Disciplina: Biologia 0 Curtidas
Na leucemia, uma célula sanguínea imatura sofre uma mutação genética
Na leucemia, uma célula sanguínea imatura sofre uma mutação genética que a torna uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplicando-se rapidamente. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os sintomas mais comuns, quando ocorre a diminuição de glóbulos vermelhos, são fadiga, dispneia, palpitação, cefaleia, palidez, apatia/cansaço intenso etc.
II. Os fatores para a leucemia podem ser ambientais (quimioterapia), hereditários (tabagismo) e comportamental (Síndrome Mielodisplásica).
III. Quando há diminuição de glóbulos brancos, o indivíduo fica mais suscetível a infecção, pois essa baixa afeta o sistema imunológico, o que requer cuidados específicos.
IV. As leucemias agudas e crônicas provocam uma manifestação dos sinais e sintomas logo nas primeiras semanas da doença, facilitando o diagnóstico.
V. Os sintomas de todos os subtipos da leucemia sempre se manifestam, de modo bastante característico, tornando a condição fácil de ser identificada pelo paciente
Agora, é CORRETO o que se afirma em
A) I e III apenas.
B) I, II, III e IV.
C) II e IV apenas.
D) III e IV apenas.
E) I e II apenas.
Solução
Alternativa correta: A) I e III apenas. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a) I e III apenas porque essas duas afirmativas estão de acordo com os sintomas e características comuns da leucemia. A afirmativa I está correta ao descrever que a diminuição de glóbulos vermelhos (anemia), comum em leucemia, pode causar fadiga, palidez, dispneia (dificuldade para respirar), cefaleia (dor de cabeça), entre outros sintomas. Esses sinais são típicos de anemia, que é frequentemente observada em pacientes com leucemia devido à disfunção na produção de células sanguíneas normais.
A afirmativa III também é correta, pois descreve a diminuição de glóbulos brancos (leucopenia) como um fator que torna o paciente mais suscetível a infecções. Glóbulos brancos são responsáveis pela defesa do organismo, e a leucemia pode afetar sua produção, comprometendo a resposta imunológica do corpo. Isso exige cuidados médicos específicos, como monitoramento e prevenção de infecções, que são comuns em pacientes leucêmicos.
As demais afirmativas (II, IV e V) contêm imprecisões. A afirmativa II mistura conceitos incorretos, como associar o tabagismo a fatores hereditários para leucemia e mencionar a Síndrome Mielodisplásica como um fator comportamental, quando na verdade ela é uma condição pré-leucêmica. A afirmativa IV está incorreta, pois as leucemias crônicas podem ter um início mais lento e os sintomas podem não ser imediatamente evidentes, dificultando o diagnóstico. Já a afirmativa V é falsa porque os sintomas da leucemia podem variar amplamente entre os subtipos, e nem sempre se manifestam de forma clara e característica. Assim, a alternativa a) I e III apenas é a correta.
Assuntos: Biologia (ou Ciências), Hematologia (Medicina ou Biomedicina), Fisiologia (Medicina, Biomedicina ou Ciências da Saúde)
Vídeo Sugerido: YouTube