Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

A Psicologia e outras áreas da ciência têm se dedicado ao estudo da a

Atualizado em 29/04/2025

A Psicologia e outras áreas da ciência têm se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir a qualificação dos trabalhos profissionais com estes jovens e a compreensão dos "problemas" sociais envolvendo a juventude. Livros, revistas e publicações têm sido produzidos para levar aos pais e educadores um saber mais técnico sobre a adolescência, instrumentando profissionais e pais a lidarem com eles de modo mais competente e eficaz. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A adolescência não é vista como uma fase natural do desenvolvimento e uma etapa natural entre a vida adulta e a infância. A adolescência é vista como uma construção social com repercussões na subjetividade e no desenvolvimento do homem moderno e não como um período natural do desenvolvimento. PORQUE II. As mudanças no corpo dos adolescentes referentes às características sexuais primárias e secundárias são vistas como o início desta etapa do desenvolvimento, demarcando o início da adolescência e a preparação para a posterior vida adulta. Fonte: BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr. ), Campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, June 2007

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas


Solução

Alternativa correta: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa a) é a correta porque, ao analisar as asserções, percebemos que a asserção I é verdadeira em sua proposição sobre a adolescência ser vista, atualmente, como uma construção social. Isso se deve ao fato de que, ao longo do tempo, a sociedade foi modificando a percepção do que significa ser "adolescente", dando-lhe características culturais e sociais, além das biológicas. A adolescência, hoje, é mais do que um simples estágio biológico; ela é também um conceito socialmente construído, dependendo do contexto histórico e cultural em que o indivíduo está inserido.



Já a asserção II é verdadeira, pois as mudanças biológicas no corpo, como o surgimento das características sexuais secundárias (como o desenvolvimento de pelos, voz mais grave, aumento de estatura e o amadurecimento sexual), realmente marcam o início da adolescência. Esses sinais físicos são, na verdade, um dos principais indicadores biológicos dessa fase do desenvolvimento, representando a preparação para a vida adulta.



Portanto, a relação entre as duas asserções é que a asserção I traz uma visão mais ampla e moderna da adolescência, reconhecendo-a como uma construção social, enquanto a asserção II trata dos aspectos biológicos dessa fase, corroborando a transição física para a adolescência. Ao analisar isso, vemos que ambas são proposições verdadeiras, com a primeira explicando o contexto social e a segunda os aspectos físicos.

Assuntos: Psicologia , Sociologia, Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora