Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Mariano é professor de ciências no ensino fundamental. Esse ano ele de
Mariano é professor de ciências no ensino fundamental. Esse ano ele decidiu realizar uma inovação e para isso procurou tarefas para que seus alunos aprendam sobre energia. Foi assim que encontrou uma atividade para sala de aula que propõe que os alunos montem diversos circuitos elétricos utilizando pilhas, lâmpadas e cabos. A atividade propiciava a exploração dos alunos ao permitir a montagem de diversos circuitos. Segundo a página web que propõe a tarefa, ela tem o potencial de motivar aos alunos ao estudo dos circuitos elétricos assim como iniciar processos de compreensão sobre diversos tipos de circuitos. Depois de pensar bastante, Mariano decide aplicar a tarefa de forma íntegra, sem modificar absolutamente nada da proposta. No dia da aplicação as dificuldades não tardam em aparecer: os alunos não se mostram interessados na proposta nem conseguem construir um circuito básico.
Considerando o contexto apresentado, selecione a opção CORRETA:
Alternativas:
a)Ao planejar a inovação Mariano deveria ter adaptado a tarefa para considerar os conteúdos tradicionais da unidade energia, desse modo, ele teria realmente contribuir com a aprendizagem significativa se seus alunos.
b)Ao avaliar a inovação Mariano deveria considerar realizar adaptações na tarefa tais como explicar passo a passo qual é o circuito que os alunos devem montar para assim evitar qualquer possível complicação em aplicações futuras.
c)Ao implementar a inovação as dificuldades se deveram à pouca motivação dos alunos que, na atualidade, os alunos já não são os mesmos demonstrando um grande desinteresse e não conseguem ficar quietos para realizar um experimento.
d)Mariano planejou muito bem a sua inovação já que se uma prática é bem-sucedida num dado contexto escolar então ela deve poder ser replicada em outros contextos obtendo os mesmos bons resultados.
Solução
Alternativa correta: a)Ao planejar a inovação Mariano deveria ter adaptado a tarefa para considerar os conteúdos tradicionais da unidade energia, desse modo, ele teria realmente contribuir com a aprendizagem significativa se seus alunos. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa a é a mais apropriada porque ela destaca a importância de adaptar a proposta de atividade à realidade e ao nível de entendimento dos alunos. A tarefa que Mariano encontrou poderia ser interessante e motivadora se os alunos já tivessem algum conhecimento prévio sobre circuitos elétricos. No entanto, a falta de conexão entre a teoria e a prática, bem como a ausência de explicações que facilitassem a compreensão, pode ter dificultado a aprendizagem. Ao adaptar a tarefa para alinhar com os conteúdos tradicionais e fazer uma introdução mais detalhada, Mariano ajudaria os alunos a construir o conhecimento de forma mais clara e significativa.
Além disso, a adaptação da atividade permite que os alunos possam aplicar o que já sabem ou têm interesse em aprender, tornando a experiência mais relevante e próxima de sua realidade. Ao introduzir o conteúdo teórico de maneira mais acessível antes da construção dos circuitos, os alunos poderiam entender melhor como a teoria se relaciona com a prática, o que é fundamental para a aprendizagem significativa.
Por fim, ao considerar as características dos alunos, suas dificuldades e o contexto em que estão inseridos, Mariano teria mais chances de criar um ambiente de aprendizagem produtivo. Uma tarefa adaptada à realidade da turma é capaz de gerar maior interesse, engajamento e, consequentemente, melhor entendimento dos conceitos trabalhados. Assim, ao personalizar a proposta, ele promoveria uma aprendizagem mais eficaz e impactante.
Assuntos: Didática, Psicologia da Educação, Metodologia do Ensino de Ciências
Vídeo Sugerido: YouTube