Disciplina: Biologia 0 Curtidas
Os ossos longos, presentes na maior parte do nosso esqueleto, são
Os ossos longos, presentes na maior parte do nosso esqueleto, são aqueles cujo comprimento excede sua largura e espessura. Com relação aos ossos longos, analise as seguintes afirmativas. L. A tibia, metacarpos e úmero podem ser considerados ossos longos. II. As epifises são as extremidades dos ossos longos e são responsáveis por articularem-se com outros III. No osso longo, a diáfise é constituída principalmente por tecido ósseo esponjoso, proporcionando resistència
É correto o que se afirma em
A) lle II, apenas
B) Tell, apenas
C.) 1, apenas. III,
D)apenas Te
Solução
Alternativa correta: B) Iell, apenas . De acordo com o gabarito AVA.
A tibia, metacarpos e úmero podem ser considerados ossos longos: Essa afirmação está errada porque, embora a tíbia e o úmero sejam ossos longos, os metacarpos são classificados como ossos curtos. Os metacarpos, que são os ossos da mão, têm um comprimento e largura mais equilibrados, o que os distingue dos ossos longos, que possuem um comprimento superior à largura e à espessura.
As epífises são as extremidades dos ossos longos e são responsáveis por se articularem com outros ossos: Esta afirmação está correta. As epífises são as extremidades dos ossos longos e estão, de fato, envolvidas nas articulações com outros ossos, sendo revestidas por cartilagem articular para permitir o movimento e reduzir o atrito.
No osso longo, a diáfise é constituída principalmente por tecido ósseo esponjoso, proporcionando resistência: Essa afirmativa está errada. A diáfise dos ossos longos é formada principalmente por tecido ósseo compacto, que confere resistência e robustez ao osso, ao contrário do tecido ósseo esponjoso, que é encontrado nas epífises.
Assuntos: Anatomia, Biologia, Fisiologia
Vídeo Sugerido: YouTube