Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Segundo Gracindo (2007), “[...] a educação se concretiza a partir
Segundo Gracindo (2007), “[...] a educação se concretiza a partir da relação que as pessoas desenvolvem com diversos grupos sociais. Portanto, ela não acontece no abstrato. Ela ocorre na prática, na experiência vivenciada. Dessa forma, pode-se dizer que a educação é uma PRÁTICA e que ocorre no SOCIAL. A educação, vista sob esse ângulo, ocorre em diversos espaços e lugares, dentre os quais destacam-se: a família, o clube, a igreja, o parque, a escola, etc. A educação que se desenvolve na escola é chamada de educação escolar e ela é o local, por excelência, onde o processo educativo é sistematizado e organizadamente desenvolvido”.
Com base na Gestão Democráticas nas Escolas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Como na prática social, a educação escolar participa fortemente no desenvolvimento da democracia participativa.
PORQUE
II. Favorece o exercício da cidadania consciente e comprometida com os interesses da maior parte da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Solução
Alternativa correta: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. De acordo com o gabarito AVA.
A relação proposta entre as asserções é que a educação escolar, como uma prática social, contribui fortemente para o desenvolvimento da democracia participativa, pois favorece o exercício da cidadania consciente e comprometida com os interesses da maioria da sociedade.
Vamos analisar cada asserção:
I. "Como na prática social, a educação escolar participa fortemente no desenvolvimento da democracia participativa." - Esta asserção está relacionada à ideia de que a educação escolar, ao acontecer no contexto social da escola, contribui para a formação de cidadãos participativos e engajados na democracia. Isso é verdadeiro, pois a educação escolar pode ensinar princípios democráticos, promover a participação dos estudantes em processos decisórios na escola, entre outras práticas que fortalecem a democracia. Portanto, a asserção I é verdadeira.
II. "Favorece o exercício da cidadania consciente e comprometida com os interesses da maior parte da sociedade." - Esta asserção afirma que a educação escolar contribui para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e comprometida com os interesses da maioria da sociedade. Isso também é verdadeiro, pois uma educação democrática pode capacitar os alunos a compreenderem os direitos e deveres democráticos, a participarem ativamente na sociedade e a defenderem os interesses coletivos. Portanto, a asserção II é verdadeira.
Assuntos: Gestão Democráticas nas Escolas
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