Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A organização do processo de ensino é traço latente da função docente
A organização do processo de ensino é traço latente da função docente, consentindo os seguintes aspectos:
a) a prática docente está associada à ação de ensinar, mas no processo de educação formal, a aprendizagem não depende dessa prática para acontecer.
b) planejamento, desenvolvimento e avaliação sobre os objetivos, os conteúdos, as estratégias metodológicas, os recursos didáticos e a avaliação diante da situação de aprendizagem.
c) mesmo para uma metodologia de um dia de execução, por exemplo, há necessidade de se estabelecer objetivos de ampla complexidade.
d) as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula pelos estudantes, precisam ser caracterizadas pelos índices a serem atingidos pela escola.
Solução
Alternativa correta: b) planejamento, desenvolvimento e avaliação sobre os objetivos, os conteúdos, as estratégias metodológicas, os recursos didáticos e a avaliação diante da situação de aprendizagem. De acordo com o gabarito AVA.
Planejamento adequado envolve a definição clara de objetivos de aprendizagem, seleção de conteúdos relevantes, escolha de estratégias metodológicas eficazes, além do uso de recursos didáticos apropriados. O desenvolvimento refere-se à implementação efetiva do planejamento, envolvendo a aplicação das estratégias metodológicas e a utilização dos recursos didáticos planejados. Já a avaliação desempenha um papel crucial na identificação do progresso dos alunos e na eficácia do processo de ensino, permitindo ajustes necessários para melhorar a aprendizagem. Em suma, essa abordagem enfatiza a importância de uma abordagem sistemática e reflexiva para garantir uma situação de aprendizagem eficaz.
Assuntos: Metodologias de ensino ativas versus tradicionais, Avaliação formativa e somativa no processo de ensino, Tecnologias educacionais no planejamento didático
Vídeo Sugerido: YouTube