Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Segundo Moreira 2020 a biofilia é um termo definido em 1984 pelo

Atualizado em 18/11/2024

Segundo Moreira 2020 a biofilia é um termo definido em 1984 pelo ecólogo americano Eduardo Wilson e se refere ao apego que temos ao mundo natural e seus seres A Busca Pela sensação de bem-estar e que a extinção das experiências no ambiente natural leva uma desconexão da natureza análise as afirmativas determinando V para as verdadeiras e F para as falsas ​



( ) O jardim da infância de Froebel era um ambiente adequado à criança, desde o mobiliário no tamanho delas, passando pelos brinquedos desenvolvidos para educar, pelo contato e pelo convívio com a natureza.



( ) Para Froebel (2001), jogos e brincadeiras infantis eram vistos com a seriedade com que se vê um trabalho para adultos.



( ) Em seus trabalhos, Froebel indicou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.


Solução

Alternativa correta: Todas Verdadeiras V-V-V. De acordo com o gabarito AVA.



As afirmativas apresentadas são todas verdadeiras porque refletem pontos fundamentais da abordagem pedagógica de Friedrich Froebel, além de alinharem-se aos princípios da biofilia mencionados no contexto de Edward Wilson e Moreira (2020).



A relação com a natureza no jardim de infância: Froebel foi um pioneiro na criação de espaços educacionais adaptados às necessidades das crianças. O conceito de “jardim de infância” (Kindergarten) envolvia não apenas um espaço físico adequado, como o uso de mobiliários proporcionais, mas também a promoção de experiências que conectavam as crianças à natureza. Essa abordagem incentiva o aprendizado ativo e sensorial, ajudando a fortalecer o vínculo natural que, de acordo com a biofilia, é essencial para o bem-estar humano.



A importância dos jogos e brincadeiras: Froebel considerava o brincar como uma atividade séria e essencial para o desenvolvimento infantil. Ele via os jogos e as brincadeiras como uma forma de a criança expressar-se, aprender e interagir com o mundo, da mesma maneira que os adultos encaram o trabalho como algo produtivo e significativo. Essa perspectiva reforça a ideia de que o brincar é um trabalho da infância, essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.



Os estágios do desenvolvimento indicados por Froebel: A divisão em primeira infância, infância e idade escolar reflete o entendimento de Froebel sobre o desenvolvimento humano como um processo contínuo e progressivo. Cada etapa possui características específicas e exige abordagens pedagógicas adequadas, alinhando-se à importância de um ambiente educacional que favoreça a exploração, o aprendizado e o crescimento, incluindo o contato com a natureza como forma de enriquecer essas experiências.

Assuntos: Educação Infantil e Pedagogia de Froebel, Biofilia e Educação Ambiental, Psicologia do Desenvolvimento Infantil

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora