Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Vygotsky (1996) rejeitava as propostas teóricas que concentravam

Atualizado em 29/02/2024

Vygotsky (1996) rejeitava as propostas teóricas que concentravam esforços somente nas capacidades inatas ou na constituição do indivíduo como produto do meio exterior. Para a psicologia sócio-histórica, a formação do indivíduo depende de uma relação dialética entre o sujeito e a sociedade onde ele se insere. Uma relação dialética ocorre quando o indivíduo modifica o ambiente e o ambiente modifica o indivíduo. Além disso, o trabalho de Vygotsky dá ênfase ao processo histórico-social e ao papel da linguagem no desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com a psicologia sócio-histórica, como deve ser o papel do professor? Assinale a alternativa correta.

a) O professor tem um papel de moderador do processo, não interferindo no aprendizado.
b) O professor desempenha um papel ativo e determinante como facilitador do processo que não pode ser construído apenas pelo próprio aluno.
c) Não é função do professor adequar seu processo de ensino ao percurso de cada aluno dentro da zona de desenvolvimento proximal.
d) O papel do professor deve ser ativo, entretanto este não pode interferir no processo de aprendizado do aluno.
e) O professor não possui a função de identificar o nível de desenvolvimento real e proximal do aluno.


Solução

Alternativa correta: e) O professor não possui a função de identificar o nível de desenvolvimento real e proximal do aluno. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Resolução adaptada de: Brainly

Assuntos: Vygotsky, Teoria Sociocultural

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora