Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
“A política curricular é uma produção de múltiplos contextos sempre
“A política curricular é uma produção de múltiplos contextos sempre produzindo novos sentidos e significados para as decisões curriculares nas instituições escolares” (LOPES; MACEDO, 2011, p. 273).
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen.; MAINARDES, Jefferson. (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
I. O conhecimento vivenciado nas escolas é aquele pensado e elaborado por diferentes grupos, entre disputas e articulações políticas, econômicas e sociais, para determinar o que pode ser considerado conhecimento válido e necessário ou não, estabelecendo uma dada hegemonia.
II. Os conhecimentos que são vivenciados nas instituições de ensino, legitimados no currículo, visam formar sujeitos e identidades para uma determinada sociedade.
III. Os conhecimentos vivenciados nas escolas são construções dos sujeitos que ali encontram-se, numa lógica de respeito a heterogeneidade e nunca de homogeneidade.
A partir da citação acima, quais as afirmações traduzem e estão relacionadas ao texto?
A) Apenas as alternativas I e II.
B) As alternativas I, II e III.
C). Apenas a alternativa III.
D) Apenas as alternativas II e III.
E). Apenas as alternativas I e III.
Solução
Alternativa correta: A). Apenas as alternativas I e II. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa A é a correta porque as afirmações I e II refletem bem a essência da citação sobre a política curricular ser uma construção de múltiplos contextos. A primeira afirmativa destaca que o conhecimento nas escolas é resultado de disputas e articulações entre diferentes grupos sociais, o que está em linha com a ideia de que a política curricular é influenciada por contextos diversos. Essa dinâmica de poder é fundamental para entender como determinadas formas de conhecimento se tornam hegemônicas dentro do currículo.
A segunda afirmativa reforça que os conhecimentos legitimados no currículo têm como objetivo formar sujeitos e identidades que atendem a uma sociedade específica. Isso é crucial, pois mostra que o currículo não é neutro, mas sim um instrumento que contribui para a construção social dos indivíduos, refletindo valores e expectativas de uma determinada cultura. Assim, essa afirmação também está alinhada com a ideia de múltiplos sentidos e significados que a citação menciona.
Por outro lado, a terceira afirmativa, embora aborde a diversidade na construção do conhecimento, não se alinha tão diretamente com a ênfase das outras duas. A citação se concentra mais nas disputas sociais e na legitimidade do conhecimento no currículo, em vez de destacar a heterogeneidade como um fator central. Por isso, a alternativa A, que considera apenas as afirmativas I e II como representativas do texto, é a mais adequada.
Assuntos: Disputas e Articulações Sociais, Formação de Sujeitos e Identidades, Limitações da Terceira Afirmação
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