Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Atualmente, segundo estatística do OMIM, são conhecidas mais de

Atualizado em 11/04/2024

Atualmente, segundo estatística do OMIM, são conhecidas mais de 20 mil características normais e patológicas que apresentam herança monogênica obedecendo às leis de Mendel (...). Mais de 90% dessas características são de herança autossômica, menos de 10% são de herança ligada ao sexo e uma pequena proporção (< 1%) é de herança mitocondrial." Os padrões de herança de genes podem ser classificados de acordo com a região ou cromossomo em que esse gene se localiza e com a relação de dominância dos alelos.

Uma patologia será classificada como autossômica dominante porque:

a) o gene correspondente localiza-se no cromossomo Y e estará presente quando indivíduo possuir um ou dois alelos dominantes de um gene (AA ou Aa).
b) o gene correspondente localiza-se no cromossomo X e estará presente quando indivíduo possuir um ou dois alelos dominantes de um gene (AA ou Aa).
c) o gene correspondente localiza-se em um cromossomo autossômico e estará presente quando indivíduo possuir um ou dois alelos dominantes de um gene (AA ou Aa).
d) o gene correspondente localiza-se no cromossomo X e estará presente quando indivíduo possuir dois alelos recessivos de um gene (aa).
e) o gene correspondente localiza-se em um cromossomo autossômico e estará presente quando indivíduo possuir dois alelos recessivos de um gene (aa).


Solução

Alternativa correta: c) o gene correspondente localiza-se em um cromossomo autossômico e estará presente quando indivíduo possuir um ou dois alelos dominantes de um gene (AA ou Aa). De acordo com o gabarito AVA.

Isso se baseia na definição da herança autossômica, onde os genes estão localizados nos cromossomos não sexuais (autossômicos) e podem ser transmitidos tanto por homens quanto por mulheres. Além disso, a presença da patologia em um indivíduo heterozigoto (Aa) demonstra a dominância do alelo, indicando que apenas um alelo dominante é necessário para a expressão do fenótipo. Essa é uma característica típica de doenças autossômicas dominantes, onde a presença de um único alelo dominante é suficiente para manifestar o traço fenotípico. Portanto, a alternativa c) é a correta ao descrever os critérios para classificar uma patologia como autossômica dominante.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Herança Monogênica e Poligênica, Classificação de Padrões de Herança Genética, Expressão de Alelos Dominantes e Recessivos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar