Disciplina: Biologia 0 Curtidas

O sucesso das vacinas depende de vários fatores relacionados tanto

Atualizado em 03/04/2024

O sucesso das vacinas depende de vários fatores relacionados tanto ao patógeno quanto à resposta imune que a induzem. As vacinas são muito mais efetivas contra micro-organismos que não estabelecem latência ou que não sofrem variação antigênica constante. Devem, ainda, ser capazes de estimular o perfil de resposta imune mais adequado para a eliminação do patógeno. Com bases nesses pontos, várias plataformas vacinais foram e têm sido desenvolvidas para melhorar ainda mais a eficiência deste método de imunização.

De acordo com o seu conhecimento sobreas diferentes plataformas vacinais, faça a associação dos termos contidos na Coluna A com suas respectivas descrições na Coluna B.

COLUNA A
1. Vacina inativada
2. Vacina atenuada
3. Vacina recombinante
4. Vacina de ácido nucleico
5. Vacina de vírus recombinante

COLUNA B

I. Utiliza um vírus vetor não citopático que expressa o antígeno de interesse.
II.Utiliza DNA plasmidial ou RNA codificadores do antígeno de interesse.
III. Utiliza micro-organismos enfraquecidos sob condições laboratoriais.
IV. Utiliza uma proteína produzida em um micro-organismo geneticamente modificado como antígeno vacinal.
V. Utiliza micro-organismos mortos por processos químicos.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

a) 1 – III; 2 – II; 3 – IV; 4 – V; 5 – I.
b) 1 – V; 2 – III; 3 – IV; 4 – II; 5 – I.
c) 1 – I; 2 – III; 3 – II; 4 – V; 5 – IV.
d) 1 – IV; 2 – V; 3 – II; 4 – I; 5 – III.
e) 1 – V; 2 – I; 3 – III; 4 – IV; 5 – II.


Solução

Alternativa correta: b) 1 – V; 2 – III; 3 – IV; 4 – II; 5 – I. De acordo com o gabarito AVA.

A vacina inativada (opção 1) corresponde à descrição na Coluna B, item V, pois utiliza micro-organismos mortos por processos químicos. A vacina atenuada (opção 2) é representada pelo item III na Coluna B, pois utiliza micro-organismos enfraquecidos sob condições laboratoriais. A vacina recombinante (opção 3) está associada ao item IV na Coluna B, pois utiliza uma proteína produzida em um micro-organismo geneticamente modificado como antígeno vacinal. A vacina de ácido nucleico (opção 4) corresponde ao item II na Coluna B, utilizando DNA plasmidial ou RNA codificadores do antígeno de interesse. Por fim, a vacina de vírus recombinante (opção 5) é associada ao item I na Coluna B, utilizando um vírus vetor não citopático que expressa o antígeno de interesse.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Engenharia Genética em Vacinas: Explorando modificações genéticas para criar antígenos eficazes, Variabilidade Antigênica em Micro-organismos: Desafios na formulação de vacinas contra patógenos mutantes, Avanços em Plataformas Vacinais: Estratégias inovadoras para melhorar a eficácia da imunização

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar