Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Alguns autores apontam que, na medida em que o fato social

Atualizado em 29/02/2024

Alguns autores apontam que, na medida em que o fato social da adolescência se configura, tomando contornos mais claros, a sociedade como um todo registra e dá significado a esse momento. A ciência a estuda, a conceitua, a expressa em livros e descreve suas características (tomadas como se fossem naturais da idade). A sociedade reconhece, então, uma fase do desenvolvimento de seus filhos e jovens e atribui-lhe significados; espera algumas condutas de seus filhos e jovens.
Fonte: BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, June, 2007.

A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Embora a adolescência não possa ser compreendida somente como uma fase de transição, pois na verdade é bem mais que isso, a maioria dos estudos sobre o desenvolvimento humano a caracterizam como um período de mudanças físicas, cognitivas e sociais que, juntas, traçam o perfil desse grupo.

II. Em se tratando de aprendizagem de alunos adolescentes, vale salientar a importância de adequar o contexto da sala de aula às características e necessidades de desenvolvimento dessa fase.

III. Procedimentos didáticos de ensino que valorizam a forma de aprender do adolescente têm maiores possibilidades de desencadear comportamentos positivos em relação à aprendizagem escolar.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.


Solução

Alternativa correta: e) I, II e III. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Assuntos: Didática dos Alunos na Adolescência

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora