Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Cleide, 40 anos, foi levada pelo seu marido a um pronto socorro após

Atualizado em 30/05/2024

Cleide, 40 anos, foi levada pelo seu marido a um pronto socorro após sofrer uma queda e ter fraturado o punho, associando o ocorrido a um quadro de fraqueza muscular, cansaço excessivo, dor na região dos rins, náuseas e vômitos que já perduravam a alguns dias com perda de peso, referindo também alterações no ritmo cardíaco.

Após avaliação clínica o profissional solicitou uma radiografia, onde pôde constatar uma perda de massa óssea muito grande (acima de 30%), incompatível com a idade da paciente, realizando então os procedimentos para a redução da fratura e tendo a encaminhado a um endocrinologista, visto a somatória de sintomas referidos sugerir alterações glandulares.

Em consulta ao endocrinologista e mediante a sintomatologia apresentada, seu médico suspeitou de uma condição chamada hipercalcemia pela alteração da glândula paratireoide, podendo estar ocorrendo displasia (crescimento anormal, mas benigno da glândula), adenoma (crescimento benigno de tecido glandular) ou uma condição rara, presente em 1% dos casos, um câncer raro denominado carcinoma de paratireoide. Solicitou então vários exames laboratoriais e de imagem para a confirmação do diagnóstico, e em retorno ao profissional, e de posse dos exames solicitados, foram confirmadas na sorologia concentração total de cálcio > 10,4 mg/dL e encontrado um adenoma na glândula paratireoide diagnosticado em cintilografia de paratiroide .

Sobre o quadro hipotético apresentado, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características dos hormônios paratireoideanos e seus efeitos no organismo:

a) Sobre o diagnóstico apresentado , pode-se afirmar que a secreção do paratormônio (PTH) aumentada interferirá nos níveis de elevação da concentração de cálcio e na redução de fosfato nos líquidos extracelulares.
b) Sobre o diagnóstico apresentado , o PTH , ora aumentado , agira no metabolismo ósseo e renal do íon cálcio, sendo que no osso aumentaria a atividade osteoblástica e inibiria a atividade osteoblástica, aprisionando cálcio e fosfato dentro deste.
c) Sobre o diagnóstico apresentado , o hormônio da paratireoide , PTH, que atua fisiologicamente diminuindo a absorção de vitamina D e a absorção intestinal de cálcio, tornar-se-há alterado, interferindo neste quadro.
d) Sobre o diagnóstico apresentado, a paciente certamente apresenta alterações no hormônio calcitonina, que é produzido na paratireoide, e atua aumentando a concentração de cálcio no sangue.
e) Sobre o diagnóstico apresentado , o hormônio da paratireoide, conhecido como PTH ou paratormônio, está atuando na diminuição da concentração de cálcio no sangue, levando ao quadro de hipercalcemia apresentado.


Solução

Alternativa correta: a) Sobre o diagnóstico apresentado , pode-se afirmar que a secreção do paratormônio (PTH) aumentada interferirá nos níveis de elevação da concentração de cálcio e na redução de fosfato nos líquidos extracelulares. De acordo com o gabarito AVA.

A resposta correta é a alternativa (a), que afirma que a secreção aumentada do paratormônio (PTH) interferirá nos níveis de elevação da concentração de cálcio e na redução de fosfato nos líquidos extracelulares. Essa afirmação está baseada na função fisiológica do PTH e nos sintomas apresentados pela paciente.

O paratormônio (PTH) é um hormônio secretado pelas glândulas paratireoides e é fundamental na regulação do metabolismo do cálcio e do fosfato. O PTH aumenta os níveis de cálcio no sangue por meio de várias ações: estimulando a liberação de cálcio dos ossos, aumentando a reabsorção de cálcio nos túbulos renais e promovendo a ativação da vitamina D nos rins, o que aumenta a absorção intestinal de cálcio. Concomitantemente, o PTH reduz os níveis de fosfato no sangue ao diminuir sua reabsorção nos rins, promovendo a excreção urinária de fosfato.

No caso de Cleide, os sintomas apresentados, como fraqueza muscular, cansaço, dor nos rins, náuseas, vômitos, perda de peso e alterações no ritmo cardíaco, juntamente com a fratura e a grande perda de massa óssea, são consistentes com hipercalcemia, frequentemente causada por hiperparatireoidismo. A elevação dos níveis de cálcio no sangue (> 10,4 mg/dL) e a identificação de um adenoma na paratireoide confirmam o diagnóstico. O adenoma da paratireoide é uma causa comum de hiperparatireoidismo primário, que leva a uma secreção excessiva de PTH.

Portanto, a alternativa (a) é correta porque descreve precisamente o efeito da secreção aumentada de PTH: elevação dos níveis de cálcio e redução dos níveis de fosfato nos líquidos extracelulares. Isso explica os sintomas e os achados clínicos da paciente, relacionados ao metabolismo ósseo e ao equilíbrio de cálcio e fosfato.

Assuntos: Sistema Endócrino, PTH, Hipercalcemia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora