Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Conforme vimos, cada modelo de gestão diz respeito a objetivos
Conforme vimos, cada modelo de gestão diz respeito a objetivos distintos. A gestão educacional é mais ampla que a escolar, que tem princípios diferentes da gestão pedagógica, que se difere da gestão dos processos de aprendizagem. E as avaliações externas também seguem essa mesma lógica. Considerando essas observações, assinale (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
( ) Podem ser destacados como instrumentos de avaliação externa, aqueles que visam o sistemático acompanhamento do planejamento docente e viabilizam a diversificação das práticas pedagógicas em sala de aula e que motivam a equipe docente às discussões coletivas do sistema avaliativo dos estudantes.
( ) No Brasil, as avaliações evidenciam as aprendizagens em diferentes contextos e se destinam à compreensão do cenário nacional, estadual e municipal, por unidade escolar e por estudante. E, isso dependerá dos objetivos de cada avaliação.
( ) A avaliação é, portanto, um instrumento que norteia as diversas práticas pedagógicas no sentido de diagnosticar, favorecer e gerar dados para gestores, professores, familiares e estudantes, acerca das aprendizagens dos estudantes. Nesse sentido, destacamos que o Brasil realiza esse monitoramento por meio de alguns instrumentos.
( ) Entre as avaliações externas realizadas no país, podemos citar: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A nível internacional, os estudantes brasileiros são submetidos ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
a) E - C - E - C.
b) E - C - C - C.
c) C - C - C - C.
d) C - E - C - C.
Solução
Alternativa correta: b) E - C - C - C. De acordo com o gabarito AVA.
Analisando cada afirmativa:
( ) Podem ser destacados como instrumentos de avaliação externa, aqueles que visam o sistemático acompanhamento do planejamento docente e viabilizam a diversificação das práticas pedagógicas em sala de aula e que motivam a equipe docente às discussões coletivas do sistema avaliativo dos estudantes.
Esta afirmação descreve um tipo de avaliação interna, não externa. Portanto, está errada.
( ) No Brasil, as avaliações evidenciam as aprendizagens em diferentes contextos e se destinam à compreensão do cenário nacional, estadual e municipal, por unidade escolar e por estudante. E, isso dependerá dos objetivos de cada avaliação.
Esta afirmação está correta. As avaliações externas no Brasil têm diferentes objetivos e escopos, dependendo do contexto em que são aplicadas.
( ) A avaliação é, portanto, um instrumento que norteia as diversas práticas pedagógicas no sentido de diagnosticar, favorecer e gerar dados para gestores, professores, familiares e estudantes, acerca das aprendizagens dos estudantes. Nesse sentido, destacamos que o Brasil realiza esse monitoramento por meio de alguns instrumentos.
Esta afirmação está correta. Descreve o papel da avaliação como um instrumento para orientar práticas pedagógicas e fornecer informações sobre o processo de aprendizagem dos estudantes.
( ) Entre as avaliações externas realizadas no país, podemos citar: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A nível internacional, os estudantes brasileiros são submetidos ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
Esta afirmação está correta. São exemplos de avaliações externas no Brasil e internacionalmente.
Assuntos: Processos Avaliativos, Gestão Educacional, Gestão Estratégica
Vídeo Sugerido: YouTube