Disciplina: Pedagogia 2 Curtidas

Para muitos alunos do EJA, a questão mais importante é o fato de não

Atualizado em 05/03/2024

Para muitos alunos do EJA, a questão mais importante é o fato de não saber ler e escrever. Isso é algo que o desvaloriza, e que se torna vergonhoso e incomoda. O simples fato de conseguir assinar o nome já faz com que o aluno se sinta menos inferiorizado. O que acontece neste caso é que não há grande diferença entre aquele que é analfabeto e o que apenas sabe assinar o nome. (Fonte: SILVA, S. A. da; FERREIRA, S.F.; FERREIRA, D.M. A expectativa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação à educação para o trabalho.
Disponível em: https://www.ufpe.br/ce/images/ acesso em 21/12/2016)
Além da proposta de alfabetização, o ensino de jovens e adultos está preocupado com a formação do cidadão.

Assinale a afirmativa que mostra qual as principais expectativas desse tipo de educação:

a) aprendizagem da assinatura do nome, as primeiras letras, os números primários.
b) Reparar, equalizar e qualificar o educando para si e para a sociedade.
c) Ler letreiros de ônibus, conseguir fazer troco, ler rótulos de produtos.
d) função organizadora, reparadora e administradora.
e) função equalizadora, proporcionar aprendizado básico, aumentar a auto estima por saber assinar o nome.


Solução

Alternativa correta: B) Reparar, equalizar e qualificar o educando para si e para a sociedade. De acordo com o gabarito AVA.
Essa opção destaca a abordagem do EJA de não apenas ensinar habilidades básicas, como assinar o nome ou ler letras e números, mas também de preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e contribuintes na sociedade. A ideia é que, além de adquirir conhecimentos e habilidades específicas, os alunos do EJA sejam capazes de entender e participar de forma crítica dos processos sociais, políticos e econômicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

As outras opções, embora possam refletir aspectos importantes do ensino de jovens e adultos, como a importância da alfabetização ou a necessidade de habilidades básicas para a vida cotidiana, não capturam a essência da formação cidadã que o EJA busca promover. A formação cidadã vai além da mera aquisição de habilidades técnicas ou básicas, envolvendo a capacidade de refletir sobre a sociedade, participar de forma crítica e contribuir para o bem-estar coletivo.

Prova: Av2 - Educação e Diversidade

Assuntos: EJA, Tipo de Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora