Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

As abordagens feitas nesse módulo, consideram que as avaliações

Atualizado em 20/06/2024

As abordagens feitas nesse módulo, consideram que as avaliações possuem múltiplos propósitos e contextos distintos quando se pensa em uma "avaliação da aprendizagem e para a aprendizagem". Em relação a essa consideração, assinale a única alternativa correta a seguir:

a) Podem ser definidas como monitoramento realizado por órgãos ou instituições que aplicam testes baseados em descritores e índices de qualidade educacional a nível internacional.
b) Dentre eles, orientar as intervenções pedagógicas, prever o monitoramento do estudante, aprimorar o processo de ensino e aprendizagem e fornecer feedbacks a cada estudante (aluno/família), percebendo as características individuais e coletivas.
c) As avaliações são recursos utilizados para classificar, por meio de notas, os estudantes que sabem e os que não sabem.
d) Que todas as avaliações devem ser estruturadas em um contexto externo ao da unidade escolar, ou seja, que tenham como pressuposto e entendimento as políticas públicas educacionais efetivas e mais amplas.


Solução

Alternativa correta: b) Dentre eles, orientar as intervenções pedagógicas, prever o monitoramento do estudante, aprimorar o processo de ensino e aprendizagem e fornecer feedbacks a cada estudante (aluno/família), percebendo as características individuais e coletivas. De acordo com o gabarito AVA.

A alternativa correta é a b) porque ela abrange uma visão ampla e multifacetada da avaliação, considerando tanto a "avaliação da aprendizagem" quanto a "avaliação para a aprendizagem". Essa abordagem reconhece que a avaliação não é apenas uma ferramenta para medir o desempenho dos estudantes, mas também um instrumento crucial para orientar intervenções pedagógicas. Ao identificar as necessidades específicas dos alunos, os educadores podem adaptar suas estratégias de ensino para melhor atender às diversas necessidades educacionais.

Além disso, a alternativa b) menciona o monitoramento do estudante, que é fundamental para acompanhar o progresso individual ao longo do tempo. Esse monitoramento permite ajustes contínuos e personalizados no processo de ensino, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e responsivo. Essa abordagem também facilita a identificação precoce de dificuldades, permitindo intervenções mais eficazes e oportunas.

Por fim, a alternativa destaca a importância do feedback contínuo para alunos e suas famílias, promovendo uma comunicação transparente e colaborativa. O feedback não só informa os estudantes sobre seu progresso, mas também envolve as famílias no processo educacional, criando uma parceria essencial para o sucesso acadêmico. Ao considerar as características individuais e coletivas dos alunos, a avaliação se torna uma ferramenta poderosa para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, atendendo às necessidades específicas de cada estudante e fortalecendo a comunidade escolar como um todo.

Assuntos: Feedback formativo, Intervenções pedagógicas personalizadas, Monitoramento contínuo do progresso dos alunos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora