Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Leia o trecho abaixo para resolver a questão: Aos olhos

Atualizado em 09/12/2024

Leia o trecho abaixo para resolver a questão: Aos olhos dos linguistas, querer impedir o outro de falar, ou querer dizer ao outro o que ele pode falar, e isso inclui não usar palavras de outras línguas, revelava uma atitude alimentada por crenças puristas e xenófobas em total desacordo com os conhecimentos advindo da (Sócio) Linguística nos últimos 40 anos, definindo que toda língua viva é aberta a influências externas, à variação, à mistura. (Assis-Peterson, 2008, p.325). (ASSIS-PETTERSON, Ana Antônia de. Como ser feliz no meio de anglicismos: processos transglóssicos e transculturais. In. MAHER, T.M. Trabalho de Linguística Aplicada, Campinas, 47(2), p. 393-407, jul./dez.2008.) Levando em consideração as informações do texto e em relação ao trabalho do professor de língua portuguesa como língua materna na contemporaneidade

( ) O professor deve discutir sobre anglicismos com o objetivo de ensinar aos alunos a necessidade de evitar o uso de palavras estrangeiras.
( ) O trabalho com a língua portuguesa deve considerar o repertório linguístico e cultural do aluno.
( ) O professor de língua portuguesa tem entre suas responsabilidades, o objetivo de desenvolver habilidades de compreensão e produção oral.
( ) O professor deve manter os métodos de ensino consagrados e insistir para que os jovens se adaptem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência:

, assinale se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F)

a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - V - F.
e) F - V - V - V


Solução

Alternativa correta: d) F - V - V - F. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é a d) F - V - V - F porque as afirmações devem ser analisadas à luz da abordagem contemporânea sobre o ensino da língua portuguesa, considerando o contexto da Linguística e as práticas pedagógicas atuais. A primeira afirmação é falsa porque o texto não defende a ideia de evitar anglicismos ou palavras de outras línguas, mas sim compreende a língua como algo vivo, aberto à variação e influências externas. A tentativa de ensinar aos alunos a "necessidade de evitar" anglicismos vai contra a visão de que as línguas evoluem e incorporam palavras de outros idiomas.



A segunda e a terceira afirmações são verdadeiras. O trabalho com a língua portuguesa precisa considerar o repertório linguístico e cultural dos alunos, respeitando as variações regionais, sociais e culturais, o que é uma premissa da educação linguística contemporânea. Além disso, é responsabilidade do professor de língua portuguesa desenvolver as habilidades de compreensão e produção oral, pois essas competências são essenciais para a formação integral dos alunos, além das habilidades de leitura e escrita.



Por fim, a quarta afirmação é falsa porque, no contexto atual, os métodos tradicionais de ensino devem ser repensados e adaptados. O professor não deve insistir em métodos consagrados sem considerar a realidade dos alunos e as mudanças culturais e linguísticas, como a incorporação de anglicismos e outras influências, que são aspectos naturais das línguas vivas. Assim, a alternativa d) F - V - V - F reflete corretamente a visão moderna do ensino da língua portuguesa.

Assuntos: Linguística, Pedagogia, Literatura e Ensino de Língua Portuguesa

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora