Disciplina: Biologia 0 Curtidas
A Compensação Ambiental é um mecanismo legal para que as empresas
A Compensação Ambiental é um mecanismo legal para que as empresas retornem e minimizem os impactos que podem ser causados no ambiente a partir de “atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como os capazes sob qualquer forma, de causar degradação ambiental[1]”, de forma financeira, identificados no processo de licenciamento ambiental. Isto é, para cada ação x de uma empresa em determinada região, eles precisam recompensar um número y para aquele ambiente.
A Compensação Ambiental funciona com o princípio Poluidor-Pagador, uma espécie de indenização perante a Natureza: você utiliza-se de determinados recursos naturais e retorna isso para o ambiente, como uma forma de prevenção ao dano ambiental.
Num sentido mais amplo, a diretriz funciona como um incentivo para que as empresas pensem e realizem seus projetos já imaginando os possíveis danos ambientais e, com isso, reflitam sobre a posterior compensação. Essa demanda futura faz com que os projetos sejam pensados num cenário que evite e minimize os danos causados ao meio ambiente.
Acerca do tema, julgue as assertivas abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A metodologia de Compensação Ambiental apresenta uma espécie de objetivação ou valoração dos recursos naturais.
( ) A Compensação Ambiental trata-se de uma compensação financeira por um dano ocasionado por uma empresa ou empreendimento a uma determinada comunidade.
( ) Os impactos inevitáveis de grandes empreendimentos também são um exemplo de causas de Compensação Ambiental.
( ) Tal Compensação Ambiental trata-se de um pagamento voluntário por parte do empreendedor, sabendo de sua geração de impacto naquela localidade.
Assinale a alternativa correta:
a) V - F - F - F
b) F - F - F- V
c) V - V - F - F
d) F - F- V - V
e) V - V- V- F
Solução
Alternativa correta: e) V - V- V- F. De acordo com o gabarito AVA.
Tenha bons estudos!!
Assuntos: Compensação Ambiental
Vídeo Sugerido: YouTube