Disciplina: Biologia 0 Curtidas
As células são diferenciadas em procariontes e
As células são diferenciadas em procariontes e eucariontes, sendo diferenciadas por algumas estruturas. No entanto todas elas são compostas por membrana plasmática, citoplasma e material genético (DNA).
Em um experimento realizado em laboratório na aula de biologia celular, os alunos com auxílio de corantes e microscópio óptico, conseguiram observar algumas estruturas, observe o quadro a seguir:
Estruturas Célula A Célula B
Membrana plasmática + +
Parede celular + -
Reticulo endoplasmático - +
Núcleo - +
Ribossomos + +
Fonte: Elaborado pelo autor.
O quadro está assinalado com (+) indicando a presença e (-) a ausência da estrutura.
De acordo com os dados presentes no quadro, analise as afirmativas a seguir:
I. A célula A provavelmente é uma célula procariótica, por ter ausência de núcleo e retículo endoplasmático que corresponde a uma organela presente em todas as células eucarióticas.
II. Os alunos devem ter confundido alguma estrutura com os ribossomos, pois estes não são visíveis em microscópio óptico com limite de resolução convencional.
III. A célula B é uma célula eucariótica, porém não é possível saber se corresponde a uma célula animal ou vegetal.
IV. O retículo endoplasmático é uma organela responsável pela síntese de proteínas e lipídios, e formam os lisossomos, responsáveis pela digestão celular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Escolha uma:
A)I e II, apenas.
B)I e III, apenas.
C)I, II, III e IV.
D)I, II e IV, apenas.
E)II e IV, apenas.
Solução
Alternativa correta: A)I e II, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
Primeiro, a afirmativa I está correta porque, de acordo com as características descritas no quadro, a célula A apresenta ausência de núcleo e retículo endoplasmático, características típicas de células procarióticas. A ausência dessas organelas é uma evidência clara de que a célula A provavelmente é uma célula procariótica, como uma bactéria, que não possui essas estruturas membranosas presentes em células eucarióticas.
A afirmativa II também está correta, pois os ribossomos, apesar de estarem presentes em células de todos os tipos (procarióticas e eucarióticas), são estruturas extremamente pequenas. Eles são formados por RNA e proteínas, e, de fato, podem ser difíceis de observar com microscópio óptico convencional, que tem um limite de resolução de cerca de 200 nanômetros. Como ribossomos possuem dimensões muito pequenas, é possível que, sem uma preparação especial ou corante, os alunos tenham dificuldades para visualizá-los claramente. Portanto, a afirmação sobre os alunos confundirem os ribossomos faz sentido dentro dessas limitações.
As afirmativas III e IV, por outro lado, possuem falhas: a III não permite determinar se a célula B é animal ou vegetal apenas com as informações fornecidas, e a IV apresenta um erro ao associar a formação dos lisossomos ao retículo endoplasmático, quando na realidade isso ocorre no aparelho de Golgi.
Assuntos: Biologia , Citologia, Microscopia
Vídeo Sugerido: YouTube