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Foram encontradas 794 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

Considerando o respeito e a valorização da diversidade, é importante

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Considerando o respeito e a valorização da diversidade, é importante que o professor da Educação Infantil desenvolva tarefas pedagógicas nas quais os alunos possam abordar práticas culturais de diversas origens, passando a respeitar suas raízes culturais. Nessa direção, e com base na matriz africana e afro-brasileira, podem ser propostos três grandes eixos para o ensino de ciências: a oralidade, a ancestralidade e a corporeidade.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das distintas tarefas descritas na Coluna A com os três eixos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A
1. Eixo oralidade.
2. Eixo ancestralidade
3. Eixo corporeidade

COLUNA B

I. Contar e discutir com os alunos histórias e contos que narrem as visões da origem da vida segundo a matriz africana.
II. Propor aos a realização de danças próprias da matriz africana tais como a capoeira.
III. Convidar aos avôs dos alunos para que lhes ensinem algumas práticas nas quais sejam expertos.

Karl Kapp (2012) define gamificação como o uso das mecânicas baseadas

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Karl Kapp (2012) define gamificação como o uso das mecânicas baseadas em jogos, da sua estética e lógica para engajar as pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas.

Cada grupo cultural tem desenvolvido, ao longo da sua história

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Cada grupo cultural tem desenvolvido, ao longo da sua história, compreensões sobre os fenômenos naturais. Considerando a necessária formação em valores democráticos, tolerantes e cidadãos, e como articular tais ideias com os conhecimentos provenientes do fazer científico, como professores de Ciências da Educação Infantil, precisamos encontrar maneiras de ensinar que valorizem a história, a cultura e os sabres desenvolvidos pelos diversos grupos culturais dos quais nossos alunos são membros.

As ações afirmativas podem ser entendidas como o conjunto de medidas

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As ações afirmativas podem ser entendidas como o conjunto de medidas na esfera pública e/ou privada, capazes de criar condições especiais e temporárias para que os grupos sociais reconhecidamente discriminados possam alcançar emancipação.

As abordagens feitas nesse módulo, consideram que as avaliações

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As abordagens feitas nesse módulo, consideram que as avaliações possuem múltiplos propósitos e contextos distintos quando se pensa em uma "avaliação da aprendizagem e para a aprendizagem". Em relação a essa consideração, assinale a única alternativa correta a seguir:

Organizar oportunidades lúdicas é organizar um espaço que ofereça

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Organizar oportunidades lúdicas é organizar um espaço que ofereça materiais, situações nas quais as crianças possam vivenciar suas habilidades e desenvolver suas competências.

A globalização, entendida como um fenômeno histórico, tem na década

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A globalização, entendida como um fenômeno histórico, tem na década de 80 a sua denominação e pode ser entendido como uma descrição do movimento unificador da economia e da política. Suas origens podem ser remontadas ao século XV por ocasião do movimento histórico das grandes navegações na Europa. Em relação a globalização, analise as afirmações a seguir:

I. No cenário contemporâneo, a globalização encontra nos meios de comunicação, de transporte e tecnológicos fortes aliados, que potencializam o seu poder, pois agilizam as trocas informacionais que ocorrem de forma simultânea e em escala mundial.

II. Ainda que a globalização possibilite o acesso à tecnologia, à ciência e à pesquisa a nível mundial, não é possível compreender a ação educativa fora do contexto da alienação, uma vez que os valores da sociedade moderna capitalista atravessam as políticas públicas educacionais.

III. Por ser um direito constitucional, o acesso à educação no Brasil ocorre da mesma forma para todas as classes sociais, principalmente no contexto social contemporâneo, pois o índice de desempenho da escola nacional é um dos melhores do mundo.

IV. Governos têm adotado projetos educacionais padronizados pelo mercado internacional e, no caso do Brasil, podemos citar como exemplos dessa nova realidade, a adoção e reformas na escola pública de Ensino Médio, bem como em seu projeto curricular.

Leia o texto a seguir: Segundo o dicionário Michaelis, o vocábulo

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Leia o texto a seguir:

Segundo o dicionário Michaelis, o vocábulo “projetar” pode significar, entre outras acepções:

“Idealizar um projeto. Elaborar um projeto.”

Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=&t=&palavra=projetar. Acesso em: 09 de março de 2021. Adaptado.

Leia o texto a seguir: “Já não se trata de escolas e salas de aula

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Leia o texto a seguir:

“Já não se trata de escolas e salas de aula, mas de todo um conjunto de locais em que as crianças se distribuem, entregues às atividades de ‘estudo’, de ‘trabalho’, de ‘recreação’, de ‘reunião’, de ‘administração’, de vida e de convívio no mais amplo sentido desse termo.”

TEIXEIRA, A.; CAVALIERE, A. M. Educação Integral. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Paideia, maio-ago, 2010, Vol. 20, nº 46, 249 - 259.

Considerando o fragmento de texto, avalie as afirmações abaixo:
I. Os professores precisam identificar as necessidades de aprendizagem do grupo.

II. Condições interdisciplinares valorizam a essência e a totalidade dos conteúdos disciplinares.
III. Na escola proporciona-se conteúdos procedimentais, factuais e atitudinais, ou seja, os conteúdos dividem-se naqueles relativos ao procedimento para executar algo, ao entendimento de um fato e sobre a atitude que os estudantes precisam ter.
IV. A metodologia interdisciplinar não é possível de ocorrer no ensino remoto.

Leia o texto a seguir: "Necessidade é tanto o conjunto de aspectos

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Leia o texto a seguir:

"Necessidade é tanto o conjunto de aspectos considerados inerentes ao desenvolvimento dos professores novos sem o qual não se pode afirmar que possuem uma carência formativa, como o que o professorado manifesta como necessário e deseja obter uma capacitação para poder realizá-lo".

Fonte: ANTOLÍ, V. B. MUÑOS, RODRIGUES, B. F. Necesidades y propuestas de formación del profesorado novel de la Universidad de Barcelona. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Espanha, v. 5, n. 2, p. 1-24, 2001. p.3. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev52ARt4.pdf. Acesso em: 09 de março de 2021.

Ao pensar no que os professores realmente precisam saber para exercer uma prática pedagógica interdisciplinar, analise as asserções abaixo e a relação entre elas.

I - Os saberes docentes não precisam estar relacionados às teorias clássicas da Educação.

PORQUE

II - A partir das teorias clássicas de Educação, propõem-se inovações pedagógicas, como a interdisciplinaridade.

Observe a imagem a seguir, que mostra um selo comemorativo do

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Observe a imagem a seguir, que mostra um selo comemorativo do centenário do pintor Pablo Picasso com sua obra Guernica. A obra representa os horrores sofridos na guerra civil espanhola e simboliza um protesto do pintor.

Questão 02 - Enem 2020


Disponível em: https://www.publicdomainpictures.net/se/view-image.php?image=8616&picture=pablo-picasso. Acesso em: 09 de março de 2021.

Leia o texto a seguir: Uma escola é feita por pessoas e processos

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Leia o texto a seguir:

Uma escola é feita por pessoas e processos, que se entrelaçam criando uma rede que estrutura o ensino e deve proporcionar a aprendizagem. Fortalecer uma comunidade escolar significa realizar uma escuta ativa entre famílias, docentes, todos os profissionais da educação e estudantes e todos os demais colaboradores dessa comunidade.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo.

I - Ouvir a comunudade escolar só se efetiva se houver devolutiva dos desejos que são componentes do diálogo.
II - O ideal de uma escola que preze pelas questões interdisciplinates perpassa a participação de todos os sujeitos que constituem a escola.
III - Ao promover o entrelace dos indicativos das pessoas para compor uma escola, é imprescindível que os interesses relativos à interdisciplinaridade fiquem velados.

O objetivo geral de um projeto de pesquisa é a expressão clara do que

PMP

O objetivo geral de um projeto de pesquisa é a expressão clara do que o pesquisador pretende pesquisar e aonde a investigação deseja chegar. Por outro lado, quantos aos objetivos específicos, analise as afirmações a seguir e marque a correta.

No universo educativo a teoria e a pratica se apresentam com

Av1

No universo educativo a teoria e a pratica se apresentam com instrumento essenciais para o processo de aprendizagem. Dessa forma, o que devemos levar em consideração do processo educativo dos Surdos?

Para que o saber histórico escolar seja produzido, é necessário que os

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Para que o saber histórico escolar seja produzido, é necessário que os alunos desenvolvam a noção de tempo histórico. Por isso, é preciso partir da ideia de que ela não existe, a priori, em seu raciocínio, e, por isso, deve ser construída no decorrer de sua vida.
Tendo compreendido essa condição, quais as estratégias que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem utilizar para contribuir com o desenvolvimento da noção de tempo?

Analise as afirmações e assinale a alternativa que apresenta as afirmações que respondem corretamente a essa questão.
I - É importante que o professor avalie, através da investigação dos conhecimentos prévios, qual é a noção de tempo apresentada pelas crianças, para poder introduzi-las, por meio de discussões, questionamentos, reflexões, no entendimento do conceito de tempo histórico.
II -Para compreender a noção de tempo histórico, é importante que o aluno seja levado a pensar também nas categorias de tempo biológico, psicológico, natural e cronológico.
III - O professor deve levar seu aluno a compreender que o tempo histórico e o tempo cronológico são categorias iguais, ambas são construções culturais e resultam na mesma percepção do desenvolvimento das sociedades.

No experimento clássico de John Watson com "o pequeno Albert"

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No experimento clássico de John Watson com "o pequeno Albert", o pesquisador tinha como objetivo ensinar um bebê a ter medo, por meio de condicionamento Pavloviano ou também chamado condicionamento clássico. Para isso foi utilizado um som estridente, que foi emparelhado a um rato. Na fase final deste estudo, após o condicionamento, o som estridente e o rato eram denominados, respectivamente, de:

O desenvolvimento motor infantil é um processo sequencial, contínuo

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O desenvolvimento motor infantil é um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica. Durante a primeira infância a criança adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, que progridem de movimentos simples e desorganizados para habilidades motoras organizadas e complexas. Levando em consideração que cada criança tem seu próprio processo motor que depende das motivações recebidas, pode-se dizer que certas habilidades estão relacionadas com faixas etárias que guiam responsáveis e professores na escolha de atividades e estímulos que serão oferecidos a criança.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as habilidades motoras na coluna A e sua faixa de desenvolvimento na coluna B.

Coluna A
1. De 1 a 3 anos
2. De 0 a 1 ano
3. De 3 a 6 anos

Coluna B
I. A maior conquista nessa fase é a capacidade de preensão e locomoção que permite a criança explorar o ambiente
II. Há grande amadurecimento das habilidades corporais e se estabelece as dez ações corporais. Adquire controle corporal e tem a capacidade de permanecer em uma mesma posição por mais tempo.
III. Se estabelece a capacidade motora grossa como correr, pular e andar e as capacidades motoras finas como desenhar. Nessa fase a criança passa a compreender os gestos simbólicos, que amplia sua capacidade de abstração.

(Adap. Concurso Público - CETRO - 2008 - SEE-SP) Ao tratarmos da

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(Adap. Concurso Público - CETRO - 2008 - SEE-SP) Ao tratarmos da presença de racismo, preconceito e discriminação nas escolas brasileiras, é correto afirmar que:

Leia o trecho a seguir. “Ao atribuir aos indivíduos esperanças de

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Leia o trecho a seguir.

“Ao atribuir aos indivíduos esperanças de vida escolar estritamente dimensionadas pela sua posição na hierarquia social, e operando uma seleção que – sob as aparências da equidade formal – sanciona e consagra as desigualdades reais, a escola contribui para perpetuar as desigualdades, ao mesmo tempo em que as legitima. Conferindo uma sanção que se pretende neutra, e que é altamente reconhecida como tal, as aptidões socialmente condicionadas que trata como desigualdades de ‘dons’ ou de mérito, ela transforma as desigualdades de fato em desigualdades de direito, as diferenças econômicas e sociais em ‘distinção de qualidade’, e legitima a transmissão da herança cultural” (BOURDIEU, 1999).

De acordo com as reflexões de Pierre Bourdieu sobre a escola, complete as lacunas a seguir.

Para Bourdieu a _______________ é arbitrária e está vinculada à classe social dominante. Assim, a legitimidade da autoridade pedagógica não se dá por uma ____________ autêntica e sim pela aparência de neutralidade. Um _____________, onde a autoridade reside justamente em não se apresentar como vinculada a qualquer classe social.

"Analisando a perspectiva histórica é apropriado afirmar que a Libras

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"Analisando a perspectiva histórica é apropriado afirmar que a Libras é um patrimônio das comunidades surdas brasileiras, isso porque sua origem, evolução, divulgação e perpetuação se deu e se dá graças às lutas travadas por essas comunidades e. por sua resistência em mostrar que a Libras, a exemplo das línguas de sinais espalhadas pelo mundo, são línguas vivas e ricas e que merecem galgar o seu status linguistico" (SANTOS, 2021. p.9).

Através da construção história e educacional dos surdos, surgiram conceitos equivocados, ou seja, mitos construídos sobre a surdez e a Libras que derivam, em grande parte, da incompreensão desta língua como um sistema linguístico.

Agora que você já conhece os eixos estruturantes, articule-os com os

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Agora que você já conhece os eixos estruturantes, articule-os com os focos pedagógicos apresentados. Para isso, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

Coluna 1:
1 - Empreendedorismo
2 - Investigação científica
3 - Processos criativos
4 - Mediação e intervenção sociocultural

Coluna 2:
( ) Privilegia-se o envolvimento dos estudantes em campos de atuação da vida pública, por meio do seu engajamento em projetos de mobilização e intervenção sociocultural e ambiental que os levem apromover transformações positivas na comunidade. O processo pressupõe o diagnóstico da realidade sobre a qual se pretende atuar, incluindo a busca de dados oficiais e a escuta da comunidade local; a ampliação de conhecimentos sobre o problema a ser enfrentado; o planejamento, execução e avaliação de uma ação social e/ou ambiental que responda às necessidades e interesses do contexto; a superação de situações de estranheza, resistência, conflitos interculturais, dentre outros possíveis obstáculos, com necessários ajustes de rota.
( ) Os estudantes são estimulados a criar empreendimentos pessoais ou produtivos articulados com seus projetos de vida, que fortaleçam a sua atuação como protagonistas da sua própria trajetória. Nesse sentido, busca desenvolver autonomia, foco e determinação para que consigam planejar e conquistar objetivos pessoais ou criar empreendimentos voltados à geração de renda via oferta de produtos e serviços, com ou sem uso de tecnologias. O processo pressupõe a identificação de potenciais, desafios, interesses e aspirações pessoais; a análise do contexto externo, inclusive em relação ao mundo do trabalho; a elaboração de um projeto pessoal ou produtivo; a realização de ações-piloto para testagem e aprimoramento do projeto elaborado; o desenvolvimento ou aprimoramento do projeto de vida dos estudantes.
( ) Os estudantes participam da realização de uma pesquisa científica, compreendida como procedimento privilegiado e integrador de áreas e componentes curriculares. O processo pressupõe a identificação de uma dúvida, questão ou problema; o levantamento, formulação e teste de hipóteses; a seleção de informações e de fontes confiáveis; a interpretação, elaboração e uso ético das informações coletadas; a identificação de como utilizar os conhecimentos gerados para solucionar problemas diversos; e a comunicação de conclusões com a utilização de diferentes linguagens.
( ) Os estudantes participam da realização de projetos criativos, por meio da utilização e integração de diferentes linguagens, manifestações sensoriais, vivências artísticas, culturais, midiáticas e científicas aplicadas. O processo pressupõe a identificação e o aprofundamento de um tema ou problema, que orientará a posterior elaboração, apresentação e difusão de uma ação, produto, protótipo, modelo ou solução criativa, tais como obras e espetáculos artísticos e culturais, campanhas e peças de comunicação, programas, aplicativos, jogos, robôs, circuitos, entre outros produtos analógicos e digitais.

Neste contexto histórico a construção do conhecimento está centrada na

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Neste contexto histórico a construção do conhecimento está centrada na motivação do aluno projetado como o protagonista do processo de aprendizagem, pois este é seu momento histórico e social.
Assim sendo, avalie seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I) Cabe pensar em uma prática docente caracterizada denominado pelo blended learning, ou seja, um ensino híbrido, o qual combina atividades presenciais e a distância.

PORQUE

II) Uma das características fundamentais desse modelo é o uso de tecnologias e a capacidade de o aluno reproduzir conhecimentos transmitidos pelo docente.

Com o passar do tempo e do acúmulo de campo, a experiências educativas

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Com o passar do tempo e do acúmulo de campo, a experiências educativas nesse educação popular passou por transformações. Hoje ela está dentro do aparato do Estado aproveitando-se das políticas públicas. Ao mesmo tempo "continuou como educação não formal, dispersando-se em milhares de pequenas experiências. Perdeu em unidade, ganhou em diversidade e conseguiu atravessar numerosas fronteiras."

O texto a seguir traz algumas estratégias de implementação da Meta 4

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O texto a seguir traz algumas estratégias de implementação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014):
4.5) estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas
e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as)
professores da educação básica com os (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
4.13) apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues;
4.16) incentivar a inclusão nos cursos de licenciatura e nos demais cursos de formação para profissionais da educação, inclusive em nível de pós-graduação, observado o disposto no caput do art. 207 da Constituição Federal, dos referenciais teóricos, das teorias de aprendizagem e dos processos de ensino-aprendizagem relacionados ao atendimento educacional de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (BRASIL, 2014)

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) consistem em uma

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As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) consistem em uma linha de pesquisa que vem crescendo no âmbito de sua aplicação à Educação Matemática. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, nas últimas décadas, intensificaram-se os estudos e as pesquisas relacionadas ao uso desses recursos na Educação. Considerando isso e o uso do Grupo Geogebra Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I – Encontra-se uma linha do tempo do grupo postagens diversas, a maioria relacionada a tecnologias educacionais.
II – Não é um bom espaço para postar construções feitas no GeoGebra, comentar construções de outros usuários, tirar dúvidas, ajudar o próximo com o seu conhecimento e discutir qualquer temática relacionada ao GeoGebra.
III - É uma comunidade bastante ativa, onde você certamente encontrará alguém interessado em "bater um papo" sobre o software.

O pensamento pedagógico brasileiro com autonomia nacional teve

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O pensamento pedagógico brasileiro com autonomia nacional teve início a partir da Escola Nova e, até então, havia uma reprodução do pensamento religioso medieval. Com relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta:

Leia o caso, a seguir, que foi publicado por Luana Laboissiereno G1

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Leia o caso, a seguir, que foi publicado por Luana Laboissiereno G1.globo.com, em 31/05/2013: “O estudante Pedro Michel Platini tem 28 anos e é aluno do segundo período nocurso de matemática da Universidade Federal do Pará, em Belém. Porém, ao contrário dos outros acadêmicos, não tem livre acesso a todos os espaços do campus e ao conhecimento compartilhado pelos professores durante as aulas de laboratório. Deficiente visual, Michel não consegue contar com a ajuda do acervo demais de 80 mil obras da biblioteca central da instituição para estudar. O aluno ingressou na UFPA pelo sistema de cotas, adotado pela instituição desde 2011. Durante o processo seletivo, Michel fez as mesmas provas que os demais alunos – a diferença está no formato: os estudantes com deficiência visual contam com provas feitas em tamanho ampliado, transcritas em braile ou através de um programa de computador que transforma texto em áudio. Porém, após ser aprovado, o aluno enfrenta dificuldade em estudar. Faltam livros e professores preparados para conduzir as aulas de forma que ele possa acompanhar os demais colegas. “Eu não participo das aulas de laboratório em informática, por exemplo, porque não tenho aproveitamento. Não há nem equipamento, muito menos software adequado. O professor está até checando uma alternativa, mas enquanto isso, não faz muito sentido ser ouvinte numa aula em que a parte práticaé evidente”, denuncia. Para Michel, o primeiro semestre de 2012 foi o mais difícil. Nas duas avaliações iniciais o aluno contou apenas com o que ouviu em sala de aula para fazer as provas, o que resultou em duas notas 4 ,5. Faltando dois dias para a terceira avaliação ele recebeu material em braile, e conseguiu uma média 9. Na avaliação final, com tempo para estudar, terminou o semestre com 9,5 (...)”.

Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O caso do Michel só confirma o despreparo da instituição (UFPA) diante da inclusão de alunos com as mais variadas deficiências.

PORQUE

II. A maior dificuldade que esse aluno enfrenta não se encerra apenas na questão do acesso limitado a material especializado, e sim em encontrar professores que estejam dispostos a sair da sua zona de conforto para buscar novas metodologias e promover uma inclusão real desse e de outros alunos em condição semelhante.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos reconhecem

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. A BNCC e os currículos têm papéis complementares para assegurar que as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica se materializem mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação e o adequem à realidade local, considerando a autonomia das redes de ensino, como também o contexto e as características dos alunos.

MEC. Base Nacional Comum Curricular. p.16. Adaptado.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) serve como uma diretriz para

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O Projeto Político Pedagógico (PPP) serve como uma diretriz para a gestão. Pela sua importância, ele é caracterizado tanto no Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino do Tocantins como no Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para o Território do Tocantins.

A respeito da caracterização do PPP nesses dois documentos normativos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para ambos, o PPP expressa a identidade da Unidade Educacional.
( ) Para ambos, o PPP indica os compromissos da Unidade Educacional com o aluno, com a comunidade, com a educação e com o meio ambiente.
( ) Para ambos, o PPP assinala os direitos e objetivos de aprendizagens que a Unidade Educacional julgue pertinentes.

A adoção da expressão necessidades educacionais especiais assinalou

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A adoção da expressão necessidades educacionais especiais assinalou uma mudança de paradigma. De fato, essa expressão não se refere mais às pessoas com deficiência, mas abarca todas as crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem, incluindo as que possuem desvantagens sociais, sejam elas permanentes ou temporárias, em algum ponto durante a sua escolarização.

O plano de aula é um detalhamento do plano do ensino. As unidades

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O plano de aula é um detalhamento do plano do ensino. As unidades (conteúdos) e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais deverão ser especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá para orientar as ações do professor e possibilitar constantes revisões e
aprimoramentos do processo de ensino-aprendizado.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 241. Adaptado

A situação de vulnerabilidade em que se encontram crianças

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A situação de vulnerabilidade em que se encontram crianças e adolescentes pobres, pretas(os), pardas(os) e indígenas, no Brasil, não é uma coincidência, não é resultado de um processo histórico que, tal como a natureza, não é previsível nem controlável, mas da manutenção de escolhas que condenam grandes parcelas da população à invisibilidade, ao abandono e ao silenciamento.

As desigualdades de acesso a bens sociais, culturais e econômicos entre as áreas urbanas e rurais são bastante conhecidas, e a escola, muitas vezes, é o único lugar de convívio e de socialização fora da família. A manutenção dessas desigualdades pode representar impactos importantes na vida de cada uma das crianças e das(os) adolescentes, de suas comunidades e de toda a sociedade.

UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, 2021, p. 8. Adaptado.

As tendências pedagógicas que orientam o trabalho educativo se dividem

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As tendências pedagógicas que orientam o trabalho educativo se dividem em duas linhas de pensamento: Liberal e Progressista.
Sobre a Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.

Ao longo das últimas décadas, as Tecnologias Digitais da Informação

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Ao longo das últimas décadas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, também conhecidas por TDICs, têm alterado as nossas formas de trabalhar, de nos comunicarmos, de nos relacionarmos e de aprendermos. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas às tecnologias digitais, como destaca na competência geral 5.

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Adaptado.

As opções a seguir descrevem corretamente a avaliação de aprendizagem

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As opções a seguir descrevem corretamente a avaliação de aprendizagem de acordo com a Lei nº 2.977/2015 – Plano Estadual de Educação (PEE/TO), à exceção de uma. Assinale-a.

O frevo é uma dança conhecida pelas suas acrobacias em que os membros

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O frevo é uma dança conhecida pelas suas acrobacias em que os membros inferiores são muito solicitados para realizar para realizar os saltos, agachamentos e movimentos que demandam a flexibilidade.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir sobre o frevo no contexto escolar:

I. O frevo demanda grande vigor físico e consciência corporal, por isso é indicado que ele seja trabalhado apenas com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

II. Apesar da complexidade a que o frevo pode alcançar, muitos passos básicos podem ser trabalhados com crianças a partir de dois anos de idade.

III. A aulas de dança de frevo não se resume a aprender o passo, vivenciar as cores das roupas e da sombrinha, bem como aprender as músicas e as histórias do frevo fazem igualmente parte do aprendizado da aula.

IV. Ponta calcanhar, engana povo (ponta e ponta), ferrolho, segura senão eu caio, bailarina e tesoura são nomes de passos de frevo que podem ser trabalhadas em sala de aula.

O compromisso é construir pontes de articulação entre a realidade

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O compromisso é construir pontes de articulação entre a realidade social, os espaços e tempo educativo. Nestes contextos, aprofundam-se os estudos acerca do currículo, dos espaços e tempos organizados para o trabalho pedagógico no cotidiano dos espaços educativos. Sendo assim, é correto afirmar que:

No percurso das leis sobre a educação infantil as Diretrizes

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No percurso das leis sobre a educação infantil as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010), nos apresenta um currículo e seu conceito para a articulação das experiências e saberes das crianças. Desse modo, sua importante contribuição para os educadores apresenta-se em bases e objetivos que:

I - As DCNEI não apresentam fundamentos legais para que as crianças pudessem ser protagonistas do seu tempo.
II - A educação infantil apresentou uma legislação confusa, proporcionando nos educadores saberes não fundamentados no cotidiano da creche.
III - As DCNEI apresentam as bases e os objetivos para a organização do trabalho pedagógico nos ebxos cuidar e educar nas dimensões brincar e interagir.
IV - A educação infantil se organizou no trabalho pedagógico com os educadores, a partir da nova visão de criança estabelecida nas DCNEI.

O brincar exploratório, ou seja, o brincar heurístico é um tipo

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O brincar exploratório, ou seja, o brincar heurístico é um tipo de brincadeira que propõe descobertas a partir da exploração dos objetos, funcionando como uma jornada de surpresas para as crianças que estão trilhando o caminho do conhecimento de si e do mundo. Desde bebês aprendemos a partir dos sentidos, sendo fundamental estimular a exploração como estratégia para a aprendizagem.

Considerando o direito de explorar e sua contribuição para a aprendizagem infantil, analise as seguintes afirmativas:

I - Nesse tipo de brincadeira as crianças desfrutam de uma atmosfera onde exploram de maneira autônoma os objetos, de acordo com as ações que desejam fazer.

II - Quando as crianças ainda são bebês, o brincar heurístico pode ser preparado pelo professor com objetos sensoriais para que as crianças manipulem com segurança, mas sem limitar suas descobertas.

III - O uso de objetos sensoriais é uma forma de assegurar a riqueza de experiências dos bebês em um momento em que o cérebro está pronto para receber, fazer conexões e assim utilizar essas informações.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) atribui

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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) atribui ao Estado deveres com a educação escolar pública. A alternativa que apresenta uma das garantias da LDB é:

Assinale a alternativa correta em relação à legislação educacional

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Assinale a alternativa correta em relação à legislação educacional brasileira.

A prática de identificação de possíveis alunos “anormais”

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A prática de identificação de possíveis alunos “anormais” era solicitada ao professor para organização de salas de aulas homogêneas. [...] Apesar de registros da existência de matrículas de alunos com deficiências em escolas privadas e estaduais desde o final do século XIX, é possível dizer que, no país, a organização de instituições especializadas foi a referência para o atendimento a essas pessoas.

Em 1933, o decreto que instituiu o código da educação no estado de São Paulo deixou clara essa preferência e indicou a implantação de classes especiais quando isso não fosse possível: Parte VII - Da educação especializada Art. 824 - Dos tipos de escolas especializadas:

a) escolas para débeis físicos;
b) escolas para débeis mentais;
c) escolas de segre- gação para doentes contagiosos;
d) escolas anexas aos hospitais;
e) colônias escolares;
f) escolas para cegos;
g) escolas para surdos- -mudos;
h) escolas ortofônicas;
i) escola de educação emendativa dos delinquentes.

Onde não for possível a instalação de escolas especializadas autônomas [...] serão organizadas classes para esses fins especiais nos grupos escolares - Decreto n.º 5.884, de 1933. (KASSAR, 2011).

A partir do momento em que o Estado assume a educação dentro

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A partir do momento em que o Estado assume a educação dentro de uma lógica laica, os professores passaram a desempenhar uma função proeminente na consolidação e modernização do Estado. Assim sendo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I) Esse processo implicou que a profissionalização dos docentes se tornasse cada vez mais complexa e multifacetada.

PORQUE

II) Diante deste contexto, não bastava apenas uma formação inicial capaz de fornecer as bases teórico- práticas de sua profissão, mas que suas competências e habilidades correspondessem as demandas de uma sociedade que deixava de ser rural para se transformar em urbana-industrial.

Em diversidade, educação e as políticas da diferença, é preciso

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Em diversidade, educação e as políticas da diferença, é preciso destacar os avanços sociais trazidos com o advento das políticas educacionais de ações afirmativas no Brasil. A Lei 10.639/03, que está completando duas décadas no ano de 2023, aborda a questão da história da cultura afro-brasileira e africana, tornando esses conteúdos obrigatórios em todos os componentes curriculares das matrizes dos sistemas educacionais de ensino no país. Considerando os conhecimentos sobre a Lei 10.639/03, analise as afirmativas a seguir, e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

( ) O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

( ) Com a Lei 10.639/03, Inclui-se nos conteúdos e currículos, de forma facultativa, os estudos da História da África e dos Africanos, a luta dos negros, a cultura negra e as contribuições da população negra de modo geral na formação da sociedade brasileira, ou seja, seus saberes e conhecimentos.

A configuração do que é ser homem e do que é ser mulher passa pela

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A configuração do que é ser homem e do que é ser mulher passa pela socialização de quais códigos de roupas, comportamentos, movimentos do corpo, voz, presença/ausência de pelos, postura, sentimentos e outros fazem um quadro de tramas sobre o qual vai se dizendo quem é quem e o que pode ou não fazer para ser considerado esse alguém.

A proposta da ____________ implica em compreender que o aluno é quem

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A proposta da ____________ implica em compreender que o aluno é quem deve se adaptar ao conhecimento e não o inverso. O que exige perceber que as disciplinas são apresentadas aos alunos de forma segmentada, fragmentada e independente, pois cada uma delas representa um saber específico e, portanto, de uma forma única de compreender a realidade.

São muitos os desafios da educação e das políticas públicas no combate

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São muitos os desafios da educação e das políticas públicas no combate à desinformação e o uso pejorativo do conceito de gênero. Ao contrário disso, como se pode observar, o conceito de gênero se constrói a partir de arranjos sociais que foram sendo arquitetados ao longo da história, também nas condições de acesso ao que a sociedade necessitava para funcionar e o que essa usava como representação.

Considerando os conhecimentos sobre os estudos de gênero, analise as afirmativas a seguir:

I. Estudos de gênero dizem respeito a diversidade de identidades do qual se pode problematizar nos estudos de gênero.

II. Pode-se afirmar que a diversidade de identidades de gênero deve ser valorizada e ressaltada na escola.

III. Para se pensar na diversidade de identidades de gênero, deve-se lembrar que gênero é uma construção social e cultural.

A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky

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A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta:

I - Vigotski constatou que o indivíduo se torna humano no contato com a cultura, sendo esta inserção realizada por outro humano, que se refere ao indivíduo mais experiente.

II - A mediação, de acordo com Vigotski acontece por dois vieses, por instrumentos ou objetos que fazem com que o homem interfira no meio social e por signos, que trazem a representação de algo, fazendo com que o sujeito atribua sentido à realidade.

III - Vigotski se questionava sobre como o homem se constituía humano e verificou em seus estudos que. Para responder suas inquietações, precisava padronizar as formas de pensar e os materiais utilizados em "sala de aula.

A organização do processo de ensino é traço latente da função docente

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A organização do processo de ensino é traço latente da função docente, consentindo os seguintes aspectos:

A maioria dos pais acham constrangedor conversar sobre sexo com seus

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A maioria dos pais acham constrangedor conversar sobre sexo com seus filhos, ora pela educação recebida de seus pais, ora pela repressão ou por não saberem como abordar o tema. Assim, os filhos na maioria das vezes, ficam sem respostas para suas dúvidas, gerando conflitos ou acidentes inesperados por terem informações errôneas ao consultar variadas fontes impróprias.

Sobre a sexualidade no ambiente escolar, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:

( ) Os alunos carregam consigo as vivências do contexto social no qual estão inseridos, inclusive as vivências sexuais, por isso a escola não deverá omitir-se diante das perguntas, das dúvidas e das manifestações da sexualidade ocorridas nas salas de aula, nos pátios e nos corredores.

( ) Na escola, a convivência entre as crianças possibilita diferentes aprendizagens, as quais favorecem a socialização e internalização de novas crenças, novos comportamentos, novas formas de relacionamentos, como também a vivência com outras culturas e experiências em torno de diferentes aspectos, dentre eles, a sexualidade.

( ) As manifestações da sexualidade não estão presentes no contexto escolar, portanto não cabe ao professor problematizá-las, uma vez que a escola tem como função a transmissão de conhecimentos e o desenvolvimento integral do indivíduo.

Por ser a escola o lugar por onde o indivíduo, inserido numa

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Está correto o que se afirma em:

É relevante compreender que o educador, tal como o educando, é um ser

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É relevante compreender que o educador, tal como o educando, é um ser inacabado, portanto, em constante processo de construção e reconstrução, o que demanda-lhe constante estudo.

Em relação à formação docente, analise as afirmativas a seguir:

I) A formação inicial está relacionada às competências e habilidades que são essenciais para o exercício da atividade docente. É uma formação basilar que irá subsidiar o professor no início de sua prática.

II) A formação continuada, por estar atrelada ao desenvolvimento e à ampliação das competências profissionais, permite uma maior profissionalização e ampliação de sua capacidade critica-reflexiva.

III) A formação continuada confere uma redução teórica e prática das habilidades docentes.

Segundo as ponderações de Martins (1990), quais seriam as dimensões

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Segundo as ponderações de Martins (1990), quais seriam as dimensões presentes no processo educativo?

Nos estudos sobre Educação a Distância, por meio de plataformas

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Nos estudos sobre Educação a Distância, por meio de plataformas digitais, faz-se necessário explicar o uso dos termos “e-learning”, “educação a distância” e “educação on-line”, que por muitas vezes são utilizados como se fossem sinônimos, mas não são. De acordo com Almeida e Prado (2003), o uso do termo _________ geralmente é utilizado para se referir à forma de ensino e aprendizagem que acontece por meios eletrônicos.

A formação pessoal e profissional dos dirigentes educacionais

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A formação pessoal e profissional dos dirigentes educacionais e empresariais, em sua maioria, baseia-se em uma filosofia organizativa que acentua a divisão social e técnica do trabalho; assim, encontram-se despreparados para agir com consciência democrática e espírito colaborativo, pois uns são educados para pensar e decidir, outros o são para obedecer e fazer.

Fonte: VILLELA, Elisabeth Caldeira; PITA, Patrícia de Souza; BREITENBAUCH, Graziela. A ética nas relações de trabalho: reflexões sobre fontes de poder em Foucault e Heller.Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 15, n. 32, p. 333-338, Dez. 2005

Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir.


I– A cada dia o ambiente corporativo exige dos profissionais posturas de líder, atitudes inovadoras e comportamentos que denotem que o trabalho apresenta significado para esta pessoa.

II– Faz-se necessário que exista um “espaço” que permita aos profissionais investir na formação pessoal e profissional, modificando as relações de trabalho permeadas pelo dever, para relações baseadas no prazer.

III– Foi no século XX que diversas instituições (dentre elas a escola) passaram a abandonar medidas disciplinares, com o objetivo de tornar as pessoas submissas politicamente, mas economicamente eficazes.

IV– A aplicação de normas disciplinares no contexto escolar é a diferença essencial entre as escolas da Idade Média (que não tinham um caráter educativo, mas sim técnico) e as instituições escolares modernas, com destaque para a introdução da disciplina buscando o adestramento e isolamento infantil, submetendo o aluno a um rígido controle que passou a ser associado ao ideal de educação, a partir dos modelos de internatos.

A experiência consciente foi o foco de atenção das primeiras

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A experiência consciente foi o foco de atenção das primeiras proposições teóricas da psicologia dos fins do século XIX. Nessa época houve as primeiras experiências da consciência imediata como objeto de sua psicologia experimental.

De acordo com as escolas de pensamentos da época, marque V para a premissa verdadeira e F para a premissa falsa:

() O método utilizado por Wilhelm Wundt foi a introspecção, onde exigia sujeitos treinados para que pudessem observar e descrever minuciosamente suas sensações em função das características da estimulação que eram submetidos.

() O estruturalismo era uma escola psicológica que preocupava-se mais com a as funções da mente do que com sua estrutura.

() O funcionalismo foi uma escola psicológica que tinha como principal objetivo estudar as estruturas da mente, procurava compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pela estimulação ambiental.

() Tanto o estruturalismo como o funcionalismo não existem mais hoje, pelo menos com as características que se apresentavam inicialmente. Ambos foram sendo substituídos por correntes cujas ideias ainda se encontram presentes entre nós.

Uma questão importante que envolve o uso da tecnologia nas práticas

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Uma questão importante que envolve o uso da tecnologia nas práticas pedagógica são as variáveis como: escalabilidade, amigabilidade ou usabilidade, proximidade, portabilidade e convergência.

O m-learning é um conceito de aprendizagem com mobilidade, pois

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O m-learning é um conceito de aprendizagem com mobilidade, pois utiliza celulares como forma de promover uma educação móvel, por intermédio de “faz uso das tecnologias de redes sem fio, dos novos recursos fornecidos pela telefonia celular, da linguagem XML, da linguagem Java, do protocolo WAP, serviços de mensagens curtas (SMS), da capacidade de transmissão de fotos, serviços de e-mail, serviços de mensagem multimídia (MMS).

Para que a avaliação seja efetiva ela deve ser integral em relação

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Para que a avaliação seja efetiva ela deve ser integral em relação ao aluno, o que implica em avaliar seu desenvolvimento:

A Declaração Mundial sobre Educação para Todos diz que

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A Declaração Mundial sobre Educação para Todos diz que: “Um compromisso efetivo para superar as disparidades educacionais deve ser assumido. Os grupos excluídos - os pobres: os meninos e meninas de rua ou trabalhadores; as populações das periferias urbanas e zonas rurais os nómades e os trabalhadores migrantes; os povos indígenas; as minorias étnicas, raciais e linguísticas: os refugiados; os deslocados pela guerra; e os povos submetidos a um regime de ocupação - não devem sofrer qualquer tipo de discriminação no acesso às oportunidades educacionais. ”

A escola é um espaço no qual é preciso desenvolver atividades que

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A escola é um espaço no qual é preciso desenvolver atividades que fortaleçam o desenvolvimento das crianças e adolescentes que convivem diariamente neste local, contribuindo com a criação de ambientes saudáveis e o fortalecimento de estilos de vida saudáveis, de forma que possa incidir positivamente na vida de toda a comunidade escolar. Para tanto, é preciso que os professores estejam atentos a este objetivo, estimulando o diálogo e rejeitando qualquer forma de preconceito, seja ele social, cultural, econômico ou linguístico. Com relação a qualidade de vida nas escolas, no que tange a educação em saúde, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.

A educação em saúde nas escolas pode auxiliar os indivíduos a pensarem formas de viver que os protejam, refletindo sobre comportamentos e criando espaços de discussão sobre ____________. Assim, torna-se possível o desenvolvimento de ____________ para o bem viver, que passam a contribuir para a prevenção de comportamentos de risco, promovendo e estimulando a autonomia e a corresponsabilidade, ____________ aptidões, capacidades e competências e desenvolvendo habilidades para uma vida com mais ____________.

Em 2014 o Governo Federal aprovou o novo Plano Nacional de Educação

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Em 2014 o Governo Federal aprovou o novo Plano Nacional de Educação (PNE), decênio 2014-2024, através da Lei nº 13.005, que entre suas metas prevê o oferecimento de no mínimo 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos, nos Ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à Educação Profissional, norteando a Política Educacional Profissionalizante, no Brasil.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:

I – O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), visa articular a Educação Profissional Técnica com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

II - A Educação Profissional é complementar a formação geral, mesmo que oferecida de forma integrada com o Ensino Médio, inclusive em se tratando da modalidade Educação de Jovens e Adultos.

III – A oferta da Educação Profissional Técnica, pode acontecer no Ensino Médio, de forma articulada, num mesmo curso de forma integrada, ou concomitante com ele, em cursos distintos, podendo acontecer em diferentes estabelecimentos de ensino ou no mesmo estabelecimento.

No contexto da BNCC, ao considerar práticas de análise linguística

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No contexto da BNCC, ao considerar práticas de análise linguística, avalie as assertivas a seguir e a relação estabelecida entre elas:

I) O ensino da gramática por meio de frases é uma prática de análise linguística contextualizada.

PORQUE

II) O estudo de um gênero discursivo, considerando as suas características, leva o contexto de aprendizagem à análise linguística.

Leia o texto a seguir. L---) devem basear-se na unidade textual

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Leia o texto a seguir.

L---) devem basear-se na unidade textual, de maneira articulada, seja nas atividades de compreensão ou
nas atividades de produção de textos. Dessa forma, a proposição é que os conteúdos gramaticais
passem a ser focados no interior das práticas de análise linguística (que contemplariam também outros
conteúdos) que, por sua vez, devem estar intrinsecamente relacionadas às práticas de uso da linguagem
- compreensão e produção de textos. Trata-se de selecionar conteúdos a partir das necessidades
apresentadas pelos alunos nas atividades de produção e compreensão de textos.


(BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Análise e reflexão sobre a língua e as linguagens: ferramentas para os
letramentos. In: RANGEL. Egon de Oliveira; ROJO, Roxane. Língua Portuguesa: ensino fundamental.
Brasilia: SEB/MEC, 2010.)

A estrutura social se reflete e influencia o modo como o ser humano

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A estrutura social se reflete e influencia o modo como o ser humano vê a si mesmo. Na Modernidade, ocorreram mudanças importantes em relação à maneira como as pessoas eram preparadas para assumirem seu papel social. A escola como a conhecemos teve sua origem exatamente nesse momento histórico. Considerando as transformações que ocorreram em relação à escola, avalie as afirmações a seguir.

I. A escola pública para todos é um ideal que nasce com a Revolução Francesa pois, a partir do conceito de cidadania, todos deveriam estar preparados para escolher seus governantes.
II. No período feudal, apenas a nobreza tinha acesso à educação, geralmente contratando sábios detentores de amplo conhecimento para ensinar a futura geração.
III. Com a escola pública fundamental e o desenvolvimento de “novas” profissões, os cidadãos passaram a ter mais opções de trabalho e se diferenciaram, propiciando o desenvolvimento do conceito de individualidade, mesmo se pertencentes a mesma categoria de cidadãos.

A elaboração desses objetos de aprendizagem é feita com ferramentas

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A elaboração desses objetos de aprendizagem é feita com ferramentas de autorais específicas, que permitem a incorporação de inúmeros recursos multimídias. Essa diversidade de padrões de linguagem de programação, associada ao também diverso padrão usado nos navegadores de Internet (browsers) apresentam muitos problemas de apresentação e de funcionamento quando os objetos de aprendizagem virtual eram acessados. Para superar esses problemas a solução desenvolvida foi um procedimento chamado empacotamento de conteúdo, que nada mais significa que o autor, após concluir a elaboração o objeto de aprendizagem, usa um determinado aplicativo para sua compactação.
Para elaborar um objeto de aprendizagem, assim como de qualquer outro recurso digital, na concepção da Educação Aberta, em geral, deve-se seguir cada uma das etapas:



1. Verificar a integridade dessas informações e REA coletados, assim como também de seus metadados.

2. Desenvolvimento da produção do novo objeto de aprendizagem, seguindo as etapas planejadas.

3. Coletar as informações e outros REA disponíveis, sempre se preocupando com as informações inerentes eles, os chamados metadados .

4. Testar e verificar a qualidade do objeto de aprendizagem criado. É hora de aplicar os procedimentos da Curadoria Digital, para verificar se o conteúdo, a trajetória metodológica e a funcionalidade estão adequadas ao propósito educacional estabelecido.

5. Compartilhar o novo objeto de aprendizagem desenvolvido por meio de algum software livre.

6. Guardar de maneira organizada e sistemática cada um desses, para facilitar o estudo e o planejamento das futuras intervenções necessárias para a adaptação ao propósito educacional do novo objeto de aprendizagem que está sendo elaborado (esse procedimento consiste basicamente e que você pode guardar os arquivos e seus projetos em um local de seu controle, como um pen drive ou na nuvem).

Silenciar sobre aqueles que se interessam por colegas do mesmo sexo

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Silenciar sobre aqueles que se interessam por colegas do mesmo sexo é uma forma de tratá-los como não sujeitos, desmerecê-los porque não correspondem aos atributos desejados socialmente e, sobretudo, relegá-los ao reino daqueles que não podem nem existir, já que não podem ser nomeados. Fora da sala de aula, eles serão insultados, uma forma de declará-los inferiores e indesejados" (MISKOLCI, 2010, p. 81).

(MISKOLCI, Richard. Sexualidade e Orientação Sexual. In: ______ (Org.). Marcas da Diferença no ensino escolar. São Carlos: EdUFSCar, p. 75-111, 2010)

Em 1983, foi aprovada a Emenda Constitucional nº 24, que, alterando o

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Em 1983, foi aprovada a Emenda Constitucional nº 24, que, alterando o Art. 176 da Constituição, obrigava a União a aplicar ao menos 13% da receita resultante de impostos em educação, e os estados e municípios, pelo menos 25%.
Entretanto, o governo federal não apenas deixou de cumprir a lei, como, para o ano seguinte, encaminhou ao Congresso um orçamento com despesas ainda menores para educação.

O conceito de competência ocupa um lugar central na Lei de Diretrizes

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O conceito de competência ocupa um lugar central na Lei de Diretrizes Base para a Educação e na BNCC. Considere a seguinte citação de Philippe Perrenoud, reconhecido educador francês que trabalha com esta noção faz muitos anos: "O enfoque por competências afirma que (...) sem dar as costas aos saberes, sem negar que existem outros motivos para saber e para saber fazer, é importante relacionar os saberes com as situações que propiciam que atuem, para além da escola, para além das instituições educativas. Ninguém se ilude: não basta empregar longos anos em assimilar saberes escolares e acadêmicos para ser capaz, para fazer alguma coisa útil com eles fora da escola. Os professores sabem disso: avaliar a mobilização de saberes em âmbitos diferentes daqueles utilizados no contexto de aprendizagem supõe se preparar para belos e rotundos fracassos. Por quê? Porque fracassam todos aqueles que não dominam os saberes, mas que conseguem memorizar, imitar, estudar superficialmente e até colar na prova".

O professor Fábio ministra um curso de Gestão Ambiental e apresenta

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O professor Fábio ministra um curso de Gestão Ambiental e apresenta o caso da Usina São Marco e o desastre da barragem na cidade de Mariana. Ele solicita que os alunos promovam um debate sobre os riscos ambientais e as vantagens econômicas geradas por uma usina.

Para muitos alunos do EJA, a questão mais importante é o fato de não

AV2-ED

Para muitos alunos do EJA, a questão mais importante é o fato de não saber ler e escrever. Isso é algo que o desvaloriza, e que se torna vergonhoso e incomoda. O simples fato de conseguir assinar o nome já faz com que o aluno se sinta menos inferiorizado. O que acontece neste caso é que não há grande diferença entre aquele que é analfabeto e o que apenas sabe assinar o nome. (Fonte: SILVA, S. A. da; FERREIRA, S.F.; FERREIRA, D.M. A expectativa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação à educação para o trabalho.
Disponível em: https://www.ufpe.br/ce/images/ acesso em 21/12/2016)
Além da proposta de alfabetização, o ensino de jovens e adultos está preocupado com a formação do cidadão.

A afirmação "sou brasileiro", na verdade é parte da uma extensa cadeia

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A afirmação "sou brasileiro", na verdade é parte da uma extensa cadeia de negações, de expressões negativas de identidade, de diferença. Por trás da afirmação "sou brasileiro" deve ser ler: " não sou argentino ", " não sou chinês", "não sou japonês" e assim por diante, numa cadeia, neste caso, quase interminável. Admiramos: ficaria muito complicado pronunciar todas essas frases negativas cada vez que eu quisesse fazer uma declaração sobre minha identidade. A gramática nos permite a simplificação de simplesmente dizer " sou brasileiro ". Como ocorre em outros casas, a gramática ajuda, mas também esconde.

Candau (2000) entende o multiculturalismo como uma realidade social

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Candau (2000) entende o multiculturalismo como uma realidade social, ou seja: a presença de diferentes grupos culturais numa mesma sociedade. A tomada de consciência desta realidade é motivada por fatos concretos que explicitam diferentes interesses, discriminações e preconceitos presentes no tecido social. Os “outros”, os diferentes se revelam em toda sua concretude. Esta realidade pode provocar comportamentos e dinâmicas sociais que constroem “muros” de forma física, afetiva e ideológica; evita-se o contato e criam-se mundos próprios sem relação com os “diferentes”. A consciência do caráter multicultural de uma sociedade não leva espontânea e necessariamente ao desenvolvimento de uma dinâmica social informada pelo caráter intercultural. A partir da explicação da autora, percebemos que multiculturalismo é uma realidade concreta com diferentes interesses.
A partir do texto acima, analise a seguinte problematização: É indiscutível o caráter multicultural das olimpíadas (2016, Rio de Janeiro), entretanto houve vários casos de agressões morais realizadas por meio da internet. Uma delas é o caso da atleta Joanna Maranhão que após ficar de fora da semifinal dos 200m borboleta, sofreu críticas violentas de caráter moral por pessoas através das redes sociais. Houve pessoas que disseram que ela merecia ser estuprada novamente, referindo-se a uma denúncia de estupro que ela fez contra um de seus treinadores quando era criança.
Em rede na Esport TV ela desabafou: - O Brasil é um país machista, racista e futebolístico. Associe o texto de Morante & Gasparin com os ataques que a atleta sofreu e assinale a alternativa correta que realize a ligação entre multiculturalidade e o incidente nas redes sociais:

De acordo com Marcílio (2005), entre 1889 a 1930, ou seja, durante

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De acordo com Marcílio (2005), entre 1889 a 1930, ou seja, durante a primeira República, o número de analfabetos no Brasil era enorme. Embora nesse período tenha se criado escolas superiores, escolas primárias e secundárias, ampliando o número de estabelecimentos, não se ampliou as oportunidades educacionais. Nesse sentido, surge um movimento de educadores que tinham como proposta renovar a educação brasileira, rompendo com o elitismo do sistema, o “Movimento Escolanovista”.

Considerando a História da Educação Brasileira durante a primeira República, analise as afirmativas a seguir.

I - Durante a primeira República, de 1889 a 1930, ampliou-se o número de estabelecimentos educacionais, contudo, o sistema educacional manteve-se elitista e excludente.
II – O Movimento Escolanovista surgiu na década de 1930 contendo uma nova proposta pedagógica e trazendo em seu bojo uma proposta de elitização do sistema educacional brasileiro.
III - Durante a Primeira República, o ensino no Brasil continuou estagnado, com grande número de analfabetismo, o que correspondia a mais da metade da população brasileira.

As práticas educativas elaboradas focando os objetivos de aprendizagem

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As práticas educativas elaboradas focando os objetivos de aprendizagem ligado ao campo de experiência "Corpo, gestos e movimentos", se corporificam dentro da proposta educacional, atendendo a orientação da BNCC (BRASIL, 2017).

Quando tais práticas focam os bebês visam estimular seu desenvolvimento motor. Considerando esse "Campo de Experiência" e os objetivos de aprendizagem que propõe para os bebês, analise as seguintes afirmativas:

I- Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
II- Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
III - Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

Considera-se profissional de apoio escolar a pessoa que exerce

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Considera-se profissional de apoio escolar a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência apenas em instituições públicas, incluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.

Atendendo aos aspectos relacionados à legislação que regulamenta

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Atendendo aos aspectos relacionados à legislação que regulamenta a inclusão das pessoas com deficiência, a Lei n. 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência que assegura e promove, em condições de igualdade, os direitos e as liberdades fundamentais para pessoa com deficiência, viabilizando a inclusão social e a cidadania. De acordo com o Art. 3º dessa Lei,são consideradas

Segundo a Lei nº 13.149/2015, as barreiras para a inclusão são

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Segundo a Lei nº 13.149/2015, as barreiras para a inclusão são consideradas como qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa com deficiência. São classificadas em barreiras:

Manoel é um aluno com deficiência física que precisou mudar de escola

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Manoel é um aluno com deficiência física que precisou mudar de escola devido às barreiras arquitetônicas existentes na escola mais próxima a sua casa. Conforme o artigo 3o do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015), considera-se como barreiras arquitetônicas as existentes

Acerca do que dispõe a Lei nº 13.146/2015, sobre o Direito à Educação

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Acerca do que dispõe a Lei nº 13.146/2015, sobre o Direito à Educação das pessoas com deficiência, assinale a afirmativa incorreta.

A Lei nº 13.146, chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa

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A Lei nº 13.146, chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, foi construída tendo como base preceitos estabelecidos pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 2008 da ONU e busca assegurar e promover os direitos das pessoas com deficiência para garantir sua inclusão social e cidadania. Essa lei traz diversos avanços importantes na temática da deficiência, sendo alguns deles:

•Uma definição de pessoa com deficiência que considera e destaca os aspectos sociais envolvidos na deficiência.
•Definição de importantes conceitos relativos à área como acessibilidade, barreiras, dentre outros.
•Estabelece que a avaliação da deficiência seja biopsicossocial.
•Regulamenta direitos amplos nas mais variadas áreas.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146

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A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015), enfatiza que a “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida”. Considerando as incumbências do poder público para garantia do direito citado, este documento afirma que ao Poder Público cabe assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar os seguintes encaminhamentos, exceto:

Está expresso na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que é dever

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Está expresso na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.

Em seu artigo 28 consta que é competência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

1. Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
2. Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.
3. Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.
4. Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
5. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em todas as escolas e classes.

Ao falar da educação inclusiva, é crucial resgatar o histórico

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Considerando o exposto e, ainda, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), no combate à segregação e ao capacitismo, assinale a afirmativa INCORRETA.

Nos termos da Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa

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Nos termos da Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera-se pessoa com deficiência aquela cujo impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Além disso, a Lei estabelece que o impedimento deve ser:

Nos termos da Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência

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Nos termos da Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A _________ é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.

Analise as assertivas abaixo sobre a Lei Federal nº 13.146/2015

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Analise as assertivas abaixo sobre a Lei Federal nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência:

I. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II. Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
III. É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.
IV. A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de, dentre outras, atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.
V. Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida. Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada resguardada, eximindo o poder público de adotar medidas para sua proteção e segurança.

De acordo com a Lei Nº 13.146/2015, as barreiras atitudinais são

Pedagogia

De acordo com a Lei Nº 13.146/2015, as barreiras atitudinais são “qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação”.

Com base na Lei nº 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa

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Com base na Lei nº 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, analise as afirmativas a seguir.

I. Para fins de aplicação dessa Lei, são consideradas barreiras arquitetônicas as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
II. Essa Lei é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
III. Quando necessária for a avaliação da deficiência, esta deverá ser biopsicossocial, realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar e levar em conta, dentre outros, os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
IV. Assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação, é um dever restrito ao Estado e à comunidade escolar.

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2016, institui a Lei Brasileira

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A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2016, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). (L13146 (planalto.gov.br))

Analise as informações seguintes:

I - Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida.
II - Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança.
III - A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.
IV - O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.
V - O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.

A ecopedagogia é um conceito voltado ao resgate que nos auxiliam

Pedagogia

A ecopedagogia é um conceito voltado ao resgate que nos auxiliam na melhor compreensão da educação ambiental, presentes na pedagogia de Paulo Freire, provocando questionamento de ideologias neoliberalistas e imperialistas; sobre a fragmentação entre teoria e prática e sobre as propostas pedagógicas em contextos não relevantes ao indivíduo.

A educação não formal é aquela que se aprende "no mundo da vida"

Pedagogia

A educação não formal é aquela que se aprende "no mundo da vida" via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas. Essa educação volta -se para a formação de cidadãos livres,emancipados,portadores de um leque diversificado de direitos, assim como de deveres para com os outros.

Sobre a educação não formal assinale a alternativa correta:

I. Uma das características das instituições de educação não formal como as ONG's é a fkexiblidade quanto aos conhecimentos trabalhados, e também referente à estrutura e organização do espaço.
II. Na educação não formal, os anseios da comunidade são desvalorizados, pois são os professores que conhecem o que os alunos precisam saber ou não.
III. Na educação não formal não há sistematização a partir de normas e diretrizes,portanto, não há aprendizagem, apenas convivência social.

"A educação Waldorf foi concebida para conciliar dois aspectos

Pedagogia

"A educação Waldorf foi concebida para conciliar dois aspectos distintos. Por um lado, há a idealização do currículo e do processo de ensino. A idealização pauta-se na imagem do ser humano, na evolução cultural e social da humanidade e na adequação dos conteúdos de ensino de acordo com os princípios do desenvolvimento humano. Por outro lado, há a questão da realidade, o contexto que envolve o espaço e o tempo onde alunos e educadores estão vivendo. A realidade transforma-se ao longo do tempo exigindo, assim, um currículo que concilie a contemporaneidade da situação onde a educação acontece. Saber interpretar e simultaneamente criar o currículo adequado exige não só a internalização dos ideais da educação Waldorf, mas também a leitura do mundo em que se está vivendo (BACH JUNIOR; GUERRA, 2018, p.859)."

BACH JUNIOR, J.; GUERRA, G. M. O Currículo da Pedagogia Waldorf e o Desafio da sua atualização. Revista e- Curriculum, São Paulo, v.16, n.3, p. 857 - 878 jul./set.2018.



Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta:

I.O foco central da educação Waldorf é desenvolver indivíduos livres, socialmente competentes e moralmente responsáveis.
II.O método Waldorf se fundamenta no princípio evolutivo de desenvolvimento que compreende etapas de sete anos, denominados setênios.
III.A Pedagogia Waldorf está pautada na memorização, na obediência e na padronização dos conhecimentos.

De acordo com seus conhecimentos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da

Pedagogia

De acordo com seus conhecimentos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96, das afirmações apresentadas a seguir, assinale a INCORRETA:

O planejamento de ensino é a ferramenta do trabalho docente que

Pedagogia

O planejamento de ensino é a ferramenta do trabalho docente que possibilita verificar o cumprimento dos objetivos da aprendizagem e oportuniza a reflexão necessária sobre os rumos didáticos a serem seguidos. Um componente desse planejamento é o plano de aulas, que tem a função de

Para Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa didática necessária

Pedagogia

Para Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, é INCORRETO afirmar:

Sobre a avaliação de aprendizagem – Índice de Desenvolvimento

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Sobre a avaliação de aprendizagem – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), qual alternativa NÃO se refere a esse instrumento?

Nas inovações que oferece a LDBEN, alguns indicativos legais

Pedagogia

Nas inovações que oferece a LDBEN, alguns indicativos legais importantes podem ser notados para os cursos de formação de professores que foram atualizados. Assinale a alternativa que NÃO condiz com essa inovação.

A pedagogia não-diretiva propõe uma educação centrada no aluno

Pedagogia

A pedagogia não-diretiva propõe uma educação centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas que lhe permitam desenvolver características inerentes à sua natureza.

A Lei Federal nº 9.394, aprovada em dezembro de 1996, foi criada

Pedagogia

A Lei Federal nº 9.394, aprovada em dezembro de 1996, foi criada para garantir o direito de todos os brasileiros terem acesso à educação de qualidade e gratuita, sendo esse um dever da União, dos estados e dos municípios. Essa lei é conhecida como Lei do Estatuto Básico da Educação.