Disciplina: Pedagogia 1 Curtidas

Há diferentes modalidades de avaliação que podem acontecer em

Atualizado em 25/11/2024

Há diferentes modalidades de avaliação que podem acontecer em diferentes momentos dos processos de ensino e aprendizagem. O fundamental é que esses instrumentos sejam utilizados para que os processos sejam aprimorados e que o estudante compreenda seu percurso. Nesse sentido, a __________________ pode ser realizada no início de um processo educativo (curso, disciplina, graduação etc.). Em geral, uma prova ou um exame é aplicado. Com isso, os professores terão condições de compreender quais são as competências e as habilidades que os estudantes possuem previamente. Outro tipo de prova realizada no contexto da _______________, em geral, é realizada ao final do curso. Nesse caso, sua função é determinar de que maneira os estudantes chegaram em um determinado ponto. A mais abrangente e processual modalidade avaliativa seria mesmo a __________________, uma vez que tem por objetivo avaliar o processo como um todo com base em uma diversidade de instrumentos.

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima: Alternativas:

a) Avaliação formativa; Avaliação somativa; Avaliação formativa.
b) Avaliação somativa; Avaliação formativa; Avaliação diagnóstica.
c) Avaliação diagnóstica; Avaliação formativa; Avaliação somativa.
d) Avaliação diagnóstica; Avaliação diagnóstica; Avaliação formativa.
e) Avaliação diagnóstica; Avaliação somativa; Avaliação formativa


Solução

Alternativa correta: e) Avaliação diagnóstica; Avaliação somativa; Avaliação formativa
. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é a e) Avaliação diagnóstica; Avaliação somativa; Avaliação formativa, pois ela segue a sequência lógica e cronológica do processo de avaliação educacional. A avaliação diagnóstica é realizada no início de um processo de aprendizagem, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Ela é usada para entender o ponto de partida dos estudantes e ajustar o ensino de acordo com suas necessidades, garantindo que o processo de aprendizagem comece de forma mais eficaz.



A avaliação somativa ocorre geralmente ao final de um ciclo de aprendizagem, como um semestre ou um curso, e tem como objetivo avaliar o desempenho do aluno após o processo de ensino. Ela visa determinar se os objetivos educacionais foram atingidos, fornecendo uma visão geral do progresso do estudante. Isso é feito, muitas vezes, por meio de provas finais ou exames, que servem para medir o que o aluno aprendeu ao longo do período.



Por último, a avaliação formativa é uma avaliação mais contínua, que ocorre durante o processo de aprendizagem. Ela tem o objetivo de monitorar o progresso do aluno, identificar dificuldades e promover o feedback constante para que o estudante possa melhorar seu desempenho ao longo do curso. Essa avaliação se distingue pela sua abordagem processual, que visa o desenvolvimento contínuo e o aprimoramento das habilidades do aluno, ao contrário da avaliação somativa, que é focada no resultado final.

Assuntos: Pedagogia, Psicologia Educacional, Didática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora