Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Vygotsky (1996) rejeitava as propostas teóricas que concentravam
Vygotsky (1996) rejeitava as propostas teóricas que concentravam esforços somente nas capacidades inatas ou na constituição do indivíduo como produto do meio exterior. Para a psicologia sócio-histórica, a formação do indivíduo depende de uma relação dialética entre o sujeito e a sociedade onde ele se insere. Uma relação dialética ocorre quando o indivíduo modifica o ambiente e o ambiente modifica o indivíduo. Além disso, o trabalho de Vygotsky dá ênfase ao processo histórico-social e ao papel da linguagem no desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com a psicologia sócio-histórica, como deve ser o papel do professor? Assinale a alternativa correta.
a) O professor tem um papel de moderador do processo, não interferindo no aprendizado.
b) O professor desempenha um papel ativo e determinante como facilitador do processo que não pode ser construído apenas pelo próprio aluno.
c) Não é função do professor adequar seu processo de ensino ao percurso de cada aluno dentro da zona de desenvolvimento proximal.
d) O papel do professor deve ser ativo, entretanto este não pode interferir no processo de aprendizado do aluno.
e) O professor não possui a função de identificar o nível de desenvolvimento real e proximal do aluno.