Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A infância é um processo social e cultural e seu processo de aprendiza
A infância é um processo social e cultural e seu processo de aprendizagem se materializa no tempo e espaço como produtores significativos das brincadeiras e interações. Desse modo, as crianças estão em contextos educativos.
Sendo assim, é correto o que se afirma em: Escolha uma
A) A infância é o percurso que apoia o ensino fundamental no processo de alfabetização.
B) Ao longo dos últimos anos, pesquisadores mostraram compreender a infância de forma positiva, porém suas considerações não as colocaram como protagonistas.
C) A infância sempre foi reconhecida nos serviços educativos do Brasil e do mundo de forma familiar e sempre cuidando.
D) A educação infantil enxerga somente a creche como vínculo educativo.
E) A infância foi reconhecida no percurso da história da educação infantil e se materializou como uma infância cercada por brincadeiras e interações sociais
Solução
Alternativa correta: E) A infância foi reconhecida no percurso da história da educação infantil e se materializou como uma infância cercada por brincadeiras e interações sociais. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa E está correta porque reflete a compreensão contemporânea da infância como uma fase da vida marcada por significativas brincadeiras, interações sociais e aprendizagens. Nos últimos anos, especialmente com os avanços nos estudos da pedagogia e da sociologia da infância, passou-se a reconhecer a criança como sujeito de direitos, ativa, criativa e participativa no processo de aprendizagem. A educação infantil, nesse contexto, valoriza o brincar como linguagem essencial da infância, e o ambiente educativo como um espaço de construção de sentido.
Historicamente, a infância nem sempre foi vista dessa forma. Por muito tempo, as crianças eram tratadas apenas como "adultos em miniatura" ou como sujeitos passivos. No entanto, com o desenvolvimento de políticas públicas e de documentos como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reconheceu-se que as crianças aprendem e se desenvolvem por meio de interações com o outro, com o espaço, com objetos e com o meio social. Essa nova concepção se materializa na prática pedagógica por meio de propostas que colocam o brincar e a convivência no centro da ação educativa.
Portanto, a alternativa E expressa corretamente essa transformação histórica e pedagógica na forma de entender a infância. Ela reconhece que a infância deixou de ser vista apenas como preparação para o futuro e passou a ser valorizada em sua riqueza presente, como um tempo cheio de significados, experiências e direitos que devem ser garantidos por meio de práticas educativas intencionais, afetivas e respeitosas.
Assuntos: Educação, Sociologia , Didática
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