Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Cachorros sabem quando você está triste ou feliz Essas fofuras sabe
Cachorros sabem quando você está triste ou feliz
Essas fofuras sabem mesmo quando você está bravo ou feliz. Eles são capazes de distinguir suas expressões faciais e entender o que você sente. É o que garantem dois pesquisadores da Universidade de Vienna. Corsin Müller e Ludwig Huber mostraram a 11 cães uma sequência de imagens com pessoas tristes e felizes, colocadas lado a lado. Os rostos foram cortados na metade, antes que pudesse aparecer o sorriso, para evitar que os cachorros simplesmente associassem felicidade à aparição dos dentes. Parte deles deveria descobrir quem carregava a expressão feliz e tocar o rosto correto na tela para receber uma recompensa. Já os outros seriam recompensados por apontar qual era o rosto bravo. Os cães entenderem e cumpriram bem a tarefa: eles compreenderam as expressões faciais de felicidade e insatisfação. Os animais do segundo grupo, aqueles recompensados por apontarem expressões negativas, levavam mais tempo para selecionar o rosto na tela. Segundo a pesquisa, esse atraso é culpa das associações ruins com caras raivosas.
Levando em conta o texto lido e também seus conhecimentos gramaticais, analise os termos destacados no texto e também examine as afirmativas a seguir. Logo após, assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.
I. Três numerais foram empregados no interior desse texto. São eles: dois, onze “11” e segundo - todos numerais cardinais.
II. Os adjetivos correspondem à classe de palavras que tem por função maior caracterizar o substantivo a que se referem. Vários adjetivos foram usados neste texto, tais como: triste, feliz (título), bravo, bem e ruins.
III. No título: “Cachorros sabem quando você está triste ou feliz”, os adjetivos destacados funcionam sintaticamente como predicativos do sujeito.
IV. No trecho: “Corsin Müller e Ludwig Huber mostraram a 11 cães uma sequência de imagens com pessoas tristes e felizes, colocadas lado a lado.”, os mesmo adjetivos (agora no plural), citados na afirmação anterior, exercem aqui função sintática de adjuntos adnominais.
V. Muitas vezes, os adjetivos são representados por locuções – as locuções adjetivas. Por exemplo, no trecho “Eles são capazes de distinguir suas expressões faciais”, o adjetivo em destaque poderia ser utilizado em forma de locução: “expressões da face”.
a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) III, IV e V, apenas.
d) I e II, apenas.
e) IV e V, apenas
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar