Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Ela saltou no meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as
Ela saltou no meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca encontra fundo. depois, como se voltasse à vida soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, titilando. (azevedo, aluísio. o cortiço, 25. e
d. são paulo: ática, 1992, p. 72-3.) no trecho acima, há uma descrição da personagem rita baiana, dançando com agilidad
e. para representar esse movimento, o autor utiliza várias formas verbais no gerúndio. assinale a alternativa que traz a intencionalidade em usar essas formas verbais, e que tipo de implícito isso provoc
Escolha um
A) as formas verbais no gerúndio representam a personagem e seu efeito, isso provoca um pressuposto.
B) o uso dessas formas verbais não produz efeito, isso provoca uma inferênci
C) o uso do gerúndio foi apenas para mostrar a dança, isso provoca um implícito desconhecido.
D) o uso do gerúndio promove o efeito do movimento ágil, isso provoca um subentendido.
E) ao usar essa forma verbal, o autor quis mostrar o movimento da dança, isso resultou em um pressuposto verbal.
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