Disciplina: Geografia 0 Curtidas

Pensando nas propostas de avaliação, temos não apenas a necessidade de

Atualizado em 06/11/2024

Pensando nas propostas de avaliação, temos não apenas a necessidade de avaliação docente como também, rever os procedimentos avaliativos dos com relação aos alunos. A busca por elementos que possam indicar as aprendizagens dos alunos é um processo constante e envolve muita reflexão por parte dos docentes.

Sobre essas questões, analise as sentenças abaixo:

I- A avaliação busca evidências que possam indicar as aprendizagens dos alunos.


II- A avaliação docente é um processo qualitativo que busca indicadores individuais do professor.


III- A avaliação é algo processual e contínuo, envolvendo ações reflexivas de professores e alunos.

Diante do exposto, estão corretas apenas

a)I e II.
b)I e III.
c)II e III.
d)I, II e III.
e)Apenas a sentença I está correta.


Solução

Alternativa correta: d)I, II e III.. De acordo com o gabarito AVA.


A sentença I está correta porque a avaliação tem como principal objetivo identificar e evidenciar as aprendizagens dos alunos. Isso significa que a avaliação não se limita apenas a verificar se o aluno decorou ou repetiu conteúdos, mas sim a observar como ele conseguiu aplicar, compreender e internalizar o conhecimento. Portanto, a busca por evidências de aprendizagem é um dos pilares da avaliação educativa.



A sentença II também é correta porque reconhece que a avaliação docente é um processo que vai além de uma simples mensuração quantitativa e busca analisar o trabalho do professor de forma qualitativa. Isso envolve não só o conteúdo ensinado, mas também a prática pedagógica do professor, suas estratégias de ensino, como ele se relaciona com os alunos e a eficácia de sua atuação em promover a aprendizagem. A avaliação do professor precisa ser vista como algo reflexivo, que visa o seu aperfeiçoamento contínuo.



Por fim, a sentença III é verdadeira ao afirmar que a avaliação é um processo contínuo e reflexivo, envolvendo a participação tanto do professor quanto do aluno. A avaliação deve ser dinâmica, acompanhando o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo, e não apenas um evento pontual. Isso implica que a avaliação formativa (feita ao longo do processo) deve ser uma prática constante de feedback, onde tanto o professor quanto o aluno refletem sobre os avanços e dificuldades no processo de aprendizagem.

Assuntos: Pedagogia, Psicologia Educacional, Didática

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