Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Considerando-se o conceito e a classificação dos adjuntos adverbiais

Atualizado em 22/11/2024

Considerando-se o conceito e a classificação dos adjuntos adverbiais nas gramáticas normativas e pedagógicas, apresentam-se, a seguir, alguns exemplos de como esse fenômeno linguístico vem sendo tratado pelos gramáticos. Embora muito criticado por ser tradicionalista, radical e autoritário com relação à língua portuguesa, Napoleão Mendes de Almeida foi um dos mais significativos e atuantes gramáticos e filólogos da língua portuguesa no século XX. Segundo Almeida (1988, p. 432), "o adjunto adverbial, portanto, não é exigido pelo verbo; é um complemento acidental, e, não essencial; é, enfim, um termo acessório da oração, que modifica o verbo, o adjetivo ou o próprio advérbio. Numa palavra, adjunto adverbial é, em análise sintática, o que é o advérbio ou locução adverbial na morfologia".

Assinale a alternativa que apresenta um período que tenha um adjunto adverbial de intensidade.

a)Aquele rapaz acabou rapidamente com a minha paciência.
b)Faz bastante tempo que eu não me exercito.
c)Temos uma série de problemas sobre os quais devemos discutir.
d)João nasceu em Lisboa.
e)Muitas pessoas saíram correndo no meio da confusão.


Solução

Alternativa correta: b)Faz bastante tempo que eu não me exercito. De acordo com o gabarito AVA.



A alternativa b) Faz bastante tempo que eu não me exercito é a correta porque o termo "bastante" é um adjunto adverbial de intensidade. O adjunto adverbial é um termo acessório na oração, que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio. No caso da frase, "bastante" intensifica a noção de "tempo", indicando que o período em que a pessoa não se exercita é longo. Esse tipo de adjunto adverbial acrescenta uma ideia de quantidade ou grau ao termo que modifica, e, neste caso, está modificando o substantivo "tempo", no contexto de como há uma quantidade considerável de tempo sem exercício.




Outras alternativas não apresentam adjuntos adverbiais de intensidade. Na alternativa a), o termo "rapidamente" é um adjunto adverbial de modo, pois indica de que forma a paciência foi perdida. Na alternativa c), "sobre os quais" é um adjunto adverbial de assunto ou tema, e não de intensidade. Já na alternativa d), o termo "em Lisboa" é um adjunto adverbial de lugar, e na alternativa e), "correndo" é um adjunto adverbial de modo, pois descreve a maneira como as pessoas saíram, não o grau de intensidade.




Portanto, a alternativa b é a única que corretamente apresenta um adjunto adverbial de intensidade, já que "bastante" qualifica o termo "tempo" ao indicar que o período sem exercícios é considerável.

Assuntos: Sintaxe, Morfologia, Análise Sintática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora