Disciplina: Biologia 0 Curtidas

O sistema endócrino envolve o estudo da ação de diferentes hormônios

Atualizado em 30/05/2024

O sistema endócrino envolve o estudo da ação de diferentes hormônios, substâncias liberadas na corrente sanguínea, atingindo glândulas e órgãos alvos. Maria tem um problema hormonal que os médicos não conseguem diagnosticar. Diferentes exames relatam disfunções hormonais. Sabe-se que Maria teve problemas na glândula hipófise há muito tempo.

Diante desta afirmação, é possível dizer que Maria venha a:

I- Ter problemas hormonais de tireoide, com disfunções no metabolismo corporal.
II- Não sofrer com osteoporose, pois a hipófise não tem relação com o metabolismo de células ósseas.
III- Ter alterações na secreção de aldosterona e na pressão sanguínea, por causa da relação do eixo da glândula hipotálamo-hipófise-adrenal.
IV- Sofrer com aumento de peso e dificuldades para dormir, pois o eixo hipotálamo e hipófise envolve características de fome e saciedade, ansiedade e ritmo circadiano.

a) As afirmações II, III e IV estão corretas.
b) As afirmações II e IV estão corretas.
c) As afirmações I e IV estão corretas.
d) As afirmações I, III e IV estão corretas.
e) As afirmações I, II e III estão corretas.


Solução

Alternativa correta: d) As afirmações I, III e IV estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.

A resposta correta é a alternativa d) As afirmações I, III e IV estão corretas, porque elas estão fundamentadas no papel da hipófise (ou pituitária) no sistema endócrino e suas interações com outras glândulas e processos hormonais do corpo.

Primeiramente, a afirmação I está correta porque a hipófise produz o hormônio estimulante da tireoide (TSH), que regula a produção de hormônios pela glândula tireoide. Problemas na hipófise podem levar a disfunções tireoidianas, afetando o metabolismo corporal, causando condições como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, que têm ampla influência sobre o metabolismo e outras funções corporais.

A afirmação III também é correta, pois a hipófise, através da secreção de hormônio adrenocorticotrópico (ACTH), influencia a produção de aldosterona pelas glândulas adrenais. Aldosterona é crucial para a regulação da pressão sanguínea e do equilíbrio de sódio e potássio no corpo. Disfunções na hipófise podem, portanto, levar a alterações na secreção de aldosterona e, consequentemente, na pressão sanguínea.

A afirmação IV é correta porque a hipófise, juntamente com o hipotálamo, regula vários aspectos do comportamento e das funções corporais, incluindo a fome, a saciedade, a ansiedade e o ritmo circadiano. Disfunções hipofisárias podem interferir na produção de hormônios como o cortisol e a melatonina, levando a sintomas como aumento de peso e dificuldades para dormir.

Por outro lado, a afirmação II é incorreta. A hipófise tem, sim, um papel indireto no metabolismo ósseo. Ela secreta o hormônio do crescimento (GH) e regula a liberação de hormônios sexuais e da tireoide, que são importantes para a manutenção da massa óssea. Portanto, problemas na hipófise podem contribuir para o desenvolvimento de osteoporose.

Estas explicações confirmam que as afirmações I, III e IV estão corretas, enquanto a afirmação II é incorreta.

Assuntos: Regulação do Ritmo Circadiano e Metabolismo, Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal, Eixo Hipotálamo-Hipófise-Tireoide

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora