Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Leia o poema a seguir. Dor elegante Paulo Leminski Um homem com uma do

Atualizado em 15/01/2025

Leia o poema a seguir. Dor elegante Paulo Leminski Um homem com uma dor É muito mais elegante Caminha assim de lado Como se chegando atrasado Chegasse mais adiante […] Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2014. (Fragmento) As orações subordinadas reduzidas podem, dependendo do contexto, estabelecer mais de uma relação de sentido com a oração principal. No fragmento do poema de Leminski, a utilização de uma oração reduzida, “chegando atrasado”, no penúltimo verso, Escolha uma:

A) parece ser um descuido do autor, uma vez que “chegando atrasado” compromete a leitura, por ser lido tanto como consequência, quanto por condição.
B) dispensa o conectivo esperado na oração desenvolvida, por ser desnecessário, tendo em vista que a ideia de consequência está óbvia no verso.
C) gera pelo menos duas possibilidades de leitura, já que “chegando atrasado” pode ser causa de chegar mais adiante ou pode significar a ideia de tempo.
D) torna o texto irônico, considerando-se que “chegar atrasado”, para o eu lírico, é uma virtude e, ao mesmo tempo, um desvio de caráter
E) traz mais sonoridade ao texto, sem que haja pluralidade de sentidos, pois o conectivo “como” deixa clara a relação de comparação entre as orações.


Solução

Alternativa correta: C) gera pelo menos duas possibilidades de leitura, já que “chegando atrasado” pode ser causa de chegar mais adiante ou pode significar a ideia de tempo. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa c é a correta porque a oração reduzida "chegando atrasado", dentro do contexto do poema, permite duas interpretações possíveis. Primeiramente, pode-se entender essa expressão como a causa de "chegar mais adiante", sugerindo que, ao caminhar de maneira atrasada, o homem ganha uma espécie de distanciamento ou elegância, o que o faz parecer estar mais à frente, ou seja, alcançando uma percepção de superioridade ou distinção, apesar de seu atraso.



A segunda interpretação possível é a de que a expressão "chegando atrasado" se refere à ideia de tempo, em que o homem simplesmente está em um momento mais adiantado, mas devido ao atraso, o seu modo de caminhar ou sua postura parece demonstrar que ele "chega mais adiante", como se ele estivesse num nível mais avançado, refletindo uma perspectiva temporal. Essa ambiguidade torna o poema mais rico e complexo, oferecendo múltiplas leituras.



Essa possibilidade de múltiplas interpretações é característica do estilo de Paulo Leminski, que frequentemente utiliza frases curtas e carregadas de sentido. Ao não explicitar a relação entre as orações, ele proporciona ao leitor um espaço para criar diversas conexões entre as palavras, o que enriquece a experiência de leitura e reforça a beleza e a complexidade do poema. Portanto, a alternativa c reflete corretamente a ambiguidade criada pela oração reduzida no poema.

Assuntos: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Estudos Literários e Linguísticos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora