Disciplina: Biologia 0 Curtidas

A respeito da xerostomia, é correto afirmar que: I.

Atualizado em 02/01/2025

A respeito da xerostomia, é correto afirmar que:
I. As glândulas salivares são controladas pelo sistema nervoso autônomo (SNA), cujas fibras se originam no tronco cerebral.
II. Quando ocorrem lesões nos nervos faciais e no nervo glossofaríngeo, a inervação e o controle neural da região das glândulas salivares são afetados.
III. O sistema nervoso parassimpático (SNP) libera acetilcolina, que estimula a liberação de uma secreção fluídica rica em água, íons, eletrólitos e muco.
IV. Em situação de estresse "a reação de luta ou fuga" normalmente estimula a secreção de saliva.
V. Com a ação do sistema nervoso parassimpático liberando acetilcolina, a saliva se torna mucosa e espessa.

Estão corretas as afirmativas:


Solução

Alternativa correta: I,II,III. De acordo com o gabarito AVA.


A resposta correta é I, II e III porque todas as afirmativas refletem conceitos fundamentais sobre a xerostomia e o controle das glândulas salivares. A afirmativa I está correta porque o controle das glândulas salivares ocorre por meio do sistema nervoso autônomo (SNA), especificamente pelo sistema parassimpático, cujas fibras se originam no tronco cerebral. Esse controle é responsável pela regulação da secreção salivar em resposta a estímulos do corpo.



A afirmativa II também está correta, pois as lesões nos nervos faciais (VII par craniano) e glossofaríngeo (IX par craniano) afetam a inervação das glândulas salivares. Esses nervos são responsáveis pela estimulação das glândulas salivares e, quando lesados, comprometem a produção de saliva, o que pode levar à xerostomia, a sensação de boca seca.



Por fim, a afirmativa III é verdadeira, pois o sistema nervoso parassimpático (SNP) libera acetilcolina nas glândulas salivares, promovendo a secreção salivar. Essa secreção é rica em água, íons e eletrólitos, com a função de manter a boca úmida e auxiliar na digestão. A presença de muco na secreção também pode ser observada, mas a predominância é de uma secreção mais fluida e aquosa, típica da ação parassimpática. Assim, as afirmativas I, II e III são corretas e explicam adequadamente o mecanismo de controle da secreção salivar e seus impactos.

Assuntos: Fisiologia, Neuroanatomia, Patologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora