Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Leia o trecho a seguir: Uma iniciativa que caracterizava o paradigma

Atualizado em 21/08/2024

Leia o trecho a seguir:

Uma iniciativa que caracterizava o paradigma _________ foi a criação de classes especiais para pessoas com deficiências, que funcionavam em escolas comuns. Este paradigma, também localizava no sujeito o foco da mudança, e as reais dificuldades encontradas no processo de busca de "normalização" da pessoa com deficiência. Por exemplo, o aluno surdo teria que aprender a falar para se comunicar com os colegas e professores, ou seja, o aluno deveria de adaptar à escola, e não o contrário.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

a) Da exclusão.
b) Da segregação.
c) Da integração.
d) Da inclusão.
e) Da humanização.


Solução

Alternativa correta: c) Da integração. De acordo com o gabarito AVA.

A resposta correta é a alternativa c) Da integração. O paradigma da integração, que prevaleceu até meados do século XX, envolvia a inserção de pessoas com deficiências em escolas comuns, mas com a ideia de que elas precisavam se adaptar ao sistema educacional existente. Neste modelo, as classes especiais eram criadas dentro de escolas regulares, com o objetivo de atender a alunos com necessidades específicas, mas sem uma modificação significativa nas práticas e estruturas da escola para acomodar essas necessidades.

No paradigma da integração, o foco estava na adaptação do aluno com deficiência às normas e práticas da escola convencional, em vez de adaptar a escola para tornar-se mais inclusiva. Isso implicava, por exemplo, que um aluno surdo deveria aprender a falar para se comunicar com os colegas e professores, em vez de a escola adaptar seus métodos de ensino para melhor atender às suas necessidades.

Esse modelo diferia do paradigma da inclusão, que busca modificar o ambiente escolar para que ele seja acessível e adaptável às necessidades de todos os alunos, promovendo uma verdadeira participação e igualdade. A integração não questionava a estrutura da escola, apenas inseria alunos com deficiência dentro do sistema existente, muitas vezes sem considerar profundamente as barreiras e desafios enfrentados por esses alunos.

Assuntos: Paradigma da integração, Classes especiais, Adaptação do aluno

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora