Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

O jornalismo é uma profissão eminentemente social. Isso quer dizer

Atualizado em 29/02/2024

O jornalismo é uma profissão eminentemente social. Isso quer dizer que sua função é narrar os fatos de interesse da sociedade, sem mentir ou induzir seu receptor ao erro no entendimento do que está sendo noticiado. A informação, assim, é a matéria-prima dessa profissão, mas deve ser tratada com respeito e seriedade, pois, do contrário, não passará de mera fake news, o que não tem nenhum valor social. Aliás, a mentira difundida como verossimilhança da verdade só traz danos para a sociedade e para o jornalismo.

Podemos entender diferenças claras entre fake news e a verdade pela qual os jornalistas se pautam, ou entre a liberdade de expressão e informações sem nenhuma consistência ou legalidade, quando olhamos para o que determina o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Por exemplo, no artigo 12, item II, o documento diz que o jornalista deve “buscar provas que fundamentem as informações de interesse público”. No mesmo artigo, no item V, o código ressalta que o jornalista deve “rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações”.

ARAÚJO, Gilvan F. O valor e a responsabilidade social do jornalista. Hoje em Dia. Opinião, 3 nov. 2022. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opiniao/opiniao/o-valor-e-aresponsabilidade-social-do-jornalista-1.930315. Acesso em: 4 nov. 2022 (adaptado).

Diante da tese e dos argumentos expostos no texto, observa-se que o articulista

a) desdenha dos profissionais que desconhecem o Código de Ética.
b) crítica a censura sofrida pelos jornais e outros veículos de informação.
c) apoia a liberdade de expressão acima da verossimilhança no jornalismo.
d) defende que a função do jornalista é narrar informações fundamentadas.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora