Disciplina: Geografia 0 Curtidas

O art. 24. Da LDB 9. 394/1996, aborda que a educação básica, nos

Atualizado em 19/11/2024

O art. 24. Da LDB 9. 394/1996, aborda que a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: V - A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: Assinale a alternativa que indica corretamente não que o artigo 24 da LDB 9. 394/96, apontará como critérios da avaliação.

Selecione uma alternativa:

a) O que deverá prevalecer na avaliação são os critérios quantitativos sobre os qualitativos.
B) O que deverá prevalecer são as avaliações finais, em detrimento das realizadas ao longo do período.
C) Ela será uma avaliação do rendimento escolar e deverá ocorrer de forma contínua e cumulativa.
D) Ela será uma avaliação do rendimento escolar e deverá ocorrer de forma pontual e cumulativa.
E) Serão critérios os resultados qualitativos sobre os quantitativos, portanto devem prevalecer os resultados finais sobre os obtidos ao longo do período


Solução

Alternativa correta: C) Ela será uma avaliação do rendimento escolar e deverá ocorrer de forma contínua e cumulativa. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa C é correta porque reflete fielmente o que está disposto no artigo 24, inciso V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996), que trata dos critérios de avaliação na educação básica. De acordo com esse artigo, a avaliação do rendimento escolar deve ser realizada de maneira contínua e cumulativa. A avaliação contínua significa que o desempenho do aluno será acompanhado ao longo de todo o período letivo, considerando seu progresso em diversas etapas do processo de aprendizagem, e não apenas em momentos específicos, como uma prova final.



A avaliação cumulativa, por sua vez, implica que os resultados da aprendizagem são somados ao longo do tempo, levando em conta o desenvolvimento do aluno durante o ano letivo. Isso contrasta com a ideia de avaliações pontuais ou finais, que poderiam considerar apenas o desempenho em momentos isolados, como uma única prova. Dessa forma, o critério cumulativo busca uma visão mais ampla do processo de aprendizagem, considerando o aluno como um todo, em seu desenvolvimento ao longo do tempo.



Portanto, a alternativa C está em consonância com a filosofia da educação integral e com a abordagem pedagógica moderna, que vê a avaliação não apenas como um meio de medir o conhecimento do aluno, mas como uma ferramenta para promover a aprendizagem contínua e o acompanhamento do seu progresso. A ideia é que a avaliação seja um processo constante e não um evento isolado, garantindo uma melhor compreensão do aprendizado e o apoio adequado ao aluno em seu desenvolvimento.

Assuntos: Educação e Pedagogia, Legislação Educacional, Didática

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