Disciplina: Biologia 0 Curtidas

I. As glândulas salivares são controladas pelo sistema nervoso

Atualizado em 18/12/2024

I. As glândulas salivares são controladas pelo sistema nervoso autônomo (SNA), cujas fibras se originam no tronco cerebral.
II. Quando ocorrem lesões nos nervos faciais e no nervo glossofaríngeo, a inervação e o controle neural da região das glândulas salivares são afetados.
III. O sistema nervoso parassimpático (SNP) libera acetilcolina, que estimula a liberação de uma secreção fluídica rica em água, íons, eletrólitos e muco.
IV. Em situação de estresse "a reação de luta ou fuga" normalmente estimula a secreção de saliva.
V. Com a ação do sistema nervoso parassimpático liberando acetilcolina, a saliva se torna mucosa e espessa.

A respeito da xerostomia, é correto afirmar que:


Solução

Alternativa correta: I,II,III. De acordo com o gabarito AVA.


A resposta correta é a alternativa I, II, III, pois todas as afirmações são coerentes com o funcionamento das glândulas salivares e a fisiologia do sistema nervoso autônomo. O controle das glândulas salivares ocorre principalmente pelo sistema nervoso autônomo (SNA), cujas fibras se originam no tronco cerebral. O SNA regula tanto a secreção salivar parassimpática quanto simpática, sendo responsável pela liberação de saliva em diferentes condições fisiológicas.



As lesões nos nervos faciais (VII par craniano) e glossofaríngeo (IX par craniano) afetam diretamente a inervação das glândulas salivares. O nervo facial inerva as glândulas submandibulares e sublinguais, enquanto o nervo glossofaríngeo inerva a glândula parótida. Se esses nervos forem danificados, a secreção salivar pode ser prejudicada, levando à xerostomia (boca seca).



O sistema nervoso parassimpático, ao liberar acetilcolina, estimula a produção de uma saliva rica em água, íons e outros eletrólitos, tornando a secreção mais fluida e aquosa. Este efeito está relacionado com a estimulação das glândulas salivares, que aumentam a secreção de saliva para ajudar na digestão e na proteção da cavidade oral. Portanto, as alternativas I, II e III estão corretas, enquanto as alternativas IV e V são incompatíveis com o funcionamento fisiológico normal das glândulas salivares.

Assuntos: Fisiologia, Neuroanatomia, Patologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora