Voltar para Questões Diversas

Geografia

Foram encontradas 129 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

A globalização envolve um processo de intensificação das relações

Geografia

A globalização envolve um processo de intensificação das relações sociais entre países de diferentes lugares do globo, um dos conceitos relacionados à globalização é o de aldeia global. Sobre o conceito de aldeia global definido pelo filósofo canadense Marshall McLuhan, leia as afirmações abaixo:

I - O termo aldeia global diz respeito a um mundo em que todos estariam, de certa forma, interligados.

II - A influência das culturas indígenas nas sociedades ocidentais resultou na chamada aldeia global.

III - A noção de aldeia global se refere a um acoplamento entre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica para pensar o processo específico de globalização cultural no ocidente.

Apesar de Gilbert (1877) já ter tentado explicar o relevo como

Geografia

Apesar de Gilbert (1877) já ter tentado explicar o relevo como resultante da erosão, portanto numa perspectiva climática, Davis considerava a morfologia em função da estrutura geológica, o que mereceu críticas insistentes do meio intelectual germânico contemporâneo, por volta de 1908/9. A geomorfologia davisiana praticamente não tinha qualquer articulação com uma visão processual mais ampla, como a incorporação de componentes da climatologia ou da biogeografia, amplamente integradas na geomorfologia alemã.

O Spring é um SIG desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas

Geografia

O Spring é um SIG desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e que possui uma estrutura de dados desenhada para trabalhar com duas formas de informação.

O sistema de governo democrático é baseado na participação

Geografia

O sistema de governo democrático é baseado na participação dos cidadãos na tomada de decisões políticas. Qual dos seguintes países não é uma democracia representativa?

Marque o item que completa corretamente o trecho sobre o clima do

Geografia

Marque o item que completa corretamente o trecho sobre o clima do Estado de Goiás.

O clima do estado de Goiás é ______ semi-úmido, com temperatura média anual de 23ºC. Na estação das chuvas, de _____ a abril, as temperaturas são ____. Entre ____ e abril, as temperaturas podem chegar até 39ºC. A estação da _____ dura de maio a setembro. Entre os meses de maio e julho, as temperaturas podem chegar a 4ºC, dependendo da região do estado.

Os avanços tecnológicos o desenvolvimento de mercados financeiros

Geografia

Os avanços tecnológicos o desenvolvimento de mercados financeiros e o fracasso de experiências de orientação socialista podem ser citados como fatores que conferem a atuação do Estado a classificação de obstáculo à lucratividade e ao aspecto global e dinâmico do capitalismo contemporânea.

Dentre as diversas fontes econômicas do estado de Goiás, o turismo

Geografia

Dentre as diversas fontes econômicas do estado de Goiás, o turismo tem sido uma das mais pujantes nos últimos anos. A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde à cidade e sua região que possuem como grande atrativo turístico suas águas termais.

A partir da década de 1940, é nítido um grande fluxo migratório para

Geografia

A partir da década de 1940, é nítido um grande fluxo migratório para a região central do estado de Goiás. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto à explicação para esse fluxo migratório.

Em 2020, o produto interno bruto (PIB) do Distrito Federal

Geografia

Em 2020, o produto interno bruto (PIB) do Distrito Federal (DF) acumulou, em valores correntes, R$ 265,847 bilhões. A estimativa manteve a capital do Brasil na oitava posição entre as maiores economias do País, representando 3,5% do PIB nacional.

Disponível em: https: www.agenciabrasilia.df.gov.br. Acesso em: 28 nov. 2022.

“Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão

Geografia

“Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.

Esses blocos passaram a se formar com o intuito de diminuir as fronteiras impostas pelos países, havendo trocas significativas, como mão de obra, serviços, capitais e fluxo de mercadorias. Além disso, também é um objetivo aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), o lucro das empresas e, consequentemente, os empregos nos países envolvidos.”

Fonte: (acesso em 10/03/2023).

Segundo Jurandir Ross (2014), o território brasileiro é formado

Geografia

Segundo Jurandir Ross (2014), o território brasileiro é formado por estruturas geoecológicas antigas, apresentando três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem suas gêneses: os planaltos, as depressões e as planícies.

Fonte: ROSS. Jurandir Sanches (Org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2014.

Os ambientes urbanos são marcados pela crescente urbanização

Geografia

Os ambientes urbanos são marcados pela crescente urbanização e impermeabilização das superfícies, alterando o balanço de energia, além da crescente concentração de poluentes atmosféricos. Nesse ambiente, tem-se observado um fenômeno atmosférico que tende a agravar as condições de desconforto térmico, além de outras consequências indesejáveis para a população.

Trata-se de uma área de livre comércio que tem por objetivo promover

Geografia

Trata-se de uma área de livre comércio que tem por objetivo promover “a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente”, foi criado a partir do Tratado de Assunção, assinado em 1991 pelos estados partes e estados associados.

“As formas de relevo da Terra resultam de mecanismos que atuam para

Geografia

“As formas de relevo da Terra resultam de mecanismos que atuam para aumentar ou rebaixar sua superfície” (PETERSON; SACK; GABLER, 2019). Em relação aos processos geomorfológicos endógenos e exógenos, assinale a alternativa correta.

Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água. Dessas

Geografia

Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água. Dessas águas, 97,5% fazem parte do grande oceano, subdividido em áreas menores, que banham os 6 continentes existentes.

No percurso histórico de Goiás, é perceptível diferentes ciclos

Geografia

No percurso histórico de Goiás, é perceptível diferentes ciclos econômicos, ou seja, períodos em que algumas atividades se sobressaíram. Sobre o panorama geral econômico de Goiás na atualidade, assinale a alternativa correta.

Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna do trecho

Geografia

Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna do trecho seguinte, que traz uma breve apresentação sobre um campo recente e muito trabalhado na Geografia contemporânea: "A _____________ é um novo campo de reflexão e de atuação que trata da análise política e social sobre os problemas ambientais. Baseia-se em uma crítica da globalização e da mercantilização de recursos naturais, que incentivam a utilização desenfreada da natureza e assim sua degradação, afetando a Integridade dos bens comuns à sociedade."

Leia o trecho da reportagem e indique a alternativa CORRETA:

Geografia

Leia o trecho da reportagem e indique a alternativa CORRETA:

"Dos 50 municípios com os maiores valores da produção agrícola no país no ano de 2020, 20 eram de Mato Grosso, aponta a pesquisa Produção Agrícola Municipal 2020 (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)". (adaptado).

Disponível em https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/09/23/quase-metade-das-cidades-com-as-maiores-producoes-agricolas-do-pais-sao-de-mt.ghtml. Acesso em 02/09/2022

Em relação às curvas de nível é incorreto afirmar que:

Geografia

Em relação às curvas de nível é incorreto afirmar que:

Ao levar em conta a macrocompartimentação do relevo brasileiro

Geografia

Ao levar em conta a macrocompartimentação do relevo brasileiro, impossível negligenciar sua natureza morfogenética. Assim, toda a história do relevo brasileiro e sua cronologia são mais significativas a partir do Cretáceo, isto é, ao longo do Terciário-Quaternário. Considerando isto, pode-se dizer que o relevo brasileiro apresenta os seguintes tipos de unidades geomorfológicas, que refletem suas gêneses:

1-Planaltos.
2-Planícies.
3-Montanhas.
4-Falésias.
5-Depressões.

No Brasil, o Pampa se estende por áreas de planície com predominância

Geografia

No Brasil, o Pampa se estende por áreas de planície com predominância de vegetação herbácea. O Pampa é o bioma característico da região

A bacia hidrográfica brasileira que ocupa territórios de nove países

Geografia

A bacia hidrográfica brasileira que ocupa territórios de nove países da América do Sul e possui maior capacidade de navegação é a:

A região denominada Matopiba é responsável pela produção nacional de:

Geografia

A região denominada Matopiba é responsável pela produção nacional de:

O clima de uma região é influenciado por múltiplos fatores

Geografia

O clima de uma região é influenciado por múltiplos fatores inter-relacionados, tais como latitude, correntes marítimas e relevo. Em relação ao clima brasileiro é possível fazer a seguinte afirmação:

(ENADE 2013 - Adaptada) De um ponto de vista econômico, a globalização

Geografia

(ENADE 2013 - Adaptada)
De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerou uma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalização resulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática (especialmente com a internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.

Sobre globalização, avalie as afirmações a seguir:

( ) É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política.
( ) Atinge as relações e condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas.
( ) É um fenômeno gerado pelo capitalismo que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes.
( ) Uma das consequências da globalização é o multiculturalismo, entendido como o conflito entre diferentes culturas em um mesmo espaço geográfico.
( ) A globalização traz efeitos positivos, como o maior acesso às informações e o avanço da democracia.

Leia as asserções a seguir: I- Cartografia é a ciência que elabora

Geografia

Leia as asserções a seguir:

I- Cartografia é a ciência que elabora, edita e representa a totalidade ou parte da superfície terrestre num plano. Para isso utiliza--se de sistemas de projeção, escalas e simbologias. A cartografia objetiva a informação geográfica em mapas ou cartas que podem ser disponibilizadas em formato analógico ou digital.

PORQUE

II- As representações cartográficas possuem uma função social de comunicar informações sobre o espaço e, por isso, devem ser ensinadas em situações significativas de comunicação. Analise as asserções acima e assinale a alternativa correta. ​

O Território do Município de Patrocínio divide-se em 11 (onze)

Geografia

O Território do Município de Patrocínio divide-se em 11 (onze) macrozonas complementares. Qual Macrozona tem seu zoneamento regulamentado pela Lei Complementar nº 132, de 10 de dezembro de 2014?

O desenvolvimento do capitalismo desde a sua primeira fase

Geografia

O desenvolvimento do capitalismo desde a sua primeira fase, mercantilista, passando posteriormente pelo liberalismo até o presente modelo vigente, financeiro globalizado, passou por inúmeras reformulações e adaptação para conseguir superar suas constantes crises ao longo da história. Diante desse quadro, assinale a alternativa que apresenta as principais características do sistema.

Sempre escutamos por especialistas e políticos, que a inflação possui

Geografia

Sempre escutamos por especialistas e políticos, que a inflação possui um papel importante na economia de um país e na vida das famílias. No entanto, não são muitas as pessoas que entendem na prática o que ela significa. Basicamente, inflação é a relação entre o aumento generalizado dos preços e o poder de compra do salário das pessoas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, s.d) faz a conta de tudo que é vendido no Brasil, para então chegar ao índice que aparece nos noticiários todos os meses.
A partir deste conhecimento, analise as sentenças a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para falso.

( ) Quanto menos próximo do zero essa média estiver, mais instável está a economia.
( ) Se o índice de inflação estiver mais próximo do zero, o salário do trabalhador rende mais até o fim do mês.
( ) Como a inflação pode resultar no aumento generalizado de preços das mercadorias.

BRASIL. Saiba por que é importante manter a inflação baixa. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2018.

De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como

Geografia

De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerou uma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalização resulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.

I. É um fenômeno gerado pelo capitalismo, que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes.
II. É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política.
III. Atinge as relações e condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas.

A transição demográfica no Brasil é marcada pela transformação do

Geografia

A transição demográfica no Brasil é marcada pela transformação do chamado “país do futuro” até meados da década de 1970, com uma população predominantemente jovem, em um país com maior controle de natalidade, com maior acesso à serviços saúde e sociais, dentre outros fatores que transformaram a estrutura socioeconômica e as características epidemiológicas e demográficas. Essas mudanças ocasionaram queda da taxa de fecundidade no Brasil. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. O êxodo rural acentuado e a urbanização são fatores significativos que contribuem para a queda do número de filhos por mulher no Brasil.
II. A disseminação do uso de métodos contraceptivos (pílula, camisinha, diafragma e outros) é um fator importante para o decréscimo da taxa de fecundidade.
III. Os gastos com a criação dos filhos, cada vez mais elevados, especialmente com escolas, creches, saúde, lazer e outros são elementos que cooperam para o declínio da taxa de fecundidade brasileira.

A palavra "ética" é derivada do grego “ethos”, que significa aquilo

Geografia

A palavra "ética" é derivada do grego “ethos”, que significa aquilo que pertence ao caráter, sendo sinônimo de moral que vem do latim “mos”. A respeito da ética na engenharia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Na engenharia, caso o profissional cometa erros ou desonestidades, pode custar não só dinheiro, mas também vidas.
( ) A moral se fundamenta na obediência a normas, tabus ou costumes culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, enquanto a ética se fundamenta no bom modo de viver pelo pensamento humano.
( ) Um engenheiro incompetente ou antiético pode causar a morte de centenas de pessoas em apenas um momento.

"A figura a seguir ilustra a formação de gametas pelo processo

Geografia

"A figura a seguir ilustra a formação de gametas pelo processo de meiose, a partir dos princípios da segunda Lei de Mendel. Dessa forma, é possível a formação de diferentes gametas com diferentes alelos de uma célula AaBb"

Questão 15 - FATEC 2020 - Caderno Azul
"De acordo com as informações da figura, complete a frase a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
“Para a formação dos gametas ocorre a ____________ de dois ou mais _____________ alelos. Esse processo é conhecido pela segregação __________________ dos fatores, que ocorre na fase ___________ da meiose II”.

A globalização não ficou restrita apenas ao meio urbano, sendo

Geografia

A globalização não ficou restrita apenas ao meio urbano, sendo amplamente encorajada no meio rural, em especial, por meio da integração das cadeias produtivas de alimentos aos consumidores, em nível regional e global. No meio rural, com o advento da globalização, as práticas agrícolas foram transformadas por meio do:

Nos últimos anos, a globalização provocou uma mudança na distribuição

Geografia

Nos últimos anos, a globalização provocou uma mudança na distribuição espacial industrial, por meio da valorização da

A globalização provocou profundas mudanças nos sistemas globais de

Geografia

A globalização provocou profundas mudanças nos sistemas globais de produção. É uma característica desse sistema a

A globalização é um processo contínuo de integração, em especial

Geografia

A globalização é um processo contínuo de integração, em especial, econômica do globo. Para tal, torna-se necessário a disponibilidade de ferramentas que permitem a organização das redes e dos fluxos entre as diferentes regiões do mundo. Desse modo, pode-se apontar que a globalização está amparada no:

Após anos coletando dados sobre que seria uma personalidade adulta

Geografia

Após anos coletando dados sobre que seria uma personalidade adulta, madura e saudável, para os indivíduos pesquisados, graves e sua equipe fizeram uma primeira triagem que revelou dois padrões: padrão 1- pessoas que se sacrificam pelo bem geral e deixam um legado. Padrão 2- pessoas que se autoexpressam e destacam-se em meio aos demais. No primeiro padrão havia ênfase no "nós" e no segundo padrão a ênfase estava no "eu". Desses padrões surgiram os quatro primeiros vmemes específicos, que compunham o modelo emergente cíclico de hélice dupla do desenvolvimento de sistemas biopsicossociais adultos, teoria científica que mais tarde seria rebatizada por cowan e beck de espiral dinâmica e aplicada com sucesso na áfrica do sul, a convite de nelson mandela, com o objetivo de acabar com o apartheid.

A Segunda Guerra Mundial dividiu o mundo em dois blocos

Geografia

A Segunda Guerra Mundial dividiu o mundo em dois blocos: um capitalista, liderado pelos EUA e outro socialista, liderado pela URSS. Com o fim desta política bipolar, o cenário internacional apresenta fatos novos. Assinale a alternativa correta.

Em uma análise das condições socioeconômicas e geopolíticas entre

Geografia

Em uma análise das condições socioeconômicas e geopolíticas entre o mundo bipolar e multipolar, podemos assinalar como INCORRETO:

Sobre a matriz energética brasileira, assinale a alternativa INCORRETA

Geografia

Sobre a matriz energética brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

A pesquisa bibliográfica se baseia na leitura de livros, periódicos

Geografia

A pesquisa bibliográfica se baseia na leitura de livros, periódicos, mapas, documentos legais, fotos, manuscritos, entre outros registros que irão se tornar base para o entendimento geral de um conceito. A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas.

I. Buscar compreender opiniões e atitudes por levantamentos realizados diretamente junto ao grupo de interesse da pesquisa.
II. Descrever, observar, registrar, analisar e relacionar fatos buscando a descrição do fenômeno em estudo.
III. Ser realizada no espaço onde ocorre o fenômeno em observação, como forma de observar in loco como ele ocorre.
IV. Explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em fontes bibliográficas.
V. Manipular diretamente as variáveis relacionadas ao objeto de estudo.

As principais características de cada vMEME da Espiral Dinâmica, são:

Geografia

As principais características de cada vMEME da Espiral Dinâmica, são: ROXO Quer experienciar união, confiança e proteção mútua no "ninho" quente e seguro da equipe e tem superstições sobre energias negativas que podem prejudicar os resultados da equipe. VERMELHO É competitivo e quer destacar-se, mesmo que para isso precise que deixar outros para trás e motiva-se com prêmios que ofereçam prazer e rankings que lhe coloquem em destaque. AZUL Gosta de hierarquias de poder social, ordem, regras de conduta moral, seguir leis, método e disciplina e de honrar contratos LARANJA Busca o progresso e aprendizagem para encontrar as melhores soluções e obter sucesso. Deseja a prosperidade, abundância e está sempre com foco em ganhos. VERDE Demonstra preocupações causas sociais, pessoas menos favorecidas e com a ecologia. Gosta de ver as oportunidades sendo oferecidas igualmente entre todos e aprecia o consenso. AMARELO A utilidade, funcionalidade, eficácia e eficiência têm prioridade máxima e aprecia trabalhar com flexibilidade e espontaneidade. Percebe as diferenças como algo natural e útil e compreende que elas podem ser integradas através de objetivos comuns. Com base nas informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação os vMEMES apresentados na Coluna A e as avaliações deles em relação aos demais vMEME na Coluna B. COLUNA A COLUNA B I. ROXO 1. Acham os VERMELHOS impulsivos, os AZUIS burocráticos e os VERDES ineficazes. II. VERMELHO 2. Acham os ROXOS ingenuos, os AZUIS puritanos e os LARANJAS materialistas. III. AZUL 3. Valorizam, comunicarem-se e relacionarem-se bem com os outros vMEMES. IV. LARANJA 4. Acham os ROXOS medrosos, os LARANJAS muito técnicos e os VERDES excessivamente sensíveis. V. VERDE 5. Acham os VERMELHOS inconsequentes, os LARANJAS excessivamente ambiciosos e os VERDES amorais. VI. AMARELO 6. Acham os VERMELHOS agressivos, os AZUIS rígidos e os LARANJAS excessivamente racionais.

A prática educativa convencional é utilizada no Brasil desde o século

Geografia

A prática educativa convencional é utilizada no Brasil desde o século XIX. Leia e analise as afirmativas descritas a seguir sobre acerca das características da prática educativa convencional. Utilize (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas:

( ) Na prática educativa convencional, o professor é considerado o único depositário do saber e são desconsiderados as experiências e conhecimentos pregressos do aluno, que poderiam ser úteis em sala de aula e na vida em geral.
( ) É um sistema que estimula a criatividade do aluno e, por conseguinte, intensifica o processo de aprendizado e desse modo, presta um serviço aos interesses da sociedade, pois o aluno pode expor suas experiências e conhecimentos pregressos.
( ) No que concerne o ensino de saúde, é possível constatar algumas desvantagens da prática educativa convencional, por exemplo, a visão puramente biológica do corpo humano, fato que pode excluir elementos valiosos para a realização do diagnóstico e planejamento dos cuidados.

A transição demográfica passa de um momento inicial pelo baixo

Geografia

A transição demográfica passa de um momento inicial pelo baixo crescimento populacional, onde há elevados níveis de natalidade e mortalidade, para outra fase caracterizada por baixo crescimento ou estabilização ou crescimento negativo, em que as duas variáveis (natalidade e mortalidade) são baixas. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. O envelhecimento populacional é impulsionado pela melhora das condições sociais. II. O envelhecimento populacional é impulsionado pela melhora das condições econômicas. III. O envelhecimento populacional é impulsionado pelos avanços médico-científicos. IV. A Transição epidemiológica, também chamada de demográfica, é impulsionada pelo envelhecimento populacional.

Ao analisar os dados inseridos na tabela acima, é possível verificar

Geografia

Ao analisar os dados inseridos na tabela acima, é possível verificar uma projeção do crescimento populacional, entre o período de 1970 a 2050, respeitando a faixa etária dos indivíduos.

“No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil aceleraram

Geografia

“No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil aceleraram o intercâmbio de pessoas e mercadorias, fazendo com que as distâncias e a percepção subjetiva das mesmas se reduzissem constantemente. É possível apontar uma tendência de universalização em vários campos, por exemplo, na globalização da economia, no armamentismo nuclear, na manipulação genética, entre outros”.

(HABERMAS, J. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001)

Objetiva propor o rompimento com a ideia de neutralidade cientifica

Geografia

Objetiva propor o rompimento com a ideia de neutralidade cientifica para tornar a geografia uma ciência apta a elaboração de uma crítica extrema à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza dando ênfase a necessidade de diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais

A gestão ambiental se faz hoje por meio da tecnologia promovendo

Geografia

A gestão ambiental se faz hoje por meio da tecnologia promovendo a interface do conhecimento pela interação das ciências. A engenharia é uma ciência aliada aos projetos ambientais, sejam eles na terra, na água, no ar e, por essa razão, integra a chamada tecnologia verde.

Os indicadores foram criados para traçar um modelo de realidade para

Geografia

Os indicadores foram criados para traçar um modelo de realidade para avaliar as condições e as tendências, bem como comparar as situações e os lugares, metas, objetivos e até mesmo antecipar tendências ou vislumbrar condições e no caso dos indicadores de sustentabilidade é importante que integrem as informações, ações e práticas sociais, econômicas e ambientais dando a cada um deles a importância que tem, possibilitando com isso a averiguação do alcance do desenvolvimento estabelecido pelas políticas públicas.

Considerando as vertentes de educação ambiental incorporadas pela

Geografia

Considerando as vertentes de educação ambiental incorporadas pela Escola, diferentes matrizes influenciam vertentes distintas de educação ambiental, sendo importante as distinções na maneira como tais vertentes são incorporadas pela Escola, na perspectiva da ambientalização curricular, em contextos do “sul global” e do “norte global”.

No que diz respeito à noção de Governo, está correto o que se afirma

Geografia

No que diz respeito à noção de Governo, está correto o que se afirma em:

As atividades industriais da globalização estão extremamente

Geografia

As atividades industriais da globalização estão extremamente internacionalizadas e são baseadas em ferramentas tecnológicas de produção e comercialização. Sendo assim, destacam-se, no processo de globalização, as empresas ligadas à

Segundo a Pastoral da Mobilidade Humana, pelo menos 200 imigrantes

Geografia

Segundo a Pastoral da Mobilidade Humana, pelo menos 200 imigrantes haitianos passaram pela cidade de Corumbá e que todos os dias grupos entram por meio da fronteira com a Bolívia. Para conseguir permanência em território brasileiro, muitos pedem status de refugiados na Polícia Federal. Em comum, eles não querem permanecer em Corumbá, pois muitos têm famílias em outros cantos do Brasil. Por estarem ilegais, não conseguem viajar para encontrar os parentes. Quando são encontrados pelos agentes da Polícia Federal, recebem uma notificação para deixar o país e com esse documento tentam recorrer a outros órgãos.

(Fonte: G1. Situação dos haitianos em município de MS preocupa Defensoria Pública da União Publicado em: 20.06.2018. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2018.)



Tomando como referência o recorte jornalístico e a política migratória brasileira, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Os haitianos preferiram o Brasil, tendo em vista a proximidade conquistada durante a missão de paz, pela possibilidade de crescimento econômico e por não haver índices de xenofobia registrados neste país.
( ) De acordo com a nova Lei de Migração brasileira, os haitianos poderão solicitar a autorização de residência através da acolhida humanitária.
( ) O pedido de reunião familiar descrito pelo recorte jornalístico não é possível diante da nova Lei de Migração. Para que seja possível, inicialmente, os estrangeiros terão que demonstrar a contratação em empregos na cidade onde se encontra sua família.
( ) Mesmo ilegais, de acordo com a nova Lei de Migração, os haitianos terão direito a um advogado e a um devido processo legal, como forma de cumprimento da política migratória de não criminalização do imigrante.

A política brasileira para o acolhimento de refugiados avançou

Geografia

A política brasileira para o acolhimento de refugiados avançou significativamente nas últimas duas décadas, especialmente após a promulgação do Estatuto do Refugiado (Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997). Essa lei instituiu as normas aplicáveis aos refugiados e aos solicitantes de refúgio no Brasil. Para cumprimento e recebimento dos refugiados algumas estruturas estatais foram criadas e em parceria com organismos internacionais foi possível cumprir essa ajuda humanitária.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos órgãos contidos na coluna A com a sua descrição na coluna B.

Coluna A

I. ACNUR
II. CONARE
III. IMDH
Coluna B

1. é uma entidade social sem fins lucrativos, filantrópica, cuja missão é promover o reconhecimento da cidadania plena de migrantes e refugiados, atuando na defesa de seus direitos.
2. órgão responsável por analisar os pedidos e declarar o reconhecimento, em primeira instância, da condição de refugiado, bem como por orientar e coordenar as ações necessárias à eficácia da proteção, assistência e apoio jurídico aos refugiados.
3. este órgão responde pela assistência internacional prestada aos refugiados e, sob determinadas condições, aos deslocados internos e apátridas.

Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI estão sendo

Geografia

Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI estão sendo observadas profundas alterações, em escala internacional, no fluxo migratória. O mesmo vem acontecendo no Brasil. Essas mudanças, verificadas tanto na chegada de imigrantes, acompanhada da diversificação dos lugares de origem, quanto na contínua saída de brasileiros, aponta para a necessária atualização do arcabouço jurídico dando sustentação as nossas políticas migratórias e tornando imperioso o sepultamento de legislações ultrapassadas. Há a internalização de uma legislação internacional progressista.

Sobre o contexto migratório no Brasil e as alterações na lei, avalie os itens a seguir:

I. Os imigrantes são tratados de maneira igualitária no Brasil, independente se seu país de origem é rico ou pobre.
II. É direito do governo brasileiro deportar o estrangeiro preso na fronteira, não cabendo qualquer assistência jurídica para o estrangeiro nessa condição.
III. O Brasil não é um país livre de ódio aos estrangeiros.
IV. A lei de imigração garante ao estrangeiro, refugiado no Brasil, o direito a saúde, educação, justiça e assistência social.

O ACNUR felicitou o tribunal brasileiro que rejeitou uma decisão que

Geografia

O ACNUR felicitou o tribunal brasileiro que rejeitou uma decisão que determinava o encerramento da fronteira terrestre com a Venezuela para impedir a entrada de refugiados e imigrantes no Brasil. Um juiz federal do estado de Roraima, que faz fronteira entre os dois países da América do Sul, ordenou a suspensão temporária da entrada de venezuelanos por terra até haver um equilíbrio entre o número de imigrantes que chegam do país vizinho com os que saem de Roraima para outras localidades brasileiras. A decisão foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal na segunda-feira, decisão aplaudida hoje pelo ACNUR.

Fonte: OBSERVADOR. ACNUR felicita tribunal brasileiro que rejeitou encerramento de fronteira com a Venezuela. Publicado em: 07.08.2018. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2018

Parceira da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a organização

Geografia

“Parceira da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a organização não governamental Compassiva tem apoiado refugiados sírios na revalidação de seus diplomas quando chegam ao Brasil, com o objetivo de ajudá-los a retomar suas carreiras.” O programa Levando Ajuda ao Refugiado (LAR) foi criado para responder às necessidades mais básicas e urgentes de refugiados e solicitantes de refúgio sírios em solo brasileiro, em particular na cidade de São Paulo. Seu objetivo é amparar essas pessoas enquanto elas reconstroem as suas vidas em um novo país, proporcionando não somente um lugar seguro, mas também um ambiente de aprendizado e convivência. (Fonte: Compassiva. Lar – Levando ajuda ao refugiado. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2018.) Sobre o contexto descrito no recorte jornalístico e o papel das ONGs no recebimento de refugiados, avalie os itens a seguir:

I. A ONG Compassiva ao auxiliar os refugiados e integrá-los na sociedade, garante que eles tenham um futuro autossuficiente, com a garantia do cumprimento do princípio da segurança econômica.
II. Ao permitir a revalidação de seu diploma, bem como a sua futura empregabilidade, resgata-se a dignidade da pessoa humana do refugiado e a sua identidade profissional, perdida com a saída forçada de seu país.
III. Os refugiados sírios que chegam ao Brasil, geralmente, possuem uma alta qualificação e tinham uma boa qualidade de vida em sua cidade. Os mais pobres não têm capacidade financeira para pagar uma viagem tão distante e, geralmente, se deslocam somente no próprio país.
IV. Tanto as autoridades brasileiras como as ONGs possuem alguns protocolos de segurança para tratar com os refugiados sírios, uma vez que, há grandes chances de eles serem terroristas.

Trata-se de uma ideologia que alia as ideias marxistas com as ideias

Geografia

Trata-se de uma ideologia que alia as ideias marxistas com as ideias do socialismo, da ecologia, da política verde e da alterglobalização. Assinale a alternativa correta a respeito do tipo de movimento citado:

A globalização e a liberalização econômica têm provocado um impacto

Geografia

A globalização e a liberalização econômica têm provocado um impacto considerável nos costumes da sociedade, repercutindo no seu modo de vida, cada vez mais pautado no consumo desenfreado pela compra por impulso, que é, sem dúvida alguma, forma de aquecer o mercado e trazer a obsolescência mais rápido, gerando danos ao meio ambiente tanto pela produção quanto pelo descarte.

As políticas públicas se constituem por planos, programas e por um

Geografia

As políticas públicas se constituem por planos, programas e por um conjunto de ações, atividades a serem desenvolvidas pelo Estado de forma direta ou indireta com a participação dos organismos públicos e/ou privados que visam assegurar direito determinado que compreenda garantir a cidadania de forma determinada ou difusa dentro de um segmento social, cultural, étnico ou econômico.

Para a prevenção ou mitigação (diminuição) de danos ao meio ambiente

Geografia

Para a prevenção ou mitigação (diminuição) de danos ao meio ambiente, há um estudo técnico de avaliação das consequências e impactos de cada projeto específico. Por este instrumento se realiza a análise e a avaliação da coleta de material para verificar os impactos. Isso acontece previamente à implantação do projeto (por exemplo, construção de uma autoestrada, de uma represa, hidrelétrica) e aponta quais os procedimentos que devem ser adotados para a sua realização. Assinale a alternativa correta que corresponde à definição acima:

Com relação à representação gráfica da linha do mercado de títulos

Geografia

Com relação à representação gráfica da linha do mercado de títulos, identifique a afirmativa correta: Selecione uma alternativa:

Qual das alternativas apresentadas a seguir representa melhor

Geografia

Qual das alternativas apresentadas a seguir representa melhor o sistema financeiro nacional?

O Banco Mundial é o maior fornecedor de empréstimos para os países

Geografia

O Banco Mundial é o maior fornecedor de empréstimos para os países, concedendo auxílio financeiro para o desenvolvimento de cada nação, a fim de que cada uma possa investir na saúde e educação das pessoas, apoiar o desenvolvimento das empresas. Além disso, ele é:

Assinale a alternativa correta em relação ao Banco Mundial:

I. Fiscalizado pelo FMI.
II. Formado por cinco instituições.
III. Considerado um dos pilares do sistema financeiro internacional.
IV. Maior provedor de empréstimos do mundo.
V. Fornece auxílio financeiro para o desenvolvimento de nações.

Sobre o desmatamento da Amazônia, assinale a ÚNICA alternativa CERTA.

Geografia

Sobre o desmatamento da Amazônia, assinale a ÚNICA alternativa CERTA.

Setor de Transporte no Brasil: Os projetos de infraestrutura para

Geografia

Setor de Transporte no Brasil: Os projetos de infraestrutura para o escoamento da produção também começam a sair do papel, como as hidrovias dos rios Madeira e Araguaia, as estradas que ligarão a região ao Pacífico e aos portos do Norte do país e a expansão dos trilhos da Ferronorte.

Historicamente, é possível dizer que Schumpeter tenha sido um dos

Geografia

Historicamente, é possível dizer que Schumpeter tenha sido um dos precursores a tratar do estudo e importância da inovação no contexto do desenvolvimento econômico capitalista. Para ele a criação de novos produtos praticamente eliminava os seus antecessores, processo que chama de destruição criativa, sem um estímulo fundamental para a Economia, pois, acirrava a concorrência entre as empresas. Para o economista, inovações eram: novos produtos ou aspectos novos naqueles existentes; desenvolvimento de novos mercados; novos meios de produção; utilização de novas matérias primas e fontes de fornecimento; criação de novas empresas, entre outras possibilidades de variações.
Portanto, leias as afirmativas sobre inovação:
I – As Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs estão revolucionando a vida e o mundo contemporâneo como conhecemos, resultando em ferramentas que propiciam a inovação constante.
II – Do ponto de vista organizacional e econômico, inovação é comumente traduzida como uma ação voltada à criação de produtos e serviços voltados à comercialização no mercado.
III – A inovação sugere a criação de algo novo, novidade, um elemento que traga a uma nova ação, ou seja, é a invenção de coisas novas que podem ou não ser exploradas comercialmente.

Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado

Geografia

Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.
O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países Parte da UNFCCC para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorre no sentido de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Veja abaixo o panorama das emissões de gases de efeito estufa de alguns países:
Figura 1. Países e suas emissões de gases de Efeito Estufa:

As atividades produtivas são importantes fatores que interferem

Geografia

As atividades produtivas são importantes fatores que interferem diretamente na ocorrência do efeito estufa. No que toca à energia, pode-se afirmar que o efeito estufa está diretamente relacionado à produção energética por meio de

Quando se estuda o desenvolvimento da administração científica

Geografia

Quando se estuda o desenvolvimento da administração científica é comum nos lembrarmos primeiro de Fayol, Tayor e Ford. Efetivamente Fayol e Taylor podem ser chamados de pais da administração científica. Enquanto Ford um excelente usuário implementador da teoria desenvolvida pelos dois primeiros.

É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX

Geografia

É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea.

Segundo o IBGE,cerca de 65% dos municípios situados em áreas remotas

Geografia

Segundo o IBGE,cerca de 65% dos municípios situados em áreas remotas se localizam nas Regiões Norte e Centro-Oeste do país. Por outro lado, o estudo Demografia Médica no Brasil relatou significativa desigualdade na distribuição dos médicos, que predominam nos grandes aglomerados urbanos das Regiões Sul e Sudeste, onde se encontra também o maior número de especialistas, com menor densidade médico/habitante nas Regiões Norte e Nordeste. Se olharmos ainda pela ótica da assistência, por intermédio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde, observamos maior concentração da atividade médica nas Regiões Sudeste e Sul. É importante mencionar, ainda, que há menor concentração de redes ligadas por fibras ópticas em municípios da Região Norte, e que a cobertura de telefonia celular móvel para a população brasileira situa-se entre 98 e 99%, com maior concentração nos centros urbanos do Sudeste e Sul. Considerando o contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- Desse modo, poderíamos imaginar a Telemedicina como uma ferramenta complementar útil para permitir equidade de acesso a saúde integral para todos os brasileiros, independente de etnia, sexo, status socioeconômico e localização no território nacional.

PORQUE

II- Se considerarmos a dimensão continental do Brasil, poderíamos supor que as populações que vivem em áreas remotas seriam beneficiadas pelo investimento do Estado na disseminação da saúde digital.

Os biocombustíveis são produzidos por meio da queima de matéria

Geografia

Os biocombustíveis são produzidos por meio da queima de matéria orgânica, como a cana-de-açúcar, muito utilizada no etanol. Dessa maneira, no que toca às fontes energéticas, em qual fonte de energia se enquadram os biocombustíveis?

As normas e certificações são baseadas em valores compartilhados

Geografia

As normas e certificações são baseadas em valores compartilhados entre a sociedade e a economia, estipulando formas de trabalho para produtos e serviços. Desta forma, independente do tamanho da empresa e prezando por questões éticas pautadas no desenvolvimento sustentável, como por exemplo, os direitos humanos e qualidade de vida dos colaboradores, além dos aspectos democráticos que promovam o desempenho da cidadania.

​​Elaborado pelo professor, 2021.

Dito isso, considerando os aspectos mencionados, analise as afirmativas a seguir.

I. A Norma Brasileira de Responsabilidade Social segue princípios chave como a ética e a cidadania;
II. Outro aspecto importante na NBR 16001 a qualidade de vida dos trabalhadores, sem desconsiderar o desenvolvimento econômico;
III. A referida norma é ampla, mas também pode ser aplicada em conjunto com outras normas com princípios similares.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.

As expulsões dos imigrantes e refugiados de suas sociedades de origem

Geografia

As expulsões dos imigrantes e refugiados de suas sociedades de origem, contribuem para o aumento da imigração no território brasileiro e, apesar do Brasil ter apoiado secularmente o reconhecimento da cidadania à novos imigrantes e refugiados, muitas são as barreiras encontradas. Pensando sobre a relação entre imigração e cidadania, analise as afirmações

I - O reconhecimento da cidadania aos imigrantes e refugiados no Brasil, são de ordem formal, relativas à concessão de visto porque o processo para conseguir a documentação é excessivamente burocratizado e caro para os imigrantes.

II - Os imigrantes ao chegarem ao Brasil encontram muitas barreiras, tais como acesso a um trabalho digno, à moradia, a educação de qualidade que são barreiras encontradas também pelos pobres onginanos do Brasil

III - Os imigrantes e refugiados encontram problemas formas com a les brasileira. mas se mu to bem recepcionado pelo povo brasileiro. Nunca se ouviu dizer que no Brasil os imigrantes tenham sofrido de parte da população qualquer tipo de violência e exclusão TV

IV -A exclusão dos estrangeiros a cidadania no Brasil. tende a ser mais agressive nos momentos de crise e de ascensão das políticas autoriténas

O princípio pelo qual todos os seres humanos têm direitos iguais

Geografia

“O princípio pelo qual todos os seres humanos têm direitos iguais e devem ser tratados de forma igual é um dos pilares da noção de direitos humanos e evoluiu a partir da inerente e igual dignidade humana de todas as pessoas. Enquanto normativo comum de realização para todas as pessoas e todas as nações, a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece os princípios básicos da igualdade e da não discriminação em relação ao gozo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.”

(Fonte: MOREIRA, Vital. GOMES, Carla Marcelino. Compreender os Direitos Humanos. Manual de educação para os direitos humanos. Coimbra: Coimbra editora, 2014).

Considerando o contexto e os conceitos envolvendo os fluxos migratórios e direitos humanos, avalie os itens a seguir:

I. Discriminação positiva é uma das formas de se efetivar a democracia e ética, ao dar tratamento desigual, aos desiguais, no limite de sua desigualdade.
II. A islamofobia é o medo ou aversão a estrangeiros, países estrangeiros, preconceitos e comportamentos de rejeição, exclusão ou difamação de pessoas, pelo simples fato dela ser estrangeira.
III. A xenofobia é o preconceito ou qualquer discriminação perpetrada contra pessoas de religião diferente da dominante em determinado país. Por exemplo, um país considerado católico, a xenofobia é a discriminação contra os judeus.
IV. O racismo advém de uma ideia de que os seres humanos são divididos em raças, uma discriminação com base em diferenças biológicas entre os povos, como o que ocorreu no Apartheid.

Marcos é professor de ciências sociais. Ele percebeu que muitos

Geografia

Marcos é professor de ciências sociais. Ele percebeu que muitos dos seus alunos seguiam com muito interesse as notícias sobre Greta Thunberg, a ativista ambiental sueca, que apareciam nas diversas redes sociais que seus alunos consultavam. Ouviu vários deles discutir em torno de tais notícias, dizendo que algumas delas eram falsas. A partir dessa situação, Marcos decidiu desenvolver com seus alunos um projeto onde selecionaram informações publicadas sobre a ativista, analisaram cada uma delas em termos de estrutura, fontes, coerência lógica, etc. para finalmente decidir quais delas poderiam ser consideradas verdadeiras e quais seriam consideradas duvidosas.

A partir do contexto apresentado analise as seguintes afirmações:

I. O trabalho de Marcos mostra a importância de a escola considerar as mudanças nos processos de produção de informação e de conhecimentos que acontecem fora da escola.
II. O trabalho de Marcos evidencia a centralidade da aprendizagem dos conteúdos escolares tradicionais para a formação crítica dos alunos.
III. O trabalho de Marcos revela que é possível que dentro da escola os alunos aprendam a validar científica e criticamente as informações produzidas nas mais diversas redes.

Já e rotina a leitura de noticias sobre a travessia, em barcos toscos

Geografia

Já e rotina a leitura de noticias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos, entre outros refugiados, que tentam vencer o mediterrâneo e chagar as terras europeias.

Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.

Um dos primeiros problemas socioambientais urbanos que podemos citar

Geografia

Um dos primeiros problemas socioambientais urbanos que podemos citar é a aceleração do crescimento demográfico. O crescimento demográfico atual não é planejado, paralelamente ao desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado, tende a aumentar a pressão sobre os recursos naturais, gerando, como consequência, impactos ambientais, uma vez que a produção industrial e os padrões de consumo elevam-se.

Com relação ao espaço mundial, o processo de globalização provoca uma

Geografia

Com relação ao espaço mundial, o processo de globalização provoca uma homogeneização da produção e do consumo em nível global, porém esse processo não é uniforme em todo o planeta. Desse modo, pode-se afirmar que a globalização resultou na:

O complexo fenômeno da globalização, iniciado na época das grandes

Geografia

O complexo fenômeno da globalização, iniciado na época das grandes navegações, prosseguiu, se desenvolveu e se ampliou com a Revolução Industrial. Sobre esse período, podemos afirmar que:

I. A utilização de energias provenientes do carvão, do vapor e, mais tarde, do petróleo acentua a melhoria do nível de vida das populações ao propiciar máquinas, meios de transporte e meios de comunicação muito mais eficientes.

II. A interdependência entre as diversas regiões do mundo fica amenizada sem foco nas trocas, na produção em massa.

III. Quase não há divisão do trabalho e necessidade de buscar novos mercados para escoar os produtos.

IV. Tivemos o impulso essencial para o nascimento de empresas de grandes dimensões, com filiais espalhadas por todo o globo.

Nos dias atuais observamos uma situação controversa com relação

Geografia

Nos dias atuais observamos uma situação controversa com relação a alimentação e estado nutricional da população, com elevados índices de excesso de peso em algumas regiões e ainda a presença importante da fome em outras regiões. Neste sentido o termo segurança alimentar surge.

Os problemas econômicos fundamentais estão relacionados à escassez

Geografia

Os problemas econômicos fundamentais estão relacionados à escassez de recursos produtivos. Ao se tomar alguma decisão sobre a quantidade a ser produzida, não basta apenas saber a destinação do produto final, mas sim de todos os seus componentes, como o material que vai ser usado para fazer esse produto, uma vez que o produto depende de suas matérias-primas. Sem observar isso, talvez a produção seja prejudicada. As matérias-primas empregadas na produção, em economia, são classificadas como:

Com base em dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia

Geografia

Com base em dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Comissão Econômica para América Latina e Caribe - CEPAL calculou que a porcentagem de indígenas brasileiros vivendo em situação de pobreza extrema — 18% — é seis vezes maior do que a proporção verificada no restante da população do país. Entre os negros, a taxa é menor (6%), mas representa o dobro do índice de indigência entre os brancos.
As disparidades atravessam outros níveis de renda. No Brasil, 49% dos indígenas e 33% dos afrodescendentes pertencem à quinta parte mais pobre da população. Vinte e quatro porcento dos indivíduos brancos estão entre os 20% mais ricos da sociedade. O valor é três vezes maior do que a participação dos negros (8%) e dos indígenas (7%) nesse grupo mais abastado.
As desigualdades nacionais acompanham padrões regionais, segundo a CEPAL. Em média, na América Latina 37% dos indígenas e 34% dos negros fazem parte dos 20% mais pobres e a taxa de participação desses grupos nas camadas mais ricas equivale a aproximadamente metade dos índices calculados para os brancos.
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - Os privilégios promovidos pelo sistema de cotas raciais no Ensino Superior no Brasil em instituições públicas e privadas, aos seus beneficiários, é uma situação desigual garantida no mercado de trabalho.

PORQUE

II - A discriminação contra afrodescendentes e indígenas é corroborada em números estatísticos, mostrando a necessidade das políticas de cotas para legitimar a democracia, os princípios de justifica e a reparação histórica da sociedade contra esses povos.

A globalização da favela é um fato destacado por Mike Davis como

Geografia

A globalização da favela é um fato destacado por Mike Davis como a máxima expressão da pobreza e a precarização da moradia em nível global, com foco em mais de 80% da população urbana em territórios dos países Sul global.

Segundo a disciplina estudada “há um aumento e uma multiplicação

Geografia

Segundo a disciplina estudada “há um aumento e uma multiplicação das favelas (principalmente após os anos 1970), que passaram a expressar a fotografia da pobreza nas cidades – e de todos os problemas sociais a ela relacionados (exploração do trabalho, condições de vida, mortalidade, violência, insalubridade, segregação espacial).

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação

Geografia

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostrou que o Brasil manteve o indicador da fome abaixo dos 2,5% nos últimos anos, o que faz com que a meta de erradicação possa ser cumprida em 2030 caso haja continuidade de políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.

“Hoje, o Brasil é um país de referência em políticas públicas de combate à fome. Mas para que continue no caminho certo e atinja a meta até 2030, é necessário que os investimentos em políticas públicas focadas às populações mais vulneráveis continuem acontecendo de maneira efetiva”, destaca Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil.

Considerando os esforços no Brasil para o combate à pobreza através de programas sociais, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) No âmbito rural, foi concedido o vale rural que permite que os trabalhadores rurais com uma renda de até um salário mínimo obtenham descontos na água e luz.
( ) Com uma renda de uma boa parte da população brasileira de um salário mínimo, uma política de valorização foi necessária para que seu salário fossem vinculados a esse patamar mínimo e, também, para o crivo de recebimento de benefícios.
( ) Com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), os trabalhadores rurais garantiram uma renda de um salário mínimo ao alcançarem à terceira idade.
( ) O Bolsa Família é o resultado da distinção de vários programas sociais para direcionar benefícios sociais a famílias de todo o país, com exceção de pequenas comunidades do sertão nordestino ou da Amazônia.

A cidade se expressa no uso do espanhol, do inglês, e também

Geografia

[...] a cidade se expressa no uso do espanhol, do inglês, e também nas línguas indígenas faladas nos bairros e nas montanhas ou entre aqueles que vendem artesanato no centro. Essa pluralidade se reduz quando passamos das interações privadas às linguagens públicas, as do rádio, da televisão e da publicidade urbana, em que o inglês e o espanhol predominam e coexistem “naturalmente”.

Três trabalhadores se encontram e passam a conversar sobre

Geografia

Três trabalhadores se encontram e passam a conversar sobre preferências culinárias. O primeiro diz que o que ele gosta “mesmo” é de carne seca, já o segundo diz que o “bom mesmo” é um prato de charque e o terceiro diz que não há nada melhor que carne de sol. E eu digo que a diferença está “mesmo” na pitada cultural.

A dinâmica da natureza esculpe o espaço natural, edificando

Geografia

A dinâmica da natureza esculpe o espaço natural, edificando e reconstruindo ao longo do tempo histórico do planeta. Porém, esse mesmo espaço natural é alterado pelas ações humanas. Mesmo com toda a tecnologia, as atividades humanas ainda são influenciadas por fenômenos naturais.

Agua, minérios e madeira são exemplos de três recursos naturais que

Geografia

Agua, minérios e madeira são exemplos de três recursos naturais que tem preocupado cientistas e governos de todo o mundo. Escassez ou mesmo esgotamento são possibilidades reais. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

A Geografia, em sua trajetória cientifica, acompanhou o interesse

Geografia

A Geografia, em sua trajetória cientifica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender as demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos.

Por muito tempo, e ainda hoje, as favelas são as maiores referências

Geografia

Por muito tempo, e ainda hoje, as favelas são as maiores referências de desigualdade social que vivemos. Mas, infelizmente, essa realidade envolve muito mais do que um crescimento acelerado de favelas por todos os cantos.

O primeiro item que deve ser levado em consideração e que contribui de maneira significativa com o crescimento das favelas é o modo que a política tem se posicionado em relação a este fator. Onde estão os investimentos para que o cidadão tenha uma condição digna de moradia e social?

Boa parte da população conseguiria associar rapidamente uma resposta a esta pergunta. Os investimentos para que o cidadão esteja incluso em condições dignas de moradia e na sociedade propriamente dita estão no papel.

Considerando esse trecho sobre as favelas, analise as afirmativas a seguir:

I - No século XXI, estudos apontavam a pobreza urbana como um problema dos mais explosivos e importantes para o período.
II - A globalização da favela é um fato destacado por Mike Davis como a máxima expressão da pobreza e a precarização da moradia em nível global, com foco em mais de 80% da população urbana em territórios dos países Sul global.
III - A fotografia da pobreza nas cidades caracterizada pela multiplicação das favelas não pode ser associado a mortalidade, violência insalubridade e segregação espacial.

(FATEC-SP) O agronegócio envolve operações desde as pesquisas

Geografia

(FATEC-SP) O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.

(ALBUQUERQUE. Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade e cotidiano. São Paulo: Escala. 2010.)

A partir do final da década de 1980, o fracasso da economia socialista

Geografia

A partir do final da década de 1980, o fracasso da economia socialista possibilitou ao sistema capitalista tornar se praticamente universal, e a maioria dos países passou a desenvolver reformas econômicas liberalizantes. Entre as principais medidas adotadas pelos países nesse sentido, destaca-se

O ano de 2011 teve início com mudanças no cenário político do norte

Geografia

O ano de 2011 teve início com mudanças no cenário político do norte da África. Alguns governos ditatoriais caíram, como na Tunísia e no Egito. As manchetes dos jornais vêm destacando esses fatos, ora comentando sobre o mundo árabe ora sobre o mundo muçulmano. Sobre esses dois mundos é correto afirmar que

Analise a seguinte manchete: “Zona do euro já vive sua primeira

Geografia

Analise a seguinte manchete: “Zona do euro já vive sua primeira recessão”

(In: Folha de São Paulo, 15 nov. 2008.p. B1).

A formação de blocos económicos, com a finalidade de fornecer

Geografia

A formação de blocos económicos, com a finalidade de fornecer e ampliar mercados nacionais, já era uma realidade na Europa, desde meados do século XX, com a criação do Benelux. Atualmente, com o alargamento da UE - União Europeia -, o bloco abrange a maior parte dos países europeus.

Qual o nome do rio que nasce nos Alpes (Alemanha), atravessa vários

Geografia

Qual o nome do rio que nasce nos Alpes (Alemanha), atravessa vários países e deságua no Mar Negro?