltiplos propósitos e contextos distintos quando se pensa em uma "avaliação da aprendizagem e para a aprendizagem". Em relação a essa consideração, assinale a única alternativa correta a seguir:

Organizar oportunidades lúdicas é organizar um espaço que ofereça

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Organizar oportunidades lúdicas é organizar um espaço que ofereça materiais, situações nas quais as crianças possam vivenciar suas habilidades e desenvolver suas competências.

A globalização, entendida como um fenômeno histórico, tem na década

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A globalização, entendida como um fenômeno histórico, tem na década de 80 a sua denominação e pode ser entendido como uma descrição do movimento unificador da economia e da política. Suas origens podem ser remontadas ao século XV por ocasião do movimento histórico das grandes navegações na Europa. Em relação a globalização, analise as afirmações a seguir:

I. No cenário contemporâneo, a globalização encontra nos meios de comunicação, de transporte e tecnológicos fortes aliados, que potencializam o seu poder, pois agilizam as trocas informacionais que ocorrem de forma simultânea e em escala mundial.

II. Ainda que a globalização possibilite o acesso à tecnologia, à ciência e à pesquisa a nível mundial, não é possível compreender a ação educativa fora do contexto da alienação, uma vez que os valores da sociedade moderna capitalista atravessam as políticas públicas educacionais.

III. Por ser um direito constitucional, o acesso à educação no Brasil ocorre da mesma forma para todas as classes sociais, principalmente no contexto social contemporâneo, pois o índice de desempenho da escola nacional é um dos melhores do mundo.

IV. Governos têm adotado projetos educacionais padronizados pelo mercado internacional e, no caso do Brasil, podemos citar como exemplos dessa nova realidade, a adoção e reformas na escola pública de Ensino Médio, bem como em seu projeto curricular.

Leia o texto a seguir: Segundo o dicionário Michaelis, o vocábulo

Pedagogia

Leia o texto a seguir:

Segundo o dicionário Michaelis, o vocábulo “projetar” pode significar, entre outras acepções:

“Idealizar um projeto. Elaborar um projeto.”

Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=&t=&palavra=projetar. Acesso em: 09 de março de 2021. Adaptado.

Leia o texto a seguir: “Já não se trata de escolas e salas de aula

Pedagogia

Leia o texto a seguir:

“Já não se trata de escolas e salas de aula, mas de todo um conjunto de locais em que as crianças se distribuem, entregues às atividades de ‘estudo’, de ‘trabalho’, de ‘recreação’, de ‘reunião’, de ‘administração’, de vida e de convívio no mais amplo sentido desse termo.”

TEIXEIRA, A.; CAVALIERE, A. M. Educação Integral. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Paideia, maio-ago, 2010, Vol. 20, nº 46, 249 - 259.

Considerando o fragmento de texto, avalie as afirmações abaixo:
I. Os professores precisam identificar as necessidades de aprendizagem do grupo.

II. Condições interdisciplinares valorizam a essência e a totalidade dos conteúdos disciplinares.
III. Na escola proporciona-se conteúdos procedimentais, factuais e atitudinais, ou seja, os conteúdos dividem-se naqueles relativos ao procedimento para executar algo, ao entendimento de um fato e sobre a atitude que os estudantes precisam ter.
IV. A metodologia interdisciplinar não é possível de ocorrer no ensino remoto.

Leia o texto a seguir: "Necessidade é tanto o conjunto de aspectos

Pedagogia

Leia o texto a seguir:

"Necessidade é tanto o conjunto de aspectos considerados inerentes ao desenvolvimento dos professores novos sem o qual não se pode afirmar que possuem uma carência formativa, como o que o professorado manifesta como necessário e deseja obter uma capacitação para poder realizá-lo".

Fonte: ANTOLÍ, V. B. MUÑOS, RODRIGUES, B. F. Necesidades y propuestas de formación del profesorado novel de la Universidad de Barcelona. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Espanha, v. 5, n. 2, p. 1-24, 2001. p.3. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev52ARt4.pdf. Acesso em: 09 de março de 2021.

Ao pensar no que os professores realmente precisam saber para exercer uma prática pedagógica interdisciplinar, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.

I - Os saberes docentes não precisam estar relacionados às teorias clássicas da Educação.

PORQUE

II - A partir das teorias clássicas de Educação, propõem-se inovações pedagógicas, como a interdisciplinaridade.

Observe a imagem a seguir, que mostra um selo comemorativo do

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Observe a imagem a seguir, que mostra um selo comemorativo do centenário do pintor Pablo Picasso com sua obra Guernica. A obra representa os horrores sofridos na guerra civil espanhola e simboliza um protesto do pintor.

Questão 02 - Enem 2020


Disponível em: https://www.publicdomainpictures.net/se/view-image.php?image=8616&picture=pablo-picasso. Acesso em: 09 de março de 2021.

Leia o texto a seguir: Uma escola é feita por pessoas e processos

Pedagogia

Leia o texto a seguir:

Uma escola é feita por pessoas e processos, que se entrelaçam criando uma rede que estrutura o ensino e deve proporcionar a aprendizagem. Fortalecer uma comunidade escolar significa realizar uma escuta ativa entre famílias, docentes, todos os profissionais da educação e estudantes e todos os demais colaboradores dessa comunidade.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo.

I - Ouvir a comunudade escolar só se efetiva se houver devolutiva dos desejos que são componentes do diálogo.
II - O ideal de uma escola que preze pelas questões interdisciplinates perpassa a participação de todos os sujeitos que constituem a escola.
III - Ao promover o entrelace dos indicativos das pessoas para compor uma escola, é imprescindível que os interesses relativos à interdisciplinaridade fiquem velados.

O objetivo geral de um projeto de pesquisa é a expressão clara do que

PMP

O objetivo geral de um projeto de pesquisa é a expressão clara do que o pesquisador pretende pesquisar e aonde a investigação deseja chegar. Por outro lado, quantos aos objetivos específicos, analise as afirmações a seguir e marque a correta.

No universo educativo a teoria e a pratica se apresentam com

Av1

No universo educativo a teoria e a pratica se apresentam com instrumento essenciais para o processo de aprendizagem. Dessa forma, o que devemos levar em consideração do processo educativo dos Surdos?

Para que o saber histórico escolar seja produzido, é necessário que os

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Para que o saber histórico escolar seja produzido, é necessário que os alunos desenvolvam a noção de tempo histórico. Por isso, é preciso partir da ideia de que ela não existe, a priori, em seu raciocínio, e, por isso, deve ser construída no decorrer de sua vida.
Tendo compreendido essa condição, quais as estratégias que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem utilizar para contribuir com o desenvolvimento da noção de tempo?

Analise as afirmações e assinale a alternativa que apresenta as afirmações que respondem corretamente a essa questão.
I - É importante que o professor avalie, através da investigação dos conhecimentos prévios, qual é a noção de tempo apresentada pelas crianças, para poder introduzi-las, por meio de discussões, questionamentos, reflexões, no entendimento do conceito de tempo histórico.
II -Para compreender a noção de tempo histórico, é importante que o aluno seja levado a pensar também nas categorias de tempo biológico, psicológico, natural e cronológico.
III - O professor deve levar seu aluno a compreender que o tempo histórico e o tempo cronológico são categorias iguais, ambas são construções culturais e resultam na mesma percepção do desenvolvimento das sociedades.

No experimento clássico de John Watson com "o pequeno Albert"

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No experimento clássico de John Watson com "o pequeno Albert", o pesquisador tinha como objetivo ensinar um bebê a ter medo, por meio de condicionamento Pavloviano ou também chamado condicionamento clássico. Para isso foi utilizado um som estridente, que foi emparelhado a um rato. Na fase final deste estudo, após o condicionamento, o som estridente e o rato eram denominados, respectivamente, de:

O desenvolvimento motor infantil é um processo sequencial, contínuo

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O desenvolvimento motor infantil é um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica. Durante a primeira infância a criança adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, que progridem de movimentos simples e desorganizados para habilidades motoras organizadas e complexas. Levando em consideração que cada criança tem seu próprio processo motor que depende das motivações recebidas, pode-se dizer que certas habilidades estão relacionadas com faixas etárias que guiam responsáveis e professores na escolha de atividades e estímulos que serão oferecidos a criança.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as habilidades motoras na coluna A e sua faixa de desenvolvimento na coluna B.

Coluna A
1. De 1 a 3 anos
2. De 0 a 1 ano
3. De 3 a 6 anos

Coluna B
I. A maior conquista nessa fase é a capacidade de preensão e locomoção que permite a criança explorar o ambiente
II. Há grande amadurecimento das habilidades corporais e se estabelece as dez ações corporais. Adquire controle corporal e tem a capacidade de permanecer em uma mesma posição por mais tempo.
III. Se estabelece a capacidade motora grossa como correr, pular e andar e as capacidades motoras finas como desenhar. Nessa fase a criança passa a compreender os gestos simbólicos, que amplia sua capacidade de abstração.

(Adap. Concurso Público - CETRO - 2008 - SEE-SP) Ao tratarmos da

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(Adap. Concurso Público - CETRO - 2008 - SEE-SP) Ao tratarmos da presença de racismo, preconceito e discriminação nas escolas brasileiras, é correto afirmar que:

Leia o trecho a seguir. “Ao atribuir aos indivíduos esperanças de

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Leia o trecho a seguir.

“Ao atribuir aos indivíduos esperanças de vida escolar estritamente dimensionadas pela sua posição na hierarquia social, e operando uma seleção que – sob as aparências da equidade formal – sanciona e consagra as desigualdades reais, a escola contribui para perpetuar as desigualdades, ao mesmo tempo em que as legitima. Conferindo uma sanção que se pretende neutra, e que é altamente reconhecida como tal, as aptidões socialmente condicionadas que trata como desigualdades de ‘dons’ ou de mérito, ela transforma as desigualdades de fato em desigualdades de direito, as diferenças econômicas e sociais em ‘distinção de qualidade’, e legitima a transmissão da herança cultural” (BOURDIEU, 1999).

De acordo com as reflexões de Pierre Bourdieu sobre a escola, complete as lacunas a seguir.

Para Bourdieu a _______________ é arbitrária e está vinculada à classe social dominante. Assim, a legitimidade da autoridade pedagógica não se dá por uma ____________ autêntica e sim pela aparência de neutralidade. Um _____________, onde a autoridade reside justamente em não se apresentar como vinculada a qualquer classe social.

"Analisando a perspectiva histórica é apropriado afirmar que a Libras

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"Analisando a perspectiva histórica é apropriado afirmar que a Libras é um patrimônio das comunidades surdas brasileiras, isso porque sua origem, evolução, divulgação e perpetuação se deu e se dá graças às lutas travadas por essas comunidades e. por sua resistência em mostrar que a Libras, a exemplo das línguas de sinais espalhadas pelo mundo, são línguas vivas e ricas e que merecem galgar o seu status linguistico" (SANTOS, 2021. p.9).

Através da construção história e educacional dos surdos, surgiram conceitos equivocados, ou seja, mitos construídos sobre a surdez e a Libras que derivam, em grande parte, da incompreensão desta língua como um sistema linguístico.

Agora que você já conhece os eixos estruturantes, articule-os com os

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Agora que você já conhece os eixos estruturantes, articule-os com os focos pedagógicos apresentados. Para isso, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

Coluna 1:
1 - Empreendedorismo
2 - Investigação científica
3 - Processos criativos
4 - Mediação e intervenção sociocultural

Coluna 2:
( ) Privilegia-se o envolvimento dos estudantes em campos de atuação da vida pública, por meio do seu engajamento em projetos de mobilização e intervenção sociocultural e ambiental que os levem apromover transformações positivas na comunidade. O processo pressupõe o diagnóstico da realidade sobre a qual se pretende atuar, incluindo a busca de dados oficiais e a escuta da comunidade local; a ampliação de conhecimentos sobre o problema a ser enfrentado; o planejamento, execução e avaliação de uma ação social e/ou ambiental que responda às necessidades e interesses do contexto; a superação de situações de estranheza, resistência, conflitos interculturais, dentre outros possíveis obstáculos, com necessários ajustes de rota.
( ) Os estudantes são estimulados a criar empreendimentos pessoais ou produtivos articulados com seus projetos de vida, que fortaleçam a sua atuação como protagonistas da sua própria trajetória. Nesse sentido, busca desenvolver autonomia, foco e determinação para que consigam planejar e conquistar objetivos pessoais ou criar empreendimentos voltados à geração de renda via oferta de produtos e serviços, com ou sem uso de tecnologias. O processo pressupõe a identificação de potenciais, desafios, interesses e aspirações pessoais; a análise do contexto externo, inclusive em relação ao mundo do trabalho; a elaboração de um projeto pessoal ou produtivo; a realização de ações-piloto para testagem e aprimoramento do projeto elaborado; o desenvolvimento ou aprimoramento do projeto de vida dos estudantes.
( ) Os estudantes participam da realização de uma pesquisa científica, compreendida como procedimento privilegiado e integrador de áreas e componentes curriculares. O processo pressupõe a identificação de uma dúvida, questão ou problema; o levantamento, formulação e teste de hipóteses; a seleção de informações e de fontes confiáveis; a interpretação, elaboração e uso ético das informações coletadas; a identificação de como utilizar os conhecimentos gerados para solucionar problemas diversos; e a comunicação de conclusões com a utilização de diferentes linguagens.
( ) Os estudantes participam da realização de projetos criativos, por meio da utilização e integração de diferentes linguagens, manifestações sensoriais, vivências artísticas, culturais, midiáticas e científicas aplicadas. O processo pressupõe a identificação e o aprofundamento de um tema ou problema, que orientará a posterior elaboração, apresentação e difusão de uma ação, produto, protótipo, modelo ou solução criativa, tais como obras e espetáculos artísticos e culturais, campanhas e peças de comunicação, programas, aplicativos, jogos, robôs, circuitos, entre outros produtos analógicos e digitais.

Neste contexto histórico a construção do conhecimento está centrada na

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Neste contexto histórico a construção do conhecimento está centrada na motivação do aluno projetado como o protagonista do processo de aprendizagem, pois este é seu momento histórico e social.
Assim sendo, avalie seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I) Cabe pensar em uma prática docente caracterizada denominado pelo blended learning, ou seja, um ensino híbrido, o qual combina atividades presenciais e a distância.

PORQUE

II) Uma das características fundamentais desse modelo é o uso de tecnologias e a capacidade de o aluno reproduzir conhecimentos transmitidos pelo docente.

Com o passar do tempo e do acúmulo de campo, a experiências educativas

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Com o passar do tempo e do acúmulo de campo, a experiências educativas nesse educação popular passou por transformações. Hoje ela está dentro do aparato do Estado aproveitando-se das políticas públicas. Ao mesmo tempo "continuou como educação não formal, dispersando-se em milhares de pequenas experiências. Perdeu em unidade, ganhou em diversidade e conseguiu atravessar numerosas fronteiras."

O texto a seguir traz algumas estratégias de implementação da Meta 4

Pedagogia

O texto a seguir traz algumas estratégias de implementação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014):
4.5) estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas
e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as)
professores da educação básica com os (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
4.13) apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues;
4.16) incentivar a inclusão nos cursos de licenciatura e nos demais cursos de formação para profissionais da educação, inclusive em nível de pós-graduação, observado o disposto no caput do art. 207 da Constituição Federal, dos referenciais teóricos, das teorias de aprendizagem e dos processos de ensino-aprendizagem relacionados ao atendimento educacional de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (BRASIL, 2014)

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) consistem em uma

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As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) consistem em uma linha de pesquisa que vem crescendo no âmbito de sua aplicação à Educação Matemática. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, nas últimas décadas, intensificaram-se os estudos e as pesquisas relacionadas ao uso desses recursos na Educação. Considerando isso e o uso do Grupo Geogebra Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I – Encontra-se uma linha do tempo do grupo postagens diversas, a maioria relacionada a tecnologias educacionais.
II – Não é um bom espaço para postar construções feitas no GeoGebra, comentar construções de outros usuários, tirar dúvidas, ajudar o próximo com o seu conhecimento e discutir qualquer temática relacionada ao GeoGebra.
III - É uma comunidade bastante ativa, onde você certamente encontrará alguém interessado em "bater um papo" sobre o software.

O pensamento pedagógico brasileiro com autonomia nacional teve

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O pensamento pedagógico brasileiro com autonomia nacional teve início a partir da Escola Nova e, até então, havia uma reprodução do pensamento religioso medieval. Com relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta:

Leia o caso, a seguir, que foi publicado por Luana Laboissiereno G1

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Leia o caso, a seguir, que foi publicado por Luana Laboissiereno G1.globo.com, em 31/05/2013: “O estudante Pedro Michel Platini tem 28 anos e é aluno do segundo período nocurso de matemática da Universidade Federal do Pará, em Belém. Porém, ao contrário dos outros acadêmicos, não tem livre acesso a todos os espaços do campus e ao conhecimento compartilhado pelos professores durante as aulas de laboratório. Deficiente visual, Michel não consegue contar com a ajuda do acervo demais de 80 mil obras da biblioteca central da instituição para estudar. O aluno ingressou na UFPA pelo sistema de cotas, adotado pela instituição desde 2011. Durante o processo seletivo, Michel fez as mesmas provas que os demais alunos – a diferença está no formato: os estudantes com deficiência visual contam com provas feitas em tamanho ampliado, transcritas em braile ou através de um programa de computador que transforma texto em áudio. Porém, após ser aprovado, o aluno enfrenta dificuldade em estudar. Faltam livros e professores preparados para conduzir as aulas de forma que ele possa acompanhar os demais colegas. “Eu não participo das aulas de laboratório em informática, por exemplo, porque não tenho aproveitamento. Não há nem equipamento, muito menos software adequado. O professor está até checando uma alternativa, mas enquanto isso, não faz muito sentido ser ouvinte numa aula em que a parte práticaé evidente”, denuncia. Para Michel, o primeiro semestre de 2012 foi o mais difícil. Nas duas avaliações iniciais o aluno contou apenas com o que ouviu em sala de aula para fazer as provas, o que resultou em duas notas 4 ,5. Faltando dois dias para a terceira avaliação ele recebeu material em braile, e conseguiu uma média 9. Na avaliação final, com tempo para estudar, terminou o semestre com 9,5 (...)”.

Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O caso do Michel só confirma o despreparo da instituição (UFPA) diante da inclusão de alunos com as mais variadas deficiências.

PORQUE

II. A maior dificuldade que esse aluno enfrenta não se encerra apenas na questão do acesso limitado a material especializado, e sim em encontrar professores que estejam dispostos a sair da sua zona de conforto para buscar novas metodologias e promover uma inclusão real desse e de outros alunos em condição semelhante.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos reconhecem

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. A BNCC e os currículos têm papéis complementares para assegurar que as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica se materializem mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação e o adequem à realidade local, considerando a autonomia das redes de ensino, como também o contexto e as características dos alunos.

MEC. Base Nacional Comum Curricular. p.16. Adaptado.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) serve como uma diretriz para

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O Projeto Político Pedagógico (PPP) serve como uma diretriz para a gestão. Pela sua importância, ele é caracterizado tanto no Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino do Tocantins como no Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para o Território do Tocantins.

A respeito da caracterização do PPP nesses dois documentos normativos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para ambos, o PPP expressa a identidade da Unidade Educacional.
( ) Para ambos, o PPP indica os compromissos da Unidade Educacional com o aluno, com a comunidade, com a educação e com o meio ambiente.
( ) Para ambos, o PPP assinala os direitos e objetivos de aprendizagens que a Unidade Educacional julgue pertinentes.

A adoção da expressão necessidades educacionais especiais assinalou

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A adoção da expressão necessidades educacionais especiais assinalou uma mudança de paradigma. De fato, essa expressão não se refere mais às pessoas com deficiência, mas abarca todas as crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem, incluindo as que possuem desvantagens sociais, sejam elas permanentes ou temporárias, em algum ponto durante a sua escolarização.

O plano de aula é um detalhamento do plano do ensino. As unidades

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O plano de aula é um detalhamento do plano do ensino. As unidades (conteúdos) e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais deverão ser especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá para orientar as ações do professor e possibilitar constantes revisões e
aprimoramentos do processo de ensino-aprendizado.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 241. Adaptado

A situação de vulnerabilidade em que se encontram crianças

Pedagogia

A situação de vulnerabilidade em que se encontram crianças e adolescentes pobres, pretas(os), pardas(os) e indígenas, no Brasil, não é uma coincidência, não é resultado de um processo histórico que, tal como a natureza, não é previsível nem controlável, mas da manutenção de escolhas que condenam grandes parcelas da população à invisibilidade, ao abandono e ao silenciamento.

As desigualdades de acesso a bens sociais, culturais e econômicos entre as áreas urbanas e rurais são bastante conhecidas, e a escola, muitas vezes, é o único lugar de convívio e de socialização fora da família. A manutenção dessas desigualdades pode representar impactos importantes na vida de cada uma das crianças e das(os) adolescentes, de suas comunidades e de toda a sociedade.

UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, 2021, p. 8. Adaptado.

As tendências pedagógicas que orientam o trabalho educativo se dividem

Pedagogia

As tendências pedagógicas que orientam o trabalho educativo se dividem em duas linhas de pensamento: Liberal e Progressista.
Sobre a Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.

Ao longo das últimas décadas, as Tecnologias Digitais da Informação

Pedagogia

Ao longo das últimas décadas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, também conhecidas por TDICs, têm alterado as nossas formas de trabalhar, de nos comunicarmos, de nos relacionarmos e de aprendermos. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas às tecnologias digitais, como destaca na competência geral 5.

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Adaptado.

As opções a seguir descrevem corretamente a avaliação de aprendizagem

Pedagogia

As opções a seguir descrevem corretamente a avaliação de aprendizagem de acordo com a Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO), à exceção de uma. Assinale-a.

O frevo é uma dança conhecida pelas suas acrobacias em que os membros

Pedagogia

O frevo é uma dança conhecida pelas suas acrobacias em que os membros inferiores são muito solicitados para realizar para realizar os saltos, agachamentos e movimentos que demandam a flexibilidade.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir sobre o frevo no contexto escolar:

I. O frevo demanda grande vigor físico e consciência corporal, por isso é indicado que ele seja trabalhado apenas com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

II. Apesar da complexidade a que o frevo pode alcançar, muitos passos básicos podem ser trabalhados com crianças a partir de dois anos de idade.

III. A aulas de dança de frevo não se resume a aprender o passo, vivenciar as cores das roupas e da sombrinha, bem como aprender as músicas e as histórias do frevo fazem igualmente parte do aprendizado da aula.

IV. Ponta calcanhar, engana povo (ponta e ponta), ferrolho, segura senão eu caio, bailarina e tesoura são nomes de passos de frevo que podem ser trabalhadas em sala de aula.

O compromisso é construir pontes de articulação entre a realidade

Pedagogia

O compromisso é construir pontes de articulação entre a realidade social, os espaços e tempo educativo. Nestes contextos, aprofundam-se os estudos acerca do currículo, dos espaços e tempos organizados para o trabalho pedagógico no cotidiano dos espaços educativos. Sendo assim, é correto afirmar que:

No percurso das leis sobre a educação infantil as Diretrizes

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No percurso das leis sobre a educação infantil as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010), nos apresenta um currículo e seu conceito para a articulação das experiências e saberes das crianças. Desse modo, sua importante contribuição para os educadores apresenta-se em bases e objetivos que:

I - As DCNEI não apresentam fundamentos legais para que as crianças pudessem ser protagonistas do seu tempo.
II - A educação infantil apresentou uma legislação confusa, proporcionando nos educadores saberes não fundamentados no cotidiano da creche.
III - As DCNEI apresentam as bases e os objetivos para a organização do trabalho pedagógico nos ebxos cuidar e educar nas dimensões brincar e interagir.
IV - A educação infantil se organizou no trabalho pedagógico com os educadores, a partir da nova visão de criança estabelecida nas DCNEI.

O brincar exploratório, ou seja, o brincar heurístico é um tipo

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O brincar exploratório, ou seja, o brincar heurístico é um tipo de brincadeira que propõe descobertas a partir da exploração dos objetos, funcionando como uma jornada de surpresas para as crianças que estão trilhando o caminho do conhecimento de si e do mundo. Desde bebês aprendemos a partir dos sentidos, sendo fundamental estimular a exploração como estratégia para a aprendizagem.

Considerando o direito de explorar e sua contribuição para a aprendizagem infantil, analise as seguintes afirmativas:

I - Nesse tipo de brincadeira as crianças desfrutam de uma atmosfera onde exploram de maneira autônoma os objetos, de acordo com as ações que desejam fazer.

II - Quando as crianças ainda são bebês, o brincar heurístico pode ser preparado pelo professor com objetos sensoriais para que as crianças manipulem com segurança, mas sem limitar suas descobertas.

III - O uso de objetos sensoriais é uma forma de assegurar a riqueza de experiências dos bebês em um momento em que o cérebro está pronto para receber, fazer conexões e assim utilizar essas informações.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) atribui

Pedagogia

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) atribui ao Estado deveres com a educação escolar pública. A alternativa que apresenta uma das garantias da LDB é:

Assinale a alternativa correta em relação à legislação educacional

Pedagogia

Assinale a alternativa correta em relação à legislação educacional brasileira.

A prática de identificação de possíveis alunos “anormais”

Pedagogia

A prática de identificação de possíveis alunos “anormais” era solicitada ao professor para organização de salas de aulas homogêneas. [...] Apesar de registros da existência de matrículas de alunos com deficiências em escolas privadas e estaduais desde o final do século XIX, é possível dizer que, no país, a organização de instituições especializadas foi a referência para o atendimento a essas pessoas.

Em 1933, o decreto que instituiu o código da educação no estado de São Paulo deixou clara essa preferência e indicou a implantação de classes especiais quando isso não fosse possível: Parte VII - Da educação especializada Art. 824 - Dos tipos de escolas especializadas:

a) escolas para débeis físicos;
b) escolas para débeis mentais;
c) escolas de segre- gação para doentes contagiosos;
d) escolas anexas aos hospitais;
e) colônias escolares;
f) escolas para cegos;
g) escolas para surdos- -mudos;
h) escolas ortofônicas;
i) escola de educação emendativa dos delinquentes.

Onde não for possível a instalação de escolas especializadas autônomas [...] serão organizadas classes para esses fins especiais nos grupos escolares - Decreto n.º 5.884, de 1933. (KASSAR, 2011).

A partir do momento em que o Estado assume a educação dentro

Pedagogia

A partir do momento em que o Estado assume a educação dentro de uma lógica laica, os professores passaram a desempenhar uma função proeminente na consolidação e modernização do Estado. Assim sendo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I) Esse processo implicou que a profissionalização dos docentes se tornasse cada vez mais complexa e multifacetada.

PORQUE

II) Diante deste contexto, não bastava apenas uma formação inicial capaz de fornecer as bases teórico- práticas de sua profissão, mas que suas competências e habilidades correspondessem as demandas de uma sociedade que deixava de ser rural para se transformar em urbana-industrial.

Em diversidade, educação e as políticas da diferença, é preciso

Pedagogia

Em diversidade, educação e as políticas da diferença, é preciso destacar os avanços sociais trazidos com o advento das políticas educacionais de ações afirmativas no Brasil. A Lei 10.639/03, que está completando duas décadas no ano de 2023, aborda a questão da história da cultura afro-brasileira e africana, tornando esses conteúdos obrigatórios em todos os componentes curriculares das matrizes dos sistemas educacionais de ensino no país. Considerando os conhecimentos sobre a Lei 10.639/03, analise as afirmativas a seguir, e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

( ) O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

( ) Com a Lei 10.639/03, Inclui-se nos conteúdos e currículos, de forma facultativa, os estudos da História da África e dos Africanos, a luta dos negros, a cultura negra e as contribuições da população negra de modo geral na formação da sociedade brasileira, ou seja, seus saberes e conhecimentos.

A configuração do que é ser homem e do que é ser mulher passa pela

Pedagogia

A configuração do que é ser homem e do que é ser mulher passa pela socialização de quais códigos de roupas, comportamentos, movimentos do corpo, voz, presença/ausência de pelos, postura, sentimentos e outros fazem um quadro de tramas sobre o qual vai se dizendo quem é quem e o que pode ou não fazer para ser considerado esse alguém.

A proposta da ____________ implica em compreender que o aluno é quem

Pedagogia

A proposta da ____________ implica em compreender que o aluno é quem deve se adaptar ao conhecimento e não o inverso. O que exige perceber que as disciplinas são apresentadas aos alunos de forma segmentada, fragmentada e independente, pois cada uma delas representa um saber específico e, portanto, de uma forma única de compreender a realidade.

São muitos os desafios da educação e das políticas públicas no combate

Pedagogia

São muitos os desafios da educação e das políticas públicas no combate à desinformação e o uso pejorativo do conceito de gênero. Ao contrário disso, como se pode observar, o conceito de gênero se constrói a partir de arranjos sociais que foram sendo arquitetados ao longo da história, também nas condições de acesso ao que a sociedade necessitava para funcionar e o que essa usava como representação.

Considerando os conhecimentos sobre os estudos de gênero, analise as afirmativas a seguir:

I. Estudos de gênero dizem respeito a diversidade de identidades do qual se pode problematizar nos estudos de gênero.

II. Pode-se afirmar que a diversidade de identidades de gênero deve ser valorizada e ressaltada na escola.

III. Para se pensar na diversidade de identidades de gênero, deve-se lembrar que gênero é uma construção social e cultural.

A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky

Pedagogia

A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta:

I - Vigotski constatou que o indivíduo se torna humano no contato com a cultura, sendo esta inserção realizada por outro humano, que se refere ao indivíduo mais experiente.

II - A mediação, de acordo com Vigotski acontece por dois vieses, por instrumentos ou objetos que fazem com que o homem interfira no meio social e por signos, que trazem a representação de algo, fazendo com que o sujeito atribua sentido à realidade.

III - Vigotski se questionava sobre como o homem se constituía humano e verificou em seus estudos que. Para responder suas inquietações, precisava padronizar as formas de pensar e os materiais utilizados em "sala de aula.

A organização do processo de ensino é traço latente da função docente

Pedagogia

A organização do processo de ensino é traço latente da função docente, consentindo os seguintes aspectos:

A maioria dos pais acham constrangedor conversar sobre sexo com seus

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A maioria dos pais acham constrangedor conversar sobre sexo com seus filhos, ora pela educação recebida de seus pais, ora pela repressão ou por não saberem como abordar o tema. Assim, os filhos na maioria das vezes, ficam sem respostas para suas dúvidas, gerando conflitos ou acidentes inesperados por terem informações errôneas ao consultar variadas fontes impróprias.

Sobre a sexualidade no ambiente escolar, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:

( ) Os alunos carregam consigo as vivências do contexto social no qual estão inseridos, inclusive as vivências sexuais, por isso a escola não deverá omitir-se diante das perguntas, das dúvidas e das manifestações da sexualidade ocorridas nas salas de aula, nos pátios e nos corredores.

( ) Na escola, a convivência entre as crianças possibilita diferentes aprendizagens, as quais favorecem a socialização e internalização de novas crenças, novos comportamentos, novas formas de relacionamentos, como também a vivência com outras culturas e experiências em torno de diferentes aspectos, dentre eles, a sexualidade.

( ) As manifestações da sexualidade não estão presentes no contexto escolar, portanto não cabe ao professor problematizá-las, uma vez que a escola tem como função a transmissão de conhecimentos e o desenvolvimento integral do indivíduo.

Por ser a escola o lugar por onde o indivíduo, inserido numa

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Está correto o que se afirma em:

É relevante compreender que o educador, tal como o educando, é um ser

Pedagogia

É relevante compreender que o educador, tal como o educando, é um ser inacabado, portanto, em constante processo de construção e reconstrução, o que demanda-lhe constante estudo.

Em relação à formação docente, analise as afirmativas a seguir:

I) A formação inicial está relacionada às competências e habilidades que são essenciais para o exercício da atividade docente. É uma formação basilar que irá subsidiar o professor no início de sua prática.

II) A formação continuada, por estar atrelada ao desenvolvimento e à ampliação das competências profissionais, permite uma maior profissionalização e ampliação de sua capacidade critica-reflexiva.

III) A formação continuada confere uma redução teórica e prática das habilidades docentes.

Segundo as ponderações de Martins (1990), quais seriam as dimensões

Pedagogia

Segundo as ponderações de Martins (1990), quais seriam as dimensões presentes no processo educativo?

Nos estudos sobre Educação a Distância, por meio de plataformas

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Nos estudos sobre Educação a Distância, por meio de plataformas digitais, faz-se necessário explicar o uso dos termos “e-learning”, “educação a distância” e “educação on-line”, que por muitas vezes são utilizados como se fossem sinônimos, mas não são. De acordo com Almeida e Prado (2003), o uso do termo _________ geralmente é utilizado para se referir à forma de ensino e aprendizagem que acontece por meios eletrônicos.

A formação pessoal e profissional dos dirigentes educacionais

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A formação pessoal e profissional dos dirigentes educacionais e empresariais, em sua maioria, baseia-se em uma filosofia organizativa que acentua a divisão social e técnica do trabalho; assim, encontram-se despreparados para agir com consciência democrática e espírito colaborativo, pois uns são educados para pensar e decidir, outros o são para obedecer e fazer.

Fonte: VILLELA, Elisabeth Caldeira; PITA, Patrícia de Souza; BREITENBAUCH, Graziela. A ética nas relações de trabalho: reflexões sobre fontes de poder em Foucault e Heller.Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 15, n. 32, p. 333-338, Dez. 2005

Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir.


I– A cada dia o ambiente corporativo exige dos profissionais posturas de líder, atitudes inovadoras e comportamentos que denotem que o trabalho apresenta significado para esta pessoa.

II– Faz-se necessário que exista um “espaço” que permita aos profissionais investir na formação pessoal e profissional, modificando as relações de trabalho permeadas pelo dever, para relações baseadas no prazer.

III– Foi no século XX que diversas instituições (dentre elas a escola) passaram a abandonar medidas disciplinares, com o objetivo de tornar as pessoas submissas politicamente, mas economicamente eficazes.

IV– A aplicação de normas disciplinares no contexto escolar é a diferença essencial entre as escolas da Idade Média (que não tinham um caráter educativo, mas sim técnico) e as instituições escolares modernas, com destaque para a introdução da disciplina buscando o adestramento e isolamento infantil, submetendo o aluno a um rígido controle que passou a ser associado ao ideal de educação, a partir dos modelos de internatos.

A experiência consciente foi o foco de atenção das primeiras

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A experiência consciente foi o foco de atenção das primeiras proposições teóricas da psicologia dos fins do século XIX. Nessa época houve as primeiras experiências da consciência imediata como objeto de sua psicologia experimental.

De acordo com as escolas de pensamentos da época, marque V para a premissa verdadeira e F para a premissa falsa:

() O método utilizado por Wilhelm Wundt foi a introspecção, onde exigia sujeitos treinados para que pudessem observar e descrever minuciosamente suas sensações em função das características da estimulação que eram submetidos.

() O estruturalismo era uma escola psicológica que preocupava-se mais com a as funções da mente do que com sua estrutura.

() O funcionalismo foi uma escola psicológica que tinha como principal objetivo estudar as estruturas da mente, procurava compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pela estimulação ambiental.

() Tanto o estruturalismo como o funcionalismo não existem mais hoje, pelo menos com as características que se apresentavam inicialmente. Ambos foram sendo substituídos por correntes cujas ideias ainda se encontram presentes entre nós.

Uma questão importante que envolve o uso da tecnologia nas práticas

Pedagogia

Uma questão importante que envolve o uso da tecnologia nas práticas pedagógica são as variáveis como: escalabilidade, amigabilidade ou usabilidade, proximidade, portabilidade e convergência.

O m-learning é um conceito de aprendizagem com mobilidade, pois

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O m-learning é um conceito de aprendizagem com mobilidade, pois utiliza celulares como forma de promover uma educação móvel, por intermédio de “faz uso das tecnologias de redes sem fio, dos novos recursos fornecidos pela telefonia celular, da linguagem XML, da linguagem Java, do protocolo WAP, serviços de mensagens curtas (SMS), da capacidade de transmissão de fotos, serviços de e-mail, serviços de mensagem multimídia (MMS).

Para que a avaliação seja efetiva ela deve ser integral em relação

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Para que a avaliação seja efetiva ela deve ser integral em relação ao aluno, o que implica em avaliar seu desenvolvimento:

A Declaração Mundial sobre Educação para Todos diz que

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A Declaração Mundial sobre Educação para Todos diz que: “Um compromisso efetivo para superar as disparidades educacionais deve ser assumido. Os grupos excluídos - os pobres: os meninos e meninas de rua ou trabalhadores; as populações das periferias urbanas e zonas rurais os nómades e os trabalhadores migrantes; os povos indígenas; as minorias étnicas, raciais e linguísticas: os refugiados; os deslocados pela guerra; e os povos submetidos a um regime de ocupação - não devem sofrer qualquer tipo de discriminação no acesso às oportunidades educacionais. ”

A escola é um espaço no qual é preciso desenvolver atividades que

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A escola é um espaço no qual é preciso desenvolver atividades que fortaleçam o desenvolvimento das crianças e adolescentes que convivem diariamente neste local, contribuindo com a criação de ambientes saudáveis e o fortalecimento de estilos de vida saudáveis, de forma que possa incidir positivamente na vida de toda a comunidade escolar. Para tanto, é preciso que os professores estejam atentos a este objetivo, estimulando o diálogo e rejeitando qualquer forma de preconceito, seja ele social, cultural, econômico ou linguístico. Com relação a qualidade de vida nas escolas, no que tange a educação em saúde, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.

A educação em saúde nas escolas pode auxiliar os indivíduos a pensarem formas de viver que os protejam, refletindo sobre comportamentos e criando espaços de discussão sobre ____________. Assim, torna-se possível o desenvolvimento de ____________ para o bem viver, que passam a contribuir para a prevenção de comportamentos de risco, promovendo e estimulando a autonomia e a corresponsabilidade, ____________ aptidões, capacidades e competências e desenvolvendo habilidades para uma vida com mais ____________.

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