Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Sabemos que a proposta dos PCN para o ensino de Língua Portuguesa, nos
Sabemos que a proposta dos PCN para o ensino de Língua Portuguesa, nos diferentes níveis, é trabalhar a leitura e a escrita a partir dos gêneros discursivos. Nesse sentido, leia e analise o texto a seguir para responder à questão:
Apelo
(Dalton Trevisan)
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
A partir da leitura do texto de Dalton Trevisan, é possível perceber características e funções comunicativas de qual gênero discursivo?
Alternativas:
a)Poema
b)Conto
c)Crônica
d)Ensaio
e)Fábula
Solução
Alternativa correta: c)Crônica. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é a alternativa c) Crônica devido às características do gênero discursivo presentes no texto "Apelo" de Dalton Trevisan. A crônica é um gênero que geralmente aborda situações cotidianas, frequentemente com uma narrativa mais informal, carregada de reflexões pessoais e emoções. Nesse sentido, o texto apresenta uma reflexão sobre a ausência de uma pessoa e a rotina de quem fica, caracterizando uma situação comum e cotidiana, como é típico na crônica.
Além disso, a linguagem do texto é coloquial e direta, sem recorrer a grandes elementos literários ou complexidades estruturais, o que também é uma marca da crônica. O uso de uma narrativa mais introspectiva, com o eu-lírico se dirigindo diretamente à "Senhora", revela um tom de confissão ou desabafo, comum em crônicas que muitas vezes dialogam com o leitor de maneira mais pessoal e direta. A crônica também se caracteriza pela brevidade, e o texto de Trevisan é conciso e focado em um momento específico, o que reforça ainda mais a ideia de que é um texto curto e reflexivo.
Por fim, a crônica pode abordar temas variados, mas o que caracteriza sua função é o olhar sobre o cotidiano e a maneira de contar o que acontece no dia a dia de forma mais subjetiva, como no caso do texto, que reflete sobre a falta da presença de uma pessoa e suas consequências emocionais. Esse caráter de observação e reflexão sobre a realidade cotidiana é uma característica fundamental da crônica, diferenciando-a de outros gêneros como o conto ou o poema.
Assuntos: Leitura e interpretação de textos, Gêneros discursivos, Produção de textos
Vídeo Sugerido: YouTube