Disciplina: Pedagogia 2 Curtidas

Silenciar sobre aqueles que se interessam por colegas do mesmo sexo

Atualizado em 12/03/2024

Silenciar sobre aqueles que se interessam por colegas do mesmo sexo é uma forma de tratá-los como não sujeitos, desmerecê-los porque não correspondem aos atributos desejados socialmente e, sobretudo, relegá-los ao reino daqueles que não podem nem existir, já que não podem ser nomeados. Fora da sala de aula, eles serão insultados, uma forma de declará-los inferiores e indesejados" (MISKOLCI, 2010, p. 81).

(MISKOLCI, Richard. Sexualidade e Orientação Sexual. In: ______ (Org.). Marcas da Diferença no ensino escolar. São Carlos: EdUFSCar, p. 75-111, 2010)

Assinale a alternativa que melhor discute a ideia do autor:

a) a diferença quando vista pelo prisma do estranhamento, da abjeção, acaba por não construir um espaço que integre diferentes sujeitos, pois as marcas sociais atuam no sentido de excluir e torná-los indesejados.

b) a escola é um espaço neutro, porém lida com diferentes sujeitos e acaba por ter que dividi-los para melhor gerenciar aquele espaço.

c) a escola não é um espaço neutro, porque tem que dividir seu espaço para que consiga administrar toda a multiplicidade de sujeitos que ali transitam, por isso a necessidade das classificações.

d) desde que não haja violência,a escola tem todo direito de separar os que são indesejados, porque deve funcionar para o bem comum da maioria, não de uma minoria que não se enquadra.

e) o espaço da escola infelizmente é um reflexo da sociedade, porque acolhe a todos sem distinção, mas as pessoas trazem para dentro dela os estigmas e as maldades do mundo de fora, reproduzindo assim o que está na sociedade, não é culpa da escola.


Solução

Alternativa correta: a) a diferença quando vista pelo prisma do estranhamento, da abjeção, acaba por não construir um espaço que integre diferentes sujeitos, pois as marcas sociais atuam no sentido de excluir e torná-los indesejados. De acordo com o gabarito AVA.

Primeiro, a afirmação de Miskolci (2010) destaca a importância de reconhecer e integrar a diversidade de sujeitos no contexto educacional. O autor argumenta que a exclusão e a abjeção de certos grupos, como aqueles que se identificam como homossexuais, não apenas reforçam estigmas sociais, mas também prejudicam o processo de construção de um espaço educacional inclusivo e integrador.

Em segundo lugar, a alternativa a) reflete diretamente a ideia de Miskolci. Ao enfatizar que a diferença, quando vista através do prisma do estranhamento e da abjeção, não cria um espaço que integre diferentes sujeitos, a alternativa reconhece a crítica de Miskolci à forma como as marcas sociais podem excluir e desvalorizar certos indivíduos. Isso é feito através da exclusão e da abjeção, que não apenas reforçam a desigualdade, mas também impedem a construção de um ambiente educacional que valorize a diversidade e promova a inclusão.

Por fim, as outras alternativas não capturam adequadamente a crítica de Miskolci à forma como as diferenças são tratadas no contexto educacional. Enquanto a alternativa a) destaca a importância de integrar diferentes sujeitos e combater a exclusão e a abjeção, as outras alternativas não abordam diretamente a crítica de Miskolci à forma como as marcas sociais atuam no sentido de excluir e tornar indesejados certos grupos dentro do espaço educacional.

Assuntos: Inclusão Educacional, Diversidade e Exclusão, Crítica Social e Educação

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