Disciplina: Biologia 0 Curtidas
A classificação dos sistemas de produção de ovinos são o sistema
A classificação dos sistemas de produção de ovinos são o sistema extensivo de produção, sistema intensivo e semi-intensivo, e no Nordeste o mais comum é ouvir falar confinamento, ou seja, que eles irão se desenvolver presos, recebendo sua alimentação no alojamento ou no curral, ou a pasto, que é se alimentando de folhas e forrageiras. Já no interior da Bahia o mais comum de se ver é a criação mista, ou seja junto com outros animais, o mais frequente são bois ou vacas. Fonte: DA SILVA SOUZA, Joelma et al. Avaliação do pontecial de produção de ovinos de corte em pastagens de Urochloa brizantha (syn. Brachiaria) no nordeste do Brasil. 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2024. De acordo com o fragmento de texto, assinale a opção correta, no que se refere a classificação/divisão dos sistemas de produção, em ovinos.
Solução
Alternativa correta: Sistema intensivo e semi-intensivo. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa "sistema intensivo e semi-intensivo" está correta ao abordar os tipos de sistemas de produção de ovinos mencionados no texto. O sistema intensivo é caracterizado pela criação dos animais em espaços confinados, onde recebem alimentação controlada, muitas vezes composta por rações e outros suplementos, com o objetivo de otimizar o crescimento e a produção em um ambiente mais restrito. Esse sistema é mais comum em áreas onde a gestão dos recursos é focada na maximização da produção, utilizando o controle rigoroso da alimentação e manejo.
O sistema semi-intensivo, por sua vez, combina elementos do sistema intensivo e do sistema extensivo. Os animais podem ficar em confinamento, mas também têm acesso a áreas de pastagem. Este sistema busca equilibrar os custos e os benefícios, utilizando pastagem para complementar a alimentação, o que permite reduzir os custos com ração, mas mantendo um controle adequado da produção e saúde dos animais. No Nordeste, o sistema semi-intensivo é uma escolha comum devido à disponibilidade de pastagens e ao desejo de melhorar a eficiência da produção.
A criação de ovinos a pasto, como descrito no texto, é mais associada a sistemas de produção extensivos, onde os animais se alimentam de folhas e forrageiras em grandes áreas de pastagem. Embora esse sistema seja comum em várias regiões, o fragmento menciona que o sistema intensivo e semi-intensivo são mais relevantes para a produção no Nordeste, especialmente por suas características de manejo mais controlado e adaptado à realidade local. Portanto, a alternativa que combina o sistema intensivo e semi-intensivo é a mais adequada à descrição fornecida.
Assuntos: Zootecnia, Agronomia, Economia Rural
Vídeo Sugerido: YouTube