Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Para Behar (2009 p2) as concepções e modelos pedagógicos implicam em
Para Behar (2009 p2) as concepções e modelos pedagógicos implicam em um sistema de premissas teóricas a forma como se aborda o curriculo e que se concretizam nas práticas pedagógicas e nas intereções professor-aluno-objeto de conhecimento. Frente ao exposto, indique como verdadeiros (v) ou falso (F) os aspectos abaixo
I: No que se refere ao professor: o processo de ensino-aprendizagem está focado em uma perspectiva em que ele oportunize aos sujeitos apredenderem sempre mais.
II no que se refere ao aluno: o processo de ensino-aprendizagem precisa colocar o educando como sujeito da aprendizagem ou seja e protagonista á medida que é o centro do processo e seus conhecimento prévios são a base para a ampliação para novos saberes.
III: no que se refere oa conhecimento saber: a escola neste perspectiva cumpre a função social de difundir conteùdos que são um legado histórico e social da humanidade associando estes ás realidades vivenciadas pelo aluno.
(A) -F-F-F
(B)-v-v-F
(C)-v-v-v
(D)-F-F-v
(E)-F-V-F
Solução
Alternativa correta: (C)-v-v-v. De acordo com o gabarito AVA.
I. No que se refere ao professor: o processo de ensino-aprendizagem está focado em uma perspectiva em que ele oportunize aos sujeitos aprenderem sempre mais.
Verdadeira (V) – A afirmação reflete uma abordagem pedagógica em que o professor tem um papel ativo de facilitador da aprendizagem, criando oportunidades para que os alunos continuem aprendendo. Isso está alinhado com a ideia de que o professor deve proporcionar novas possibilidades de aprendizado aos alunos.
II. No que se refere ao aluno: o processo de ensino-aprendizagem precisa colocar o educando como sujeito da aprendizagem, ou seja, é protagonista à medida que é o centro do processo e seus conhecimentos prévios são a base para a ampliação para novos saberes.
Verdadeira (V) – A afirmação está correta, pois enfatiza o conceito de que o aluno deve ser o centro do processo de aprendizagem. Segundo as concepções pedagógicas modernas, o aluno é visto como protagonista de sua própria aprendizagem, construindo conhecimento a partir dos seus conhecimentos prévios.
III. No que se refere ao conhecimento/saber: a escola, nesta perspectiva, cumpre a função social de difundir conteúdos que são um legado histórico e social da humanidade, associando estes às realidades vivenciadas pelo aluno.
Assuntos: Pedagogia ,Educação , Psicologia
Vídeo Sugerido: YouTube