Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
: O professor Fábio ministra um curso de Gestão Ambiental e apresenta
: O professor Fábio ministra um curso de Gestão Ambiental e apresenta o caso da Usina São Marco e o desastre da barragem na cidade de Mariana. Ele solicita que os alunos promovam um debate sobre os riscos ambientais e as vantagens econômicas geradas por uma usina. Pensando nesta proposta é correto afirmar que o professor privilegiou o conteúdo de tipo
Alternativas
a) Instrumental.
B) Atitudinal.
C) Factual.
D) Ambiental.
E) Econômico
Solução
Alternativa correta: a) Instrumental. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a a) Instrumental, porque o professor Fábio, ao apresentar o caso da Usina São Marco e o desastre da barragem de Mariana, está proporcionando aos alunos uma reflexão e análise crítica sobre temas de gestão ambiental, algo diretamente ligado ao aprendizado prático e aplicado. O conteúdo instrumental busca desenvolver habilidades e competências específicas, fornecendo ferramentas para que os alunos possam analisar e lidar com questões do mundo real de forma eficaz.
Ao pedir para os alunos debaterem os riscos ambientais e as vantagens econômicas geradas por uma usina, o professor está favorecendo a formação de um raciocínio crítico e a utilização de conceitos e conhecimentos para lidar com situações concretas, que é a característica fundamental do conteúdo instrumental. Esse tipo de abordagem visa o desenvolvimento de capacidades que os alunos podem aplicar diretamente em sua prática profissional ou em sua compreensão do mundo, especialmente em áreas como gestão ambiental e economia.
A proposta do professor de realizar um debate também foca no desenvolvimento da capacidade dos alunos de compreender diferentes aspectos de um problema complexo, como o caso da usina e seus impactos, e de aplicar o conhecimento técnico para avaliar as vantagens e desvantagens de maneira informada. Por isso, ao privilegiar o conteúdo instrumental, ele busca equipar os alunos com as ferramentas necessárias para analisar e resolver questões ambientais e econômicas de maneira crítica e prática.
Assuntos: Ambiental, Educação , Didática
Vídeo Sugerido: YouTube