Disciplina: Saúde 0 Curtidas

A febre reumática é uma complicação não supurativa

Atualizado em 29/02/2024

A febre reumática é uma complicação não supurativa da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e decorre de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas.

Marque a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico e tratamento dessa doença.

a) Os exames laboratoriais são específicos e sustentam o diagnóstico do processo inflamatório e da infecção estreptocócica.
b) A profilaxia secundária consiste na administração contínua de antibiótico específico ao paciente portador de febre reumática prévia ou cardiopatia reumática comprovada, com o objetivo de prevenir colonização ou infecção de via aérea superior, para evitar desenvolvimento de novos episódios da doença.
c) O diagnóstico de certeza de faringoamigdalite estreptocócica é dado pela presença dos critérios clínicos como mal-estar geral, vômitos, febre elevada, hiperemia e edema de orofaringe, bem como petéquias e exsudato purulento, além de gânglios cervicais palpáveis e dolorosos.
d) Quando a febre for baixa há necessidade de administração de medicamentos antitérmicos como o anti-inflamatórios não esteroides, como primeira opção, ou paracetamol, como segunda opção ainda que não se confirme o diagnóstico de febre reumática.


Solução

Alternativa correta: b) A profilaxia secundária consiste na administração contínua de antibiótico específico ao paciente portador de febre reumática prévia ou cardiopatia reumática comprovada, com o objetivo de prevenir colonização ou infecção de via aérea superior, para evitar desenvolvimento de novos episódios da doença. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Resolução adaptada de: Brainly

Assuntos: Faringoamigdalite, Reumatologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora