Disciplina: Biologia 0 Curtidas
Após a morte, a síntese de ATP começa a não ser suficiente para
Após a morte, a síntese de ATP começa a não ser suficiente para compensar a hidrólise, a dissociação do complexo actina-miosina não acontece e o sarcômero mantém-se encurtado causando o enrijecimento muscular denominado rigor mortis. A resolução desse rigor ocorre pela ação de proteínas, como as catepsinas, que atuam sobre as fibras musculares causando seu amolecimento. Este processo pode ter duração entre 2 e 18 horas com o pico em 6 horas. Diversos fatores interferem no estabelecimento e na resolução do rigor mortis. Sobre eles é possível dizer que:
a) peixes maiores entram e saem do rigor mais rapidamente.
b) o esforço feito pelo peixe durante a captura pode diminuir a concentração de creatina-fosfato no músculo e diminuir o tempo necessário para o estabelecimento do rigor mortis.
c) a conversão da hipoxantina a inosina durante a resolução do rigor pode contribuir para alterações de sabor nos peixes.
d. a contração do rigor é muito maior em peixes de músculos brancos do que nos vermelhos.
e) temperaturas mais altas levam ao estabelecimento e resolução mais lenta do rigor.
Solução
Alternativa correta: b) o esforço feito pelo peixe durante a captura pode diminuir a concentração de creatina-fosfato no músculo e diminuir o tempo necessário para o estabelecimento do rigor mortis. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é a alternativa b), pois o esforço físico durante a captura do peixe pode levar a uma diminuição na concentração de creatina-fosfato no músculo. O creatina-fosfato é uma importante fonte de energia rápida para a contração muscular, e sua redução pode levar a uma diminuição na disponibilidade de ATP, o que acelera o processo de enrijecimento muscular após a morte, conhecido como rigor mortis.
A captura do peixe, especialmente se envolver esforço físico intenso, pode esgotar rapidamente as reservas de energia muscular, incluindo o creatina-fosfato. Isso acelera a transição para o rigor mortis, pois a disponibilidade reduzida de ATP não consegue sustentar o processo de relaxamento muscular após a morte. Como resultado, o tempo necessário para o estabelecimento do rigor mortis é encurtado, contribuindo para que o peixe atinja esse estado mais rapidamente do que se ele fosse capturado sem esforço físico significativo.
Portanto, o esforço físico durante a captura do peixe pode ter um impacto direto na concentração de creatina-fosfato no músculo, afetando assim o tempo necessário para o estabelecimento do rigor mortis após a morte.
Assuntos: Fatores que Afetam o Tempo de Estabelecimento do Rigor Mortis, Tanatologia Forense
Vídeo Sugerido: YouTube