Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Quando Vigotski, ao longo de sua obra, fala em desenvolvimento, refere
"Quando Vigotski, ao longo de sua obra, fala em desenvolvimento, refere-se, então, ao desenvolvimento da consciência. Esse processo se inicia na criança desde que nasce, quando começa a estabelecer algum tipo de relação com o mundo que a cerca e começa, assim, a formar para si necessidades culturais – como gostar de ouvir a voz do adulto que cuida dela. Mais tarde, vai gostar de pegar os objetos que os adultos aproximam dela. E um tempo depois, vai imitar as ações dos adultos e procurar aprender a usar os objetos que eles utilizam e procurar agir como os adultos agem. Esse processo em que, pouco a pouco, vai percebendo o mundo ao redor e seu funcionamento é um processo de aprendizagem. A partir do que apreende e aprende, a criança vai formando sua consciência, isto é, vai formando uma compreensão do mundo e vai formando a si mesma como personalidade. A concepção de criança defendida por Vigotski é, por isso, elemento revolucionário para a educação das crianças pequenas hoje."
(MELLO, 2015, p.4). MELLO, S. A. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a Educação da Pequena Infância.
Leia as afirmações relacionadas a Lev Semenovich Vigotski e assinale a alternativa correta:
I. Vigotski revolucionou os campos da psicologia e da educação com a construção da perspectiva histórico-cultural.
II. Para Vigotski o indivíduo se torna humano no contato com a sua cultura.
III. Para Vigotski a mediação pode ser feita por um adulto ou indivíduo mais experiente.
IV. Segundo Vigotski, a mediação acontece por meio de imitações corporais e memorizações de frases curtas, que pouco a pouco passam a fazer sentido para as crianças.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.