Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

O "especulativo", que constitui uma descoberta tipicamente hegeliana

Atualizado em 29/02/2024

O "especulativo", que constitui uma descoberta tipicamente hegeliana, é o terceiro momento da dialética e consiste no conhecimento dos opostos em sua unidade: ele é a reafirmação do positivo que se realiza mediante a negação do negativo próprio das antíteses dialéticas e, portanto, é uma elevação do positivo da tese a um nível mais alto. (REALE e ANTISERI, 2005, p. 109).

De acordo com o trecho acima e com seus conhecimento de Hegel, pode-se dizer que:

a. Hegel concebe a dialética como um método negativo, tendo em vista a contradição. b. Hegel pensa uma dialética mista, que oscila entre positivo e negativo, ora terminando em um, ora terminando em outro. c. Hegel concebe a dialética como algo positivo, tendo em vista que a contradição dá origem a uma síntese positiva dos conceitos, chamada por ele de especulação. d. Hegel não concebe a dialética como elevação do positivo. e. Hegel aponta a especulação como sendo a negação, o momento da contradição dos conceitos.


Solução

Alternativa correta: C) Hegel concebe a dialética como algo positivo, tendo em vista que a contradição dá origem a uma síntese positiva dos conceitos, chamada por ele de especulação. De acordo com o gabarito AVA.

O método dialético é algo positivo trabalhado pelo pensador, pois ele a define como um discurso que duas pessoas ou mais podem utilizar diferentes pontos de vista, mas buscam a verdade, ou seja, o conhecimento fundamental para a universalização das ideias.
Vale ressaltar que, Hegel defende a dialética, mas o termo foi popularizado no mundo filosófico a partir das concepções de Platão, filósofo da Grécia Antiga.

Resolução adaptada de: Brainly

Assuntos: Filosofia da Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora