Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
O indivíduo se desenvolve ao longo de toda a sua vida. Porém
O indivíduo se desenvolve ao longo de toda a sua vida. Porém existem períodos mais significativos para que este desenvolvimento vire uma estrutura da aprendizagem. Existe um termo usado para exemplificar justamente esse momento, quando a aprendizagem não acontece, ou acontece fora de hora: Janela de oportunidades que são períodos importantes, que o cérebro responde aos estímulos para consolidar conexões nervosas relacionadas a aprendizagem. Existe um momento certo para que a criança possa treinar suas habilidades e com isso amenizar as dificuldades no processo do desenvolvimento da aprendizagem. Algumas funções precisam ser desenvolvidas durante um período específico para sustentar as habilidades necessárias para o desenvolvimento da criança
Coluna B. COLUNA A COLUNA B I. Visão
I. Do nascimento até 12 anos de idade
II. Controle emocional 2. De 1 ano aos 10 anos de idade
III. Linguagem (transformar sons em palavras) 3. Do nascimento aos 6 anos de idade
IV. Conhecimento Lógico Matemático 4. Dos 9 meses aos 6 anos de idade
V. Segundo idioma 5.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
a) I - 2; II – 4; III – 3; IV – 1; V – 5.
B) I - 3; II – 4; III – 5; IV – 2; V – 1.
c) I - 1; II – 3; III – 2; IV – 4; V – 5.
D) I - 3; II – 5; III – 2; IV – 1; V – 4.
E) I - 5; II – 2; III – 4; IV – 3; V – 1
Solução
Alternativa correta: B) I - 3; II – 4; III – 5; IV – 2; V – 1. . De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa B é correta porque estabelece associações apropriadas entre as habilidades de desenvolvimento e os períodos críticos de aprendizagem. A visão, que se desenvolve significativamente nos primeiros anos, está corretamente associada ao período de "Do nascimento aos 6 anos de idade" (3). Isso se alinha com a compreensão de que os estímulos visuais são cruciais durante essa fase inicial da vida, quando o cérebro está formando conexões neurais fundamentais.
O controle emocional, que se consolida entre "Dos 9 meses aos 6 anos de idade" (4), é uma habilidade que exige tempo e prática, com as crianças aprendendo a reconhecer e regular suas emoções durante esses anos. Essa associação reflete a importância do ambiente e das interações sociais no desenvolvimento emocional, que é particularmente intenso durante a infância.
A habilidade de linguagem, que é adquirida entre "Dos 10 meses aos 8 anos de idade" (5), também é uma fase crítica, onde as crianças começam a transformar sons em palavras e a construir um vocabulário. Isso evidencia a ideia de que há janelas de oportunidade em que a aprendizagem ocorre mais eficazmente, e a associação feita pela alternativa B reflete a compreensão atual das fases de desenvolvimento infantil, consolidando a resposta como a mais adequada.
Assuntos: Períodos Críticos de Desenvolvimento:, Desenvolvimento Emocional, Aquisição da Linguagem
Vídeo Sugerido: YouTube